sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Oficinas gratuitas no Sebrae Garanhuns



O Sebrae Garanhuns realiza, entre os dias 13 e 17 deste mês, uma semana de oficinas gratuitas, com temas como planejamento e formação de preço, que acontecerão na sede do Sebrae, sempre das 18h às 22h.

Na segunda-feira (13), os participantes terão noções de planejamento; na terça-feira (14), a oficina vai abordar a necessidade de utilizar informações na web; já na quarta-feira (15), o foco será o crescimento das empresas por meio da tomada de decisões e a mudança de patamar do negócio; na quinta-feira (16), a aula possibilitará noções de formação de preço e sua influência para o equilíbrio e geração de lucro do negócio; encerrando as oficinas, na sexta-feira (17), o tema será o controle do dinheiro.

As inscrições para participar das oficinas estão abertas e devem ser feitas na Unidade Agreste Meridional.

Governador de Pernambuco quer destravar TransNordestina

Governador se mostrou otimista com encontro, realizado nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, que contou com representantes do Governo Federal, gestores do Ceará e do Piauí para a conclusão da ferrovia

Reunião em Brasília debate investimentos na Rodovia TransNordestina


O governador Paulo Câmara participou na quarta-feira (08.02), no Palácio do Planalto, em Brasília, de ampla reunião sobre a possibilidade de destravamento da Ferrovia Transnordestina. Durante a reunião, Paulo, os ministros Eliseu Padinha (Casa Civil) e Maurício Quintella (Transportes, Portos e Aviação), os governadores Wellington Dias (Piauí) e Camilo Santana (Ceará), além do parceiro privado da intervenção avaliaram medidas que podem ser implementadas para desfazer os obstáculos para o prosseguimento das obras da via férrea. "Eu acho que demos um passo importante, a partir do momento em que todas as partes sentaram à mesa para iniciar um processo de busca de alternativas, de destravamento dos gargalos com uma obra que é fundamental, estruturante para três Estados do Nordeste e que servirá também para toda a região", destacou Câmara. 

Na reunião, os participantes acertaram que uma das primeiras ações do grupo será procurar o Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir o cumprimento de todas as etapas necessárias para a retomada da obras. "Vamos todos - os governadores, o Governo Federal e o parceiro privado - ao TCU dar os esclarecimentos necessários, solicitar que haja uma priorização nessa análise. E, ao mesmo tempo, vamos viabilizar o que for necessário no aspecto estrutural, no âmbito dos governos dos Estados, e buscar, tanto com a União quanto com o parceiro privado, que não haja mais nenhum tipo de entrave, nem de falta de recursos financeiros, para que essa obra seja concluída", destacou o gestor pernambucano. 

INVESTIMENTOS

Paulo explicou que já há uma garantia de R$ 300 milhões, por parte do FINOR (Fundo de Investimentos do Nordeste), e mais R$ 130 milhões, do OGU (Orçamento Geral da União) para a conclusão da Ferrovia Transnordestina. "E há, ao mesmo tempo, um acordo entre o parceiro privado e o Governo Federal para que, em todo o andamento da obra, seja disponibilizado 50% de parte de cada item deste. Então, isso dá uma engenharia necessária para a finalização da obra", detalhou.

A conclusão da Transnordestina, de acordo com Paulo, acena para o fortalecimento da economia nordestina, possibilitando benefícios à população. "Em um momento de crise como esse, no qual precisamos gerar emprego, precisamos gerar negócios, precisamos fazer com que o desenvolvimento da Região Nordeste seja uma prioridade, no âmbito das obras federais. A gente tem que colocar a importância da finalização dela, da geração de emprego. E para que a gente tenha, em um futuro próximo, condições de escoar muita produção . Produção que, pelo Porto de Suape, pode alcançar todo o mundo e pode alcançar todo o Brasil", salientou. 

O esforço que cada parte integrante deste debate precisa imprimir para resolver a questão da ferrovia também foi apontado como primordial pelo governador para a sequência da Transnordestina. "A gente tem que trabalhar, como gestor público, para que as obras inacabadas sejam finalizadas. Porque ela tem serventia, ela é fundamental para o desenvolvimento de Pernambuco e do Nordeste, e ela tem um olhar para o futuro. Então, obras como essa é que a gente quer priorizar, quer cobrar. E eu, como governador de Pernambuco, não vou me omitir em buscar soluções necessárias, tanto das concessões como também junto ao Governo Federal", enfatizou. 

"Uma obra que liga Eliseu Martins (no Piauí) até o Porto de Suape, passando por Trindade, Salgueiro, pelo Sertão e Agreste pernambucano. São mais de 1,2 mil quilômetros, então isso mostra claramente que precisa-se de uma ênfase, precisa-se de uma resolutividade. Ela é uma obra, hoje, parada, que já tem um avanço físico de mais de 50% e que agora precisa ser concluída", destacou o governador de Pernambuco. 

Fotos: Humberto Pradera/Divulgação

Oposição vai pedir retirada de caráter de urgência de proposta de governo para os militares

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) recebeu, nesta quinta-feira (9), as associações de policiais e bombeiros militares para discutir o Projeto de Lei Complementar 1166/2017, na tentativa de construir uma alternativa para o entendimento entre a categoria e o Governo do Estado. A ideia, segundo os parlamentares da bancada, é tentar convencer a Base governista e o próprio Governo a retirar o caráter de urgência do projeto.

Segundo o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição, como os efeitos financeiros do projeto só serão efetivos na folha de abril, paga em maio, há tempo para promover o bom debate sobre o projeto e construir uma proposta alternativa. 

Aos parlamentares, as associações classificaram a proposta como a pior já apresentada à categoria. Segundo os representantes da categoria, o Governo está promovendo um verdadeiro jogo de números, que tenta confundir aos deputados e a toda a sociedade. Estiveram presentes ao encontro, a Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), Associação de Militares do Estado de Pernambuco (AME-PE) e Associação de Praças Policiais, Bombeiros Militares de Pernambuco (Aspra-PE) e Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares de Pernambuco (COPE).

Ao final do encontro, que também teve a participação dos deputados Joel da Harpa (PTN), vice-líder da Oposição, Edilson Silva (PSOL), Augusto César (PTB), Paulinho Tomé (PT), Socorro Pimentel (PSL) e Teresa Leitão (PT), a categoria ficou de encaminhar à Bancada de Oposição um estudo sobre o real impacto financeiro da proposta do Governo, para subsidiar o debate na Assembleia Legislativa.

Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega a Garanhuns

Dom Paulo, ao centro, com a Imagem de Nsa. Senhora Aparecida

Na manhã da quarta-feira (8), a Diocese de Garanhuns acompanhou a Santa Missa, transmitida pela TV Aparecida, presidida por Dom Paulo Jackson, Bispo de Garanhuns. Ao final da celebração, o padre Rodrigo Arnoso, representante do Reitor da Basílica Nacional, padre João Batista, entregou a imagem de Nossa Senhora Aparecida ao bispo diocesano e, em seguida fez o envio para a Diocese.

O clero está em Retiro desde segunda-feira e tudo já preparado para que, no Ano Mariano, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem, a Diocese de Garanhuns receba a imagem peregrina que vai a todas as paróquias.

Na homilia, dom Paulo falou sobre o rosto bondoso de Deus, que nos ama e nos coloca limites para que não nos percamos no pecado e, ao final, disse que Maria Santíssima é modelo para todos os cristãos, pois ela ouviu e viveu na obediência a Palavra do Senhor.

A missa começou às 8h, horário de Garanhuns, e as fotos nas redes sociais sinalizam que foi grande a audiência, bem como a alegria de ver todo o Clero Diocesano no Presbitério-Altar do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no Ano Mariano.

A volta de todos está programada para este sábado, quando também será iniciada a peregrinação Mariana por toda a Diocese de Garanhuns, dentro da preparação para o Centenário em 2018.

Pascom Garanhuns

GARANHUNS E PETROLINA Regiões de Laticínios e Vitinicultura terão Plano de Melhoria de Competividade



A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo de Pernambuco realizou nesta quinta-feira (09/02) a primeira reunião de trabalho com os representantes das empresas Plena e Projetec, consórcio responsável pela elaboração do Plano de Melhoria da Competitividade (PMC) dos APLs de Laticínios e Vitivinicultura. O prazo para conclusão dos trabalhos será de quatro meses com a apresentação, por parte do consórcio vencedor da licitação, de diagnóstico, indicadores, linhas de base e ações voltadas para inovações nos setores econômicos envolvidos.

“O PMC, construído com a participação dos empresários e entidades representativa dos produtores locais, vai sugerir ações concretas e de impacto para os APLs de Laticínios, no Agreste, e Vitivinicultura, no Sertão do São Francisco”, explica Luciana Távora, diretora de Articulação da Secti e gestora do ProAPL. 

A secretária Lúcia Melo presidiu a reunião que contou com a participação do Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Pedro Arraes, do presidente do ITEP, Antônio Vaz, além dos gestores dos APLs de Garanhuns e Petrolina.

O Programa de Produção e Difusão de Inovações a Competividade dos Arranjos Produtivos Locais (ProAPL), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é executado pelo Governo do Estado através da Secti, em parceria com o SEBRAE-PE e o Sistema FIEPE. Tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas envolvidas nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Pernambuco por meio da inovação e do desenvolvimento de um modelo ambiental e socialmente sustentável. 

Fotos: Ailton Pedroza/Secti

Visita de Paulo Câmara e o novo desenho político regional


Marcos Patriota e Paulo Câmara
Acontece, nesta sexta-feira (10), a inauguração da nova sede da Prefeitura de Jupi, e o prefeito Marcos Patriota (DEM) terá um convidado especial, o governador Paulo Câmara (PSB), que anuncia investimentos do estado em seu muncípio. O partido do prefeito está fora do Governo Estadual desde que a Frente Popular resolveu excluir o DEM e o PSDB, quando apresentaram candidaturas a prefeito de Recife, Priscila Krause e Daniel Coelho, respectivamente.

Segundo o jornalista Inaldo Sampaio, a presença de Paulo Câmara em Jupi partiu do convite do prefeito Marcos Patriota, um dos poucos que se elegeram pelo DEM nas últimas eleições. Felipe Porto, em Canhotinho, trocou o DEM pelo PSD, pelo qual se elegeu em outubro.

Marcos Patriota e Rivanda, prefeito e vice
As eleições do ano passado, embora tenha perdido em Garanhuns, foram muito positivas no Agreste Meridional para a Frente Popular e o governador, que viu aliados vencerem em importantes municípios, a exemplo de Brejão, São João, Palmeirina, Bom Conselho, Angelim, Iati, Lagoa do Ouro, entre outros. Em alguns casos, conquistou novos aliados. E ainda consolidou diversos outros municípios, como Lajedo, São Bento do Una, Capoeiras, Correntes, Paranatama, Saloá, ...

Em Jupi, a ex-prefeita Celina Brito é filiada ao PDT e sempre esteve no palanque da Frente Popular.

Aliados do governador: São João, Angelim, Palmeirina, Correntes, Lagoa do Ouro, Brejão, Terezinha, Bom Conselho, Saloá, Paranatama, Iati, Lajedo, São Bento do Una, Jupi, Jucati, Capoeiras, ...

Na oposição a Paulo Câmara: Garanhuns, Canhotinho, Caetés, Águas Belas...

Governador Paulo Câmara em Jupi e Jucati nesta sexta-feira

Governo do Estado investe R$ 6,6 milhões nos municípios de Jupi e Jucati



O governador Paulo Câmara lançará, nesta sexta-feira (10.02), o edital de licitação para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água em Jupi, município localizado no Agreste Meridional de Pernambuco, a partir da cidade de Calçado, na mesma região. Orçada em R$ 630 mil, a obra beneficiará 10 mil pessoas, com prazo para execução de 90 dias após a emissão da ordem de início dos serviços. Na ocasião, o gestor também vai inaugurar o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) em Sítio Mata do Roçadinho, beneficiando mais 370 pessoas, entrega 18 títulos de propriedade aos agricultores da zona rural, além de assinar o termo de adesão aos Programas do Leite e de Aquisição de Alimentos. Por fim, Paulo assinará Ordem de Serviço para a construção da cobertura da quadra da Escola Sebastião Tiago de Oliveira.

Após passagem por Jupi, o chefe do Executivo estadual segue para o município de Jucati, também no Agreste Meridional, para o lançamento do edital de licitação da Complementação do Sistema Adutor a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Garanhuns. O sistema irá atender o município de Jucati e as localidades de São Pedro e Neves. A obra beneficiará 13 mil pernambucanos, com custo estimado de R$ 6 milhões e consiste na implantação de um sistema adutor em regime de gravidade a partir da ETA da cidade de Garanhuns com 31 quilômetros (km) de extensão. A população agrícola da zona rural de Jucati também será beneficiada com a entrega de 20 títulos de propriedade e com investimentos nos Programas do Leite e de Aquisição de Alimentos.

Agenda:

15h – Lança edital de licitação para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água no município de Jupi, inaugura SSAA de Sítio da Mata do Roçadinho, assina de OS para a construção da cobertura da quadra da Escola Sebastião Tiago de Oliveira, entrega título de propriedade a agricultores rurais e assina termo de adesão aos Programa do leite e de Aquisição de Alimentos

Local: Rua Miguel Calado Borba, s/n, Centro - Jupi/PE (Em frente à Prefeitura)

16h20 – Lança edital de licitação para a obra de complementação do Sistema Adutor a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Garanhuns, entrega título de propriedade a agricultores rurais e assina termo de adesão aos Programa do leite e de Aquisição de Alimentos

Local: Av. Rui Barbosa, n. 65, Centro - Jucati/PE (Em frente à Prefeitura)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.