sábado, 4 de fevereiro de 2017

Programa Ganhe o Mundo abre inscrição para intercâmbio


Estão abertas as inscrições para o intercâmbio 2017 do Programa Ganhe o Mundo (PGM) tradicional e Ganhe o Mundo Musical. Para o PGM tradicional, estão sendo oferecidas mil vagas para os estudantes que realizam o curso de idiomas. Para o PGM Musical, são dez vagas para estudantes da rede estadual com habilidades musicais em instrumento ou canto. Para o PGM tradicional, a inscrição segue até o dia 24 deste mês. Já o Musical, os estudantes devem se inscrever até o dia 18 deste mês. Ambos são realizados pela página do Programa Ganhe o Mundo no site da Secretaria Estadual de Educação (www.educacao.pe.gov.br).

No PGM tradicional, as provas de português, inglês, espanhol e matemática acontecem no dia 31 de março. As mil vagas estão divididas em 715 vagas para língua inglesa e 285 vagas para língua espanhola. O resultado final será publicado no dia 25 de abril.

As provas escritas e de audição, no caso do PGM Musical, acontecem no dia 17 de março, no Conservatório Pernambucano de Música (CPM), parceiro do Programa. O resultado final será publicado no dia 18 de abril.

PGM Esportivo - Seguem até o dia 17 de fevereiro as inscrições para o Programa Ganhe o Mundo Esportivo 2017. Serão disponibilizadas 20 bolsas de estudo e treinamento para os alunos-atletas de escolas da rede estadual de ensino realizarem um intercâmbio educacional e esportivo no exterior durante dois meses. O edital completo está disponível no site da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer: www.empetur.pe.gov.br.

Fonte: SEE

UPE divulga remanejamento EAD



A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou nesta sexta-feira (03/02), a listagem do primeiro remanejamento do seu vestibular de Educação a Distância (EAD).

Os feras remanejados deverão realizar suas matrículas no próximo dia 07/02/17. Os candidatos que não efetivarem suas matrículas no dia determinado serão eliminados automaticamente. O segundo remanejamento será divulgado no dia 07/03.

Os documentos necessários para a matrícula e outras informações podem ser conferidos no Manual do Candidato e edital de matrícula, disponíveis no endereço eletrônico: 

LOCAIS DE MATRÍCULA – A matrícula será realizada nos polos/endereços, contidos na tabela abaixo, de acordo com o polo/curso de opção de ingresso do candidato, sempre no horário das 8h às 13h.

Gravatá – Rua Quintino Bocaiúva, s/n - Centro
Ouricuri – Estrada Vicinal do Açude, s/n
Palmares - Escola Abílio Américo Galvão (EMAG) 
Cabrobó - Av. Dona Brígida de Alencar, s/n - Centro
Surubim - Rua Frei Ibiapina, n°300, São José
Floresta - Av. Deputado Aldomar Ferraz, n°65 - Centro
Sertânia - Av. Agamenon Magalhães, n°703, Centro
Santa Cruz do Capibaribe - Escola Padre Zuzinha
Águas Belas - Escola Estadual João Rodrigues Cardoso 
Tabira - Rua São Cristovão, S/N – Jureminha

Prefeitura de Garanhuns volta atrás e não vai mais fechar escola na Zona Rural





Diante do protesto realizado na quinta-feira (02), pelos pais e representantes dos alunos da Escola Municipal Abílio Camilo Valença, a Prefeitura de Garanhuns enviou o secretário de Governo e Articulação Política e Ouvidoria, Mewitton Araújo, para conversar com a comunidade do Sítio Papa Terra. 

A Secretaria de Educação havia resolvido fechar a escola e mandar os alunos para estudar em outra, distante oito quilômetros, utilizando o transporte escolar. O assunto virou polêmica, e assunto do Pé de Conversa de Marcos Cardoso e Gláucio Costa, que teve a participação de pais de alunos, inconformados com o fechamento da escola.

Os pais alegaram problemas como a distância entre as escolas, mesmo diante da disponibilidade do ônibus escolar; e a baixa idade das crianças do Ensino Infantil I e II. 

A solução encontrada foi a seguinte: Os alunos do 4º e 5º anos serão transferidos para a Escola Oscar Francisco, segundo a prefeitura, com melhores condições de acolhimento e estrutura, enquanto os dos 1º e 2º anos (turno da manhã), e os do 3º ano e Infantil I e II (turno da tarde) permanecem na Escola Municipal Abílio Camilo Valença, atendendo ao pedido da comunidade. 

"A intenção da Secretaria de Educação com a mudança era disponibilizar uma melhor estrutura para o ensino e aprendizagem dos alunos. A Secretaria de Educação de Garanhuns informa que permanece à disposição para qualquer diálogo e/ou esclarecimento sobre as demandas das escolas do município."

Podia ter dialogado antes. Valeu pela manifestação popular.
Fotos: Camila Juliette - Secom/PMG

Geraldo Freire entrevista prefeitos de Garanhuns, Caruaru e Limoeiro. Confira a matéria do JC Online

A Rádio Jornal, sob o comando de Geraldo Freire, entrevistou os prefeitos de Limoeiro, Caruaru e Garanhuns, respectivamente, Joãozinho (PSB), Raquel Lyra (PSDB) e Izaías Régis (PTB). A pauta era a violência no interior do estado. Comparando com outros estados que vivem a mesma situação, e muitos ainda pior, a crise foi colocada como o principal motivo da violência ter se alastrado por todo o país. Raquel Lyra, eleita pela oposição a Paulo Câmara, adotou o tom da parceria para buscar soluções, principalmente para o empoderamento das polícias. Izaías Régis foi incisivo em acusar o Governo do Estado como culpado da violência, enquanto que Joãozinho respondeu, insinuando que Izaías queria fazer política com a crise na segurança. Izaías retrucou afirmando que com a desculpa da crise, o povo está se lascando.

Confira a matéria do Jornal do Commercio.  



Os prefeitos os prefeitos de Limoeiro, Joãozinho (PSB), de Garanhuns, Izaías Regis (PTB), e de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) relataram em entrevista ao programa SuperManhã, nesta sexta-feira (3), que as cidades do Agreste estão sofrendo com a onda de violência que vem afetando bruscamente o Estado.

De acordo com Raquel Lyra a situação da segurança é a principal pauta hoje, mas não porque outras pautas como a saúde melhoraram, e sim porque o crime contra o patrimônio e contra vida cresceram muito em até 400% em algumas localidades de Caruaru. “Não é que os policiais não façam esforço, mas é uma questão conjuntural importante que precisa ser repensada e rediscutida em Pernambuco”, disse. Para a prefeita de Caruaru, as metas não estão sendo suficiente. “O sentimento que eu tenho é que precisamos emponderar as polícias e vamos ter que recomeçar, porque esse sistema está estrangulado”, falou. 

O mais incisivo foi o prefeito de Garanhuns, Izaías Regis (PTB). Ferrenho opositor de Paulo Câmara, ele atribuiu ao governador a situação da segurança na cidade. “O governo de Pernambuco esqueceu Garanhuns, nem o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (Fem) recebemos ainda. Garanhuns é a capital do Agreste Meridional, enquanto Caruaru tem 700 mil habitantes, Garanhuns tem quase 1 milhão. Temos a maior área coberta pelo Batalhão de Polícia de Pernambuco, mas não temos policiais nas ruas. Estamos vivendo um caos na segurança pública. Um caos na saúde. Nós precisamos da presença do Estado”. 

Crise Nacional

Para o prefeito de Limoeiro, o socialista Joãozinho (PSB), a cidade também passa por dificuldades, mas entende que é uma fase nacional e atribuiu a violência à crise. “Nossa região tem sofrido o que o país tem passado. É um problema nacional, devido à crise, não do Estado de Pernambuco. A pessoa não querer enxergar que existe um problema nacional do ponto de vista econômico, social e ético, é querer fazer política. Entendemos essas dificuldades, temos problemas na nossa cidade também” alfinetou Izaías Regis. 

O prefeito de Garanhuns rebateu afirmando que culpar a crise é desculpa para não assumir uma postura mais rígida. “Agora em Pernambuco estamos acostumados a culpar a crise. Lógico que estamos vivendo uma crise: moral, ética e política. A econômica está sendo atraída por isso tudo. Mas precisamos rever a política de Pernambuco e não é querendo fazer política não. Porque não sou candidato a nada. Não aguento mais essa desculpa: ‘é a crise!’, é a crise e o povo se lascando”, disse.



NOTA DE FALECIMENTO - Marusan Melo, da Rádio 87FM

É com pesar que a rádio 87FM, em nome de toda sua equipe, traz a triste notícia do falecimento de Marusan Pelo de Melo, ocorrido nesta madrugada de sábado (04), na capital pernambucana, onde estava internado, e manifesta sua solidariedade à família enlutada. Marusan parte deixando muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade.

O corpo será velado neste sábado na funerária Padre Cícero, em Garanhuns.

Walfredo Neto e Osman Holanda Cavalcanti


COMIGO: Nosso amigo Marusan era dedicado ao trabalho, parceiro-irmão de Dr. Osman Holanda. Marusan é casado com Fátima (Sassepe) e pai de Gabriel e Bruno, que trabalhou no Studio C, e hoje tem sua própria agência (Br4 Design). 

A 87FM era a segunda casa de Marusan. Também nos jornais, muitos deles só puderam veicular devido o esforço de Marusan em conseguir anunciantes, e buscar informações para estampar as páginas. A comunicação de Garanhuns está de luto, pois está partindo uma pessoa dos bastidores, que foi fundamental para que outros profissionais pudessem aparecer nos microfones ou expor suas opiniões nas páginas de jornais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.