sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Estado realiza Mutirão Carcerário. SAIBA MAIS!

Ação vai durar 15 dias e visa analisar todas as pastas dos presos, 
além de atualizar o sistema de informações carcerárias



A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco (SJDH), por meio da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), deu início nesta terça-feira (17) ao primeiro Mutirão Carcerário de 2017. A ação, que pretende agilizar os processos dos presos provisórios e definitivos das unidades prisionais do Complexo do Curado, no bairro do Sancho, na Zona Oeste do Recife, segue até o próximo dia 06 de fevereiro.

O mutirão está analisando as pastas dos cerca de 6.400 reeducandos recolhidos no Complexo e atualizando o sistema de informações carcerárias, através de uma equipe de sete defensores públicos e 25 advogados da Seres. Deste total, 10 advogados estão atuando no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb), sete atendem no Presídio Asp. Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa) e oito profissionais operam no Presídio Frei Damião de Bozanno (PFDB).

Durante os trabalhos serão tomadas diversas providências jurídicas, entre elas a emissão de habeas corpus e pedido de benefício de execução penal (progressão de pena, livramento condicional, indulto e comutação de pena), entre outras atividades jurídicas.

Além da atuação dos advogados e defensores públicos, o mutirão conta com o apoio de assistentes e agentes penitenciários. No decorrer do ano, a ação deverá contemplar outras unidades do estado, com prioridade para a Região Metropolitana do Recife (RMR).

Upae Garanhuns participa de encontro com secretários de saúde do Agreste




A UPAE Garanhuns participou do acolhimento da Gerência Regional de Saúde aos novos secretários municipais de saúde, na última terça-feira (17), no auditório da FUNASA, em Garanhuns. 

O encontro, coordenado pela gestora regional de saúde, Catarina Tenório, serviu para apresentar a estrutura da Rede SUS regional, as coordenações da Geres e instituições como o Hospital Regional Dom Moura e a UPAE - Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado. Ana Paula Melo, da Secretaria Estadual de Saúde, representou o secretário Iran Costa no encontro.

O Coordenador Geral da UPAE, Gustavo Amorim, fez a apresentação dos serviços oferecidos aos pacientes dos 21 municípios de abrangência da regional de saúde.

"Em 2016 foram mais de 100 mil procedimentos, incluindo consultas e cirurgias, e realizamos mais de 160 mil exames. A UPAE é uma conquista regional, e por isto, deve ser tratada com carinho pelas secretarias municipais" - afirmou o gestor que ofereceu várias informações, principalmente as especialidades oferecidas e o fluxo do atendimento. Os coordenadores Franco Junqueira (médico) e Tayana Guerra (enfermagem) também participaram do encontro.

"Estamos agendando um novo momento no qual receberemos os secretários na nossa unidade, pois é importante que todos conheçam e possam ser parceiros, para assim ampliarmos ainda mais o atendimento à população da região" - Finalizou Gustavo Amorim.

Caminhão e carga roubados em Garanhuns são recuperados em Águas Belas

Bandidos liberaram motorista do veículo em Garanhuns



Um caminhão carregado com fraldas descartáveis avaliadas em R$146 mil foi recuperado pelas Polícias Militar e Rodoviária Federal na noite da última quarta-feira (18), em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco. O motorista do veículo foi encontrado na BR 424, em Garanhuns. 

Agentes da PRF receberam informações de que um caminhão havia sido roubado em Águas Belas e dirigiram-se ao município em busca do veículo. Durante o deslocamento, a equipe foi ao encontro do motorista e solicitou o apoio da Polícia Militar para localizar o veículo na região. 

Quando chegaram próximo ao antigo posto fiscal da BR 423, o caminhão foi encontrado às margens da rodovia com as portas destravadas. No interior da cabine foram abandonados a carteira do condutor com R$ 124,00 em cédulas e documentos diversos.

O caminhão e a carga foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local, para registro da ocorrência e posterior devolução à empresa responsável.

PERNAMBUCO: Confira a posse a três novos secretários estaduais e ao novo presidente de Suape

Paulo Câmara: "São pessoas experientes, que tem compromisso público e a nossa confiança"



O governador Paulo Câmara empossou, na tarde desta quinta-feira (19.01), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, três novos secretários, além do presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape. Para a pasta de Desenvolvimento Econômico, o chefe do Executivo estadual nomeou o vice governador Raul Henry. Marcos Baptista assumiu Suape deixando a Secretaria de Habitação aos cuidados do gestor Bruno Lisboa. Roberto Franca migrou da presidência da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, em substituição ao deputado Isaltino Nascimento. Este último, voltou para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) onde assume a liderança do Governo.

Para o chefe do Executivo pernambucano, as mudanças são naturais e trazem um novo gás para a equipe. "São pessoas experientes, que tem compromisso público e a nossa confiança. As secretarias de Desenvolvimento Econômico, Social e Habitação, além de Suape, estão bem representadas e, com certeza, os novos gestores vão dar conta do recado", assegurou o governador. Paulo reiterou ainda que os recém empossados secretários darão continuidade às ações já iniciadas nas pastas. "Eles vão substituir pessoas que se dedicaram muito ao nosso Governo", completou.

Ao destacar a importância do time econômico para o Governo do Estado, Paulo Câmara afirmou que sua gestão vai continuar prezando pelo desenvolvimento sustentável. "O empenho de todos continuará sendo uma marca presente nos desafios do dia a dia", frisou o chefe do Executivo estadual. O governador disse ainda que deseja continuar contando com o apoio do povo pernambucano. "O nosso objetivo é manter o crescimento no âmbito econômico, de maneira sustentável e com desenvolvimento social", reforçou Câmara.

Além dos secretários e do prefeito do Recife, Geraldo Julio, acompanharam o governador nesta pauta os deputados federais Tadeu Alencar, Danilo Cabral, André de Paula, Augusto Coutinho, Gonzaga Patriota, Jarbas Vasconcelos e Marinaldo Rosendo. E ainda os deputados estaduais Ricardo Costa, Waldemar Borges, Isaltino Nascimento, Clodoaldo Magalhães, Gustavo Negromonte, Laura Gomes, Paulo Tomé e Tony Gel. Estiveram presentes a primeira-dama do Estado, Ana Luíza Câmara; a esposa do vice governador Raul Henry, Luiza Nogueira; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Jonas Figueiredo; e o desembargador Eduardo Pugliese.

Promotor Alexandre Bezerra é o novo Secretário-Geral do Ministério Público de Pernambuco

Do site do MPPE

Em reunião com o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, na tarde dessa quinta-feira (19), foram empossados nos cargos os subprocuradores-gerais de Justiça, o chefe e o coordenador do Gabinete do Procurador-Geral e o secretário-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), além do diretor da Escola Superior do MPPE, dos coordenadores dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caops) e dos coordenadores de setores estratégicos da área-fim e área-meio da Instituição.

Além da posse formal dos integrantes da equipe, o encontro marcou a primeira reunião da nova gestão, com a apresentação das diretrizes para a atuação institucional. Francisco Dirceu Barros declarou, ao abrir a reunião, que ao compor a equipe buscou enfatizar critérios como competência, engajamento e lealdade ao Ministério Público.

“Nós estamos em um ponto em que não podemos errar, temos que fazer o certo. Por isso defendemos a adoção da gestão por resultados, para podermos reavaliar a gestão a cada seis meses, ver onde avançamos e que melhorias podem ser implantadas”, afirmou o procurador-geral.

Francisco Dirceu Barros acrescentou ainda que pretende realizar uma gestão descentralizada, ouvindo as pessoas que fazem parte do MPPE, de outras instituições e da sociedade como um todo. “Somos uma equipe, conto com o trabalho árduo de todos, pois temos o grande desafio de aproximar o MPPE da sociedade”, concluiu.

Promotor de Justiça Alexandre Bezerra
Em seguida, o secretário-geral do MPPE, promotor de Justiça Alexandre Bezerra, apresentou o orçamento da Instituição para o ano de 2017. Segundo ele, apesar das restrições orçamentárias, o Ministério Público de Pernambuco deve seguir buscando a excelência. “Confiamos na qualidade do nosso quadro de membros e servidores para otimizar os serviços prestados à sociedade, com criatividade e inovação”, afirmou.

Por fim, o procurador-geral de Justiça comunicou aos presentes que a reunião de coordenação deverá ser realizada periodicamente, em um intervalo de tempo a ser acertado. Ainda de acordo com ele, os setores do MPPE serão cobrados para que enviem os resultados de sua atuação.

NOTA DE PESAR - Teori Zavaski - OAB PERNAMBUCO

A OAB-PE lamenta a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Albino Zavascki, ocorrida nesta quinta-feira (19), em acidente aéreo. A advocacia pernambucana sente a perda do grande jurista e magistrado catarinense, apresentando a solidariedade aos familiares das vítimas neste momento de luto.

Ronnie Preuss Duarte
Presidente


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.