domingo, 15 de janeiro de 2017

Como foi o dia do Centenário da Hecatombe de Garanhuns

Episódio histórico foi lembrado em diversas homenagens promovidas pelo Instituto Histórico, por meio das Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe







Um fato que marcou a história de Garanhuns há exatos 100 anos foi lembrado em diversas atividades durante todo este domingo (15). O dia foi repleto de homenagens a todos que foram vitimados na Hecatombe de Garanhuns. Um marco triste, mas que deve ser estudado e perpetuado pelas gerações, para que não seja esquecido.

As atividades tiveram início logo pela manhã quando o “Grupo de Amigos Caminhantes do Parque” saíram pelas ruas da cidade em caminhada, até a chegada à loja de atendimento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) — sede da antiga cadeia pública da cidade. No local, os caminhantes foram recebidos pela Orquestra Manoel Rabelo que executou o hino do Garanhuns e logo após foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem aos mortos na centenária tragédia.

O momento contou com a presença do prefeito em exercício, Haroldo Vicente, de integrantes da Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe e representantes das famílias vitimadas no massacre de 1917. “O fato é marcante não apenas para Garanhuns, mas para todo Pernambuco, já que foi uma das maiores tragédias políticas do estado. A comissão surgiu com esse objetivo, de resgatar figuras que foram importantes durante o episódio. Para que a população tome conhecimento do outro lado da história, não apenas da violência da hecatombe”, declarou o presidente da Comissão do Memorial, o professor Cláudio Gonçalves.

Através de uma parceria com a Compesa, a sede da instituição permitiu que a comissão organizasse uma homenagem por meio de uma placa, que foi instalada na entrada do prédio onde ocorreu a chacina. Dentre os mortos no episódio estava o coronel Júlio Brasileiro, prefeito eleito na época e que não pode tomar posse por ter sido assassinado no dia 14 de janeiro daquele ano. “É importante ressaltar que apesar da tragédia, o que prevalece é a paz. O fato ficou na história do município, mas aquilo que houve no passado não reflete em nosso futuro. Nessa data realmente não há comemoração, a família apenas segue enlutada pelos cem anos da tragédia”, declarou o representante da família Brasileiro, o controlador municipal, Glauco Brasileiro.

Complementando as atividades do centenário da Hecatombe foi realizado um culto na Igreja Presbiteriana Central, às 10h, e uma missa na Catedral de Santo Antônio, às 19h30. Além das celebrações religiosas a bandeira do município foi hasteada a meio mastro no dia de hoje, em frente ao Palácio Celso Galvão. Até o dia 31 de janeiro segue aberta para visitações a exposição “Hecatombe de Garanhuns”, das 08h às 17h, na sede do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns (IHGCG).

O que foi a Hecatombe - O episódio, que aconteceu em 15 de janeiro de 1917, ficou marcado por ser uma série de assassinatos de comerciantes e políticos. O resultado da eleição teria motivado os assassinatos. Sales Vilanova, opositor político, matou o então prefeito eleito, Júlio Brasileiro, no dia 14 de janeiro, no Recife, capital do Estado. As outras pessoas foram assassinadas dentro da cadeia pública, onde estavam sob guarda. Os documentos mostram que mais de 15 pessoas foram mortas no período.

Secom/PMG
Fotos: Aquilles Soares e Jacqueline Menezes ​

PSB de Pernambuco discute recadastramento nacional dos seus filiados


Com o intuito de discutir o processo de recadastramento nacional dos seus filiados, integrantes da Executiva estadual do PSB se reuniram, na manhã desta sexta-feira (13), para alinhar ações que visam a dar mais agilidade ao processo. Durante o encontro, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, destacou a importância da interação de toda a Executiva e dos presidentes municipais, que vão participar ativamente do processo.

O recadastramento nacional dos filiados tem início no dia 21 de janeiro e segue até 20 de março de 2017. A atualização de dados permitirá que o partido crie estratégias modernas de comunicação para a efetiva participação dos filiados nas questões de interesse da legenda, fortalecendo a comunicação intrapartidária.

“O recadastramento vai tornar o partido mais próximo dos seus filiados, que poderão receber informações com maior facilidade. Precisamos estimular os companheiros do Interior do Estado a participar desse processo. Além do apoio direto dos presidentes municipais, que serão responsáveis por conduzir o recadastramento do seu município, é fundamental o envolvimento de todos os segmentos partidários”, afirmou Sileno Guedes.

O PSB de Pernambuco já deu início ao contato com os presidentes municipais para repassar informações relativas ao processo. 

No próximo dia 20 de janeiro, às 19h, o presidente nacional Carlos Siqueira realiza bate-papo online para esclarecer dúvidas referentes ao processo.

De acordo com a resolução, o filiado que não fizer o recadastramento no período até 20 de março será suspenso de suas atividades partidárias por seis meses. Após o fim desse prazo, o integrante do partido terá sua filiação cancelada.

CSJD inicia sua semana de formação continuada




Aprendizado estimulante, seu filho mais preparado!

Visando uma educação transformadora com a aprendizagem construída a partir da realidade do aluno, nossos professores participam de formação continuada priorizando cada vez mais a excelência em educação.

No próximo dia 21, toda nossa equipe estará em Recife participando de um encontro com a rede Positivo de Ensino, abordando temas educacionais e as inovações da nova plataforma Positivo ON, que será utilizada por nossos alunos, professores e também pelos pais.

Estaremos com a Drª clínica escolar Raquel Ribeiro, a qual presta assessoria para o nosso colégio, trabalhando temas diversificados voltados para cada segmento.

Na abertura da nossa semana pedagógica nossa equipe participou de um momento ímpar com o COACHES e programadores neurolinguísticos Carlos Vilela e Ivanildo Duarte, trabalhando a força positiva da mente para que possamos atingir nossos objetivos!

"A educação deve preparar o indivíduo continuamente para a promoção de seu desenvolvimento humano".

COLÉGIO SANTA JOANA D'ARC
Venha para o CSJD e faça parte do melhor ensino da cidade!

Bandeira de Garanhuns a meio-mastro pelas vítimas da Hecatombe

Imagem: arquivo do blog

Neste domingo, dia 15 de janeiro, Garanhuns vivencia o centenário de hecatombe, um episódio que por muitos anos permaneceu velado em nossa cidade. Originada a partir de uma briga entre duas correntes políticas, a Hecatombe de Garanhuns deixou cicatrizes profundas. 

Até hoje, há quem se emocione ou evite falar sobre o fato que espalhou sangue e dor pelo município. No dia 15 de janeiro de 1917, num massacre impiedoso, 18 pessoas foram mortas no prédio onde funcionava a cadeia pública da cidade. Entre as vítimas, estavam sete membros da sociedade, cinco soldados da Polícia Militar, cinco jagunços e um morador que passava pela rua no momento do tiroteio. 

O prefeito Izaias Régis sancionou uma lei de autoria do vereador Audálio Filho que homenageia a memória da vítimas da hecatombe ficando a bandeira de Garanhuns a meio mastro durante todo o domingo.

Nota de Pesar pelo Capitão Gilson - ASSOCIAÇÃO DE DELEGADOS DE POLÍCIA DE ALAGOAS,


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.