sexta-feira, 12 de maio de 2017

Oficinas gratuitas na III Bienal do Livro do Agreste

 


Um dos focos principais da III Bienal do Livro do Agreste, que acontece entre os dias 17 e 21 de maio, na Praça Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, é a capacitação. Estão programadas duas oficinas gratuitas. A oficina de Criação Literária será ministrada por Raimundo Carrero, nos dias 18 e 19, a partir das 10h. O escritor vai apresentar os segredos da ficção, através de exercícios e do estudo de escritores clássicos ou consagrados.

Já a oficina “Eu, Repórter: a elaboração da notícia pelo cidadão” acontece no dia 18, às 10h, e ficará a cargo dos jornalistas Sheila Borges e Diego Gouveia. A dupla ensinará os participantes a produzir notícia conhecendo esse processo e criando um método próprio de apuração e validação da informação.

A III Bienal do Livro do Agreste é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros, com apoio da Prefeitura de Garanhuns. Além das oficinas, a Bienal conta com palestras, lançamentos de livros, contações de histórias e shows inteiramente gratuitos e abertos ao público.

A intenção é dar à Bienal um caráter regional, atraindo moradores de cidades vizinhas. “É muito importante que tenhamos tido a oportunidade e os meios necessários para fazer da Bienal um evento à altura que Garanhuns merece”, destacou o diretor de feiras da Andelivros, Alventino Lima.

Serviço:
III Bienal do Livro do Agreste
Data: 17 a 21 de maio
Horário: 9h às 21h
Local: Praça Mestre Dominguinhos
Valor: Gratuito

Parabéns à Rádio FM Sete Colinas pelo seus 33 anos



33 Anos de uma história de amor pelo Agreste e de serviços prestados à população tem que ser enaltecida e celebrada. Em nome de todos os seus profissionais e da família Amaral, queremos externar nossos agradecimentos e parabenizar por esta importante data para todos nós!

Maria Almeida Rocha
Colégio Santa Joana D'Arc

SUAPE DEVE VOLTAR PARA PERNAMBUCO

Paulo Câmara recebe ministro Moreira Franco no Palácio do Campo das Princesas



O governador Paulo Câmara recebeu, nesta quinta-feira (11.05), no Palácio do Campo das Princesas, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco. No encontro, os gestores conversaram sobre parcerias entre o Governo Federal e o Governo de Pernambuco na área de infraestrutura, entre elas: a volta do controle das atividades do Complexo Industrial Portuário de Suape ao Estado. O presidente Michel Temer volta a Pernambuco ainda neste mês para oficializar a devolução.

Participaram da reunião também o vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; o deputado federal Fernando Monteiro; e o secretário estadual da Casa Civil, Antonio Carlos Figueira.

DR. RAFAEL PEREIRA NO CONGRESSO EM DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM - Saiba Mais!



O Dr. Rafael Pereira, tem um convite especial para você. Ele estará conosco, participando como palestrante e contribuindo para a mediação dos temas relacionados as dificuldades de aprendizagem e os distúrbios neurológicos.


Informações e inscrições no site www.espacocasulo.com
Fone (87) 9 96016725 
EMAIL: espacocasulocasulo@gmail.com



PLANEJAMENTO PÚBLICO: Estratégia da UPE para enfrentar a crise: qualidade, integração e participação

Reitor Pedro Falcão, gestão próxima das unidades, com sinceridade, competência e simpatia

Por Murilo Alves
Portal Planejamento Público (http://planejamentopublico.com.br)

Como gerir com eficiência uma instituição pública com mais de 5 mil servidores, entre efetivos e temporários, alocados em um complexo formado por 15 unidades de ensino e três grandes hospitais, distribuídos no Recife e Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares, atendendo a aproximadamente 38.232 alunos entre cursos de graduação, pós-graduação, programas especiais (prevupe, prolinfo, progepe) e ensino fundamental e médio?
NA SALA DE AULA:
Gestão ouve e debate com professores, demais funcionários e estudantes
Fazer gestão é uma das atividades mais complexas que existem na humanidade, não restam dúvidas, ainda mais quando se trata de uma instituição grande e descentralizada, o desafio torna-se consideravelmente maior. Para muitos gestores públicos, o conceito de gerir se resumiria apenas ao ato de sentar e sair dando ordens aleatoriamente. Para outros, gerir é centralizar decisões, fazendo a gestão top-down (de cima para baixo), àquela em que os gestores, fechados em seus gabinetes, definem as diretrizes de forma isolada e as transmitem, “goela abaixo”, a todas as unidades da organização. Outros, até chegam a fazer eventos anuais para passar a ideia de gestão participativa, porém, apenas por uma obrigação institucional, sem efetividade alguma e, o que é pior, em muitos casos acabam obtendo o efeito contrário, gerando frustração, desmotivação e, consequentemente, baixo desempenho e entrega de resultados.

Caminhando na contramão de gestões arcaicas e centralizadoras de outros tempos, a equipe atual da gestão da Universidade de Pernambuco – UPE vem fazendo diferente, quebrando paradigmas e dando exemplo de como buscar mais resultados em tempos de grave crise econômica, contrariando o senso comum de que não se pode fazer nada até que o cenário mude completamente.

Busca contínua por parcerias e receitas para a UPE
Ora, qual seria o papel da gestão, senão o de buscar formas de inovar, melhorar continuamente, buscar oportunidades e trazer mais eficiência e desenvolvimento para a instituição mesmo em tempos de forte crise econômica e escassez de recursos? Nizan Guanaes disse certa vez: “enquanto alguns choram, outros fabricam lenços”. A UPE, me parece, resolveu abrir a sua fábrica de lenços, construiu novas parcerias, desenvolveu mais projetos, vem fortalecendo a cultura por meio da valorização de uma identidade única, buscou inovar e acelerou o ritmo da gestão da universidade.

Capitaneados pelo Reitor, Prof. Pedro Henrique de Barros Falcão, que demonstra ser um verdadeiro líder mobilizador, a cada ano a UPE realiza uma rodada de seminários de integração visitando todas as suas unidades para dialogar com professores, servidores e alunos. Não por uma obrigação institucional, mas como uma prática moderna de fazer gestão, saindo da passividade reativa tradicional das organizações públicas para agressividade proativa na busca por oportunidades de melhoria. Uma prática de gestão que resultará em uma mudança cultural, melhor comunicação e coordenação, melhor integração e participação, trata-se de uma forma cooperativa de fazer gestão que deveria ser adotada por todas as organizações públicas.

A UPE tem como missão: “Contribuir no desenvolvimento de Pernambuco mediante o ensino, a pesquisa e extensão universitária, favorecendo a superação das desigualdades sociais e o exercício pleno da cidadania”. Como cumprir a sua missão institucional sem fortalecer a coordenação e a integração entre as unidades que formam a universidade? Seria impossível pelo simples fato, muitas vezes ignorado, de que toda organização, seja pública ou privada, é um sistema, ou seja, é conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado, se um dos elementos não funciona bem, todos os demais são afetados.

A boa integração dos componentes de um sistema é chamada de sinergia, a alta sinergia permite a organização cumprir a sua missão e entregar resultados acima da média, a baixa sinergia causa o mau funcionamento de todo o sistema, comprometendo os resultados e o cumprimento da missão. A missão institucional de qualquer organização pública só poderá ser cumprida se a gestão, além de conhecer bem como funciona todo o sistema, também criar mecanismos de fortalecimento da sinergia entre todas as suas unidades.

Alinhamento com a vice-reitora, Socorro Cavalcanti
Tive o privilégio de poder acompanhar a realização de dois seminários regionais realizados em Garanhuns e em Caruaru, nos dias 02 e 03 de maio, a percepção foi a melhor possível. A equipe da gestão da UPE demonstra enxergar longe, trabalham focados em projetos estruturantes, adentraram espaços ainda não desbravados e buscam a melhoria da qualidade em todos os aspectos.

Todo o núcleo de gestão da UPE, Reitor, Pro-reitores e Assessores, saindo de suas zonas de conforto, abandonam seus gabinetes na capital do Estado e se transformam em um núcleo itinerante porque acreditam que gestão se faz com presença. Professores, servidores e alunos, todos são convidados para pensar a UPE e verdadeiramente fazer parte do processo de desenvolvimento da Universidade. Durante o seminário, são apresentadas as principais ações desenvolvidas e em andamento na UPE, também são passadas orientações acadêmicas, quanto à política de pessoal entre outras orientações. Todos são instados a perguntar e participar, dúvidas são esclarecidas e problemas são solucionados. Dialogando, estimularam a participação de todos, respondendo afirmações negativas como: “aqui isso nunca dará certo” ou “aqui não podemos fazer isso” com afirmações afirmativas e resolutivas do tipo: “é possível sim, vamos ciar alternativas”, “como vamos fazer?” ou “vamos fazer os projetos e buscar recursos”. Demonstraram que estão 100% abertos a novas ideias, novos projetos e que toda e qualquer ação que venha somar e contribuir para o cumprimento da missão institucional da UPE será, não só ouvida, mas trabalhada.

Apoio do Estado às demandas da Universidade
O foco da gestão da UPE foi deslocado dos problemas para se concentrar nas alternativas de solução, o foco agora é no “COMO” fazer, deixando claro que todos devem buscar soluções, não apenas levantar problemas e dificuldades, ficou clara a orientação de que só é possível avançar se houver bons projetos para, em seguida, concentrar o trabalho na construção da sua viabilidade, buscando a captação de recursos.

Em paralelo, a UPE também trabalha na construção do seu planejamento estratégico em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado – SEPLAG, para fortalecer a visão estratégica da UPE, com a definição de objetivos claros e compartilhados por todos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas que levarão a UPE a um estado de excelência a médio e longo prazos.

Além do Reitor Prof. Pedro Falcão, o time da gestão que vem transformando a UPE é formado pela Vice-reitora, Profa. Socorro Cavalcanti, Pró-reitor de graduação, Prof. Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues, Pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e inovação, Profa. Tereza Cartaxo, a Pró-reitora de desenvolvimento de pessoas, Profa. Vera Gregório, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Prof. Renato Medeiros de Moraes, a Pró-reitor de administração e finanças, Prof. Rivaldo Mendes de Albuquerque, a coordenadora da comissão própria de avaliação da UPE, Profa. Tercina Lustosa, o coordenador do Núcleo de Comunicação e Tecnologia da Informação, Prof. Haroldo Amaral, o presidente da Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos, Prof. Ernani Martins, o Assessor de Relações Internacionais, José Guido Correa de Araújo, o diretor geral do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe), Prof. Roberto Santos, o Assessor, Renan Albino e a equipe de assessoria de imprensa Marília Falcão e Natália Freire.

Confira a publicação original: http://planejamentopublico.com.br/estrategia-da-upe-para-enfrentar-a-crise-qualidade-integracao-e-participacao/

Fotos e suas legendas, deste blogueiro.

Autor: Murilo Alves
Gestor Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco desde 2011. Professor de gestão para resultados, balanced scorecard para administração pública, planejamento estratégico, planejamento estratégico situacional e indicadores de desempenho para a Administração Pública.

BELA MENSAGEM DE AMOR NO DIA DAS MÃES NO CSJD






Os alunos do Colégio Santa Joana D'Arc encantaram o público que esteve na manhã desta quinta-feira (11/05) no quadra poliesportiva do nosso colégio.

Cada turma declarou seu amor de uma forma única e exclusiva para a sua mãe, as estrelas maiores da festa, saíram muito emocionadas.

Os alunos cantaram e encantaram esse momento magnífico em homenagem às suas mães.

Humberto Costa em Bom Conselho e Pedra

Dando continuidade às suas atividades pelo Interior de Pernambuco, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), percorre o Agreste Meridional nesta sexta-feira (12) e sábado (13). O senador visitará os municípios de Bom Conselho e Pedra. Segundo Humberto, a ideia é intensificar as agendas em várias regiões do Estado e alertar a população sobre o risco da perda dos direitos dos trabalhadores.

“A gente está vivendo um momento muito difícil nesse País. Um momento em que um governo que sequer passou pelo crivo das urnas mantém uma ameaça real a conquistas trabalhistas que vêm desde a década de 1940. E isso sem falar na perversidade desta Reforma da Previdência que pune os mais pobres e garante os privilégios os mais ricos”, afirmou Humberto.

Em Bom Conselho, Humberto participa ainda da entrega dos certificados de comunidades quilombolas de duas comunidades: Amargoso e Lagoa Primeira. Ao todo, 180 famílias serão beneficiadas com o documento que garante o acesso a terra e ações de infraestrutura e de qualidade de vida a populações remanescente de quilombos.

O programa Brasil Quilombola foi criado ainda no governo Lula.

TCE multa prefeito de Correntes após denúncias de vereadores

Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

O Tribunal de Contas julgou procedente, em parte, uma denúncia feita por cinco vereadores do município de Correntes, sobre suposta malversação de recursos públicos, envolvendo atos do prefeito, Edmilson Bahia de Lima e da então secretária de Saúde da cidade, Maria Lúcia da Silva Santos, referentes ao exercício financeiro de 2013.

Edimilson da Bahia
Entre as irregularidades listadas na denúncia e apuradas pela equipe técnica da Inspetoria Regional de Garanhuns, estão, o fracionamento de despesas realizadas pela prefeitura e pelo Fundo Municipal de Saúde, burlando o devido processo licitatório; contratação de empresa responsável pelo transporte de estudantes e de trabalhadores da zona rural para sede do município, nos dias de feira livre, com dispensa de licitação e sem obedecer aos requisitos legais previstos em lei; pagamentos a estabelecimentos inexistentes e falta de comprovação de entrega dos produtos e de prestação dos serviços; pagamentos referentes a serviços de assessoria técnica na secretaria de Saúde, sem a devida comprovação da prestação dos serviços, entre outras.

A defesa apresentada pelas partes interessadas não conseguiu explicar as falhas apontadas no relatório de auditoria. 

Diante disso, a relatora do processo (nº 1402056-7), conselheira substituta Alda Magalhães, decidiu pela procedência, em parte, da denúncia, imputando débito no valor total de R$ 127.136,00 à ex-secretária Maria Lúcia da Silva Santos, solidariamente à empresa contratada e seus representantes, bem como tornando-os inabilitados a exercer cargo em comissão ou função de confiança e a contratar com a administração pública pelo prazo de 2 anos.

A relatora determinou ainda pagamento de multa ao prefeito no valor de R$ 7.184,00, e à ex-secretária, no valor de R$ 10.776,00.

O voto da conselheira substituta recebeu aprovação unânime na Primeira Câmara, em sessão realizada no último dia 09 de maio.

Dado os indícios da prática de crimes e atos de improbidade administrativa por pagamentos de serviços não prestados, o Tribunal de Contas determinou envio dos autos ao Ministério Público de Pernambuco para a adoção das providências cabíveis.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.