sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

ProUni abre inscrições para 214.110 bolsas, maior oferta desde o início do programa

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) referente ao primeiro semestre de 2017 serão abertas à zero hora de terça-feira, 31. No total, 214.110 bolsas de estudos serão oferecidas a estudantes de todo o país. O número é o maior desde a criação do programa, em 2004, e representa crescimento de, aproximadamente, 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas. O período de inscrições se encerrará às 23h59 (horário de Brasília) de 3 de fevereiro.

Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais — o governo federal cobre 50% da mensalidade. Para acesso ao processo seletivo, na página eletrônica do programa, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior e tenham alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem; tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular e comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Também podem participar pessoas com deficiência e professores do magistério da rede pública de ensino que integrem o quadro permanente da instituição de ensino.

Bolsas — O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições de educação superior privadas de todo o país. A seleção dos candidatos, com base nas notas do Enem, alinha inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico.

Danilo Cabral desafia Armando Monteiro a mostrar um emprego que tenha gerado como ministro de Dilma

Deputado socialista defendeu Pacto pela Vida e criticou duramente discurso político de Armando


O deputado federal Danilo Cabral (PSB) afirma que o Pacto pela Vida é considerado a política pública na área de segurança mais bem estruturada do País. Segundo ele, isso pode ser avaliado em função da manifestação de entidades e especialistas que tratam sobre o tema, inclusive com o reconhecimento através de premiações internacionais, como da Organização das Nações Unidas (ONU), e pelos indicadores objetivos da redução da violência em Pernambuco. “Não há, no Brasil, experiência que tenha apresentado nos últimos dez anos resultados mais expressivos do que o Pacto pela Vida”, disse em resposta às críticas do senador Armando Monteiro Neto (PTB) nesta quinta-feira (26). 

Segundo o deputado, o Pacto pela Vida passou a não atingir as metas com o início da crise econômica que atingiu o Brasil. Em 2014, o Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e serviços produzidos, do País ficou estagnado em 0,1% em relação a 2013. Naquela ocasião, foi o resultado mais fraco desde a retração registrada em 2009, quando havia uma crise global. Os números pioraram nos anos seguintes. 

“A crise econômica tem efeito na segurança a partir do momento em que a situação de vulnerabilidade da população aumenta, com o crescimento do nível de desemprego, mas também em função da redução da capacidade de investimento do Estado”, explica. Danilo Cabral lembra que, só no Complexo de Suape, maior polo industrial pernambucano, mais de 50 mil trabalhadores perderam seus empregos. 

“Armando conhece muito bem os efeitos da crise e do desemprego. Desafio ele a mostrar um emprego que ele tenha gerado em Pernambuco como ministro do Governo Dilma”, alfinetou o deputado. 

O Governo do Estado, destaca Danilo Cabral, pratica atualmente a mesma metodologia utilizada na época de criação do Pacto pela Vida. "Há um diagnóstico preciso das causas da criminalidade, são aplicadas ações eficazes, mas, a partir de 2014, não tivemos mais condições de manter o ritmo de atuação, por causa dos efeitos da crise econômica”, reforçou. O deputado cita como exemplo a contratação de policiais militares e civis. O Estado está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nas despesas com pessoal. 

O deputado frisou ainda que o governador Paulo Câmara conduz pessoalmente e de forma disciplinada o Pacto pela Vida. “Foi essa mesma liderança que permitiu que Pernambuco mantivesse o equilíbrio fiscal, pagando os servidores rigorosamente em dia e fazendo investimentos.” Danilo acrescentou que Paulo tem a segurança pública como uma das prioridades de seu Governo e já afirmou que reduzir os índices de violência no Estado será seu maior desafio em 2017. “Quem tem déficit de liderança é Armando. Só é senador porque ganhou o mandato de presente do ex-governador Eduardo Campos."

Garanhuns perde a alegria de Mário Simões

Jovem, dinâmico, criativo e dono de um gosto refinado que encantava amigos e clientes, a morte prematura de Mário Simões deixou a cidade de luto nesta sexta-feira. Vivendo um grande momento profissional, gerenciando seu próprio espaço de recepções, Alphaville, que foi transformado por ele para atender a demanda de seus clientes.

Mário Fernando Simões era decorador, mas tinha olhar aguçado para todas as dimensões de um evento. Com muitas amizades no meio artístico e de eventos em Garanhuns e região, a morte de Mário causou surpresa e tristeza. Mário iniciou neste ramo da decoração quando a cidade ainda não tinha profissionais, tendo que abrir caminhos para muitos que hoje atuam no segmento.

Mário é irmão de Eliane Simões, que tinha nele um parceiro, um amigo sempre muito próximo. E em nome da professora, a gente deixa nossas condolências à família, que vai ter que passar por este momento de dor, mantendo este sorriso de Mário vivo em seus corações. 

Tem umas notícias dessas que mexe demais com todos, deixa a cidade triste, diante da perda de uma pessoa de bem e de tantos amigos, de uma forma tão repentina.

O velório acontece na Funerária Suíssa, na Av. Simoa Gomes.

Mais de 1,3 milhão de pessoas deixam planos de saúde e migram para o SUS, alerta Humberto

Divulgado na última terça-feira (24), um levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) mostrou que 1.370.000 pessoas tiveram que abandonar os planos de saúde migrando para o SUS. “A crise e o desemprego, que aumentou durante o governo do golpista Temer, estão causando essa migração. As pessoas não têm condições de pagar um plano de saúde e acabam buscando atendimento na rede pública”, afirmou o líder do PT no Senado, Humberto Costa.

O parlamentar alertou para o impacto de milhares de pessoas, a partir de agora, passarem a utilizar o SUS. “O grande problema é que, além do número alto de usuários que passarão a depender do sistema público, teremos a implantação da PEC da Maldade, que vai limitar os gastos na Saúde. Isso vai tornar o SUS completamente inviável. Poderemos ter verdadeiras tragédias no país inteiro. A PEC 55 é uma grande irresponsabilidade que esse presidente não eleito conseguiu aprovar e que vai provocar ainda muitas mortes”, denunciou Humberto.

A região Sudeste puxou esse “abandono” dos planos privados, com cerca de 1,1 milhão desistências. Só no estado de São Paulo, mais de 630 mil deixaram os planos de saúde, segundo levantamento do IESS. Em seguida vem a região Nordeste com 103, 9 mil vínculos rompidos e as regiões Sul e Centro-Oeste, com 95,8 mil e 42,6 mil contratos encerrados, respectivamente.

“Infelizmente, nós viveremos momentos terríveis em todo o setor público. Não teremos recursos nem para manter os serviços que já são oferecidos pelo governo. Não poderemos pensar em novos investimentos em nenhum setor nos próximos 20 anos. Isso não pode continuar, precisamos frear este presidente golpista e restaurar a democracia. Do jeito que está perderemos tudo o que já tínhamos conquistado”, conclamou Humberto.

Da assessoria do senador

Portal do Expresso Cidadão traz novidades para os usuários

Portal foi reformulado e disponibiliza diversos serviços para os usuários 



O Programa Expresso Cidadão do Governo do Estado de Pernambuco, coordenado pela Secretaria de Administração (SAD), lançou o seu mais novo Portal totalmente reformulado. O novo site traz novidades que irão facilitar ainda mais o acesso do usuário. 

Ao todo 21 órgãos participam do Programa Expresso Cidadão, disponibilizando aos usuários os seus serviços. Entre eles o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), Agência do Trabalho, Detran, Procon-PE, Corpo de Bombeiros, entre outros. “Esta modernização do Portal do Expresso Cidadão irá facilitar ainda mais o acesso de quem necessita dos serviços disponibilizados pelos órgãos. Quem ganha com isso são os pernambucanos”, atestou o Secretário de Administração, Milton Coelho.

De acordo com o Secretário Executivo de Administração, José Augusto Bichara Filho, a principal mudança promovida pelo site é a praticidade, uma vez que o Portal reúne em um único local todos os serviços. “Para os órgãos que não disponibilizam serviços virtuais, o cidadão encontrará no Portal as informações necessárias para solicitar o serviço em um dos pontos de atendimento presencial”, disse o secretário executivo, acrescentando que o portal disponibiliza o link que dá acesso ao site de cada um dos órgãos parceiros.

Para a Gerente Administrativa do Programa Expresso Cidadão, Flávia Lebre, um dos serviços mais procurados pelo usuário é o da carteira de identidade. “O RG é o nosso carro-chefe. Ao entrar no site, o solicitante clica no ícone e obtém as informações sobre a documentação necessária, o custo do serviço, os locais onde pode ser solicitado e o número de telefone para outras informações, além de ser direcionado para página do IITB, ao clicar no link do endereço na Internet, para realizar o agendamento do seu atendimento com facilidade”, orienta Flávia, lembrando que o agendamento eletrônico também pode ser feito para requerer alguns serviços oferecidos pelo Detran e pela SDS.

Ao clicar o endereço eletrônico: www.expressocidadao.pe.gov.br, ele terá todos os serviços disponíveis oferecidos pelas unidades físicas. Uma das inovações está no alto da página eletrônica, à direita, onde o usuário encontrará todos os endereços, telefones e horário de atendimento das sete unidades do Expresso Cidadão espalhadas pelo Estado. Outra mudança foi o destaque dado aos serviços mais acessados, que estão disponibilizados no centro da página em forma de ícones e textos para facilitar ainda mais a leitura do usuário. Os demais serviços podem ser acessados ao clicar em “outros serviços”.

Blog do Ronaldo Cesar recebe reconhecimento da CDL Garanhuns

Presidente da CDL, Geraldo Nogueira, faz entrega de troféu "Amigos da CDL" a este blogueiro.
Geandré Nogueira também participou da entrega.

Fomos convidados para uma visita à CDL Garanhuns, nesta quinta-feira (26), e de surpresa, das mãos do presidente Geraldo Nogueira e seu filho, Geandré, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, recebemos o significativo troféu "Amigos da CDL", como reconhecimento do nosso trabalho em comunicação, e em especial, com este blog, o qual assinamos há quase oito anos. 

O troféu foi ofertado e assinado ainda pelo ex-presidente da CDL Garanhuns, Fernando Couto Soares, que há poucos dias passou o bastão para ""seu" Geraldo, que dará continuidade ao trabalho realizado na instituição, que vai vencendo a crise com muito trabalho, criatividade e competência no gerenciamento do comércio local.

É claro que ficamos agradecidos e envaidecidos, assim como cientes da nossa responsabilidade em editar este espaço para a cidade e a região, buscando informações que possam fortalecer as relações culturais e econômicas, e por isto, obter este reconhecimento é tão significativo pra gente! 

Aproveito para agradecer também a Anselmo, e todos que fazem a CDL Garanhuns.

Pedro Falcão empossa novos diretores da UPE Multicampi Garanhuns

Pedro Falcão empossa Rosângela Falcão, que com mesmo sobrenome, não tem parentesco

Vitória Recepções, em Garanhuns, recebeu a comunidade acadêmica da UPE para a solenidade

Equipe de pró-reitores e diretores de unidades prestigiaram posse em Garanhuns


O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, juntamente com a vice-reitora, Profa. Socorro Cavalcanti, empossaram, na quarta-feira (25/01), os professores Rosângela Estevão Alves Falcão e Adauto Trigueiro de Almeida Filho, que foram eleitos diretora e vice-diretor, respectivamente, dos campi da UPE em Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde. O mandato é de quatro anos e equivale ao quadriênio 2017/2021.

Pedro empossa Adauto, novo vice-diretor
Pedro Falcão deu posse oficial aos novos gestores da unidade, representada, na ocasião, pela assinatura do livro de registro de posse e da assinatura das portarias com as nomeações. Em seguida, foi dada a palavra ao diretor pró-tempore das unidades, Henrique Carneiro, que agradeceu a toda comunidade que colaborou com o sucesso de seu mandato temporário.

O vice-diretor empossado, Adauto Trigueiro, agradeceu a confiança que da comunidade acadêmica e assegurou que não faltarão empenho e dedicação da sua parte para que as mudanças ocorram de forma rápida e tranquila.

Dando continuidade a solenidade de posse, a nova diretora, Rosângela Falcão, começou seu discurso agradecendo a todos que direta ou indiretamente contribuíram para sua eleição. Disse, ainda, que está preparada para o novo desafio no momento em que reafirma o plano de metas para a gestão onde a administração planejada e participativa são o carro chefe. “Acreditamos que, o compromisso de todos que fazem parte desta academia pode sim, fazer a diferença na construção de uma sociedade mais justa. E é isso que buscaremos incansavelmente nestes quatro anos”, destacou.

Em seu discurso, o reitor, que encerrou o evento, desafiou a nova gestão a apresentar propostas e projetos avançados e inovadores que devem dar continuidade ao crescimento da Universidade sempre com compromisso, ética, transparência e impessoalidade. Destacou, ainda, a importância de como se deu a eleição, num ambiente democrático e integrado.

Professor Pedro fez, ainda, referência a contribuição do ex-diretor e amigo, Prof. Clóvis Gomes, que faleceu precocemente em pleno exercício de suas atividades administrando com muita dedicação a UPE multicampi. “Devemos valorizar todos que contribuiram a seu tempo, nem mais, nem menos, mas que deram continuidade ao crescimento da Universidade”, disse o reitor emocionado. Para finalizar, o reitor destacou as qualidades dos empossados, desejou sorte durante o mandato e colocou a reitoria a disposição dos novos diretores, principalmente nas adversidades.

Compuseram a mesa da solenidade de posse dos gestores, além do reitor e vice-reitora, o diretor pró-tempore da UPE multicampi, Prof. Henrique Figueiredo Carneiro, os diretores eleitos, Rosângela Estevão Alves Falcão e Adauto Trigueiro de Almeida Filho, o secretário de governo e articulação política do município, Mewitton Araújo, representado o prefeito da cidade, a diretora dos campi da UPE nas Matas Norte e Sul, Profa. Auxiliadora Campos, representando os diretores das demais unidades da Universidade, o Pró-Reitor de Graduação da UPE (Prograd), Prof. Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues, representando os demais Pró-Reitores, o Diretor Geral do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (Iaupe), Prof. Roberto Santos.

TEXTO E FOTOS: Imprensa da Universidade de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.