domingo, 12 de março de 2017

De olho em 2018, Lula vem visitar a transposição do Rio São Francisco

O senador Humberto Costa (PT-PE), líder da Oposição no Senado, confirmou para o dia 19 a viagem do ex-presidente Lula à cidade de Monteiro (PB), para visitar a Transposição do Rio São Francisco naquele município. 

A visita é fruto de contatos já mantidos pelo senador com o ex-presidente, em cujo governo o projeto saiu do papel e entrou em fase de execução, sofreu com atrasos, principalmente no governo Dilma e está será entregue em etapas pelo governo Temer.

“Neste momento, em que as águas do Velho Chico chegam a cidades do semiárido de Pernambuco e Paraíba, é preciso fazer justiça aos governos do PT, responsáveis por este sonho de 14 milhões de sertanejos virar realidade”, defende Humberto.

Imagem de arquivo,
O então governador Eduardo Campos e o presidente Lula,
no auge dos investimentos federais em Pernambuco
O líder oposicionista voltou a condenar o que considera “oportunismo” dos políticos que antes condenavam o projeto e o chamavam de “obra inacabada” e que hoje posam de “pais” da Transposição.

A visita tem forte tom político, pois Lula já está em campanha para voltar à presidência em 2018, caso consiga se desvencilhar das investigações da Operação Lava-Jato. Humberto, que também foi citado, deve disputar mandato de deputado federal, defendendo o legado dos governos petistas.

ELEIÇÕES 2018: Três blocos políticos planejam disputa para governador e senado em Pernambuco

Na disputa do segundo turno para presidente, todos aqueles que sonham com 2018 estavam no mesmo palanque, com Aécio, exceto Armando Monteiro, que fazia parte da Tropa de Choque de Dilma Rousseff


A eleição para governador de Pernambuco em 2018 é pauta nas redações de blogs, sites e jornais, que trabalham mais diretamente a política do estado. E nas últimas semanas ganhou um ritmo maior, que tende a acelerar daqui pra frente.

Reeleição de Paulo

Um bloco eleitoral já está consolidado, é claro, o da situação, para a reeleição do governador Paulo Câmara. O principal aliado é o PMDB de Jarbas e Raul Henry, prestigiado na gestão. Uma vaga para o senado (das duas em disputa) seria de Jarbas, e o próprio PSB do governador indicaria o outro nome. A maioria dos partidos no estado acompanharia esta coligação, que fez maioria absoluta na última eleição. Para presidente, ainda não está claro se o partido vai de Aécio, se apoia ou recebe Alckmin ou, de repente, segue Lula. Ou quem sabe ainda, lança candidatura própria. Qualquer decisão, muda o desenho local completamente. Paulo governa com controle das contas, para evitar que Pernambuco quebre, como outros estados mais ricos, entretanto, com a recessão, e a consequente queda na arrecadação, precisou cortar investimentos, e esta questão será o mote para a campanha de 2018.

Oposição

CHOROU: Bruno Araújo deu voto que definiu impeachment de Dilma
O principal posto da oposição já estava ocupado pelo senador Armando Monteiro, ex-ministro, e um dos principais nomes da tropa de choque de Dilma Rousseff. Com o novo governo Temer, Armando fez rapidamente a transição, tornando-se defensor daquele que seus antigos aliados chamam de "golpista". Armando iniciou recentemente aproximação com os ministros Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB), além do ex-governador João Lyra (PSDB). Deste quarteto aí sairia o candidato ao governo e os dois para o senado. O candidato natural para o governo seria Armando, mas há quem prefira Bruno Araújo, que detém a chave de um dos cofres mais ricos da Esplanada dos Ministérios. Armando iria para o senado, para defender sua cadeira. Mendonça foi vice-governador de Jarbas, e depois governador. Podem ambos disputar uma cadeira do senado. Quem sabe o PSB possa abrir mão da disputa do senado, para atrair Mendoncinha ou Bruno Araújo.

Terceiro Bloco

Alguns partidos estão alheios a estas movimentações acima, principalmente o PT de Humberto e João Paulo. O deputado Sílvio Costa (PTdoB) cogita disputar o senado, defendendo o legado do ex-presidente Lula, portanto, em caminho totalmente inverso de Armando Monteiro, mas ainda afastado do atual governo do estado, portanto, um terceiro bloco. A ele poderia se juntar o PDT, de Zé Queiroz e Ciro Gomes, e o PSOL do deputado Edílson Silva, e quem sabe atrair o PCdoB, de Luciana Santos. Todas estas siglas se uniriam para defender a volta de Lula, e apresentariam um nome para o governo estadual. Portanto, o PT não estaria tão isolado assim. PDT e PCdoB fazem parte da Frente Popular. Como Zé Queiroz vislumbra disputar o senado, seria mais fácil romper. Seu filho, Wolney Queiroz, andou conversando com Sílvio Costa. Em outras épocas, com o PT mais forte no estado, a composição seria mais fácil.

Até 2018

Em todos os blocos, a conjuntura nacional tende a aproximar ou dificultar alianças, e aí, só esperando mesmo , e conversando, buscando o que aproxima e deixando o que afasta para mais adiante.

Ministério Público e Governo de Pernambuco debatem Segurança Pública

Francisco Dirceu e Paulo Câmara


A segurança pública em Pernambuco foi o tema central da reunião entre o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu, e o governador Paulo Câmara, ocorrida na tarde desta quinta-feira (9), no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, região central do Recife. Além de questões pontuais envolvendo o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Francisco Dirceu e Câmara discutiram maneiras de enfrentar a criminalidade no Estado, uma das diretrizes mais importantes da atual gestão do MPPE.

Um dos assuntos discutidos foi a renovação e ampliação do termo de cooperação entre o Ministério Público e o Governo do Estado, que cede policiais civis e militares para atuação nos setores de inteligência do MPPE. “Nossa intenção é fortalecer instâncias como o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Núcleo de Inteligência do Ministério Público de Pernambuco (Nimppe). Para isso, será necessária uma cooperação maior e mais intensa”, disse Francisco Dirceu ao governador.

Um outro assunto abordado foi a iniciativa do procurador-geral de Justiça em buscar exemplos de sucesso em outros Estados no que diz respeito ao combate ao crime organizado. Na última segunda-feira (6), Francisco Dirceu esteve em Alagoas, acompanhado de autoridades dos três Poderes do Estado, para conhecer o funcionamento de uma Vara Estadual especializada em crime organizado.

Ao contrário da experiência alagoana, que tem uma atuação mais dedicada ao tráfico de drogas, a ideia discutida pela força-tarefa é implantar em Pernambuco uma Vara com um alcance mais amplo. “Vamos aperfeiçoar o que acharmos interessante em outros locais”, salientou o procurador-geral de Justiça.

Além de soluções para a violência, o procurador-geral de Justiça ainda manifestou a intenção de aperfeiçoar o trabalho desenvolvido no sentido de coibir a sonegação fiscal em Pernambuco. Ex-secretário da Fazenda, o governador elogiou o trabalho do MPPE e prometeu apoio às ações de combate aos crimes fiscais.

Através da UPE, China reforça laços acadêmicos e econômicos com Pernambuco



O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, recebeu esta semana, na última segunda-feira (06/03), comitiva chinesa que veio ao Recife para a inauguração da sede definitiva do seu Instituto Confúcio para ensino do mandarim (chinês) e disseminar a cultura asiática para os pernambucanos.

A equipe, composta pelo vice-presidente do Conselho, Liang Yong, do vice-diretor da divisão de cooperação internacional, Li Hongbing, do diretor de recursos humanos, Dai Hongwei, do diretor geral do escritório de administração, Sun Dianming, e da diretora da escola de estudantes estrangeiros, Zhenhua Huang, todos da Universidade Central de Finanças e Economia da China (CUFE), foi recebida também pelo diretor do instituto pela UPE, Prof. Heldio Villar, pelo novo diretor do Confúcio, Wang Hongliang, pelo Assessor de Relações Internacionais da UPE, Prof. José Guido Corrêa de Araújo, pela Chefe de Gabinete, Profa. Arine Lyra, e o professor e tradutor do instituto, Xu Kerou.

A iniciativa da implantação do instituto na UPE foi autorizada por acordo de cooperação assinado entre o Instituto Confúcio da China (Hanban) e a Universidade e tem o objetivo de apoiar e promover o ensino da língua e cultura chinesa, assim como melhorar a compreensão bilateral e a amizade entre os povos. É primeiro instituto da Região Nordeste e o sétimo do Brasil.

ESCRITÓRIO – O Instituto, entidade sem fins lucrativos com sede central localizada em Pequim, é um órgão ligado ao Ministério da Educação, representado pelo Escritório Nacional da China para o Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e pelo Departamento para Assuntos do Instituto Confúcio, órgão do Conselho Internacional da Língua Chinesa.

Além de incrementar o conhecimento e o diálogo entre os dois países, o projeto possibilita novas formas de cooperação acadêmica e científica, estimulando inclusive a integração econômica, pois o conhecimento mútuo da língua e da cultura cria um ambiente mais favorável para o intercâmbio em todos os campos da atividade humana, inclusive o econômico e empresarial.

Presente em mais de 50 países, nos cinco continentes, a unidade na Unesp é a de número 266, que chegou a São Paulo, em novembro último, como resultado de uma parceria entre a Unesp e a Universidade de Hubei, com a chancela do governo chinês.

Confúcio, ou Kung-Fu-Tze (mestre kong), é uma das figuras históricas chinesas mais conhecidas em todo o mundo. Filósofo moralista e teórico político que viveu entre 551 A.C. – 479 A.C, desenhou uma doutrina – o confucionismo – que ainda hoje exerce forte influência em toda a Ásia oriental.

Seu sistema de governo, criado a partir de uma visão nostálgica das virtudes humanas, busca o bem-estar geral, além de colocar em pauta questões específicas, como o abrandamento das penas. Em sua visão, os critérios para uma vida social harmoniosa estavam ligados a qualidades como o altruísmo, a sabedoria, a cortesia, a integridade, a fidelidade e a justiça.

EDUCAÇÃO: Governo lança concurso cultural sobre a Revolução Pernambucana



Estimular a reflexão sobre o movimento revolucionário de 1817, ocorrido em Pernambuco, é o principal objetivo do concurso cultural que a Secretaria de Educação do Estado (SEE) está promovendo entre os estudantes da rede estadual. “Revolução de 1817: Pernambuco na luta pelos ideais republicanos” é o tema central do certame e as inscrições – gratuitas – já estão abertas e seguem até o dia 26 de maio de 2017.

Podem participar estudantes regularmente matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos – EJA Fundamental (III e IV Fases) e Médio e nos Projetos de Correção de Fluxo das Escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino. O concurso possui duas categorias: vídeo (curta metragem) e redação. As escolas podem inscrever quantos trabalhos desejar, mas cada estudante pode participar apresentando apenas um trabalho na categoria escolhida.

As produções deverão ser encaminhadas, contendo nome completo, nome da escola, nome do professor e o ano que está cursando, para a Secretaria de Educação de Pernambuco, na Avenida Afonso Olindense, 1513 – Bloco D, Gerência de Programas e Projetos Especiais, Várzea, Recife/PE – CEP 50810.000. Todos os trabalhos deverão ser postados, via SEDEX, até o dia 26 de maio de 2017.

O processo de seleção dos trabalhos ocorrerá em etapa única pela Comissão de Seleção Estadual. Doze projetos serão selecionados, sendo 03 (três) dos anos finais do Ensino Fundamental e 03 (três) do Ensino Médio. Haverá premiação para o 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria. A seleção dos trabalhos premiados será realizada entre os dias 29 de maio e 09 de junho, com o resultado final previsto para o dia 12 de junho no site da SEE (www.educacao.pe.gov.br). A cerimônia de premiação acontecerá no auditório da SEE, em data e horários informados posteriormente.

AÇÕES DO BICENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO DE 1817 – Além do concurso cultural, a SEE está realizando outras ações em comemoração ao bicentenário da Revolução de 1817. Um circuito de palestras sobre a temática está sendo realizado nas escolas da rede e o movimento será trabalhado de forma intensa durante todo o ano letivo. Na Biblioteca Pública do Estado (BPE) uma exposição bibliográfica está sendo preparada e entrará em cartaz a partir do dia 13 de março. A exposição contará com 43 documentos sobre o tema e homenageará também o artista plástico Corbiniano Lins, através de murais pintados em azulejos que reproduzem o movimento revolucionário. A SEE lançará ainda um calendário histórico da revolução contendo fotos, bibliografias e curiosidades acerca do tema. 


Fonte: SEE

Instituto oferece aulas de música em Garanhuns




O Instituto Musical AF&J, em Garanhuns, oferece formação do clássico ao popular, com leitura de partituras, leitura rítmica e técnica de tocar de "ouvido". Prepara também os alunos para prestarem vestibulares e concursos na área de música.

O material utilizado pelos instrutores é o mesmo dos conservatórios e faculdades, além de contar com nomes experientes como Adriana Felipe e Joãozinho Souza. 

Para quem está iniciando na música ou quer desenvolver seu dom na área, o Instituto Musical AF&J é uma excelente opção, para amadores e profissionais! 

Dá pra ver que muitos jovens estão buscando a música como aprendizado! É lógico que vale muito a pena investir em cultura e arte!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.