segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

ENQUETE: Você aprova Alexandre de Moraes para Ministro do STF?


Michel Temer indicou o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para a vaga deixada por Teori Zavaski


Você aprova Alexandre de Moraes para Ministro do STF?
Sim. É um homem sério, já mostrou competência e vai julgar com imparcialidade.
Não. Está sendo indicado para abafar os casos que envolvem políticos corruptos.

Novo prefeito de Terezinha busca investimentos para abastecimento d'água

PARCERIA: Danilo Cabral e Matheus Martins são recebidos por Nilton Mota



Ao lado do deputado federal Danilo Cabral, o prefeito de Terezinha, Matheus Martins, esteve na Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária nesta segunda-feira (6). Eles trataram sobre a construção de sistemas simplificados de abastecimento d’água no município. O objetivo é minimizar os efeitos da forte seca que atinge o Estado nas pequenas comunidades rurais. Podem ser beneficiados os sítios Guaribas, Tapera, Bela Vista e Poços.

A Prefeitura de Terezinha concluiu um estudo técnico que indicou a vazão de água nas comunidades indicadas pela gestão municipal. De acordo com o deputado Danilo Cabral, o secretário de Agricultura, Nilton Mota, se comprometeu em enviar uma equipe do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para confirmar a vazão de água. “Caso seja confirmada, será possível começar as obras”, explicou.

Em 12 de janeiro, durante visita do deputado a Terezinha, o prefeito Matheus apresentou a demanda da construção dos sistemas simplificados de abastecimento d’água. Na ocasião, Danilo Cabral se comprometeu a ajudá-lo junto ao Governo do Estado para a realização da obra.

Foto: Josué da Mata

O fim e a herança cultural do Garanhuns Jazz Festival


A prefeitura cancelou o Festival de Jazz no ano passado, informando que era apenas uma suspensão, mas parece que a decisão tem caráter definitivo, como todo mundo suspeitava.

O prefeito Izaías Régis informou que a prefeitura arcará com o Festival Viva Dominguinhos e o Natal Luz, em 2017, e o Festival de Inverno é do Governo do Estado. Assim, acaba também a discussão sobre a participação do município no FIG, principalmente com contratações de artistas nacionais. Em 2015, a prefeitura arcou com alguns cachés no Palco Mestre Dominguinhos, sendo que dois deles, Ana Carolina e Capital Inicial, acabaram no Ministério Público sob alegação de superfaturamento.

Não há nada que dê esperanças de que o Jazz possa voltar, embora a prefeitura tenha deixado claro em suas notas que era somente uma suspensão. O fim do Jazz deixa centenas de artistas sem palco e o município sem atividade econômica no período.

GARANHUNS JAZZ FESTIVAL

Era um evento relativamente de baixo custo e de grande resultado para o Trade turístico, além da repercussão positiva na mídia e resultado cultural. O Jazz proporcionou momentos de interação artística nunca vistos em Garanhuns, e ainda colhe resultados, como o Cláudio Lins, por exemplo.



"Artista garanhuense monta show solo de blues, abordando clássicos do estilo, instrumentais autorais e versões "bluseiras" de consagrados artistas nacionais. Tudo embalado na voz, violão e violão slide de Claudio Lins..

A apresentação acima está na página do artista garanhuense, apaixonado pelo Blues! Feito Cláudio, podemos citar tantos outros, órfãos do Jazz Festival, evento que fazia parte da atmosfera da cidade, como alternativa ao carnaval momesco do estado.

É claro que a gente torce que Cláudio tenha vários palcos para mostrar seu trabalho, mas imagina em um Festival de Jazz and Blues!! E em casa. Curtem o blues, contate o artista:

Face do Cláudio: https://www.facebook.com/ClaudioLins13?ref=ts&fref=ts

GARANHUNS: Atual vice-prefeito pediu construção de Terminal de Passageiros Regional



Haroldo Vicente, atual vice-prefeito de Garanhuns, foi vereador na legislatura passada, quando apresentou o requerimento na Câmara Municipal endereçado ao Chefe do Poder Executivo de Garanhuns, Izaías Régis, para a construção do Terminal de Transporte Alternativo em Garanhuns.

Em sua argumentação, o parlamentar afirmava a necessidade por ser uma cidade polo.  "Pessoas de mais de 20 municípios tomam a “Cidade das Flores” como rota para compras, consultas médicas, etc... Diariamente, Garanhuns recebe centenas de pessoas e, com a escassez no transporte rodoviário da região, a maioria desses visitantes fazem opção pelo meio alternativo de transporte." - afirmava no documento.

¨As lotações favorecem grande parte da população e a falta de uma regularização das paradas trazem enormes transtornos aos moradores da nossa cidade, que sofrem com congestionamentos no trânsito causados pelos embarques e desembarques. Esta obra é uma necessidade para Garanhuns e região, pois garantirá organização e espaços adequados para todos os usuários e profissionais do transporte Alternativo¨, ressaltava o vereador Haroldo Vicente.

FISCALIZAÇÃO E MULTA

No início deste ano, a prefeitura proibiu que as vans do transporte alternativo regional deixasse ou pegasse passageiros fora do terminal de cada município, impedindo que usuários dos hospitais, faculdades ou comércio descessem de frente aos seus destinos. A medida, segundo a prefeitura, atende exigência do Ministério Público, devido uma Lei Municipal, que autoriza apenas o transporte municipal com os veículos autorizados a este fim. As multas iniciariam a ser aplicadas em 1º de fevereiro...

A repercussão negativa, junto a pressão das redes sociais e dos prefeitos da região, em reunião da Codeam, levaram a prefeitura de Garanhuns, e o prefeito em exercício Haroldo Vicente, a suspender a fiscalização, até decisão do prefeito Izaías Régis, que estava viajando. Contudo, o prefeito retornou desde a semana passada, e nenhuma medida foi tomada, portanto, continua a suspensão da proibição.

Izaías teria viajado autorizando que iniciasse a fiscalização, em sua ausência no município. E contactado, autorizou a suspensão, deixando para resolver quando retornasse.

Resta saber agora como vai ficar. Se continua a suspensão, e a prefeitura não atende o Ministério Público. Se volta a fiscalização ostensiva com multas de R$ 130 a quem for flagrado embarcando ou desembarcando passageiros fora do ponto final. E ainda, se o requerimento do ex-vereador Haroldo Vicente, de 2013, será atendido, e o Terminal será construído.

GRATUITO: Abertas inscrições para seleção de Curso Técnico em Agronegócio do Senar em PE

A capacitação gratuita disponibiliza 40 vagas para formação em um mercado considerado carro-chefe da economia brasileira

Estão abertas até o próximo dia 13 de fevereiro as inscrições para a nova seleção do Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Pernambuco (Senar/PE). Para o Estado são oferecidas 40 vagas no polo de apoio presencial da Rede e-Tec Brasil no Senar, localizado no Sindicato Rural do município de Parnamirim. As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico http://www.senar.org.br/etec/, onde os interessados poderão ter acesso ao edital da seleção. E as provas seletivas acontecem entre os dias 11 e 15 de fevereiro, em Parnamirim.

Com o total de 1.230 horas, realizado em parceria com o Ministério da Educação, o curso oferece formação técnica de nível médio e foi especialmente desenvolvido com foco na população rural. Para facilitar o acesso de quem vive no campo, além de ser gratuito, tem 80% da sua carga horária na modalidade a distância. Os conteúdos são disponibilizados na internet e reforçados pelas videoaulas e pelo material impresso. Os 20% restantes da carga horária são reservados para aulas teóricas, atividades práticas em campo e avaliações no polo onde o aluno está inscrito.

Para se inscrever, o candidato já deve ter concluído o Ensino Médio e estar preparado, porque a concorrência não é pequena. No último processo seletivo, realizado em agosto último, cada vaga foi disputada por 5,6 candidatos. E como o nível de concorrência depende do local das inscrições, há polos em que a disputa ultrapassou 15 candidatos por vaga. Ao fazer a inscrição, o candidato deve lembrar de optar pelo polo que pretende frequentar. O supervisor de Treinamentos do Senar/PE, Adriano Pontes, ressalta que as inscrições devem ser realizadas 48h antes da prova.

Qualidade estimula a concorrência

Criada em 2014, quando o Senar passou a integrar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do MEC, lançando seu Curso Técnico em Agronegócio, a Rede e-Tec Brasil no Senar já conta com 73 polos de apoio espalhados por 23 estados de Norte a Sul. Seus alunos são unanimes ao apontar dois principais fatores para a alta concorrência às vagas. O primeiro, o amplo mercado de trabalho na área, em franco crescimento. O segundo, a boa qualidade do ensino.

Consultora empresarial especializada em Turismo e Hotelaria, Manuela Gomes (29), se prepara para dar uma guinada na carreira. Graças a capacitação, hoje, ela vê no agronegócio novas possibilidades de atuação através das pluriatividades associadas ao Turismo Rural, com a proliferação de hotéis-fazenda, spas, pousadas e casas de segunda residência, no Agreste pernambucano. “O curso é inovador, me fez descobrir no empreendedorismo um campo de atuação vasto e moderno. Além disso, a flexibilidade de horários e a credibilidade dos tutores do Senar fazem esse curso primordial para minha evolução profissional”, destacou a participante.

Para mais informações sobre o processo seletivo e a Rede e-Tec Brasil no Senar, 
ligue: 0800-642 0999.

SÃO JOÃO: Ministério Público recomenda que prefeitura não realize carnaval


São João tem um dos maiores carnavais do Agreste Pernambucano

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu mais duas recomendações para que os prefeitos de São João (José Genaldi Ferreira Zumba) e Primavera (Dayse Juliana dos Santos) não realizem gastos públicos com festividades de Carnaval enquanto houver débitos municipais, bem como a crise financeira e fiscal decorrentes da redução dos repasses do fundo de Participação dos Municípios.

Para os promotores de Justiça Elson Ribeiro (Primavera) e Ana Taffarel (São João), a realização de gastos pelo gestor municipal com eventos festivos (comemorativos, carnavalescos, juninos etc), com folha salarial dos servidores efetivos ou não, no todo ou em parte, atrasada, ou fornecedores em atraso, caracteriza violação ao princípio da moralidade administrativa, conforme artigo 37, da Constituição Federal, e prejuízo ao erário.

O MPPE recomenda que os gestores municipais priorizem os gastos públicos em áreas prioritárias e essenciais, como saúde, educação, manutenção de serviços básicos destinados à população, bem como pagamentos de salários atrasados, entre outros.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.