segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Prefeitura antecipa Feiras Livres de Garanhuns



A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, informa que em decorrência das eleições municipais, que serão realizadas no próximo domingo (02), as feiras livres da Cohab I, Cohab II e do Magano serão antecipadas para o sábado (01).

Se liga, fera: Campanha do Governo do Estado visa diminuir acidentes de moto

Lançado, nesta segunda-feira (26.09), o programa pretende alcançar 1,2 milhões de pernambucanos, com orientações sobre pilotagem segura e 
respeito às normas e regras de trânsito
  


Para estimular a cultura de paz no trânsito e a prática da pilotagem segura, o Governo de Pernambuco lançou, nesta segunda-feira (26.09), a campanha “Se liga, fera” de segurança para motociclistas. Em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a iniciativa vai promover, até o próximo mês de novembro, atividades de conscientização e avaliação de risco, que visam reduzir o número de acidentes de trânsito no Estado. Em uma cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, foram apresentados os principais enfoques e as áreas de atuação do programa, que pretende atingir 1,2 milhões de pernambucanos, através de campanhas publicitárias, blitzes educativas, palestras, avaliação de itens de segurança, entre outras ações.

O governador Paulo Câmara reforçou que a prevenção de acidentes de trânsito é uma das ações prioritárias da gestão. "Nós estamos conseguindo diminuir o número de mortes de acidentes de trânsito, mas temos que reduzir cada vez mais. Precisamos conscientizar as pessoas dos perigos de cometer excessos quando estão na direção de motocicletas ou de outros veículos automotores. Então, essa campanha é muito importante, porque vai abranger regiões estratégicas de Pernambuco e, ao mesmo tempo, vamos avançar na redução do números de acidentes", declarou. 

Além do Recife, o programa vai atuar em outras seis cidades pernambucanas do Agreste e do Sertão, onde foram registrados os maiores índices de acidentes envolvendo motociclistas nos últimos anos. São elas: Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Araripina e Petrolina.

Dividido em três eixos de atuação, o “Se liga, fera” envolve ampla campanha em rádio, jornal, outdoor, mídia-táxi, blitzes educativas, ações de rua e redes sociais, com alertas e dicas sobre o comportamento correto no trânsito e tendo como público-alvo os motociclistas e condutores de ciclomotores das classes socioeconômicas C, D e E. Em paralelo, o programa vai promover, também, ações de avaliação de mais de 20 itens de segurança das motocicletas, orientações sobre pilotagem segura e frenagem eficiente, além da importância de respeitar as normas e regras de trânsito, com a participação direta das redes de concessionárias de motocicletas das marcas associadas à entidade privada.

Para o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, o envolvimento da população é essencial para que se alcance uma conduta consciente e responsável no trânsito. "Essa campanha prevê uma linguagem de fácil entendimento, que tem como objetivo conscientizar o consumidor para que o trânsito se torne mais amigável. Por meio das nossas redes de concessionárias, de todas as marcas, vamos expandir os mini motocheckup por todo o território de Pernambuco. De forma gratuita, o usuário poderá fazer o checkup com mecânicos especializados, que orientarão sobre a manutenção que precisa ser realizada na motocicleta", explicou.

Outro ponto da campanha será focar em palestras de especialistas, especificamente criadas para conscientizar adolescentes e jovens de 15 a 18 anos, que serão ministradas em escolas de Ensino Médio das cidades atendidas, para mostrar de forma descontraída e interativa como se deve conduzir com segurança os veículos de duas rodas, tanto bicicletas quanto motocicletas. O programa se completa com o percurso de um caminhão-carreta no roteiro destes municípios para ministrar treinamento itinerante sobre técnicas de pilotagem.

IDENTIDADE VISUAL - Além da gíria “Se Liga, fera”, utilizada no slogan para aproximar e facilitar o entendimento do pedido por mais atenção no trânsito, o público poderá conferir, ainda, outras mensagens do cotidiano nas peças utilizadas durante a campanha, como: “Cuidado para não se abestalhar no trânsito”; "Vamos falar sem arrodeio? Motociclista que é massa respeita a vida”; “Não se aperreie! Pode pilotar com segurança”; “Tá com a gota. Pra quê essa pressa toda?”; “Motociclista que é arretado usa capacete”; “Não seja metido a cavalo do cão. Respeite o trânsito”; e “Motociclista, bota o capacete e pilota com segurança”.

Foto: Edmar Melo | SEI

Servidores do Ministério Público podem paralisar atividades

Eles irão se mobilizar no térreo da sede do MPPE, para, a partir de um posicionamento do procurador-geral, decidir se paralisam atividades.



Os servidores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se reúnem hoje, no final da tarde, em mais uma assembleia para deliberar sobre a paralisação das atividades. Isso porque a categoria aguarda desde maio um parecer do procurador-geral de Justiça Carlos Augusto Guerra sobre o reajuste salarial referente ao ano de 2016. A assembleia está marcada para acontecer por volta das 17h30, no edifício Roberto Lira, após sessão especial dos procuradores referente à votação orçamentária 2017. “Toda a categoria, em todo o Estado, estará mobilizada esperando a nossa decisão em relação à paralisação ou não das atividades. Tudo vai depender de como o procurador-geral irá se posicionar”, explica Fernando Ribamar, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Pernambuco (Sindsemppe).

Na última segunda, foi a primeira vez na história do Sindicato que os trabalhadores paralisaram as atividades, por duas horas, em busca de respostas para os pleitos levados e discutidos com o órgão nos últimos meses. Fernando ressalta que as informações do MPPE no Portal da Transparência indicam que ainda há dinheiro no orçamento 2016 que permitiria o reajuste salarial, direito que é garantido por lei. “Se, de fato, esse dinheiro não existe, nós queremos que seja provado que não há recursos. Mas as informações que nós temos, inclusive com números expostos no Portal da Transparência, mostram que há, sim, dinheiro para atender o nosso pleito”, explica Fernando.

Historicamente, o reajuste acontece no mês de maio. Durante assembleia organizada pela Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp), há quatro meses, os sindicatos presentes elaboraram um ofício solicitando o reajuste. Estados como o Piauí, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Sul já tiveram a demanda atendida. O reajuste é garantido pela Constituição Federal, de acordo com a resolução número 53 do Conselho Nacional do Ministério Público, que determina a reposição da inflação anual. “No ano passado, nós tivemos um reajuste de apenas 8%, quando a inflação foi de quase 11%, ou seja, ficou negativo para os trabalhadores”, diz Fernando Ribamar. Ele explica que o procurador-geral de Justiça Carlos Augusto Guerra afirmou não ter condições de se posicionar sobre o assunto. “Já entregamos o ofício e recebemos a resposta de que estavam esperando uma melhora nas contas do Estado para que houvesse uma disponibilidade orçamentaria para o reajuste”, continuou Fernando.

Porém, de acordo com Sindsemppe, o reajuste salarial não iria inviabilizar financeiramente o MPPE já que apenas 30% da folha são recursos destinados aos servidores. “Seria um acréscimo de apenas 4% na folha. Ressaltamos que não se trata de aumento salarial. Existe uma determinação constitucional que garante o reajuste, que é a reposição inflacionária para que seja mantido o poder de compra. Nós vamos apresentar o levantamento de dados com o real impacto nas contas e provar que é viável autorizar o reajuste”, afirma.

Até o final do dia, em assembleia que acontece no edifício-sede Roberto Lira, na Rua Imperador Dom Pedro II, no bairro de Santo Antônio, os trabalhadores vão decidir se paralisam ou não os trabalhos no MPPE.

Pernambucano vai presidir Comissão Nacional de Reforma Política da OAB



Coube ao ex-presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, encarar o desafio de presidir a Comissão Especial de Elaboração de Proposta para Reforma Política no Brasil da OAB Nacional, onde exerce o cargo de conselheiro federal. Com a experiência de mais de 25 anos de atuação, irá coordenar uma equipe de cinco notáveis de diversas partes do país, sendo dois deles juízes eleitorais: Ary Raghiant Neto (secretário geral da OAB-MS e juiz do TRE-MS) e Luciana Nepomuceno (Juíza do TRE-MG).

O resultado dos estudos, que devem ser finalizados em outubro, será submetido ao pleno da entidade e pode se tornar um Projeto de Lei. Na bagagem, Reynaldo Alves traz sua experiência como procurador e também do período em que foi presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento Legislativo da OAB Federal, entre 2010 e 2012. Foi neste período, aliás, que a OAB Nacional conseguiu levar a termo no Congresso Nacional, a Lei da Ficha Limpa.

Para Pedro Henrique, o desafio urge no momento histórico atual. “A OAB tem como missão institucional representar a sociedade. O Conselho Pleno terá como missão elaborar propostas concretas e factíveis, que tenham aderência ao espírito republicano”, enfatiza.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.