terça-feira, 14 de novembro de 2017

Hospital Dom Moura passa a oferecer exame de Teste do Olhinho

Recém nascidos atendidos na unidade irão sair com o exame realizado


Entre os exames realizados em recém nascidos antes da alta da maternidade está o chamado Teste do Olhinho. O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, passou a ofertar o exame na última quarta-feira (08.11). Visando preparar os profissionais da unidade, foi realizado um curso de capacitação dos profissionais de enfermagem obstetra do setor de pediatria e da maternidade, no último dia 07.11.

O exame, conhecido também como Teste do Reflexo Vermelho, busca diagnosticar e prevenir patologias oculares, como catarata congênita, glaucoma, infecções, retinopatia da prematuridade, traumas de parto e cegueira.

O Teste do Olhinho é simples, rápido e indolor e o diagnóstico precoce dessas doenças pode evitar casos de cegueira irreversível. Todos os recém nascidos atendidos no Dom Moura irão passar pela avaliação médica e já sairão da unidade com o resultado, e, em caso de detecção de alguma patologia serão encaminhados para os serviços de referência.

“É com grande alegria que iniciamos mais esse serviço no Hospital Regional Dom Moura. O treinamento contribuiu com o fortalecimento da Educação Permanente nessa Unidade e a sensibilização dos profissionais enfermeiros para qualificar e fortalecer a assistência neonatal e pediátrica. As gestantes dos 21 municípios que tiverem seus bebês nesta unidade já sairão com o exame realizado, dando continuidade à assistência prestada junto aos nossos pacientes”, afirmou o diretor geral do Dom Moura, Luiz Melo.

A capacitação foi realizada pela enfermeira obstetra do Hospital Dom Moura e coordenadora da Atenção Básica do município de São João, Silvia Magna.

O Hospital Regional Dom Moura é referência para os 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde (Geres), com seus mais de 500 mil habitantes. A unidade atende os casos de emergência nas especialidades de clínica médica e cirúrgica, obstetrícia com partos de alto risco, pediatria e ortopedia. Mensalmente a unidade realiza uma média de 180 partos.

O Dom Moura também é um hospital de ensino, disponibilizando 14 vagas residência multiprofissional e 3 vagas em residência médica.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.