quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Ministério do Trabalho interdita Matadouro Público de São João

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Caruaru, Agreste de Pernambuco, interditou na manhã desta quinta-feira (09/02) o Matadouro Público de São João, também no Agreste. De acordo com o MTE, as atividades foram paralisadas porque o local não apresenta condições de trabalho e oferece riscos de acidentes.

O G1 tentou entrar em contato com a prefeitura de São João, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. Segundo o MTE, o matadouro só voltará a funcionar após nova vistoria, desde que o município faça as adequações necessárias.

Ainda segundo informações do MTE, o curral não possui passarelas ou plataformas - expondo os trabalhadores a riscos de acidentes - não há fornecimento de Equipamento de Proteção Individual (EPI), e também não exite isolamento no local de trabalho.

Comissão que vai analisar Reforma da Previdência já funciona na Câmara. Deputado quer evitar rolo compressor do Governo Temer

Danilo Cabral defende participação da sociedade no debate da Reforma da Previdência, e não aceita o rolo compressor do Governo para aprovar a qualquer preço, passando como um trator pelo Congresso




Com a instalação da Comissão Especial, nesta quinta-feira (9), que analisará a reforma da Previdência, o deputado Danilo Cabral (PSB-PE) reforça a necessidade de garantir um amplo debate do Congresso Nacional sobre a matéria. Em discurso, proferido no Plenário, ele lembrou que o PSB alertou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a importância do diálogo e do envolvimento de toda a sociedade na discussão. 

"Não podemos aceitar, como já vivenciamos num passado recente, que sejamos tratorados nessa Casa. Esse debate, pela sua relevância, precisa ser feito amplamente pelo conjunto da sociedade brasileira”, declarou Danilo Cabral. 

Rodrigo Maia assinou o ato da criação da Comissão Especial, que já foi lido no Plenário, no início desta semana. Vencida esta etapa, o colegiado será instalado na manhã desta quinta para, em seguida, ocorrer a indicação de seus 36 integrantes titulares. O presidente e o relator da Comissão serão os deputados Carlos Marum (PMDB-MS) e Arthur Maia (PPS-BA), respectivamente.

A Comissão Especial que analisará a Reforma Trabalhista também será instalada nesta quinta-feira. O relator será Rogério Marinho (PSDB-RN), mas o presidente ainda não foi anunciado.

O apoio do PSB, sétima bancada da Câmara, com 34 parlamentares, à candidatura de Maia à Presidência da Casa foi dado depois que o democrata assumiu o compromisso de que as reformas previdenciária e trabalhistas sejam amplamente discutidas. “Nós reconhecemos a necessidade de aperfeiçoamento desses dois sistemas, pelos desequilíbrios existentes, mas precisamos garantir a manutenção das conquistas sociais da população”, afirmou Danilo.

Michel Temer terá mais dor de cabeça com Humberto Costa

Senador pernambucano é o novo líder da oposição ao Governo Temer


A bancada do PT no Senado elegeu, nesta quarta-feira (8), o senador Humberto Costa (PE) como novo líder da oposição ao governo do presidente não eleito Michel Temer (PMDB). A senadora Gleisi Hoffmann (PR) foi escolhida para liderar o partido, em substituição a Humberto. A legenda tem a terceira maior bancada da Casa e é a maior da oposição, com 10 parlamentares. 

Humberto - que havia sido líder do PT no Senado em 2011, 2014, 2015 e 2016, ano em que dividiu o cargo com o de líder do governo Dilma Rousseff - estará à frente dos trabalhos do chamado Bloco da Minoria, encabeçado pelo maior partido de oposição ao governo. O pernambucano vai substituir Lindbergh Farias (PT-RJ), que ocupou a vaga em 2016. 

“Teremos um ano muito difícil pela frente e vamos batalhar para derrubar essas reformas absurdas propostas pelos golpistas, como a trabalhista e a da Previdência Social. Além disso, vamos nos unir para combater esse crescente conservadorismo no Congresso Nacional, repleto de pautas retrógradas que atentam frontalmente contra o povo brasileiro”, resumiu Humberto. 

Os petistas, agora, irão se reunir com o presidente do Senado, Eunício de Oliveira (PMDB-CE), e demais lideranças da Casa para definir a montagem das comissões permanentes. Como terceira maior bancada, o PT pleiteia presidir um colegiado considerado de primeiro escalão, em respeito ao critério da proporcionalidade.

Informações sobre o Concurso Público para Agente Penitenciário de Pernambuco



O secretário-executivo de Ressocialização do Governo do Estado, Cícero Rodrigues, e os diretores do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora, assinaram, nesta quinta (09/02), o contrato para a realização do Concurso Público para agentes de segurança penitenciária. Estiveram presentes na solenidade de assinatura, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e o promotor da Vara de Execuções Penais, Marcellus Ugiette. 

O Concurso Público oferecerá 200 vagas de nível superior que serão distribuídas nas unidades de todo o Estado, de acordo com a necessidade de cada uma. O edital deverá ser publicado nos próximos dias. 

Em 2016, 200 assistentes de ressocialização e outros 181 profissionais de nível superior fortaleceram o quadro do sistema penitenciário através de uma seleção pública simplificada.

Estudante de Garanhuns é destaque nacional por nota na redação do Enem


O estudante José Wallysson de Barros Canuto, 19 anos, de Garanhuns, foi um dos destaques nacionais na redação do Enem, com 920 pontos, admitindo uma preparação de apenas três meses. Wallysson é dos destaques do Guia do Estudante, publicação de circulação nacional, justamente na matéria sobre dicas para uma boa redação.

Ele conta que não há fórmula: “Pude comprovar que não existe nada que venha sem esforço e sem muita determinação. A fórmula é apenas conhecer a estrutura da redação do Enem e praticar, escrever muitos textos e ficar atento ao que é preciso melhorar, nada mais”, conta o estudante, que quer fazer Medicina.

Para conferir a matéria completa:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.