quarta-feira, 19 de abril de 2017

Muda trânsito em parte da Rua São Miguel em Garanhuns



A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) informa à população que um trecho das vias contempladas com o binário Boa Vista – em funcionamento desde o mês passado – passou por alteração. Trata-se do espaço da rua São Miguel, entre o início da rua Carmerinda Vieira e a rotatória da Cohab II. Esse trecho funciona, a partir de agora, como mão dupla para veículos utilitários (carros e vans) e motos. 

As demais indicações de mão única permanecem valendo – tanto na avenida José Leitão quanto na avenida Sul.

Prefeitura de São João pode doar terreno para construção de Hospital Regional do Estado

Ex-vereador Mário Faustino tem buscado terrenos para investimentos do estado

Genaldi Zumba
Parece que o estado resolveu buscar a doação de um terreno para a construção do novo hospital regional. É assim que tem acontecido com as escolas técnicas em todo o estado, quando os municípios doam os terrenos e o estado banca a construção e o restante da estrutura. Esta parceria só não funcionou em Garanhuns, e a ETE será construída em um terreno do estado.

O empresário Severino José Paes, mais conhecido como Mano Imóveis, já teria manifestado a intenção de fazer a doação de um terreno apto a receber o hospital, que receberá o nome de Mestre Dominguinhos. Outro grande grupo empresarial do município também teria se colocado à disposição.

Agora, o ex-vereador Mário Faustino, que tem se movimentado neste sentido, em encontro com o prefeito de São João, Genaldi Zumba, conseguiu a disposição do prefeito em levar o hospital para as margens da PE-177. Genaldi afirmou que ter em sua cidade o hospital regional seria muito importante para a população, e a localização seria de fácil acesso. O território de São João inicia logo após o Monumento Rosa dos Ventos. E tem até um pouco abaixo do quartel do 71 BI Mtz, na rodovia BR-423. "Se o município não tiver o terreno, a gente arruma onde o estado quiser" - Afirmou Genaldi.

Mário Faustino
Mário Faustino disse ao blog que é importante a disposição de vários terrenos para que o estado possa escolher o que mais se adequa ao projeto. Mas Mário tem pensado alto, e em conversa com este blogueiro, já sonha com o Batalhão da Polícia Militar em outro terreno doado, o que diminui muito os custos do investimento.

Pela localização central, o ideal é que o hospital fique em Garanhuns. Mas o município precisa recuperar o diálogo institucional com o estado. 

Danilo Cabral também diz que Reforma Previdenciária não deve ser aprovada



“O movimento de flexibilização de alguns pontos da proposta de Reforma da Previdência não atendeu à expectativa da sociedade”, avalia o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE). O parlamentar participou, na manhã desta terça-feira (18), do café da manhã oferecido pelo presidente Michel Temer para apresentar as mudanças realizadas no texto a fim de tentar aprová-lo na Câmara dos Deputados.

Segundo Danilo Cabral, continua sendo uma proposta muito dura para os trabalhadores. “O governo propõe austeridade para os mais fracos, mas não para os que estão no andar de cima”, critica. Ele cita como exemplos a manutenção da elevação da idade mínima das mulheres para a aposentadoria rural e dos professores, a ausência de mecanismos de cobrança dos grandes devedores do sistema previdenciário e a redução das renúncias fiscais feitas com recursos da seguridade social.

O deputado diz que, pelo que conversou outros parlamentares presentes no encontro, dificilmente o governo obterá os 308 votos necessários para a aprovação da reforma em Plenário.

Danilo Cabral reafirma que não votará a favor da Reforma da Previdência mesmo com as modificações no texto. Desde o início da tramitação do projeto no Congresso, ele tem adotado uma postura crítica, inclusive defendendo que não há déficit no sistema de seguridade social brasileiro, que engloba as áreas de saúde, previdência e assistência social. “Apesar de ter uma visão crítica à proposta, fui escutar o que o presidente Temer, o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) e o relator Arthur Maia tinham a dizer”, justifica.

Foto: Sérgio Francês

Literatura Infantil é incentivada no Colégio Santa Joana D'Arc






Nesta terça-feira, 18 de Abril, Dia do Livro Infantil, todos os alunos do CSJD foram contemplados com o projeto "Maleta Viajante" que tem como objetivo proporcionar e incentivar o hábito da leitura, para que as crianças compreendam de forma divertida, curiosa e prazerosa, como é mágico o mundo da leitura.

Com o projeto "Maleta Viajante" desenvolvemos também a interação familiar que através dos momentos de leituras e conversação sobre as obras, estimulam a criatividade e o desenvolvimento oral e a leitura de mundo.

Esse projeto traz dois pilares essenciais para um crescimento saudável dos nossos alunos: a convivência integrada e significativa com escola e família, assim como a prática de um hábito de leitura liberto de obrigações.


PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS EM GARANHUNS



PALCO PRINCIPAL - VIVA DOMINGUINHOS

Quinta-feira (20)
Mourinha do Forró,
Nádia Maia e Targino Gondim,
Andréa Amorim,
Cezzinha
Dorgival Dantas

Sexta-feira (21)
Genaro,
Os Nonatos,
Alcymar Monteiro
Fulô de Mandacaru.

Sábado (22)
Kiara Ribeiro,
Cantoria Agreste, reúne Genaro, João Netto, Marcelo Melo e Sérgio Andrade.
Flávio José
Falamansa.

Palco Canta Dominguinhos

Sexta-feira (21): Valdir Marino, Os Coroas do Forró, Forró do Xeeh, Orquestra Sanfônica, Quero Xote, Juliano do Acordeon, Verônica, Nando Azevedo e Amanda Back. Sábado (22): Ivan Maceió, Mateus Cordeiro e Deivinho, Rogério e Os Cabras, Michelly dos Anjos, Forró Pesado de Garanhuns, Banda Seu Januário, André Macambira, Andrezza Formiga e Roberto Cruz.

Eudson Catão defende Governo e critica deputados de oposição em Garanhuns


Caro Magno,

Como ex-prefeito e ex-presidente da Codeam, quando representava mais de 40 municípios, conheço de perto as dificuldades de nosso Agreste e, por isto, fico à vontade para tecer comentários sobre a visita dos deputados da oposição à Garanhuns, hoje.

Ouvi, durante as entrevistas, críticas generalizadas e de cunho eleitoral, de quem não sabia o que falava. Criticaram o Hospital Dom Moura, que só dispunha de uma ambulância. O Estado já está em processo de licitação para adquirir mais uma ambulância, mas cabe aos municípios parceiros, dispor destes veículos para atenderem seus munícipes.

Encontraram 60 leitos ocupados, reclamaram da falta de ar-condicionado, e outras críticas pontuais. Nada bombástico, como torciam encontrar. Posso afirmar que não tocaram no principal ponto, o Hospital Regional está no seu máximo, saturado pela demanda que Garanhuns não atende, pois não dispõe de um Hospital Municipal. Como o prefeito é da oposição, não tocaram no assunto.

A UPA 24h, que está em construção há dois anos pela Prefeitura, não tem previsão de inauguração, talvez esteja esperando a proximidade de uma eleição. Seria bom os deputados visitarem e cobrarem o funcionamento, pois o atendimento das emergências na UPA daria grande apoio ao Hospital Dom Moura. Os deputados não mostraram o que já fizeram por Garanhuns, e o prefeito não perguntou, certamente para não os constranger.

Paulo Câmara tem sido um guerreiro. Pegou a maior crise institucional e econômica do país dos últimos 30 ou 40 anos, somadas à queda na arrecadação devido à recessão e ainda a crise hídrica, a seca, que tem causado grandes transtornos e prejuízos urbanos e rurais, por isto tem trabalhado incansavelmente para a conclusão da Adutora do Agreste.

Mesmo com a crise, Paulo deixou mais de R$ 110 milhões de investimentos para o Agreste Meridional, em sua passagem por Garanhuns, no seminário Pernambuco em Ação, que vai permitir conclusão de obras, estradas e escolas, como a futura Escola Técnica Estadual.

O momento de crise exige responsabilidades e sabemos que se Pernambuco continua de pé, deve muito ao governador, que preferiu ter sua imagem ligada ao controle do estado e à estabilidade fiscal, que ao descontrole e investimentos que não poderia honrar. Acreditamos neste novo momento, com a retomada econômica que todos nós queremos, como já está acontecendo na segurança, por exemplo, com quase 5 mil novos policiais, equipamentos e viaturas, que vão possibilitar uma melhora significativa no combate à criminalidade.

Pernambuco segue em frente, honrando seus compromissos e viabilizando investimentos.

Eudson Catão
Ex-Presidente da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional

Tadeu Alencar afirma que Reforma da Previdência não tem apoio da sociedade e dificilmente será aprovada



O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) saiu do café da manhã em que a proposta de Reforma da Previdência (PEC 287) foi reapresentada, no Palácio da Alvorada, convicto de que, da forma como permanece, ela não receberá o apoio da sociedade e dificilmente será aprovada no Congresso Nacional. O parlamentar mantém o posicionamento contrário ao texto da reforma.

Para Tadeu, apesar de ter evoluído em pontos importantes, o Governo Federal comprometeu a reforma desde o primeiro momento, quando tentou impor medidas duras sem o devido debate com a sociedade. “Esta proposta já nasceu contaminada pela ausência de diálogo do governo e pelas tentativas do Palácio do Planalto em apressar a sua votação. Isto criou um ambiente negativo para a tramitação”, afirmou o parlamentar.

Tadeu avalia que os ajustes incorporados recentemente pelo relator da proposta, deputado Arthur Maia (PPS-BA), ainda que meritórios, não são capazes de atender aos anseios da população, que desde o início enxergou na PEC 287 uma forma de comprometer direitos sociais. “No nosso entendimento, a proposta deveria ser retirada e reapresentada, com os devidos aperfeiçoamentos, abrindo-se um amplo debate, uma construção coletiva. Por isto, da forma como está, seja pelo procedimento, seja pelo mérito, não receberá nosso apoio”, reforçou.

O parlamentar reconhece que o texto apresentado no café da manhã tem avanços, como a diminuição da idade mínima de 62 anos para as mulheres e o novo tratamento, embora insuficiente, a policiais e professores, e a redução do tempo de contribuição para a aposentadoria integral, de 49 para 40 anos, mas aponta que medidas importantes deixaram de ser contempladas, como a estratificação da idade mínima para a aposentadoria, segundo a média de expectativa de vida das regiões do País.

Crédito da foto: Sérgio Francês/Câmara dos Deputados

BANCÁRIOS TAMBÉM VÃO PARAR NA GREVE GERAL



Após assembleia realizada na noite desta terça-feira (18), no bairro da Boa Vista, área central do Recife, os bancários de Pernambuco decidiram que vão participar da greve geral que ocorrerá em todo o País no próximo dia 28.  A pauta é o conjunto de reformas que estão prejudicando os trabalhadores, além de apoiar o curso das investigações da Operação Lava-Jato.

Várias categorias, através de seus sindicatos, estão decidindo paralisar os trabalhos no dia 28. Nesta quarta-feira, os metroviários e os servidores da UPE, no Recife, também vão reunir seus filiados. Não temos informação se as categorias organizadas de Garanhuns, principalmente às ligadas ao serviço público, que têm mais facilidade de parar, vão se manifestar também no dia 28, sexta-feira.

Para saber mais.. Jornal do Commercio

GREVE GERAL DIA 28 DE ABRIL - Trabalhadores contra as reformas do Governo Temer!



As principais centrais sindicais brasileiras decidiram convocar uma Greve Geral para o dia 28 de Abril. A pauta de lutas é contra as reformas da Previdência, Trabalhista e o projeto de Terceirização aprovado pela Câmara dos Deputados.

As reformas propostas pelo Governo Federal são consideradas um desmonte do sistema previdenciário e da Consolidação das Leis Trabalhistas. Assinam o documento os presidentes de nove centrais sindicais, incluindo Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB) e, inclusive, a Força Sindical.

De acordo com Vagner Freitas, presidente da CUT, o único caminho para a mudança é a luta. “O que pode alterar o cenário que vivemos atualmente é o nosso calendário de lutas, e greve geral no dia 28 de abril contra retirada de direitos”.

Freitas defende que “é hora de fazer greve, de a gente conversar na fábrica, na igreja, na escola e mostrar que se não nos mobilizarmos, todos os direitos serão jogados fora”. “Estamos mais fortes hoje do que antes do dia 15 de março. Mas isso não é segurança para nós, o que pode nos garantir é enfrentamento”.

Governo de Pernambuco convoca mais 1.322 aprovados no concurso da PM para curso de formação

Paulo Câmara está investindo em estrutura policial, com novos equipamentos, 
veículos e efetivos para os batalhões



O governador Paulo Câmara determinou a convocação imediata de 1.322 candidatos aprovados no concurso público para Soldados da Polícia Militar de Pernambuco, para matrícula no Curso de Formação e Habilitação de Praças da Polícia Militar. Participam dessa etapa os candidatos aprovados no exame de habilidades e conhecimentos, de aptidão física, avaliação psicológica e julgados aptos nos exames médicos.

Paulo Câmara está investindo na Segurança Pública
Cada candidato deverá apresentar, no período de 02 de maio a 02 de junho de 2017, a documentação prevista no Edital e protocolá-la no Campus de Ensino Mata, localizado na BR 408, Km 76,5, Paudalho/ PE, das 08 às 12 horas, que será analisada para confirmação das matrículas e início do curso de formação. 

O chamamento foi publicado nesta terça-feira, 18 de abril, no Diário Oficial (DO), pela portaria conjunta assinada pelos secretários Milton Coelho (SAD) e Ângelo Gioia (SDS). Também consta a lista completa dos convocados, que pode ser conferida através do link: 


Após a conclusão do curso na Academia de Paudalho, os novos policiais militares entrarão em serviço até dezembro deste ano.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.