terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Lula vence disparado enquete para presidente. Bolsonaro vem atrás!



Fizemos uma enquete na semana passada aqui no blog, com vários dos nomes que estão sendo citados como prováveis candidatos a presidente em 2018, ou até antes disso, como muita gente defende. Recebi a reclamação (de bom humor) do Paulo Camelo, pois esqueci Luciana Genro (PSOL).

Ao final da enquete, e de mais de 800 participantes, o conterrâneo Lula ganhou disparado, com 438 votos, o que representa mais de 50%, ou seja, levaria no primeiro turno. Em segundo lugar, bem à frente dos demais, o deputado Jair Bolsonaro, com 186 votos (23%). Em terceiro, praticamente um empate técnico: Ciro Gomes (38 votos), Marina Silva (29), Geraldo Alckmin (26), além dos juristas Joaquim Barbosa (26) e Sérgio Moro (25).

Se a enquete não dá uma noção nacional, pinta um quadro regional, e de momento. No Facebook, os comentários seguem a mesma linha da enquete, com maioria Lulista, minoria Bolsonaro, e outros pouco citados, mas também são grandes as acusações ao ex-presidente, ligando-o à corrupção que vem sendo investigada pela Operação Lava-Jato. Contudo, Lula é tratado como o melhor presidente do Brasil, principalmente para os nordestinos.

Vamos fazer uma enquete simulando um segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Colocaremos nesta terça-feira. É lógico que não tem nenhum valor científico, mas mostra como os ânimos tendem a esquentarem com extremos políticos, com perfis, projetos e escolhas tão diferentes.

Quanto ao resultado, é bom lembrarmos que estamos em uma região onde Lula já foi unanimidade, caiu para 60%, mas ainda é muito grande o apoio que recebe. Se puder ser candidato, faz um estrago, mas deve sofrer com a rejeição enorme devido às investigações.

Enquanto o PSDB briga e se divide, Bolsonaro vai conquistando fãs pelo discurso moralista e agressivo. Representa a direita, para muitos a extrema, conservadora, perseguidora e pouco social. Mas traz na ponta da língua a defesa do cidadão, o combate às drogas e à corrupção, e seu foco é diretamente no governo do PT. Ou seja, neste momento, o militar é um adversário mais franco do projeto de Lula retomar o poder.

Vamos ao resultado da nossa enquete:

Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para Presidente da República?

Lula 54.55% (438 votos)
Jair Bolsonaro 23.16% (186 votos)
Ciro Gomes 4.73% (38 votos)
Marina Silva 3.61% (29 votos)
Geraldo Alckmin 3.24% (26 votos)
Joaquim Barbosa 3.24% (26 votos)
Sérgio Moro 3.11% (25 votos)
Aécio Neves 1.99% (16 votos)
Outro 1.00% (8 votos)
Michel Temer 0.62% (5 votos)
Roberto Justus 0.62% (5 votos)
Serra 0.12% (1 voto)
Total: 803 votos

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.