sábado, 27 de maio de 2017

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO INSTITUTO HISTÓRICO DE GARANHUNS


Após chuvas, Correntes, Lagoa do Ouro e Bom Conselho têm novo calendário de abastecimento da Compesa



A Barragem do Rio Correntes, que fornece água para a cidade de Correntes, está vertendo. A Compesa inclusive, concluiu um serviço para limpeza dessa barragem, neste mês, o que contribuiu para melhorar a acumulação de água no manancial e retirar a cidade do rodízio. 

Lagoa do Ouro também teve o calendário reduzido pelas chuvas, passou para um dia com água e um dia sem, depois que regularizou a vazão do Riacho da Palha. 

A população de Bom Conselho já sente as melhorias no abastecimento, após as barragens de Bulandim, Mata Verde e Caboge voltarem a acumular água. A companhia retornou com a captação nos mananciais, e estabeleceu um novo calendário de três dias com água e seis dias sem para a cidade - antes era de cinco dias com água e dez dias sem.

Governo e Aché acertam parceria com grande investimento em Pernambuco

Em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, nesta sexta-feira (26.05), o governador Paulo Câmara concretizou a compra e venda do terreno onde serão construídos empreendimentos do Grupo, o hub de distribuição para o Norte e o Nordeste




Cinco meses após o governador Paulo Câmara e o presidente do Aché Laboratórios, Paulo Nigro, firmarem acordo assegurando a implantação de uma planta industrial e de uma Central de Distribuição (CD) no Complexo de Suape, o chefe do Executivo estadual e representantes da empresa assinaram, nesta sexta-feira (26.05), no Palácio do Campo das princesas, o contrato de compra e venda do terreno de 25 hectares onde serão construídos os empreendimentos. A parceria é mais uma iniciativa que reforça a atuação de Pernambuco como um hub de distribuição para o Norte e o Nordeste.
“Esse é mais um passo para consolidar Pernambuco como um hub de distribuição das regiões Norte e Nordeste. Será um pólo diferenciado e sabemos que, a partir da instalação dessa fábrica, a cadeia de remédios começará a ter um olhar diferenciado para o Estado, e atrairemos mais investimentos”, afirmou o governador Paulo Câmara, destacando que Pernambuco se consolidará também como um polo farmacêutico.Com um investimento inicial de R$ 500 milhões, a Indústria do Aché vai gerar 500 postos de trabalhos diretos e outros 2,5 mil indiretos.

O governador também comentou sobre a força de atração de investimentos demonstrada por Pernambuco, devido, entre outras coisas, à clareza das regras estaduais e a transparência observada nas negociações tocadas pela administração estadual. " Consolidações como essa só acontecem em virtude do cumprimento dos papeis de cada um. Ninguém realiza um investimento como esse se não tem a confiança no parceiro, e Pernambuco recebe um empreendimento privado em um momento de pouca atração de investimentos em outros Estados”, grifou. O investimento realizado pelo Grupo Aché em Pernambuco foi o maior anunciado pelo setor privado no ano passado em todo o País.

Paulo revelou que, assim que acabar o período de chuvas, as obras para a implantação dos empreendimentos do Aché começarão. “Entre o final de 2018 e o começo de 2019, já teremos uma fábrica pronta, empregando pernambucanos e sendo referência em medicamentos”, concluiu.

O diretor de operações do Aché Laboratórios, Adriano Alvim, elencou os critérios pelos quais Pernambuco foi escolhido para ser sede do grupo no Nordeste. “Além de as regiões Norte e Nordeste serem as que mais crescem no Brasil no segmento farmacêutico, escolhemos devido à infraestrutura, à oferta de profissionais altamente qualificados, às universidades e escolas técnicas”, avaliou. 

EXPORTAÇÃO - Alvim destacou a localização estratégica do Porto de Suape como um diferencial para o planejamento do Aché. “Especificamente, vamos construir a nossa fábrica no Complexo de Suape porque essa fábrica será a nossa plataforma para crescimento para o Norte e Nordeste, mas, também, para a exportação. É aí que entra a importância do Porto de Suape e de toda a infraestrutura logística”, completou.

A expectativa é de que a nova unidade, quando estiver em plena operação, em 2021, aumente a capacidade produtiva do Aché em cerca de 50%. A nova planta - primeira em solo nordestino - será um importante reforço para o polo Farmacoquímico do Estado, que já conta com 11 empresas. O Aché é uma empresa 100% brasileira com 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Hoje, o grupo paulista, que emprega 4,5 mil pessoas, conta com quatro complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP), Londrina (PR) e Anápolis (GO).

Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; o secretário Felipe Carreras (Turismo, Esportes e Lazer); o Chefe das Assessorias Especiais, José Neto; o secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; o presidente e o vice-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcos Baptista e Marcelo Bruto, respectivamente.

Fotos: Wagner Ramos/SEI

TROCÃO AUTO CENTER EM GARANHUNS



Anote aí, lugar de revisão automotiva é no Trocão Auto center.

No Trocão você tem assistência técnica profissional, peças com garantia e mão-de-obra especializada, além de aceitar todos os cartões.

Pneus, alinhamento e balanceamento, ar-condicionado, troca de óleo, filtros, freios, correias, escapamentos, injeção eletrônica, limpeza de bicos, suspensão... e por falar em suspensão, o Trocão está com promoções super especiais.

Agora você já sabe, revisão com garantia, é no Trocão Autocenter, Barão do Rio Branco e Dantas Barreto, Garanhuns.

Ligue: (87) 3762 - 5369

Prêmio Gestão Escolar 2017 está com inscrições abertas


Estão abertas, até o dia 14 de agosto, as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2017, que contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação, a ação foi lançada no 12 de maio, durante a tradicional feira Bett Educar, em São Paulo.

Esta é a 16ª edição do prêmio, que a partir de 2011, tornou-se bianual. Desde então, mais de 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e mais de sete milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores participantes. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores.

Podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais, exceto as escolas e/ou os diretores que já tenham sido premiados como destaque estadual/distrital na edição anterior do PGE ano 2015. Para participar, o gestor deve se inscrever no portal www.premiogestaoescolar.com.br, onde terá acesso a um instrumento de autoavaliação.

O PGE 2017 será concedido nas categorias Escola Destaque Local, Destaque Estadual/Distrital, Destaque Regional e Referência Brasil. Além dos diplomas, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas Destaque Estadual/Distrital, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina para os representantes das escolas Destaque Regional e Referência Brasil, além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola "Referência Brasil".

O processo de seleção das escolas inscritas se dará em quatro etapas: Local, Estadual, Regional e Nacional. Nas etapas Local e Estadual, representantes do Consed e da Uninão Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em cada unidade da federação, serão responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos no edital anexado logo abaixo.

Confira aqui o Edital.

Fonte: SEE / GRE Agreste Meridional


TUDO SOBRE O CONCURSO PÚBLICO DOS BOMBEIROS DE PERNAMBUCO


CONCURSO PÚBLICO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO

A Comissão de Concursos do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (Conupe/Iaupe) é a instituição organizadora do concurso público para o concurso público para o corpo de bombeiros militar de Pernambuco.

NÚMERO DE INSCRITOS: 
29.099 (vinte e nove mil e noventa e nove)
185 (cento e oitenta e cinco) - deficientes 
VAGAS: 300 (trezentos) 
DIA DE PROVA: domingo (28/05/17)
LOCAIS DE PROVA: 59 prédios, distribuídos no Recife e Região Metropolitana, Caruaru, Arcoverde e Petrolina.
REGIÃO / POLO
QUANTIDADE DE PRÉDIOS
QUANTITATIVO DE INSCRITOS
RECIFE / REGIÃO METROPOLITANA
39
18.079
CARUARU
12
5.803
ARCOVERDE
04
2.070
PETROLINA
04
3.450

HORÁRIOS DAS PROVAS: Manhã: das 8h15 às 12h15. Tarde: das 14h15 às 18h15. Os portões serão fechados, impreterivelmente, às 8h pela manhã e às 14h a tarde, não sendo permitida a entrada após esse horário. O candidato só poderá sair da sala de prova após 3 (três) horas do seu início.

O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o fechamento dos portões. Não será admitido ingresso de candidato aos locais de realização da prova após o horário fixado para o fechamento dos portões.

NOTA: Não serão permitidas, durante a realização das provas, consultas a anotações ou a livros bem como portar, no recinto, mochilas, bolsas, pochete, bagagem, boné, relógio, óculos escuros, qualquer espécie de equipamento eletrônico ou de aparelho de comunicação, aparelhos celulares, equipamentos auxiliares de memória ou outros de qualquer natureza, cujo porte excluirá o candidato do Concurso. Também não será permitido acesso de candidato às salas, portando qualquer tipo de arma, mesmo que o porte seja legal.

CARTÃO INFORMATIVO: podem ser emitidos até o dia do exame (28/05/17), no site: http://www.upenet.com.br, no link SDS Bombeiro Militar - 2017. Nesse caso, o candidato, assumirá, integralmente, os erros contidos no seu cartão. A Comissão não se responsabilizará pelo candidato que faltar à prova, por desconhecer o local de sua realização.

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO: para o acesso do candidato à sala de aplicação de provas será necessária a apresentação do Cartão Informativo e do Documento de Identidade Original ou de algum outro documento que possua foto e assinatura recentes e, ainda, de caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.

Documentação: carteiras expedidas pelo Ministério da Defesa, pela Secretaria de Defesa Social ou órgão equivalente, pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Militares de outras unidades da federação; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos); passaporte, carteiras funcionais do Ministério Público, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (modelo com foto).

Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras ou crachás funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis ou danificados, além dos documentos fora do prazo de validade.

PROVAS: DA PRIMEIRA FASE DO CONCURSO - EXAME DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS: de caráter eliminatório e classificatório, esse exame consistirá de prova escrita que constará de 80 (oitenta) questões objetivas de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas de resposta, sendo apenas uma correta, e uma discursiva, em forma de redação dissertativa, distribuídas em quatro blocos temáticos.

O Exame será realizado em dois turnos, sendo o primeiro, o da manhã, dedicado aos blocos temáticos 2 e 3, totalizando 40 (quarenta) questões objetivas, e o segundo, o da tarde, destinado aos blocos temáticos 1 e 4, também com 40 (quarenta) questões, ambos com a redação dissertativa.

PROVA OBJETIVA – 80 Pontos
Bloco temático
Disciplinas
Número total de questões
(BLOCO 1) Linguagens, códigos e suas tecnologias
  
Língua Portuguesa
12
Conhecimentos de Informática
8

Total de questões do bloco
20
Acertos mínimos no bloco
6
(BLOCO 2) Matemática e suas tecnologias
   
  
Matemática
12
Raciocínio Lógico
8

Total de questões do bloco
20
Acertos mínimos no bloco
6
(BLOCO 3) Ciências da Natureza e suas tecnologias
   
  
Física
10
Biologia
10

Total de questões do bloco
20
Acertos mínimos no bloco
6

(BLOCO 4) Conhecimentos Jurídicos, Atualidades e Ciências Humanas
   
  
Direito Constitucional
10
Atualidades
5
História de Pernambuco
5

Total de questões do bloco
20
Acertos mínimos no bloco
6
Nota Mínima da Prova Objetiva
24 pontos
REDAÇÃO DISSERTATIVA - 20 Pontos
Nota mínima da Redação Dissertativa
10 pontos
Nota Mínima Geral
34 pontos

Cada questão objetiva terá o valor de um ponto. A redação dissertativa valerá 20 pontos. A prova será realizada em 4h.

GABARITO: O gabarito preliminar das provas será divulgado na Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, após a conclusão da aplicação das provas.

RECURSOS: deverão se encaminhados para o e-mail: conupe.bombeiros2017@gmail.com, em até 03 (três) dias úteis, a contar do primeiro dia útil após a sua divulgação, prevista no Anexo II.

CLASSIFICAÇÃO: A classificação dos candidatos na primeira etapa dar-se-á na ordem decrescente das notas obtidas no Exame de Habilidades e Conhecimentos dos candidatos nele aprovados.

DAS ETAPAS DO CONCURSO:

DA PRIMEIRA ETAPA: Destinada à seleção de candidatos ao Curso de Formação e Habilitação de Praças, a Primeira Etapa constará das seguintes fases:

a) 1ª FASE: Exame de Habilidades e Conhecimentos, aferido por meio de aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

b) 2ª FASE: Exame de Aptidão Física, de caráter eliminatório;

c) 3ª FASE: Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;

d) 4ª FASE: Exames Médicos, de caráter eliminatório; e

e) 5ª FASE: Investigação social, de caráter eliminatório, que ocorrerá durante todas as Etapas e Fases do concurso, até o prazo de 120 (cento e vinte) dias contados a partir da data da matrícula dos candidatos no Curso de Formação.

DA SEGUNDA ETAPA: A Segunda Etapa do Concurso consistirá do Curso de Formação e Habilitação de Praças Bombeiro Militar (CFHP BM), de caráter eliminatório e classificatório, a cargo da Secretaria de Defesa Social, para o qual serão convocados apenas os 300 (trezentos) candidatos melhor classificados na primeira fase e considerados aptos em todas as demais fases da primeira etapa.

RESULTADO: O resultado final do Concurso será homologado através de Portaria Conjunta dos Secretários de Administração e de Defesa Social, publicada no Diário Oficial do Estado por ordem decrescente de pontuação, a qual informará o nome do candidato, a sua pontuação e classificação. Os candidatos deverão acessar o Diário Oficial do Estado pelo site www.cepe.com.br.

Os candidatos que, no ato da inscrição, se declararem com deficiência, se aprovados no concurso terão seus nomes publicados em lista à parte e figurarão também na lista de classificação geral.

VALIDADE: Este Concurso será valido por dois anos, a partir da sua primeira homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

DAS INSCRIÇÕES: aconteceram de 31/01 a 26/03/2017, via Internet, no endereço eletrônicowww.upenet.com.br, mediante o pagamento no valor de R$ 129,60 (cento e vinte e nove reais e sessenta centavos).

A Comissão lembra que será terminantemente proibido conduzir telefone celular ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico aos prédios dos locais de provas, sob a pena de ser excluído do processo de seleção.

ESTE SÁBADO É DIA DE VACINAR CÃES E GATOS CONTRA A RAIVA

V GERES projeta vacinar mais de 100 mil animais na região
Devido às chuvas, a Secretaria de Saúde de Garanhuns resolveu adiar a vacinação no município



Acontece no próximo sábado (27.05), o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. Mais de 7 mil postos de vacinação serão montados nas cidades do Estado, exceto Recife, onde a campanha acontece no dia 10/06. Os postos estarão funcionando das 8h às 17h. Com o mote Quem cuida, vacina!, a Campanha tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. O último caso da doença em humanos, transmitido por cão, em Pernambuco, foi no ano de 2006. Já nos animais, foram registrados quatro casos no ano passado (1 em Paudalho, 2 em Araripina e 1 em Bodocó) - todos em caninos. 

A V GERES, com sede em Garanhuns, é a responsável por coordenar a vacinação nos 21 municípios de sua área de atuação. Segundo a apoiadora em Vigilância em Saúde, médica veterinária Michelle Paschoal, a população estimada de animais no Agreste é de quase 120 mil animais, sendo aproximadamente 80 mil cães e 37 mil gatos, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

RAIVA - A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos, e se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. O coordenador estadual do Programa de Controle da Raiva, da SES, Francisco Duarte, ressalta que a melhor forma de prevenção é vacinação. Quem não conseguir vacinar seu animal no dia D da Campanha deve procurar a secretaria de saúde do seu município, no setor de zoonoses.

Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte. O período de incubação é extremamente variável, desde dias até anos, com uma média de 45 dias, no homem, e de 10 dias a 2 meses, no cão.

O tratamento profilático anti-rábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa/cachorro do mato e sagüis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente. A vacina anti-rábica canina também é gratuita. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas é por meio da vacinação anual de cães e gatos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.