quarta-feira, 23 de novembro de 2016

BLACK FRIDAY CINE ELDORADO GARANHUNS


Assembleia Legislativa aprova Voto de Aplauso para o Natal Luz de Garanhuns

Deputado José Humberto (PTB)
Da assessoria do dep. estadual José Humberto (PTB)

Foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (23), no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Voto de Aplauso de autoria do deputado José Humberto (PTB) em homenagem a Programação do Natal Luz de Garanhuns, evento promovido pela prefeitura.

“Ao longo dos últimos anos, sobre a administração do Prefeito Izaías Régis (PTB), Garanhuns tem avançado no que se refere ao desenvolvimento do turismo e o Natal Luz vem a acrescentar de maneira significativa esta importante vocação do município. Com uma programação e decoração que valoriza artistas e artesãos locais, o Natal Luz cumpre um papel importante para o reconhecimento do talento regional. Portanto, diante do exposto, é digno de registro e, de manifestação de aplauso nesta Casa Legislativa, a realização de mais uma edição do Natal Luz no município de Garanhuns”, justificou o deputado José Humberto.

GARANHUNS

Conhecido como Suíça Brasileira e também por Cidade das Flores, o município de Garanhuns, localizado no Agreste Meridional de Pernambuco, iniciou no último dia 11 de novembro a programação do seu Natal Luz. O evento, que neste ano tem como tema “A Magia do Natal”, se estenderá até o dia 31 de dezembro e contará com a apresentação de artistas regionais e nacionais, além da belíssima decoração confeccionada por artesãos locais que aliada à iluminação traduzem o espírito natalino e encantam a todos aqueles que visitam a cidade neste período. 

Outro atrativo do município é o clima frio, ruas limpas e bem arborizadas, canteiros centrais e praças impecáveis, o que sem sombra de dúvida a coloca como uma das cidades mais bonitas do interior do Estado.

Ação de reflorestamento na nascente do Rio Una em Capoeiras



Erivaldo Bento e José Francisco (Zezinho), professores do Colégio Municipal José Soares de Almeida puseram em prática iniciativa de reflorestamento de área próxima à nascente do Rio Una, localizada na zona rural da cidade de Capoeiras. A ação foi realizada junto aos alunos da EJA-Educação de Jovens e Adultos do turno noturno do Colégio Municipal José Soares de Almeida e em parceria com a professora Ielma Clementino de Araújo professora da Escola Municipal Rafael Alves de Azevedo, localizada no Sítio Piado, próximo à nascente do Rio Una. 

Foram plantadas mudas de várias espécies de árvores. Evidentemente é uma iniciativa minúscula diante dos problemas da seca e necessidades de soluções ambientais do Rio, mas é um simples gesto que deve ser somado a outras iniciativas de ONGs e do poder público.

Sabemos da importância do reflorestamento nas nascentes dos rios. De acordo com Mauro Armelin, coordenador do Programa da WWF-Brasil “Nascente de água é aquela água que brota no solo. Se deixamos ela exposta ao sol ou com uma cultura por cima que não está integrada com o regime hídrico, ela vai secar. Aí, alguém vai dizer: ‘Ah, mas é só um olho d’água’. Sim, é um aqui, outro ali e daqui a pouco não temos mais água, O jeito, então, é devolver às nascentes as espécies típicas dali, de forma a proteger as fontes de água. A floresta tem função na regulação. No caso do reflorestamento nas margens, além da função física, de construção civil, de segurar a barranca com suas raízes, as espécies plantadas nas margens também protegem a vegetação lateral do rio, que é a chamada mata ciliar. Além de não perder solo, que pode assorear o rio,. A floresta replantada na margem do rio também ajuda a alimentar os peixes, porque dali saem insetos, frutas e folhas. No caso das nascentes, o reflorestamento tem como objetivo evitar o ressecamento dos olhos d’água”. explica Mauro Armelin.

Dentre as espécies de árvores plantadas estão a Aroeira e o Jamelão. A Aroeira, também chamada de aroeira-do-campo, aroeira-da-serra ou urundeúva, é nativa da caatinga e do cerrado, desde o Ceará até o Paraná. Alguns tipos de Aroeira são muito apreciados na culinária e outros servem para fazerem infusões na medicina popular. É uma árvore nativa do Brasil. 

O Jamelão é uma árvore que pode chegar até dez metros de altura. No Nordeste, a planta adaptou-se tão bem que se tornou espécie subespontânea, sendo chamada de azeitona-preta, ameixa roxa ou "brinco-de-viúva". A fim de assegurar a sobrevivência e adaptação das árvores plantadas os pequenos alunos da escola Rafael Alves de Azevedo irão cuidar das mesmas através do projeto de aulas-passeio, realizado pela professora Ielma da turma multi seriada da escola.​

Upae Garanhuns realiza exames de prevenção do Câncer de Próstata





A cor Azul durante o mês de Novembro simboliza a importância da prevenção do Câncer de Próstata. Como parte da campanha mundial, a UPAE Garanhuns realizou mais uma palestra, desta vez com funcionários, pacientes e acompanhantes, no setor de exames da unidade, na quinta-feira, 17. O médico urologista Guilherme Agra apresentou estatísticas e meios de prevenção. "Como se trata de uma doença muito relacionada à idade, e com fator genético importante, a descoberta em fase inicial é essencial, com alta possibilidade de cura, por isto os exames são necessários para os homens acima dos 45 anos" - registra o especialista.

O coordenador geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, explicou que a palestra aos funcionários da casa possibilita multiplicar a informação, já que eles têm contato diretamente com os pacientes. "Além disso, todos podem atuar como disseminadores em seus meios, como família, amizades, etc" - afirma o gestor. A palestra foi realizada pela coordenação de enfermagem com apoio da coordenação médica, que têm à frente Tayana Guerra e Franco Junqueira, respectivamente.

ATENDIMENTO NA UPAE GARANHUNS

Os pacientes da UPAE para urologia e proctologia, e demais especialidades, são encaminhados pelos Postos de Saúde dos 21 municípios da V GERES, para os especialistas da unidade, que realizam consultas e solicitam exames complementares, que são feitos na própria UPAE. A unidade em Garanhuns oferece ainda várias cirurgias na área de urologia, a exemplo de vasectomia e prospectomia. Caso os diagnósticos mostrem câncer de próstata, os são encaminhados para a Rede Pública de Saúde, através das Secretarias de Saúde Municipais.

PIONEIRISMO NO EXAME DE BIÓPSIA PELO SUS NO AGRESTE

A Upae Garanhuns foi pioneira nos exames de biópsia na região pelo SUS. "Geralmente o paciente precisava se deslocar para outros centros urbanos e ainda assim esperar meses pelo exame, ou então pagar na rede privada de saúde. Muitos, sem condições, acabavam por não fazer, o que prejudicava o diagnóstico precoce da doença" - Relata Dr. Guilherme Agra.

Momento Cultural do Colégio Santa Joana D'Arc








A quadra poliesportiva do SESC ficou lotada no último domingo para conferir as apresentações dos estudantes do Colégio Santa Joana D'Arc, em seu 16º Momento Cultural. Um evento que entra definitivamente para o calendário da educação de Garanhuns.

A Banda Marcial do Colégio abriu o evento, seguido de apresentações de todas as turmas, encantando o público presente.

"Um Colégio de alto desempenho, requer:

Comprometimento com a excelência educacional;
Solidificação nos valores humanos.

Esses princípios norteiam a educação aplicada nesta casa de ensino. Esse ano, o 16º Momento Cultural, teve como tema: Família, laços que nos unem. Foram momentos maravilhosos, trabalhados com nossos estudantes e familiares, experiências marcantes e até mudanças comportamentais, graças a Deus, atingimos nosso objetivo, o qual enfatizou a importância da verdadeira família e qual o seu papel.

Como galhos de uma árvore, todos crescemos em direções diferentes, mas nossa raiz continua sendo a mesma, daí a importância de entender que a família sempre será o nosso porto seguro.

Agradecemos a todos os nossos amados educandos e familiares pela efetiva participação durante o desenvolvimento do projeto nesses últimos meses.

A família Joana D'Arc sente-se honrada pela presença e participação de todos.

Que Deus abençoe e ilumine a cada família derramando amor, união, respeito e paz em seus lares.

APAE GARANHUNS participa de Festival Nacional de Artes


O estado de Pernambuco estará representado no X Festival Nacional Nossa Arte nas modalidades de Artes Cênicas, Dança, Dança Folclórica, Artes Musicais, Artes Literárias, Artes Visuais e Artesanato.

Na modalidade de Artes Cênicas a Apae Garanhuns apresentará o espetáculo “Vitalino, o homem que transformou barro em arte”.



Para saber mais: http://www.apaepe.org.br/


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.