segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Brinquedoteca do Hospital Dom Moura abre inscrições para voluntários

Brinquedoteca do Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns-PE

O Hospital Regional Dom Moura inaugurou, em setembro, a brinquedoteca no setor da Pediatria, em parceria com o Lions Clube Cidade das Flores, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida, a minimização do sofrimento e a otimização de atividades durante o tempo de internamento de crianças e adolescentes atendidos na Pediatria do HRDM e dos seus familiares.

E é nesse ambiente que o calor humano e a solidariedade são fundamentais. Dentro desse contexto a figura do voluntário ocupa um lugar fundamental. Pois são os voluntários que dão vida às ações lúdicas na brinquedoteca.

Venha fazer parte do nosso Grupo de Apoio à Pediatria (GAP). É necessário: Ser maior de 18 anos; Ter completado o Ensino fundamental I (antiga 4ª Série); Não estar exercendo cargo político; Ter disponibilidade de no mínimo 03 horas semanais consecutivas e identificar-se com os objetivos do GAP – HRDM.

Período de inscrição: até 31/01/17
Local: Residência Multiprofissional do HRDM
Horários: 9 às 12h e 14 às 17h (2ª a 6ª)

"Estudos indicam que a hospitalização pode afetar o desenvolvimento da criança, interferindo na qualidade de vida. Entre as possíveis estratégias utilizadas por crianças para enfrentar condições estressantes encontra-se o brincar. 

O brinquedo pode ser utilizado com a função de alegrar o ambiente e amenizar as sensações desagradáveis da hospitalização, humanizando a ambientação do contexto hospitalar, como sugerem as diretrizes da política Nacional de humanização. 


ESTUDE NA ULBRA GARANHUNS. Saiba mais!

Depois de incêndio, Campanha vai ajudar catadores em Garanhuns

Participe da campanha em prol da ASNOV que perdeu quase tudo no incêndio



Na manhã desta sexta-feira (20 de janeiro), parte da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e da Secretaria de Comunicação se reuniu com representes da Associação de Catadores de Papelão e Material Reaproveitável (ASNOV) retomando o apoio a associação para restruturação da associação que sofreu um enorme prejuízo financeiro em um incêndio. Esse apoio está sendo fornecido por meio de ações buscando o desenvolvimento sustentável e econômico, através de articulação entre a associação e algumas empresas do município que descartem recicláveis.

Estiveram presentes na reunião: a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico - Janecélia Marins; a Gerente de Desenvolvimento da SDE - Priscila Belens; a Coordenadora de Qualificação Profissional, Capacitação e Empregabilidade da SDE - Amanda Maciel ; Coordenadora de Comércio, Indústria e Serviços da SDE – Paula Sá; o jornalista da Secom - Aquiles Soares; a presidente da ASNOV – Fabiana Sales; e os voluntários da ASNOV – Andreza Brasileiro (idealizadora do Projeto Maná) e Givaldo Miguel.

Durante a reunião, foi idealizado um brechó para arrecadar fundos para ajudar a associação na qual toda a população poderá ajudar doando roupas e sapatos usados ou comprando produtos durante o brechó solidário que será realizado no Espaço Colunata no próximo dia 3 de fevereiro.

A Asnov vem desenvolvendo há mais de 13 anos, um trabalho de coleta de materiais recicláveis de 38 toneladas por mês (antes do incêndio) e devido ao incêndio houve uma diminuição de arrecadação para 19 toneladas por mês, em várias localidades no município como: Heliópolis; Indiano; Batalhão; Santa Rosa; Brahma; Vila do Quartel; Lacerdópolis, Boa Vista; Aluísio Pinto; Santa Quitéria; Thomé Cavalcante; Cohab 1; Cohab 2; Vale do Mundaú; Brasília; Santo Antônio: Liberdade. Nas quais essas coletas são realizadas todas padronizadas com os envolvidos fardados.

Além da mobília e maquinário, também foram destruídos no incêndio: 5 carrinhos de coleta; motocicletas; 2 bicicleta com reboque uma prensa e duas balanças mesa de triagem e o próprio galpão, além de todo material que havia sido recolhido que prejudicou o rendimento mensal de todos os associados em 40%. Segundo a Defesa Civil, até as paredes do local estão condenadas.

Quem quiser ajudar o meio ambiente e aos associados, doando recicláveis, basta juntar e deixar na Farmácia Rui Barbosa ou esperar os catadores fardados que passam nas residências pelas localidades nas quais são realizadas as coletas.

Texto: Amanda Maciel 

Com Carlos Eugênio, projetos sociais para crianças e adolescentes voltam em Garanhuns

Dois projetos que se sobressaíram da gestão de Luís Carlos, com Carlos Eugênio no comando dos esportes, foram o Prefeitura Presente e A Criança Vai ao Cinema. O primeiro contratava desportistas de diversas áreas para aulas a crianças carentes na periferia da cidade. Mais de mil crianças e adolescentes participavam, e os jovens tinham acompanhamento escolar, além de psicólogos e assistentes sociais.

A Criança Vai ao Cinema, como o próprio nome diz, levava crianças das escolas do município para assistirem filmes no cine Eldorado. Eram conduzidas no transporte escolar, recebiam lanches, e como objetivo, tinha o crescimento cultural no contato com a Sétima Arte.

Izaías não deu continuidade, e o lado social de sua primeira gestão foi bastante criticado, pois a estas decisões equivocadas, somam-se outras. Os esportes foram esquecidos em Garanhuns, exceto alguns atletas amadores que recebiam algum apoio para viagens e competições, a verdade é que a cidade vive um dos seus piores momentos nos esportes amadores, profissionais e na oferta de projetos sociais para os adolescentes. O resultado, todo mundo sabe qual é.

Mas, com a chegada de Carlos Eugênio para integrar o time de secretários, a segunda gestão de Izaías aponta para o retorno de investimentos sociais. Segundo o secretário, serão realizados por sua secretaria programas de primeiro emprego, ações sociais através dos esportes e cursos de qualificação profissional. Os Projetos Prefeitura Presente e A Criança Vai ao Cinema, serão reformulados e voltarão a funcionar com os seguintes nomes: Juventude Cidadã e A Escola vai ao Cinema, respectivamente. O projeto Juventude Cidadã permanece com o intuito de criar núcleos esportivos nos bairros de Garanhuns que irão levar aulas de futebol, futsal, karatê, voleibol, judô e natação para a juventude. 

As ações realizadas pela Secretaria terão o apoio do Sesc Garanhuns e de outras secretarias municipais.

...E não adianta colocar tudo no Parque Euclides Dourado, tem que ser nos bairros, onde estão os jovens mais necessitados. 

Torcemos que dê certo, e vai dar, até para servir de exemplo para outras áreas.

CORRUPLÂNDIA: Ministério Público lança livro infantil sobre corrupção



Era uma vez um reino distante chamado Corruplândia. Os moradores desse reino têm uma história pra contar, e o MPPE acredita que as crianças e os jovens podem, desde cedo, desenvolver seu senso crítico e valores éticos para a construção de uma sociedade sem corrupção. Confira:

História voltada para o público infantil sobre um reino onde reinava a corrupção.. até que uma bruxa passou por lá e mudou os rumos dessa história. 

Clique aqui para baixar, o arquivo é pequeno, e pode ser baixado até por smartphones.


Garanhuns receberá a Relíquia de São Francisco de Assis



Nesta terça-feira, 24 de janeiro, a Diocese de Garanhuns receberá a relíquia de São Francisco de Assis, que está peregrinando pelo Brasil. O pedacinho do osso da perna do santo tem menos de um centímetro, porém seu valor espiritual é de tamanho imensurável .

História de São Francisco de Assis
O santo nasceu em Assis, na Itália, em 1182. Ele era filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante, e Pia, de família nobre da Provença. Deus concedeu para São Francisco de Assis o dom da profecia e dos milagres.

Quando ele pedia esmolas, com o objetivo de restaurar a igreja de São Damião, ele falava: "Um dia haverá ali um convento de religiosas, em cujo nome se glorificará o senhor e a igreja". A profecia se confirmou após cinco anos com Santa Clara e suas religiosas ao curar, com um beijo, o câncer que havia desfigurado o rosto de um homem.

Confira a programação para este dia especial em Garanhuns

Programação

09h - Chegada da Relíquia e Imagem a Fraternidade Rosa Mística, na rua Ary Barroso, No 210-vizinho a Balão Som.

12h - Translado da Fraternidade Rosa Mística para a Fraternidade Rainha dos Anjos onde ficará até as 18h

18h - Retorno para a Fraternidade Rosa Mística.

19h - Procissão da Relíquia e Imagem para a Catedral, onde será Celebrada uma Missa, em honra a N Sr. Jesus Cristo, e por amor à São Francisco de Assis.

Após a Missa, retorno à Fraternidade Rosa Mística com a Relíquia e Imagem, para a Adoração ao Santíssimo Sacramento do Altar e a Relíquia de São Francisco se Assis, permanecendo até à meia-noite.

Dia 25, a relíquia seguirá, para a Fraternidade de São Luiz Rei da França na cidade de Pesqueira, para continuar a sua peregrinação pelo Brasil!

Com informações do site Garanhuns Notícias.

Novos diretores assumem UPE Garanhuns



O Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE) Pedro Falcão, estará na próxima quarta-feira (25) em Garanhuns, onde dará posse a Rosângela Falcão e Adauto Trigueiro como diretora e vice, respectivamente, do multicampi Garanhuns, que compreende as unidades de Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Caruaru.

Rosângela e Adauto foram escolhidos em eleição direta que contou com a participação de estudantes, professores e fucnionários administrativos de todas as unidades do multicampi. O cargo está sendo ocupado pelo professor Henrique Carneiro desde o falecimento do então diretor, Clóvis Gomes Jr. O vice eleito com prof. Clovis, Fábio Formiga, afastou-se da universidade para trabalhar em pesquisas em sua área, biologia.

É grande a expectativa de uma grande gestão de Rosângela e Adauto, pois a gestora mostrou desenvoltura durante um tempo que esteve à frente do multicampi quando prof. Clóvis se fastou para tratamento. São muitos os desafios, mas a comunidade acadêmica tem demonstrado muito apoio para este início de trabalho.

Pedro Falcão, que não tem parentesco com Rosângela, mostra-se muito confiante e à disposição para mais conquistas da Upe Garanhuns.

Gonzaga Patriota em Garanhuns

Betânia e Gonzaga têm amizade acima da política


O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) conta com Garanhuns para voltar a ter boa votação em 2018. Mesmo de um partido adversário do prefeito Izaías Régis (PTB), Gonzaga deve ampliar seu grupo que gira em torno da vereadora Betânia, que foi sua assessora em Brasília, e atualmente tem um filho no gabinete do deputado. Ainda sem mandato em 2014, Betânia foi a principal responsável pela campanha de Gonzaga na cidade, montando até um comitê na Rua Dr. José Mariano.

Na última sexta-feira, atendendo um convite do deputado, um grupo de lideranças políticas e comunitárias participou de um almoço do Restaurante Varanda, em Garanhuns, anotando nomes como a própria Betânia, Luizinho Roldão, Professor Carlos, Roberval, e jornalistas como Roberto Almeida e Kleber Cisneiros. A informação é que em torno de 30 pessoas passaram pelo almoço, inclusive o também vereador Tonho de Belo. O encontro serviu para Gonzaga parabenizar a vitória de Betânia na eleição.

Gonzaga afirmou que tem boa relação com Izaías, que tem feito críticas ao Governo do Estado, tanto que coube a outro deputado federal pelo PSB, Danilo Cabral, de passagem por Garanhuns, dar uma resposta ao prefeito.

Izaías ainda não deixou claro quais seus planos para 2018, e por enquanto estas movimentações são naturais, contudo, será difícil liberar nomes ligados ao governo para pedir votos a um deputado do outro lado, mas quanto a Betânia, a relação anterior e a aproximação com o deputado torna o vinculo indissolúvel, o que é bom também para conseguir mais recursos de Brasilia para nossa cidade.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.