terça-feira, 14 de março de 2017

Pernambuco consegue empréstimo para obras nas áreas de recursos hídricos, mobilidade urbana, estradas e sistema prisional

Paulo e Raul comemoram recursos que vão destravar obras pelo estado


O governador Paulo Câmara viabilizou nesta terça-feira (14/03) com a presidente do BNDES, Maria Sílvia Bastos Marques, a concessão de um empréstimo de R$ 600 milhões, recursos que serão utilizados para a conclusão de obras hídricas, de mobilidade urbana, estradas e do sistema prisional.

"Isso representa o reconhecimento do trabalho que fizemos durante os anos de 2015 e 2016. Esforço reconhecido pelo Governo Federal e também pelo BNDES. Adotamos práticas gerenciais para diminuição das despesas, diminuição da dívida, controle das despesas de pessoal, por exemplo. Esse trabalho permitiu manter investimentos em áreas estratégicas e agora conseguir esse dinheiro novo. Recursos importantes que vão ajudar a concluir obras e, o mais importante, gerar emprego e renda, movimentando a nossa economia", disse o governador Paulo Câmara.

A presidente Maria Sílvia elogiou a decisão do governador Paulo Câmara em dar prioridade à finalização das obras em andamento. Participaram da reunião o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry, o secretário de Planejamento, Márcio Stefanni, e o chefe de Gabinete do Governo, João Campos.

Pernambuco se credenciou junto ao Governo Federal e ao BNDES pela boa situação fiscal do Estado, em 2015 e 2016, com medidas que cortaram despesas e melhoraram a qualidade do gasto público. Dessa forma, o Estado foi incluído no Plano de Ajuste Fiscal (PAF), em virtude da nota "B", no ranking de contas públicas estaduais criado pelo Ministério da Fazenda. Quem recebe os conceitos "A" ou "B" tem um risco baixo, o que permite a abertura de novas operações de crédito.

Fotos: Ennio Benning

Giovana Areias concorre ao título de Miss Teen Pernambuco 2017


A garanhuense Giovana Areias Pereira, 16 anos de idade, será a representante do município no Miss Teen Pernambuco 2017. O evento, que acontecerá no Recife, com data e local a serem definidos, reúne as jovens belezas de todas as microrregiões do Estado. No ano passado, Garanhuns ficou entre as 10 finalistas com a participação de Mariana Tâmara Amorim, de 14 anos de idade.

Entre os critérios avaliados pelo júri técnico do concurso estão a desenvoltura, a oratória e plástica facial. No dia da final, as candidatas desfilaram em traje de banho e traje de gala. A ganhadora representará Pernambuco no Miss Teen Brasil, que acontece no mês de outubro, em São Paulo (SP).

“O interesse sempre foi dela, desde a primeira vez que ela participou, ano passado, com a faixa de outro município. Ela sempre foi atrás, gosta desse mundo e a apoio com a condição de se dedicar aos estudos. Acredito ser importante essa participação dos pais”, comenta Ivailde Areias, mãe da candidata.

Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Camila Queiroz – Divulgação


Maciel Melo e Xangai na Bienal do Livro de Garanhuns



Lançamentos de livros, palestras, debates, oficinas, concursos literários e shows para celebrar a literatura, os escritores do Brasil e, em especial, de Pernambuco. Todas estas atividades estão programadas para a III Bienal do Livro do Agreste. O evento acontecerá na Praça Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, dos dias 17 a 21 de maio, das 9h às 21h, e oferecerá dezenas de atividades gratuitas.

O evento é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros - Andelivros, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, e homenageará o jornalista garanhuense Ronildo Maia Leite, falecido em julho de 2009, e a cordelista Edilene Soares.

O escritor Raimundo Carrero é uma das presenças confirmadas no evento. Na ocasião, ele ministrará a oficina de Criação Literária e apresentará os segredos da ficção, através de exercícios e do estudo de escritores clássicos ou consagrados. 

Outra oficina programada é a “Eu, Repórter: a elaboração da notícia pelo cidadão”, a cargo dos jornalistas Sheila Borges e Diego Gouveia. A dupla de professores do Centro Acadêmico do Agreste, da UFPE, ensinará os participantes a produzir notícia conhecendo esse processo e criando um método próprio de apuração e validação da informação.

A Bienal também contará com uma atividade especial para os professores. Uma Jornada Pedagógica integrará a programação do evento, com palestras de capacitação, oficina e entrega de certificado ao final da jornada. Já os alunos da rede pública e particular de Garanhuns participarão de um concurso literário, que premiará os melhores textos com vale-livros.

Entre as atrações musicais agendadas, está o cantor Maciel Melo que fará show e, logo após, participará de sessão de autógrafos do seu livro “A Poeira e a Estrada”, uma autobiografia com lembranças da infância vivida no Sertão.

O cantor Xangai, que recentemente fez dupla com Maciel na novela Velho Chico, também é presença certa na III Bienal do Agreste. Ele fará show apresentando seus maiores sucessos.

Dilma diz que fez grande burrada ao reduzir impostos para empresas

A presidente cassada Dilma Rousseff insistiu nesta segunda-feira 13, em declarar que fez "uma grande burrada" ao reduzir impostos para empresas durante seu mandato. O comentário foi feito em uma reunião fechada com estudantes brasileiros, em Genebra. "A cultura no Brasil é a de que é um absurdo pagar imposto. Mas como faz programa social sem impostos?", questionou durante o encontro no qual o jornal O Estado de S. Paulo participou.

Um dia antes, ela já havia indicado que cometeu um "grande erro" ao promover a desoneração fiscal no País. Em Genebra para participar de debates e seminários, a brasileira foi questionada se era capaz de assumir erros e se estava arrependida de alguma decisão que tomou enquanto foi presidente do Brasil.

"Eu acreditava que, se eu diminuísse impostos, eu teria um aumento de investimentos", disse Dilma. "Eu diminuí. Eu me arrependo disso. No lugar de investir, eles aumentaram a margem de lucro", afirmou.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.