segunda-feira, 25 de julho de 2016

Izaías adianta campanha com comitê e equipe do Guia Eleitoral




Conforme já havíamos adiantado aqui no blog, os jornalistas Marcelo Jorge e Carlos Eugênio fecharam com o prefeito Izaías Régis para cuidarem da mídia de sua campanha à reeleição. Marcelo cuida da parte de imagem e vinhetas. Carlos será responsável pelo Guia Eleitoral, produzindo no estúdio de Carlinhos Gomes. 

Enquanto a oposição, apoiada pela Frente Popular que governa o estado, ainda não divulgou o candidato que terá o apoio do Governador Paulo Câmara em Garanhuns, Izaías está saindo na frente na preparação da campanha. O PTB definiu a data da Convenção, e o material já está sendo produzido; a equipe de comunicação da campanha, bem como o local onde funcionará o Comitê, já estão estruturados.

As peças publicitárias estão a cargo da agência Marcelojorge.com. Já a equipe de Carlos Eugênio para o Guia Eleitoral terá Carlos Gomes Costa (Carlinhos); André Costa; Marco André; Aninha Marques e Luciano Andrade.

O Comitê Central do PTB será nas antigas instalações da Rádio Jornal, na avenida Rui Barbosa. O Local já vem recebendo uma nova pintura e se adequando para virar um comitê. Izaías sempre gostou de comitês grandiosos, foi assim na campanha para governador, para Armando Monteiro, no prédio onde hoje está instalada a Farmácia Drogasil, no ponto mais vistoso da Av. Rui Barbosa. Agora, com o comitê na antiga Rádio Jornal, Izaías já antecipa a dimensão que pretende dar à sua campanha eleitoral.

A Convenção, que vai oficializar os nomes de Izaías Régis e do vereador Haroldo Vicente, para Vice, acontecerá no dia 5 de agosto, na AGA. 

A Campanha Eleitoral 2016, propriamente dita, tem inicio no próximo dia 16 de agosto.

FESTIVAL DE INVERNO >> Mudam horários de Shows da Praça Mestre Dominguinhos



Durante a semana, quem for ao Palco Dominguinhos, deverá se programar para sair mais cedo de casa, pois os shows no polo se iniciarão às 20h. A alteração do horário já começa a valer nesta segunda-feira (25) e segue até a próxima quinta-feira (28). 

Na sexta-feira (29) e no sábado (30), as apresentações voltam a acontecer a partir das 21h.

UPAE Garanhuns comemora três anos de funcionamento


FOLHA DE PERNAMBUCO: PSB não tem candidato em Garanhuns

Partido, com dificuldades no Agreste Meridional, 

pretende começar conquistando cidades vizinhas


Izaías Régis, foto Diego Nigro/arquivo folha
O legado deixado pelo ex-governador Eduardo Campos ao PSB é marcado por uma forte hegemonia da sigla nas principais regiões do Estado, nos últimos dez anos. Com as duas principais máquinas de Pernambuco nas suas mãos - o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife - a agremiação conseguiu ampliar o número de prefeituras sob seu comando das 58 conquistadas em 2012, para 75 municípios governados hoje. No entanto, uma região pernambucana continua sendo o “calo” da legenda: o Agreste Meridional. A sigla não possui lideranças de mandato expressivas no local e não conseguiu reunir apoio político para lançar um candidato na sua cidade polo neste ano: Garanhuns.

A perda do apoio político começou quando o grupo do atual, prefeito de Garanhuns, Izaiás Régis, chegou ao comando da cidade em 2012. No comando do Palácio das Princesas, Eduardo Campos tentou lançar o nome do então prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado (PSB), para a disputa na cidade, mas o projeto acabou não se concretizando. Sem uma oposição forte, Régis foi eleito com folga e com o apoio de aliados do PSB.

O jogo virou quando o senador Armando Monteiro Neto (PTB) lançou seu projeto para o Governo do Estado e foi para a oposição em 2014. A situação gerou dificuldades para a Frente Popular nas eleições daquele ano, que ficou sem uma referência de liderança expressiva. O petebista chegou a disparar nas pesquisas na Região, obrigando o, então, governador Eduardo Campos a intensificar as agendas no local.

Para evitar que as dificuldades das eleições de 2014 se repitam na disputa para reeleição de Paulo Câmara em 2018, o PSB investe em candidatos nas cidades próximas de Garanhuns, mas não conseguiu construir um projeto na cidade polo. O partido trouxe o prefeito do segundo maior colégio eleitoral do Agreste Meridional para as hostes socialistas, Danilo Godoy (Bom Conselho), e lançará 16 candidatos a prefeito na região, além de ter aliados em todas as demais cidades. 

O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, acredita que o partido passa por um processo de reestruturação na região após a saída de aliados da Frente Popular. “Tentamos levar um quadro importante para a cidade e não tivemos êxito. Acabou que o PSB teve que passar por um processo de reestruturação e a gente não conseguiu ainda completá-lo”, avaliou.

Reflexo

O secretário-geral do PSB, Adilson Gomes, avalia que a falta de um projeto em Garanhuns acaba se refletindo em outras cidades. “Garanhuns é uma cidade polo e tudo da região converte para lá, inclusive, a política. Houve uma queda da nossa presença eleitoral na região nas eleições de 2012, mas nossas lideranças continuam lá e se esforçando para reverter a situação no pleito deste ano. Acho que falta um pouco de unidade das nossas forças em Garanhuns, mas estamos tentando manter a unidade”, diz Adilson.

O trabalho de reunificação das forças locais é feito pelo assessor especial do governador Paulo Câmara, Ivan Rodrigues, uma liderança historicamente ligada ao ex-governador Miguel Arraes e político tradicional na região. Mas as dificuldades continuam. “Garanhuns é uma cidade muito conservadora. O próprio doutor Arraes teve que começar a eleição lá comendo pelas beiradas, indo para cidades vizinhas de Garanhuns”, afirmou Adilson Gomes.

E é investindo nas eleições nas cidades vizinhas que o partido espera criar uma situação mais confortável para o partido no pleito de 2018. A tarefa, contudo, não será fácil. Um sintoma foi a situação incômoda vivida pelo governador Paulo Câmara durante abertura do Festival de Inverno de Garanhuns, na última quinta-feira. O gestor foi chamado de golpista e teve seu discurso interrompido por um dos presentes na Igreja de Santo Antônio. O protesto acabou não tendo tanta ressonância e o manifestante foi retirado do local.

DETRAN de Pernambuco leiloa mais 360 veículos



O 7º Leilão de veículos apreendidos, promovido pela Secretaria Estadual dasCidades (SECID), por meio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-PE, acontecerá no dia 29 de julho, a partir das 9h da manhã, no município de Vitória de Santo Antão. O local do evento será o pátio da empresa Coliseum, às margens da Rodovia Luiz Gonzaga - BR 232. São 360 lotes, compostos por carros e motos, que, por sua vez pertencem a dois grupos: os que podem voltar a circular pelas ruas e os irrecuperáveis, popularmente conhecidos como sucata. Os interessados em conhecer os lotes, previamente, podem visitar o pátio da Coliseum, nos dias 27 e 28, das 9 às 16h e também uma hora antes do início do leilão.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que, após 60 dias de apreensão, os veículos não reclamados devem ser leiloados. Como lembra o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, este evento também contribui para a reciclagem automotiva e para a retirada de veículos abandonados nas ruas.

“O arrematante deverá requerer e pagar pela expedição da 2º via do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Cabe a ele também arcar com o valor dos serviços de Baixa do Gravame dentre outras taxas como a de Licenciamento, a de transferência do veículo e a taxa de Emplacamento. O dinheiro arrecadado no leilão é usado para pagar as dívidas dos veículos apreendidos. Quitados os débitos, o que sobrar – se for o caso – volta para o proprietário anterior do veículo”, explica Ribeiro.

As informações gerais sobre o leilão, a exemplo das normas, documentação exigida e taxas de administração a serem pagas pelos arrematantes, estão no edital, disponível para download no site abaixo:

*Serviço*:

7º Leilão 2016 de veículos apreendidos pelo DETRAN-PE

Quando: 29 de julho de 2016, às 9h da manhã.

Onde: sede da Coliseum Leilões, em Vitória de Santo Antão, Rodovia Luiz
Gonzaga, BR-232-Km 41- Distrito Ind. Vitória Sto. Antão/PE.

Bom Conselho tem agora Plano de Desenvolvimento Regional

CONDEPE/FIDEM DISPONIBILIZA PLANO COM DIRETRIZES PARA BOM CONSELHO‏



Está disponível na Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem o Plano de Desenvolvimento Sustentável da área de influência do município de Bom Conselho, localizado na Agreste Meridional do Estado. Trata-se de um documento, elaborado em forma de cartilha, onde estão sistematizados os perfis socioambiental e econômico e as diretrizes para o controle urbano e ambiental do território composto por 12 municípios, que forma a principal bacia leiteira do Estado. 

O volume é composto por 112 páginas e dividido em cinco blocos temáticos intitulados : Um Plano para o Desenvolvimento Sustentável; Caracterização da Área; Situação da Área de Influência; Diretrizes, estratégias e Proposições; e, Por um Desenvolvimento Sustentável. O documento foi escrito em uma linguagem simples e sintética e ilustrado com registros fotográficos e também gráficos com indicadores da região. Nele pode-se encontrar uma leitura da região, em seus aspectos físico-geográficos e uma avaliação das principais instituições.

"É importante os gestores e a população, através de suas associações e conselhos de moradores, terem em mãos este manual, para consultar em suas tomadas de decisões. Ele serve como base para direcionar as políticas públicas já que constam as propostas de ações que vão desde à preservação de áreas ambientais até o desenvolvimento econômico e institucional. As sugestões foram colhidas em reuniões que contaram com ampla representatividade social", registra o presidente da Agência Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo.

A cartilha resultante do Plano foi distribuída recentemente na região, com prefeitos e outros participantes de oficina de trabalho, durante o encerramento desta ação. Os interessados podem procurar a sede da Agência Condepe/Fidem, na rua das Ninfas, 65, na Boa Vista ou através do fone 3182.4438. Futuramente o documento será disponibilizado também no site da entidade.

Na conclusão do volume estão listadas as diretrizes divididas em quatro itens. As diretrizes físico ambientais foram divididas em cinco subitens : Promover ações de Educação Ambiental, combater os processos de assoreamento dos cursos de água e dos reservatórios, implementar e/ou ampliar o sistema de saneamento ambiental, assegurar a conservação da biodiversidade e, estimular o desenvolvimento de atividades turísticas. Já as sociais apontam para Moradia e infraestrutura urbana e rural, qualificação e oportunidades e, Educação e Desenvolvimento Humano.

As diretrizes econômicas subdividem-se em dois grupos : Assegurar e dinamizar a produção sustentável, com inovação e competividade e, incentivar e dinamizar o ecoturismo e o turismo rural. Já as institucionais voltam-se para : apoiar e ampliar as atividades desenvolvidas pela sociedade civil organizada e, planejar os investimentos na região, de forma dialogada entre os poderes públicos e os atores locais.

PLANO - O Plano de Desenvolvimento Sustentável do entorno de Bom Conselho foi desenvolvido pela Agência Condepe/Fidem em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - Sudene, que incorporou como modelo piloto do Plano Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR, e com o suporte técnico da Econsultoria Ambiental.

Foram contemplados os municípios de Águas Belas, Bom Conselho, Brejão, Buíque, Iati, Itaíba, Lagoa do Ouro, Pedra, Saloá, Terezinha, Tupanatinga e Venturosa. "A delimitação desta área considerou, dentre outros aspectos, a localização dos produtores de leite e dos fornecedores de bens e serviços, principalmente aqueles ligados ao Complexo Agroindustrial da Lactalis", explica o diretor executivo de Apoio à Gestão Regional e Metropolitana da Agência Condepe/Fidem, Luciano Pinto. O plano foi construído em quatro etapas : elaboração da metodologia e mobilização social: caracterização e diagnóstico situacional; diretrizes, estratégias e proposições; e, estruturação do plano.

Quatro veículos roubados são recuperados no Agreste de Pernambuco

 Duas pessoas foram detidas e um terceiro suspeito identificado por receptação de veículos roubados




Três carros e uma motocicleta roubados foram recuperados na noite do último sábado (24), em Caruaru e Caetés, no Agreste de Pernambuco. As ações foram realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o apoio da Polícia Militar e equipe da Operação Lei Seca.

Na primeira abordagem realizada na BR 104, em Caruaru, uma mulher foi detida após apresentar um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) com indícios de adulteração. Os policiais realizaram uma verificação minuciosa no veículo e descobriram que o carro possuía registro de furto/roubo. A motorista, de 22 anos, foi encaminhada à Polícia Civil local.

Em seguida, os agentes deram ordem de parada ao condutor de uma motocicleta, que acabou se evadindo durante a inspeção veicular. Assim que foi descoberto o ilícito, os policiais foram até o endereço do proprietário e localizaram mais um carro roubado na sua residência. Apenas a família estava no local, mas os veículos foram encaminhados à polícia judiciária do município. O proprietário dos veículos entrou em contato posteriormente e informou que iria se apresentar na delegacia.

O quatro veículo foi recuperado em Caetés, na BR 424, durante a operação Festival de Inverno. A PRF abordou uma pick-up com excesso de lotação e constataram que o CRLV apresentava indícios de falsificação. Além disso, ao verificar o automóvel, foi constatado que havia um registro de roubo em Recife, no ano de 2010. O condutor, de 22 anos, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.

Fundarpe divulga valores de cachés dos artistas no Festival de Inverno de Garanhuns

Valores pagos pelos shows são revelados em banners armados ao lado dos palcos



O Governo de Pernambuco está informando ao público os valores dos cachês dos artistas que se apresentam este ano no Festival de Inverno de Garanhuns, contratados pela Fundarpe. Ao lado dos palcos, banners informam as atrações, o projeto do show e os cachés.

Além dos cachés, a Fundarpe e a Secretaria de Cultura divulgam valores investidos em palcos, som, iluminação, geradores, banheiros, etc.

A intenção é evitar polêmicas como as surgidas no São João de Caruaru e recentemente por alguns artistas nas redes sociais, e faz com que os eventos tenham mais transparência aos olhos da sociedade.

Vale lembrar que ainda está em curso no Ministério Público a investigação sobre suposto superfaturamento nos cachés de Ana Carolina e Capital Inicial, no FIG 2015, contratados pela prefeitura.

Seria interessante, para ser mais transparente ainda, que todas as atrações tivessem seus cachés revelados, já que no banner constam somente os contratados pela Fundarpe, que está investindo quase R$ 7 milhões no festival. E ainda outras situações, como custos de camarotes, aluguéis de barracas, artistas locais, estruturas, etc. Afinal é o dinheiro do contribuinte e da sociedade que está sendo investido.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.