quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Exército realiza operação de Defesa Externa em Garanhuns e região. SAIBA MAIS!



Outra informação do Batalhão do Exército. A 10º Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), sediada em Recife (PE), realizará na cidade de Garanhuns e Região, no período de 21 a 25 de novembro de 2015, a Operação CARCARÁ, um Exercício de Defesa Externa, no contexto do adestramento avançado de suas tropas.

Além do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), localizado em Garanhuns, também participarão do exercício Organizações Militares do Exército das cidades pernambucanas do Recife, Jaboatão dos Guararapes, São Bento do Una e Petrolina, bem como da cidade de Maceió (AL), envolvendo cerca de 1.000 militares, que estarão sob o comando do General Francisco Humberto Montenegro Junior, Comandante da 10ª Bda Inf Mtz. A atividade de adestramento acontecerá nas áreas próximas as Fazendas Santa Rosa e Brejo dos Coelhos, abrangendo os Municípios de Garanhuns e Correntes.

Ao final da atividade de adestramento, será realizada na Escola Municipal Atalibal Victor, no Distrito de Poço Comprido, Município de Correntes (PE), no dia 24 de novembro, quinta-feira, das 7h às 15h, uma Ação Cívico-Social (ACISO), quando serão oferecidos à população local, gratuitamente, os serviços:de atendimento médico e odontológico; exposição de Material de Emprego Militar e uma apresentação da Banda de Música do 71º BI Mtz.

Batalhão do Exército em Garanhuns envia mais militares para o Haiti

71º BATALHÃO DE INFANTARIA COMEMORA O DIA DA BANDEIRA E SE DESPEDE DOS MILITARES DE GARANHUNS QUE SEGUIRÃO PARA MISSÃO DE PAZ DA NAÇÕES UNIDAS NO HAITI



No próximo sábado, dia 19 de novembro, às 11:30h, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz) realizará uma formatura para comemorar o Dia da Bandeira, quando na oportunidade escolas da cidade de Garanhuns receberão um kit cívico contendo material didático e uma Bandeira do Brasil. Na ocasião será realizada a despedida dos militares do 71º BI Mtz que integrarão 25º Contingente Brasileiro de Força de Paz (BRABAT 25) da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti.(Minustah) 

O embarque do 1º escalão do BRABAT 25, que é composto por 639 militares do Exército Brasileiro, 181 da Marinha do Brasil e 30 da Força Aérea, acontecerá no próximo dia 29 de novembro, em Recife-PE.

Os 76 militares do 71º BI Mtz selecionados após um longo período de treinamento, incluindo atividades operacionais, avaliação psicológica e testes físicos, permanecerão por cerca de seis meses em solo Haitiano.

Prêmio Cepe Nacional de Literatura divulga os autores vencedores

Com um total de 711 inscrições, incluindo as oriundas de outros países, o Prêmio Cepe Nacional de Literatura teve, em sua segunda edição, os seguintes vencedores: na categoria poesia, o pernambucano Walther Moreira Santos, com o livroArquiteturas de vento frio; no romance, o paulista Luís Sérgio Krausz, autor de Outro lugar; no conto, o também paulista Milton Morales Filho, com Dancing jeans – Baixo Augusta e outros contos; na literatura infantojuvenil, o gaúcho Lourenço Cazarré, que assina Os filhos do deserto combatem na solidão.

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Editora de Pernambuco, o concurso destina aos vencedores um total de R$ 80 mil, sendo R$ 20 mil para os primeiros lugares de cada uma das quatro categorias. A premiação inclui também a publicação dos livros pela Cepe Editora.

A categoria que contou com maior número de inscrições foi a de poesia, com 225 participantes. Em seguida vieram os livros infantojuvenis (209), romances (150) e contos (127). Os três estados que contabilizaram maior participação foram São Paulo, com 146 inscrições, Pernambuco, com 91, e Rio de Janeiro, com 86. Fora do Brasil, onde foram contabilizados 10 inscritos, os números são os seguintes: Alemanha, 4; Inglaterra, 2; Estados Unidos, 1; Japão, 1; Uruguai, 1; e Portugal, 1.

Luís Sérgio Krausz
O julgamento foi realizado em duas etapas, com uma comissão de pré-seleção e outra de premiação, ambas formadas por pessoas de renome na área de Literatura. A primeira foi composta pelo professor de Letras da UFPE, Ricardo Postal; o escritor, professor e tradutor Wellington de Melo; o escritor, poeta, contista e tradutor Everardo Norões; e o jornalista e escritor Homero Fonseca. A segunda foi formada pela escritora Carola Saavedra, a escritora e jornalista Márcia Denser e o escritor Antônio Carlos Viana


O QUE DISSE A COMISSÃO

Responsável pela eleição dos vencedores de cada categoria, a Comissão de Premiação deu o seguinte parecer sobre os livros vencedores:

Arquiteturas de vento frio, de Walter Moreira dos Santos: “Apresentou uma produção mais homogênea e consistente, de alta qualidade lírica, tendo o seu autor um seguro domínio dos ritmos poéticos, bem como da técnica de escandir os versos. É uma poesia de nostalgia e choque entre passado e futuro num presente de tensão e promessas”.

Outro lugar, de Luís Sérgio Krausz: “Tem uma qualidade excepcional, destinada até a ocupar um lugar de destaque na produção literária brasileira atual. Pode ser descrito como um vertiginoso épico cosmopolita que atravessa várias épocas – final do século 19, anos 20, 30, 40, 50, 60 e 70 do século 20 – e vários lugares do mundo – São Paulo, Nova York, Paris, Beirute e Israel”.

Dancing jeans – Baixo Augusta e outros contos, de Milton Morales Filho: “A obra foi escolhida por destacar-se, principalmente, nos quesitos originalidade, realização e força narrativa. Além de apresentar linhas centrais que permeiam quase todas as histórias (…) apresenta uma unidade que sustenta a obra como um todo”.

Os filhos do deserto combatem na solidão., de Lourenço Cazarré: “A obra se destaca não somente pelo domínio da técnica, mas também pelo tema escolhido: a história dos negros africanos trazidos como escravos para o Brasil e sua luta pela liberdade. (…) Representa um importante aporte para a compreensão da nossa história e identidade”.

Milton Morales Filho
PERFIL DOS ESCRITORES

Walther Moreira Santos – Também ilustrador, nasceu em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, e já venceu vários concursos literários. Entre eles, Prêmio Xérox do Brasil, de 2001, com a novela Ao longo da curva do rio; Prêmio Casa de Cultura Mário Quintana, 2003, com o romance Um certo rumor de asas; Prêmio Cidade de Curitiba, 2009, com o romance O ciclista; Prêmio Sesc de Poesia Carlos Drummond de Andrade de 2014, com O que em nós se eterniza; e Prêmio Pernambuco de Literatura de 2013, com o livro de contos O metal de que somos feitos.

Luís Sérgio Krausz – Nascido em São Paulo, doutorou-se me Literatura Judaica na USP, onde ensina literatura hebraica e judaica. Obteve mestrado em Letras Clássicas na University of Pennsylvania, depois de estudar a mesma disciplina na Columbia University. Trabalhou como jornalista e editor em diversas publicações da imprensa paulistana e produziu vários livros e arquivos sobre a literatura judaica em seus múltiplos desdobramentos geográficos e linguísticos. É autor de três romances: Desterro: memórias em ruínas, 2011;Deserto, 2013; e Bazar Paraná, 2015.

Mílton Morales Filho – Natural de Bragança Paulista (SP), é formado pela Escola de Arte Dramática da USP e tem seus principais trabalhos e prêmios relacionados com a literatura dramática. Entre outras distinções, figuram as seguintes: Prêmio Melhor Espetáculo Infantil no Cultura Inglesa Festival de 2009, com Enjoy; Prêmio de Incentivo ao Teatro Paulista, em 2008, com o projeto Histórias de chuva, composto de uma peça adulta e outra infantil; Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) com o texto infantil O cadarço laranja.

Lourenço Cazarré – Jornalista formado pela Universidade Católica de Pelotas (RS), cidade onde nasceu, é autor de mais de 50 livros, entre novelas juvenis, coletâneas de contos, romances e livros de reportagem. Recebeu mais de vinte prêmios literários de âmbito nacional, tendo vencido por duas vezes o maior certame literário dos anos 80, a Bienal Nestlé, nas categorias romance (1982) e contos (1984). Um de seus livros para jovens, Nadando contra a morte, de 1998, recebeu o Prêmio Jabuti. A novela juvenil A espada do general (1988) foi traduzida para o espanhol.

Incêndio destroi associação de catadores de material reciclado em Garanhuns




Um incêndio atingiu, na madrugada desta quarta-feira, a sede de uma associação de catadores de material reciclado localizada em Garanhuns. Criada há aproximadamente 10 anos, a entidade recentemente recebeu apoio do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Petroquímica Suape e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para construção, ampliação e compra de equipamentos e de um caminhão para realizar a coleta seletiva em alguns bairros, dentro do projeto Recicla Pernambuco.

A associação é responsável pela coleta seletiva do Festival de Inverno de Garanhuns e pela renda de cerca de 20 famílias que sobrevivem da venda dos reciclados.

Ministério Público comprova estagiários no lugar de professores em Garanhuns



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou ação civil pública em face do município de Garanhuns para que se abstenha de utilizar estagiários no lugar de professores, em contrariedade à Lei do Estágio e aos princípios constitucionais de valorização do profissional de educação escolar e de garantia de padrão de qualidade. Denúncias apontam que estagiários estão substituindo professores titulares, sem nenhum tipo de orientação.

O MPPE requer também que o município adote as medidas necessárias para nomeação de professores efetivos para todas as disciplinas de todas as turmas dos estabelecimentos escolares de Garanhuns, aproveitando-se os aprovados em concurso vigente. A medida visa preencher os cargos existentes mas vagos, e caso seja necessário, enviar projeto de lei de criação de novos cargos para suprir a demanda à Câmara de Vereadores.

O promotor de Justiça Domingos Sávio, que ingressou com a ação civil, instaurou inquérito civil para apurar denúncia sobre elevado números de estagiários e contratados pela Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns que estão substituindo professores em sala de aula. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Garanhuns e Região relatando que o número de estagiários supera a previsão da Lei n°11.788/2008 e que os estagiários ocupam cadeiras de professores titulares sem a devida supervisão do profissional, enquanto existem professores em cargos administrativos.

No decorrer da investigação do MPPE, foram feitas audiências com a Secretaria de Educação de Garanhuns, bem como expedida uma recomendação para regularizar a situação nas unidades de ensino. No entanto, apesar dos esforços, o município, em vez de devolver a professores efetivos a sua devida função, dobrou o expediente dos estagiários, numa tentativa equivocada de redução do número de estagiários, conforme relatado no termo de reunião na Promotoria de Justiça com professores, neste ano em março.

No Edital de Convocação - Recrutamento e Seleção de Estagiários – Regência e Apoio Pedagógico de 2016, da Secretaria de Educação de Garanhuns, consta expressamente que o procedimento visa a “suprir lacunas temporárias de professores, por motivo de afastamento ou para apoio em sala de aula da Educação e Educação Especial e espaços pedagógicos”.

Para o promotor de Justiça, o problema mais grave do que a quantidade de estagiários (559, conforme ofício da Secretaria de Educação) é que o município de Garanhuns está se utilizando de estagiários no lugar de professores, desvirtuando a natureza do estágio e violando princípios constitucionais como da valorização do profissional da educação escolar e o princípio da garantia de padrão de qualidade do ensino, pois o vínculo precário dos estágios prejudica a continuidade dos projetos político-pedagógicos.

PRESO Sérgio Cabral, ex-governador do Rio



http://www.diariodepernambuco.com.br/

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF) e a Receita Federal, deflagrou nesta quinta-feira, 17, a Operação Calicute com o objetivo de investigar o desvio de recursos públicos federais em obras realizadas pelo governo do Estado do Rio de Janeiro. O prejuízo estimado é superior a R$ 220 milhões. 

O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), foi preso preventivamente. O peemedebista estava em sua casa, no Leblon, zona sul da capital, e foi levado pela PF sob gritos de "ladrão" de cidadãos. Cabral é investigado em duas operações - a Lava-Jato e outra que tem como foco esquema de corrupção envolvendo a construtora Delta, do empresário Fernando Cavendish. Delatores citaram o nome de Cabral e o relacionaram a recebimento de propinas milionárias. 

Em nota, a PF informou que a apuração em curso identificou fortes indícios de cartelização de grandes obras executadas com recursos federais mediante o pagamento de propinas a agentes estatais, incluindo um ex-governador do Estado do Rio de Janeiro além de outros fatos.

Duzentos e trinta policiais federais cumprem 38 mandados de busca e apreensão, 8 mandados de prisão preventiva, 2 mandados de prisões temporárias e 14 mandados de condução coercitiva expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, bem como 14 mandados de busca e apreensão, 2 mandados de prisão preventiva e 1 mandado de prisão temporária expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

São investigados os crimes de pertencimento à organização criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, entre outros. Também participam das diligências dezenove procuradores do MPF e cinco auditores fiscais da Receita.

A Operação Calicute é resultado de investigação em curso na força-tarefa da Operação Lava Jato no Estado do Rio de Janeiro em atuação coordenada com a força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.