quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Padre Emerson substitui Albérico Fernandes na direção do Colégio Diocesano de Garanhuns



Está no site e nas redes sociais da Diocese de Garanhuns
http://www.diocesegaranhuns.org/novo/Visualiza_NoticiaPar.php?id=90





COMUNICADO DA DIOCESE DE GARANHUNS

Dom Paulo Jackson Nóbrega e Sousa, Bispo Diocesano de Garanhuns, nomeou nesta data, o Reverendíssimo Padre José Emerson Alves da Silva, Diretor Administrativo do Colégio Diocesano de Garanhuns.

O Colégio Diocesano de Garanhuns, desde a sua fundação, foi dirigido por sacerdotes: Mons. José Ferreira Antero, Pe. Manoel Diegues Neto, Mons. José de Anchieta Callou, Pe. Antônio Constantino Carneiro, Mons. Adelmar da Mota Valença e Pe. Ivo Francisco da Silva.

Nos últimos vinte e nove anos, esteve como Diretor, o Professor Albérico Luiz Fernandes Vilela, a quem a Diocese agradece pelo trabalho e dedicação.

Pela Intercessão de São José, rogamos as bênçãos de Deus para o Professor Albérico e seus familiares e também para o novo Diretor, Pe. José Emerson.

Garanhuns, 03 de Agosto de 2016

Mons. Alexandre de Melo Castanha Neto
Chanceler da Cúria Diocesana

CHALÉ DA SAÚDE: V Geres promoveu ação educativa junto ao público no FIG 2016‏‏‏










A V Gerência Regional de Saúde do Governo do Estado, sediada em Garanhuns, de forma integrada a municípios e instituições, promoveu o Chalé da Saúde, na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, durante a realização do 26º Festival de Inverno. Todas as noites do evento, profissionais fizeram atividades educativas com o público, sobre vários temas.

Na sexta-feira da abertura, a Secretaria Municipal de Saúde de Saloá ficou responsável pela programação. Além das secretarias e municípios da regional, as residências do Hospital Dom Moura e da V GERES também participaram, com uma ação educativa incentivando a doação de sangue, inclusive com a distribuição de adesivos e panfletos. 

Participaram também Instituições como o SAMU e profissionais das secretarias de saúde, a exemplo de Saloá, Bom Conselho, Garanhuns, Capoeiras, Caetés, Lajedo, Paranatama e Correntes. Sempre com ações diferentes, com criatividade e alegria!

A gestora da Regional de Saúde, Catarina Tenório, comentou a programação do chalé: “Trata-se de uma necessidade constante de motivar as pessoas a se cuidarem, atentando para informações básicas, mas de grande alcance social. Estamos muito felizes com o sucesso do chalé no festival, mais uma vez, pela integração de municípios e instituições em nossa regional, e por poder proporcionar um ambiente de informação pública.”

MPT atualiza cadastro de entidades sociais interessadas em receber reversões de multas



Fruto da sua atuação administrativa e judicial, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco tem a possibilidade de reverter, em favor de órgãos/instituições/entidades, valores provenientes de multas e acordos. O cadastro está em fase de atualização neste mês de agosto. A ideia da reversão das multas é beneficiar projetos de relevância social, contribuindo com a melhoria da comunidade regional onde o órgão público também se insere.

Para formalizar o cadastro, a entidade deve enviar ofício solicitando a inserção na listagem de entidades a serem beneficiadas. O envio deve ser feito para o email abaixo:

É essencial que, além do ofício em que é feito o pedido de inclusão no cadastro, a entidade também encaminhe a identificação da entidade (com apontamento de CNPJ, se existir, endereço, além do nome do presidente ou representante legal e CPF); a apresentação da justificativa da razão de existência e dos fins sociais que a entidade representa; dados bancários para transferência de valor eventualmente destinado; se possível, caso a entidade tenha, o apontamento de algum subprojeto específico em curso, com objeto e valores já liquidados e determinados, para que o MPT possa atender o máximo possível a maior quantidade de entidades beneficiárias quando da destinação dos recursos no âmbito das ações judiciais.

Tudo sobre a Feira Nacional do Livro do Agreste

Evento acontecerá de 10 a 14 de agosto, no Espaço Cultural Tancredo Neves, em Caruaru - Todas as atividades são gratuitas




A literatura brasileira vai tomar conta de Caruaru dos dias 10 a 14 de agosto no Espaço Cultural Tancredo Neves. Mais de 40 intelectuais brasileiros – de poetas a juristas, de jornalistas a autoras infantojuvenis de best-sellers – estarão ao alcance de leitores, editores e críticos na Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste). A expectativa é que em torno de 50 mil pessoas visitem a feira, gerando uma movimentação financeira de R$ 1,5 milhão. 

Resultado de um investimento de R$ 700 mil, o evento é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros e da Companhia Editora de Pernambuco – Cepe, com apoio do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Caruaru. A feira integra o Circuito Literário de Pernambuco (Clipe), que promove feiras anuais e bienais em todo o Estado, a exemplo da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), cuja segunda edição será de 8 a 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

A Fenagreste será o segundo maior evento do Clipe, ocupando uma área de 3.600 m². Além dos 50 estandes com editoras e distribuidoras brasileiras, haverá auditório com 150 lugares, três salas para palestras e oficinas (com capacidade para 30 e 40 pessoas) e praça de alimentação, além da Fenagrestinha, área com 500 m², reservada para atrações voltadas ao público infantojuvenil.

A intenção é dar à Fenagreste um caráter regional, atraindo moradores de cidades vizinhas, confirmando a liderança de Caruaru na região, e ainda como importante polo universitário de Pernambuco. Essa característica está reforcada pela participação ativa da UFPE, Asces e Unifavip na feira. Professores autografarão livros e participarão de mesas-redondas, entre outras atividades. “É muito importante que tenhamos tido a oportunidade e os meios necessários para fazer uma feira com o tamanho e a densidade que o Agreste precisa e merece”, destacou o presidente da Cepe, Ricardo Leitão.

PROGRAMAÇÃO - A Fenagreste reunirá escritores das mais variadas vertentes: de jornalistas a romancistas, poetas a autores da literatura infantojuvenil, que autografarão obras e participarão de bate-papos com o público. O evento será aberto ao público às 19h do dia 10 e funcionará, diariamente, das 9h às 21h, oferecendo dezenas de atividades gratuitas.

Na noite do dia 10, após a solenidade de abertura, haverá palestra sobre o homenageado, o escritor caruaruense Álvaro Lins. O presidente do Instituto Histórico de Caruaru, Walmiré Dimeron, o escritor e mais novo integrante da Academia Pernambucana de Letras, Lourival Holanda, e o jornalista e doutor em letras Eduardo Maia falarão sobre a vida e obra do autor. Em seguida, o palco será ocupado pela Orquestra de Violinos do Morro Bom Jesus, formada por estudantes da rede pública municipal.

Entre as atrações principais, a psicóloga clínica, educadora sexual e escritora Laura Muller lança o livro “Meu Amigo Quer Saber...Tudo Sobre Sexo”, no sábado (13), às 19h. Ela comanda debate com a plateia no formato do programa global “Altas Horas”, do qual participa desde 2007.

A youtuber Amanda Guimarães, a Mandy Candy, é outra convidada do evento. Amanda autografa o seu livro Meu Nome É Amanda, no dia 11, às 17h. Na obra lançada pela Rocco, Amanda Guimarães, 24 anos, conta a experiência de nascer num corpo de menino do qual sempre se sentiu desconectada. Aos 19 anos, com o apoio da mãe, ela se submeteu à cirurgia de redesignação sexual. Em seu canal no YouTube (com 245 mil seguidores), ela fala, entre outras coisas, sobre feminismo e identidade de gênero, e faz enorme sucesso entre os adolescentes.

Outra que promete encantar os jovens é a carioca Luiza Trigo, a Luly, que na manhã do dia 12 vai bater um papo descontraído com crianças e adolescentes sobre como se apaixonou pela leitura e porque se afastou da mesma na pré-adolescência. Ela aponta as obras que marcaram a sua vida, o porquê de escrever seu primeiro livro e finaliza respondendo perguntas dos leitores.

Para marcar o dia nacional da fundação dos cursos de direito, 11 de agosto, a feira receberá, na noite da quinta-feira, o jurista e escritor José Paulo Cavalcanti Filho. O especialista em Fernando Pessoa comandará debate sobre a atual política brasileira e a atuação da Justiça. Participará do debate o professor e presidente da Academia Caruaruense de Letras Jurídicas, Paulo Muniz Lopes.

A escritora Luzilá Gonçalves e o salgueirense Raimundo Carrero também vão a Caruaru. Luzilá autografa livro e fala sobre quais as motivações para escrever romances, na tarde da sexta-feira (12). Já Carrero autografa o seu O Senhor Agora Vai Mudar de Corpo, escrito após a dura recuperação de um AVC. No dia 13 de agosto, às 14h, ele participa da mesa-redonda “Quero Ser Escritor: Por onde Começo?” ao lado do bodocoense Cícero Belmar, que autografa o recém-lançado Escrever Ficção Não É Bicho-Papão.

A tarde da sexta-feira será marcada por um lançamento coletivo. Professores de comunicação social e design da UFPE com livros publicados participarão de bate-papo conduzido pelo jornalista Eduardo Maia, seguindo o estilo do programa “Café Colombo”, da Rádio Universitária. Eles falarão sobre as suas obras e motivações para a escrita.

A Fenagreste contará ainda com debate sobre literatura e música (José Teles e Wilfred Gadelha), jornalismo e literatura (Evaldo Costa e Aquiles Lopes) e uma animada mesa sobre futebol e literatura com os jornalistas, Álvaro Filho, Marcelo Cavalcante e o caruaruense Eri Santos.

PARA A GAROTADA - O polo infantil, Fenagrestinha, oferecerá, diariamente, das 9h às 21h, programação com monitores, contação de histórias e brincadeiras para a garotada. Entre os destaques, as sessões de “Era uma vez...” e “A casa mágica”, com a Cigana Contadora, Gabriela Kopinitz e a autora Maria Amélia. O espetáculo “O conto do garoto que não é especial” de Lucas Mariz, e o show de mágica com Rodrigo Lima também prometem entretenimento de qualidade para a garotada.

Ainda para os pequenos, está programada a exibição do filme “Pedrinho e a Chuteira da Sorte” e o show do Mundo Bita, que encerrará a feira no domingo. Para os maiorezinhos, haverá concurso de cosplay no sábado à tarde.

SHOWS- Além dos debates, mesas-redondas, lançamentos e sessões de autógrafos, shows musicais estarão à disposição dos visitantes, gratuitamente. No dia 13, o cantor, e agora ator, Maciel Melo fará show e, logo após, sessão de autógrafos do livro “A Poesia e a Estrada”. No dia 12 de agosto, às 20h, o Frei Damião faz pocket show e aproveita a ocasião para autografar seus livros. Em seguida, é a vez do grupo musical Fole Novo, orquestra formada exclusivamente por sanfonas, apresentar seus sucessos. Já no dia 13 de agosto, às 10h, uma Orquestra de Metais promete colocar todo mundo para dançar cedinho.

OFICINAS - Um dos focos principais da Feira Nacional do Livro de Caruaru é a capacitação. Estão programadas três oficinas gratuitas. A oficina de Criação Literária será ministrada por Raimundo Carrero nos dia 11 e 12. O escritor vai apresentar os segredos da ficção, através de exercícios e do estudo de escritores clássicos ou consagrados. Já a “Eu, Repórter: a elaboração da notícia pelo cidadão” ficará a cargo dos jornalistas Sheila Borges e Diego Gouveia. A dupla ensinará os participantes a produzir notícia conhecendo esse processo e criando um método próprio de apuração e validação da informação.

Outra opção é a oficina de Editora Cartonera, com os integrantes do selo independente Lara Cartonera, David Henrique e Gledson Lamartine. Em uma manhã, eles mostrarão como confeccionar livros artesanalmente, com capas de papelão.

Sobre a ANDELIVROS

Criada há 20 anos, a Associação do Nordeste de Distribuidores e Editores de Livros (Adelivros) é uma associação não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo colaborar para o desenvolvimento educacional, difundindo o livro como principal mecanismo de cultura, educação e entretenimento para a sociedade. Entre os principais eventos organizados, estão a V Feira Internacional do Livro de Pernambuco – Fenelivro e Bienal do Livro de Garanhuns.

Banheiro Químico, Filme gravado em Garanhuns durante FIG apresenta relatos hilários‏. ASSISTA AGORA!



Uma iniciativa que pretende aproximar jovens do gênero documentário, incentivando a produção de vídeos e a circulação de obras em festivais. É esse o objetivo do “Documentando”, projeto desenvolvido pelo cineasta Marlom Meirelles. Até dezembro, o projeto leva a oficina para 15 cidades pernambucanas, entre elas, Fernando de Noronha, Petrolina, Salgueiro e Recife. 

Na semana passada, durante a 26ª edição do Festival de Inverno, foi a vez de Garanhuns receber a oficina. Os estudantes que participaram das aulas realizaram um filme sobre os banheiros químicos. O tema foi escolhido pelos próprios alunos após a realização de dinâmicas de criação coletiva. As entrevistas foram gravadas no parque Euclides Dourado, de forma informal e despretensiosa. O resultado é o filme "W.C.", um documentário de curta-metragem com cerca de 6 minutos de duração. Lançado na última sexta-feira (31/07), a partir de agora o filme vai circular por festivais de cinema. 

SOBRE O PROJETO DOCUMENTANDO

Nas aulas, lições teóricas e práticas sobre cinema, com a realização de documentários captados em vídeo digital. A ideia é tornar os participantes aptos para atuar nas áreas da direção, fotografia, roteiro, produção, sonoplastia e edição. Além disso, os alunos também desenvolverão pesquisas nos campos da história, da estética, da crítica e da preservação.

O projeto, realizado pela Eixo Audiovisual, através do incentivo do Funcultura / Governo de Pernambuco, se torna ainda mais inclusivo ao não exigir que os participantes possuam qualquer conhecimento prévio sobre cinema. Para participar, basta que o interessado seja natural da cidade beneficiada ou de cidades circunvizinhas. “Durante a oficina, todos tem acesso a informações cruciais sobre a linguagem cinematográfica e as etapas e funções numa produção, além de conhecerem as técnicas básicas de captação e edição de vídeo”, explica Marlom, que participou no ano passado do Festival Internacional de Documentários de Amsterdam (IDFA) e também atua como jurado do festival internacional Top Shorts. Ele, que se formou na segunda turma de cinema do Norte/Nordeste, trabalha com formação audiovisual em várias instâncias.

Para encerrar com categoria as lições, ao fim de cada oficina os estudantes devem apresentar um documentário com duração de 5 a 10 minutos que aborde aspectos socioculturais e históricos dos municípios. A temática é livre e escolhida através de exercícios coletivos.

Confira o documentário "W.C." no vídeo abaixo:



COMPESA autoriza placa alusiva ao centenário da Hecatombe de Garanhuns no prédio da antiga cadeia pública



Texto: Cláudio Gonçalves

Igor Galindo, Gerente de Negócio da Compesa do Agreste Meridional, informou a Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe que a Diretoria da Compesa, após avaliar o pedido da Comissão para a fixação de uma placa no prédio do órgão no centro de Garanhuns, onde atualmente funciona a Loja de Atendimento, e que era a antiga cadeia onde ocorreram os fatos da Hecatombe de Garanhuns, autorizou a fixação da mesma no dia 15 de janeiro de 2017, data do centenário da Hecatombe de Garanhuns. 

A Comissão do Memorial da Hecatombe, ao fazer a solicitação entregou um resumo histórico da Hecatombe de Garanhuns e algumas fotos da antiga cadeia ao gestor da Compesa, que foram avaliadas pela Diretoria e aprovado a solicitação por unanimidade. 

saiba mais:

Fundação Altino Ventura realiza grande ação de saúde em Paranatama






Moradores do município de Paranatama, Agreste do Estado, estão tendo a oportunidade de passar por consultas oftalmológicas, e se for o caso, até realizar cirurgias de catarata. Uma parceria da V Gerência Regional de Saúde com a Prefeitura Municipal conseguiu levar para a cidade a Fundação Altino Ventura, que durante esta semana, realizará 500 consultas na Secretaria de Saúde local, sendo 100 por dia, tendo iniciado na segunda-feira, e encerrando na sexta (05).

Para a ação, a FAV disponibilizou de cinco profissionais, entre eles o coordenador da atividade, Tulio Canuto, que explica que o atendimento visa identificar pacientes para cirurgias de catarata, através de uma triagem, e que a fundação deve realizar 150 cirurgias no final do mês, na Unidade Móvel que estará em Lajedo, outro município do Agreste, integrante da área de abrangência da V GERES e também parceiro da campanha da Fundação Altino Ventura.

O prefeito de Paranatama, José Teixeira, que também passou pela consulta com os especialistas da fundação no município, afirmou que a secretaria de saúde local buscou, inclusive na Zona Rural, através dos Postos de Saúde e Agentes Comunitários, pessoas que apresentassem dificuldades na visão, privilegiando os mais idosos, que são perfil mais comum do quadro de catarata. "Estamos recebendo esta grande ação de saúde porque nos comprometemos em oferecer a estrutura, inclusive os exames necessários, e graças a Deus, está dando tudo certo" - Afirmou o prefeito.

A V GERES participou da elaboração do plano de ação, com a gestora Dra. Catarina Tenório, e do atendimento "in loco", através da coordenadora Alda Lúcia. Pela Fundação Altino Ventura, a coordenação geral é de Gibson Trindade.

A PRIMEIRA CONSULTA DE DONA QUITÉRIA

Mesmos com seus 60 anos, D. Quitéria Felisbela nunca havia realizado uma consulta oftalmológica. Reclamando de dificuldade de leitura "para perto" e a vista embaçada, fez a consulta e se mostrou confiante de somente estar precisando de óculos. Moradora do Sítio Olho D'Aguinha, zona rural, afirmou ter sido informada das consultas pela Agente Comunitária de Saúde.

O Secretário de Saúde de Paranatama, José Teixeira Filho, informou que as pessoas que passarem por cirurgia terão ainda duas revisões, sendo uma com 24 horas e outra com 15 dias, e que o município dará toda a assistência aos pacientes. Aqueles que ao passarem pela triagem apresentarem outros problemas na visão, serão encaminhados aos serviços da Fundação Altino Ventura, inclusive no Recife, ou à Rede de Atendimento do SUS regional.


PSDB faz convenção e quer vice de Sivaldo

Praticamente definida a candidatura a prefeito do vereador Sivaldo Albino (PPS) pelos partidos que integram a Frente Popular de Pernambuco, ainda não foi batido o martelo para a vaga de vice. As conversas avançam e pode ser anunciado a qualquer momento. 

O PSB, por liderar a frente no estado e ser o partido do governador pode ficar com a vaga, mas o PSDB também cogita ocupar o espaço, como mostra o material de divulgação da convenção do partido, enviado para os meios de comunicação. O empresário Ivan Junior seria o indicado, ele que estava com o nome colocado como candidato a prefeito até pouco tempo.

Outro partido cogitado é o PP. Curiosamente o também empresário Givaldo Calado anunciou apoio à reeleição do prefeito Izaías Régis, mas parece não ter conseguido levar o partido, que deve integrar o conjunto de apoio a Sivaldo.


CONVENÇÃO DO PSDB

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB); presidido por Rafael Peixoto, realiza sua convenção na próxima sexta-feira, dia 5 de agosto, visando as eleições municipais de 2 de outubro. Sexta, é o prazo final, de acordo com a legislação eleitoral, para homologação das candidaturas a Prefeito ou a proporcional de vereadores. Até o momento, o PSDB Garanhuns firmou união ao Partido Trabalhista Cristão, o PTC. Contudo, de acordo com a executiva local do partido, ainda existe a possibilidade de outro partido unir-se aos Tucanos numa coligação.

Na sexta-feira, PSDB e PTC devem homologar 16 pré-candidaturas a vereador. Pelo lado do PSDB, o grupo contará com o apoio do Presidente da legenda no estado, o Deputado Estadual Antônio Moraes. Já pelo lado do PTC, o também Deputado Estadual Eriberto Medeiros, chancela o apoio. 

VICE DE SIVALDO PODE SAIR DO PSDB – Com relação a algumas especulações que circulam na cidade quanto ao empresário Ivan Júnior compor chapa com Sivaldo, numa possível candidatura a Prefeito de Albino, o presidente do PSDB/Garanhuns foi taxativo. Disse que o partido está em constantes conversas e que nada deve ser descartado. “Olha, Ivan se retirou oficialmente da pré-candidatura a Prefeito, nada que o impeça de retornar ao processo dessa eleição formando uma união com o PPS. Nada foi definido. O PSDB está em constante conversação com o PPS de Sivaldo e o próprio PSB do Governador Paulo Câmara para chegarmos a um denominador comum. Nada está descartado e Ivan pode vir a ser vice numa chapa com Sivaldo”, garante Rafael. (assessoria do PSDB)


Paulo assegura R$ 53 milhões para o fortalecimento do Itep. Caruaru, Garanhuns, Araripina e Petrolina devem receber investimentos




O governador Paulo Câmara direcionou, nesta terça-feira (02.08), um aporte de R$ 53 milhões para fortalecer o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). O repasse foi assegurado através da assinatura do novo contrato de gestão do órgão, em uma cerimônia, na sede do Itep, no Recife. O recurso será aplicado na estruturação da entidade, que tem 74 anos e trabalha na criação soluções tecnológicas e multidisciplinares para os setores produtivos. Paulo afirmou que o recurso vai oferecer mais condições de trabalho para o instituto.

"Eu quero manter a tradição desse instituto de ser referência, não apenas no Nordeste, mas também no Brasil, de ações de inovação e boas práticas. Com isso, a gente quer continuar avançando em Pernambuco ", destacou. Paulo ressaltou ainda a importância de manter os investimentos na área. "Se não olharmos ciência e tecnologia agora pensando nos 20 anos para frente, a gente não vai alcançar os resultado", completou.

Além de garantir novos investimentos em laboratórios, pesquisas e capacitação de pessoal, os R$ 53 milhões serão ainda destinados à interiorização de ações propostas pelo instituto. Quatro dos principais arranjos produtivos do Estado - gesso, moda, vinhos e leite - receberão apoio do Itep para o desenvolvimento de projetos no segmento. O investimento será nos polos de Caruaru, Garanhuns, Araripina e Petrolina, compreendendo as principais atividades econômicas da região.

Dos R$ 53 milhões disponibilizados para o Itep, R$ 22 milhões são do Tesouro Estadual. Já os outros R$ 31 milhões fazem parte de uma linha de crédito do Banco de Interamericano de Desenvolvimento (BID). A secretária de Ciência,Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, pontuou que essa nova relação contratual oferece condições para o crescimento do órgão. "Isso mostra, de forma objetiva, o que o Governo do Estado quer do Itep", afirmou. A gestora ainda assegurou: "Estamos confiantes que vamos ter sucesso e vamos trabalhar o tempo inteiro com a colaboração de todos".

À frente do órgão desde julho, o diretor-presidente, Antônio Vaz, explicou que o contrato de gestão com o Governo de Pernambuco também prevê a ampliação da rede de banda larga nas universidades e no setor de empreendedorismo. "Isso significa que a gente vai apoiar a execução de políticas públicas que o Estado prevê", frisou. Vaz ainda garantiu que a sua equipe do Itep está disposta a contribuir com os esforços do Governo do Estado. "Não basta apenas pedir, temos que oferecer um bom trabalho na construção dessas políticas", completou.

Antes da cerimônia, o chefe do Executivo pernambucano visitou as instalações do Itep acompanhado da secretária Lúcia Melo, do diretor-presidente Antônio Vaz, e do presidente do Conselho de Administração do Itep, Josias Inojosa Filho.

Fotos: Edmar Melo/Sei

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.