terça-feira, 26 de julho de 2016

Suelly Vaz e Iracema Buarque expõem seus quadros em galeria em Garanhuns






As artistas plásticas Suelly Vaz e Iracema Buarque estão mostrando seus trabalhos em uma galeria provisória na Rua Dr. José Mariano, 635, de frente ao casarão da antiga Cultura Inglesa. Próximo ao supermercado Bonanza.

Suelly é natural de Garanhuns. Filha de Antonio Vaz da Costa Neto. Iniciou sua trajetória e amor pela arte através de sua mãe Dôra Vaz. Para aprimorar, fez cursos no Senac Recife, no Atelier Marley Britto e na Ilha Margarita, Venezuela,  na escola de artes Juan Griego. Esteve também em João Pessoa, com o atelier Héctor Molina. Atualmente faz curso de pintura de retrato e atelier livre. Já expôs no Recife, e em outras cidades pernambucanas, e na Venezuela, em sua passagem por Marguerita.

Iracema Buarque é natural de Bom Conselho. Iniciou o gosto pelas artes em sua cidade natal, e desenvolveu técnicas no Curso de Pintura na Escola de Belas Artes do Senac. Atualmente faz pintura de retrato.

Para saber mais: (87) 9.9981.0404 (Antonio Coelho)

FIG tem exibição gratuita de filmes no Cine Eldorado em Garanhuns

Ao todo, são três sessões por dia – 14h, 18h40 e 21h
e os ingressos são distribuídos gratuitamente uma hora antes de cada exibição



Em sua 12ª edição, a Mostra de Cinema do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) traz grandes títulos do mundo cinematográfico para serem apreciados pelo público. Estão em cartaz, durante o 26° FIG, 13 filmes pernambucanos, nacionais e estrangeiros, que estão sendo exibidos no Cine Eldorado, gratuitamente. O cinema mantém cobrança para os filmes exibidos comercialmente, fora da programação do festival.

Neste ano, a programação contempla exibições com audiodescrição e libras e a sessão especial “Horror Brasileiro Contemporâneo”. Além disso, ao final de algumas exibições, alguém da equipe do filme, que poderá ser um ator, produtor ou diretor, por exemplo, estará em contato com o público para um bate-papo sobre a produção do filme e tirando dúvidas sobre o mesmo. 

A exemplo disso, na quarta-feira (27), Alceu Valença vai conversar com o público sobre “A Luneta do Tempo”. De um modo geral, a programação privilegia produções nacionais e, sobretudo, produções pernambucanas.

A coordenadora de audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco falou sobre a relevância dessa programação durante o FIG. “Ter esse polo no FIG proporciona um acesso a alguns filmes que naturalmente não chegariam aqui. Eu acredito que o cinema, a arte de um modo geral, está muito associado ao entretenimento, a alegria. Mas a arte também é um ponto de desconforto, chega a um ponto de reflexão. O cinema traz algumas perspectivas de como você pode lidar com a sua vida melhor, de como você pode ver novos horizontes e ter uma vida melhor. Então quando as pessoas veem e discutem sobre o filme, interagem, é uma forma de você se abrir para o mundo e crescer, enxergar coisas novas”, comentou Milena Evangelista.

Além da programação no Cine Eldorado, em Garanhuns, a Mostra de Cinema no FIG irá estender-se, por meio do projeto “Cinema na Estrada”. O projeto itinerante será levado ao Sítio Colônia, em Jupi; ao Sítio São José, em Canhotinho; a Saloá e ao distrito de São Pedro.

Governo do Estado embarca mais 23 estudantes para a Argentina‏

Alunos de sete municípios do Estado vão estudar espanhol na província de Córdoba


A 5ª edição do Programa Ganhe o Mundo (PGM) encaminhou, nesta terça-feira (26.07), mais 23 estudantes para o intercâmbio do exterior. Desta vez, os contemplados vão cursar um semestre letivo na modalidade High School em Córdoba, na Argentina. Formado por 11 meninas e 12 meninos, o grupo reúne jovens representantes de sete municípios do Agreste e Sertão pernambucano, são eles: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro. O embarque, realizado ás 15h30, no Aeroporto Internacional Recife/Guararapes - Gilberto Freyre -, foi acompanhado pelo governador Paulo Câmara e familiares dos alunos.

“Fico muito feliz em poder participar desse momento de tanta alegria e, ao mesmo tempo, de muitas expectativas para esses jovens. Só no início desta edição, já embarcamos mais de 130 alunos da rede pública. A nossa expectativa é de que, até o final do ano, outros 900 jovens viajem para o Canadá, Estados Unidos, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália”, ressaltou o chefe do Executivo estadual. Câmara garantiu, ainda, o esforço do Governo do Estado em aprimorar políticas como o Ganhe o Mundo. “O programa, ao longo dos anos, tem contribuído muito na formação de qualidade desses alunos. E é isso que nós queremos para Pernambuco: vidas sendo transformadas através dos estudos, da dedicação”, completou.

Vitória Régia, de Arcoverde
Além do curso, o Governo do Estado também garante aos estudantes seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host Family) com todas as refeições garantidas, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00. “A gente percebe que o Ganhe o Mundo promove uma cadeia de benefícios, não só para os participantes, mas, principalmente, para Pernambuco que vai receber de volta jovens bilíngues, mais preparados e cheios de sonhos”, declarou o secretário estadual de Educação, Fred Amancio, quando questionado sobre os efeitos da experiência promovida pelo programa.

Ainda no aeroporto, intercambistas e parentes aguardavam ansiosos pelo embarque. Emocionada, Mirele Kerollayne, de 15 anos, aluna da EREM Garanhuns, contou que está realizando um sonho de família. “Dedico essa conquista a meus familiares que tanto me incentivaram. Espero conhecer novas pessoas e culturas diferentes e voltar craque no espanhol, claro”, disse. Pai da Mirelle, Moacir da Silva compartilhou o mesmo sentimento da filha. “Mirele sempre foi muito estudiosa e determinada. Se ela chegou até aqui, hoje, foi por merecimento. Eu confio e admiro muito sua coragem em querer desbravar o mundo. Já que eu não tive essa oportunidade, eu desejo que ela aproveite o máximo possível disso tudo”, declarou Moacir.

PGM - Criado em 2012, o Ganhe o Mundo é uma oportunidade para os estudantes da Rede Pública Estadual aprofundarem os conhecimentos em um segundo idioma, através do intercâmbio em países de língua inglesa e espanhola. De 2012 a 2015, a iniciativa já embarcou cerca de cinco mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália. Para 2016, a expectativa embarcar um total de 1.030 alunos, sendo 1.000 do PGM, 20 PGM Esportivo e 10 PGM Musical.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

Nação Zumbi faz show eletrizante pra tomar banho de canal quando a maré encher



Segundo a Polícia Militar, 16 mil pessoas estiveram, nesta segunda-feira (25), na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, palco maior do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Sinceramente, acho que tinha mais, muito mais, contudo, como a praça a cada ano diminui no espaço ao público no chão, pode ser que só tivesse os 16 mil mesmo... Os camarotes invadem cada vez mais a praça. As barracas do lado de cima aumentam o espaço que ocupam com mesas para clientes bom de bolso. O fosso (espaço na frente do palco para poucos privilegiados) tira mais público da frente do palco, e ainda, este ano, uma passarela para a Polícia Militar virou uma coluna cervical dividindo a praça, necessária pela segurança, mas que ocupa mais espaço que antes era destinado ao público em geral.

Mas vamos falar dos shows.

Os Loucos Nordestinos abriram a noitada com o Hip Hop de Garanhuns, em seguida foi a vez do cantor Clayton Barros, ex-Cordel do Fogo Encantado. Di Melo foi a terceira atração a subir no palco principal, e agradou bastante, com uma mistura autoral, um black music pernambucano, que nos remete a Jorge Ben e Tim Maia, principalmente, muito dançante.

A atração mais esperada foi a banda pernambucana, Nação Zumbi, que conta com mais de 20 anos de carreira e levou ao palco o Movimento Manguebeat. E foi maravilhoso! É bom ver a vitalidade, contemporaneidade e elementos culturais remanescentes de outrora, conquistando novos públicos, palcos e lugares, que não viveram o nascimento das alfaias casando com as guitarras nas letras viscerais do Alto José do Pinho, evidenciadas por Chico Sciense.

Nação intercalou novas músicas com grandes sucessos da história, e o seu público conhecia e cantava tudo. Com a energia de sempre na percussão, a banda aproveitou o excelente som, muito alto, e com qualidade indiscutível, perfeito, para eletrizar a praça, que não ficou quieta um só minuto do show. Alias, a banda chamou um "Fora Temer" também.

Ah! O palco este ano deve ser um dos mais bonitos de todos os tempos. Tem um entrelaçado com os grids onde no alto está o banner oficial do evento, em um efeito pirâmide. Lembro de outro muito bonito, creio que de uns dez anos atrás, em forma de concha acústica.

Jorge Du Peixe e a Nação saíram ovacionados do palco, voltando para um bis caprichado, com várias outras músicas, até que encerrou em alto e bom som pra tomar banho de canal quando a maré encher! Arretado!

A Praça Mestre Dominguinhos segue nesta terça-feira (26) com shows de Neander, Antúlio Madureira, Academia da Berlinda e Otto. 

Lembrando, a abertura dos shows terá início a partir das 20h.

Programação do Teatro Alternativo no Festival de Inverno



Por Márcio Bastos

Já faz algum tempo, o teatro pernambucano tem se direcionado para um caminho mais alternativo ao esquema da produção tradicional. Nascido a partir da necessidade de políticas públicas mais efetivas e de uma forte pulsão experimental, esse movimento tem atraído cada vez mais artistas e grupos locais. Percebendo a importância de privilegiar essa cena, o 26º Festival de Inverno de Garanhuns promove, pela primeira vez, a Mostra de Teatro Alternativo, com apresentações na Casa Galeria Galpão. A programação começou nesta segunda-feira (25), às 21h.

Idealizado a partir de um diálogo entre a classe artística e o sistema Secult/Fundarpe, a Mostra contempla trabalhos que foram pensados para espaços diferenciados em relação ao tradicional palco à italiana. “Além disso, são espetáculos que quebram com convenções narrativas, dramáticas e com noções prévias das diretrizes de personagem, por exemplo”, aponta o diretor Rodrigo Dourado, um dos principais articuladores do movimento de teatro alternativo no Estado e que vai mediar os debates após as apresentações.

Segundo Dourado, o festival já havia recebido ações de cunho alternativo, mas sempre de forma pontual. Desta forma, ele encara a Mostra como uma ação pioneira, pois organizada e dá visibilidade a um formato específico de cênicas. “O público de Garanhuns gosta e conhece muito de teatro. Há uma espera anual para ter esse contato com outras linguagens, sobretudo com o que está acontecendo no Recife”, reforça.

O espetáculo que abriu a programação, nesta segunda-feira, foi "Acontece Enquanto Você Não Quer Ver", do Cena Off, obra que discute as contradições da contemporaneidade, expondo os entraves éticos e morais que a sociedade enfrenta, em especial a naturalização de opressões diárias.

Terça-feira, 26/07
21h - 4x Hilda
Duas Companhias (PE)

Quarta-feira, 27/7
21h - Pa(Ideia)
Junior Aguiar (PE)

Quinta-feira, 28/7
21h - A Receita
O Poste (PE)

Sexta-feira, 29/7
21h - Na Beira
Teatro de Fronteira (PE)

Sábado, 30/07
21h - (In)Cômodos
Grupo 4 no Ato (PE)

Instituto Histórico e Geográfico exibe exposição coletiva de artistas garanhunses durante 26º FIG



O Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG) está sediando, durante a 26ª edição do Festival de Inverno, uma exposição coletiva de fotografias e pinturas, que acontece até o próximo sábado (30). Todos os artistas que estão expondo são naturais da cidade de Garanhuns.

A fotógrafa Amanda Pietra exibe, mais uma vez, no Festival de Inverno – desta vez mostra Seu Abilho, que revela o cenário nordestino e a história do sertanejo Abilho, que tem parentesco com Amanda. “Seu Abilho é a compreensão da força do agricultor que se expressa tão forte nas marcas absorvidas em sua pele, no decorrer do seu envelhecimento e trabalho árduo”, comenta.

O pintor Jáder Cysneiros expõe seus quadros que misturam técnicas de cubismo, abstrato e o figurativo. Suas telas em acrílico demonstram a brasilidade por meio de cores vivas e rostos. Além desses dois artistas, Espedito Dias, Osvaldo Vicente e Socorrinho Gueiros também ganham um espaço para mostrar seus trabalhos no IHGG.

O IHGG também oferece palestras todos os dias, a partir das 16h30min; e teatro a partir das 19h. O IHGG é localizado na Praça Dom Moura, 44, no Centro – próximo à Casa Galeria Galpão. 

Confira a programação do Polo para os próximos dias:

TEATRO - Sempre às 19h
Terça-feira (26) e Quinta-feira (28):
MilkShakespeare (ensaio aberto)
Direção: Elias Mouret / 4noPorão Cia de Teatro

Quarta-feira (27) e Sexta-feira (29):
Os Miseráveis (ensaio aberto)
Direção: Marcos Freitas / Ubuntu-Teatro

PALESTRAS - Sempre às 16h30:

Terça-feira, 26/7:
João Marques: Augusto Calheiros

Quarta-feira, 27/7:
Igor Cardoso: Fernando Jouteux – O Maestro de chapéu de couro

Quinta-feira, 28/7:
Ivonete Xavier: Luis Jardim – O Traço e a Prosa

Sexta-feira, 29/7:
Juvenal Barbosa Lopes: Catimbó-Jurema – Fé, Magia, Força e Segredo no Sertão Nordestino

Secom Garanhuns
fotos de CAMILA QUEIROZ

13º Salário de Aposentados e Pensionistas será antecipado

Foi publicado no Diário Oficial da União, desta segunda­-feira (25,) o decreto garante a antecipação do abono anual (13º salário), referente a 2016, a aposentados e pensionistas da Previdência Social. 

As parcelas serão pagas em agosto e em novembro. 

De acordo com o decreto, a primeira parcela corresponderá a até 50% do valor do benefício e será paga junto com o benefício a ser concedido em agosto. O restante (a segunda parcela) tem previsão de ser pago em novembro, junto com os benefícios do mês.

FARMÁCIA SETE COLINAS EM GARANHUNS - TELEFONE


ANOTE O TELEFONE: (87) 3761-4405

Artistas da programação do Festival de Inverno conversarão com estudantes em Garanhuns




Uma atividade que promete movimentar as escolas da rede estadual no 26º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é o projeto “Outras Palavras”.

Em uma articulação entre GRE do Agreste Meridional e Fundarpe, a atração resume um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Cultura de Pernambuco no fomento à Literatura. Além de escritores premiados, o projeto colocará os alunos em uma conversa com artistas da programação do FIG e patrimônios vivos do Estado de Pernambuco. 

O “Outras Palavras” acontecerá no Plenário da Câmara de Vereadores de Garanhuns, nos dias 26, 27 e 28 de julho, das 9h às 12h. Em cada data, serão recebidas cinco escolas estaduais localizadas em Garanhuns, totalizando as 15 unidades com oferta de ensino fundamental e médio na cidade. 

Por atender a públicos diferentes, uma parte da programação será comum aos três dias do evento. A abertura contará com a apresentação do filme “A Hora da Saída”, realizado por alunos da Escola Santa Paula Frassinete (Recife), resultante das oficinas promovidas pelo projeto “Cine Cabeça”, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.

Ao final, cada unidade de ensino receberá kits literários para as bibliotecas escolares. O material, composto por cerca de 17 títulos de autores pernambucanos, será entregue pelo Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, pela vice-presisente da Fundarpe, Profº Antonieta Trindade, e pela gerente da GRE do Agreste Meridional, Profª Adelma Elias. 

A cada dia, estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar que forem prestigiar o evento terão a oportunidade de dialogar com autores reconhecidos pelo público e pela crítica e com artistas de renome nacional que estão na grade de atrações do Palco Mestre Dominguinhos. Os escritores de Garanhuns Helder Herik e Mário Rodrigues estarão lá para conversar sobre suas produções artísticas com os estudantes. 

O projeto vai proporcionar aos estudantes, ainda, o contato com patrimônios vivos de Pernambuco. O Caboclinho Sete Flexas, Mestre Galo Preto e Lia de Itamaracá farão apresentações exclusivas durante os três dias de programação. 

Ainda no projeto, estudantes de Garanhuns tiveram a oportunidade de realizar inscrições em oficinas culturais. Elas têm como temas “A arte de Contar Histórias e Suas Técnicas”, “Cine Celular” e “Histórias em Quadrinhos”. Todas acontecerão no turno da tarde, na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.