quarta-feira, 7 de junho de 2017

Manifestação dos professores tem apoio da população




Cerca de duas mil pessoas estiveram presentes na manhã desta quarta-feira (07), no ato em manifestação contra o Projeto de Lei 012/2017, elaborado pelo prefeito Izaías Régis e aprovado pela Câmara de Vereadores de Garanhuns na última sexta-feira, dia 02 de junho. 

O movimento em defesa da EDUCAÇÃO, como foi denominado pelos organizadores, teve a participação de professores, alunos, pais de alunos, UESG (União dos Estudantes Secundaristas de Garanhuns), representantes das igrejas, sociedade civil organizada e estudantes universitários, que manifestaram apoio aos professores da Rede Municipal de Garanhuns.

O texto acima é do site Garanhuns Notícias e do grupo Eu Amo Garanhuns, no Facebook, onde os professores têm conquistado mais apoio e levado adiante a mobilização. Dentro e fora de Garanhuns é crescente a exposição nos meios de comunicação. A passeata foi pauta da TV Asa Branca, e na capital, profissionais como o escritor Flávio Chaves (https://flaviochaves.com.br/), têm se posicionado ao lado dos professores.

Os professores têm conseguido apoio até de quem defende o governo Izaías desde o início, mas que demonstra desconforto com a gestão neste segundo mandato.

O prefeito não estava na prefeitura, e foi justamente contra ele e os vereadores as principais críticas dos professores. Como podemos ver, a luta continua!





Lions Internacional comemora 100 Anos de Fundação nesta quarta-feira



Esta quarta-feira (07/06) é uma data especial no Lions Internacional e nas comunidades onde atua. Por um século os Leões serviram com dedicação e contribuíram para o desenvolvimento e bem-estar de milhões de pessoas por todo o mundo. 

Garanhuns conta com dois clubes de Lions, o Garanhuns, que tem 60 anos, e o Cidade das Flores, que está comemorando 10 anos de sua fundação.

Para celebrar o 100º aniversário, programações estão acontecendo em várias regiões do mundo. O Lions Garanhuns Cidade das Flores acaba de fundar um Leo Clube no município, com mais de 20 jovens, e está programando a fundação de um clube na cidade de Bom Conselho, possivelmente ainda este mês.

Aproveito para parabenizar a todos os companheiros, de todos os clubes, por este trabalho voluntário, humano e social, que possibilita uma vida melhor para tantas pessoas.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco realiza Sessão Solene na próxima terça-feira (13), em homenagem ao centenário do Lions Clubs Internacional.

Garanhuns é o município menos violento de Pernambuco



Atlas da Violência aponta Garanhuns com o menor número de homicídios no estado em cidades com mais de 100 mil habitantes. A estatística é nacional.

Confira a reportagem completa no site da Rádio Jornal de Pernambuco.



O novo momento do governador Paulo Câmara



O governador pernambucano Paulo Câmara começou um mandato com a sociedade comparando-o a Eduardo Campos, o que seria difícil para qualquer gestor, pela forte presença do ex-governador, que deixou a régua muito alta. Logo depois o Brasil se deparou com a maior crise política e econômica das últimas décadas.

Mantendo a coerência e sem entrar no debate nacional, Paulo se preocupou apenas com Pernambuco.

Homem de gestão e das finanças, Paulo se fechou com a equipe para não deixar o estado quebrar, e foi descendo a ladeira na aprovação popular, devido a falta de investimentos em segurança e em grandes obras, como havia prometido na campanha, antes do país saber a verdade das contas de Dilma, do Impeachment, de Temer, e tudo mais que todo mundo já sabe de cor e salteado.

Aos poucos, o caixa foi desafogando e as coisas começando a acontecer: Aumento dos quadros de servidores na saúde, educação e polícias. Concursos, investimentos na frota e outros equipamentos também voltam a acontecer. Agora, entrega ao estado novos batalhões, e até o BOPE. Novos PM´s estão na academia e deve acontecer ainda um novo concurso público. Novas Escolas Técnicas, Atrações de empresas que gerem empregos, aumento de salário para os servidores. Com o seminário Pernambuco em Ação, Paulo tem deixado em média um investimento de R$ 100 milhões em cada região do estado.

Era o governador técnico que vai se tornando o político que as pessoas esperam. O estado está de pé, e Pernambuco aos poucos volta a respirar. Em todo o país, nos eventos que é chamado, as pessoas querem saber como Pernambuco venceu a crise e volta a fazer investimentos. Em outros estados e municípios, tem gente sem receber salários em dia, outros que não receberam ainda o 13º de 2016 e muitos que estão tendo os salários reduzidos.

Com tudo isso, Paulo tem estado mais à vontade nos eventos, até para andar nas ruas, e poder exercer com mais alegria a difícil missão de governar o estado em tempos de crise. Se continuar assim, chega forte para a reeleição, pois o Paulo do ano passado parece ter ficado para trás.

SOLIDARIEDADE E GESTÃO

O jornalista Inaldo Sampaio fez uma avaliação que diante da tragédia das enchentes, Paulo teve uma atuação exemplar.

A afirmação do governador

Após passar 2 anos e meio completamente ofuscado pela forte liderança de Eduardo Campos, o governador Paulo Câmara começou finalmente a afirmar-se como líder político estadual. Notou-se essa mudança de comportamento após as cheias na Mata Sul. Ele avocou para si a responsabilidade pela “gestão da crise” e pelo menos até agora o seu desempenho tem sido exemplar.

Justiça Federal condena três instituições de ensino no interior do Estado


O deputado Rodrigo Novaes (PSD) divulgou a informação que o Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação na Justiça Federal, nesta terça-feira (06/06), de três faculdades apontadas como criminosas durante a CPI das Faculdades Irregulares (Alepe), da qual foi presidente. Esta é a primeira condenação das instituições de ensino desde que o relatório do colegiado foi concluído. Foram condenados o Instituto Superior de Educação de Floresta (ISEF), a Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (Fadire) e a empresa Alinne Naiany Souza Silva de Lima. O autor da ação é o procurador da República Luiz Antônio Miranda de Amorim Silva.

As unidades de ensino montaram um esquema fraudulento que lesava estudantes nos municípios de Caruaru e Chã Grande. Os alunos pertenciam aos cursos superiores de Administração, Pedagogia, Serviço Social e Gestão Ambiental, que eram ministrados pelo ISEF em parceria com a Fadire. Mas, pelo Ministério da Educação (MEC) as duas instituições eram credenciadas para oferecer os cursos apenas nas cidades sedes, Floresta (ISEF) e Santa Cruz do Capibaribe. Além disso, estas entidades emitiam de forma irregular diplomas dos cursos. A pessoa jurídica Alinne Naiany recebia o pagamento da mensalidade dos cursos irregulares. 

De acordo com o deputado, o Ministério da Educação (MEC) tem tomado todas as providências administrativamente para descredenciar as instituições envolvidas, como apontou a investigação feita pela CPI. Ele ressalta, ainda, que o MPF ajuizou várias ações com o objetivo de responsabilizar não só a pessoa jurídica como também os responsáveis pelas unidades de ensino. “Já esperava a condenação destas três faculdades. Lamento que isso não implique diretamente no ressarcimento dos alunos prejudicados. Mas, essa providência do MPF é imprescindível para que a gente acabe com essas instituições que atuam de forma errada”, finalizou o parlamentar.

O relatório final da CPI pediu o indiciamento de 16 pessoas e sugeriu ao MPF a suspensão dos programas de extensão de 14 instituições de ensino. A justiça condenou as instituições a pagarem R$ 500 mil por danos morais coletivos e determinou aos alunos lesados que ingressem com ações judiciais individuais. O MPF pretende recorrer para garantir a reparação a esses estudantes.

GRE Agreste Meridional reúne colegiado de gestores com objetivo de melhoria contínua dos índices educacionais. SAIBA MAIS!



Diretores das escolas estaduais estiveram reunidos na segunda-feira (05) no terceiro Colegiado de Gestores Escolares promovido pela GRE do Agreste Meridional em 2017. Com o objetivo de alinhar as rotinas de gestão e oferecer formação continuada para as equipes gestoras, este último encontro teve como tema “Indicadores Educacionais: Uma Reflexão para Gestores”.

A abertura, realizada pela gerente da GRE, Adelma Elias, trouxe para pauta assuntos relativos ao trabalho cotidiano das gestões escolares, como constituição das equipes gestoras, ajustes administrativos, legislação educacional, dentre outros. 

O momento formativo ficou sob a responsabilidade da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE), que realizou uma introdução conceitual sobre indicadores educacionais enquanto instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação enquanto premissa para formulação de políticas públicas educacionais.

O Núcleo de Gestão por Resultados na Educação da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag) deu seguimento à discussão apresentando a política de acompanhamento do Pacto pela Educação (PPE) e realizando oficina para ensinar como realizar o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE), considerado indicador finalístico no acompanhamento do PPE.

O período da tarde foi dedicado às escolas consideradas prioritárias para as ações do Pacto pela Educação. Os gestores destas unidades escolares viram os resultados atualizados do primeiro bimestre de 2017, simularam soluções para problemas comuns nas escolas e conheceram a experiência de sucesso da Escola Professora Elvira Viana, de Garanhuns. A instituição conseguiu sair do grupo de escolas prioritárias com um expressivo crescimento no IDEPE estimado de 2016, pautado em um trabalho de persistência e envolvimento de toda comunidade escolar na melhoria dos resultados da escola.

BOA NOTÍCIA: Pernambuco contará com BOPE para reforçar segurança no Estado

Governador Paulo Câmara assinou, nesta terça-feira, decreto que cria o batalhão composto 
por 300 profissionais especializados em combater o crime organizado




Mais uma ação do Plano de Segurança de Pernambuco foi concretizada nesta terça-feira (06.06). O governador Paulo Câmara sancionou a lei que cria o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), para atuar em incidentes críticos contra o crime organizado em todo o Estado. A nova tropa de elite pernambucana será composta por 300 profissionais especializados, que começarão a operar ainda neste segundo semestre com munição de grosso calibre e novos helicópteros de visão noturna.

“Evidentemente que nós estamos muito preocupados com a questão da segurança em Pernambuco. Não tem um dia sequer em que eu não durma e acorde pensando nisso. Mas nós temos a convicção também de que o Plano de Segurança foi muito bem elaborado e que dará os frutos necessários para que nós consigamos restabelecer a paz e a tranquilidade em Pernambuco. O BOPE vai nos ajudar a combater o crime organizado de maneira mais efetiva, assim como teremos mais homens nas ruas com a finalização dos concursos, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, neste segundo semestre”, destacou o Paulo Câmara.

A medida, que está entre as primeiras ações do Plano de Segurança de Pernambuco, transforma a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) no BOPE, criando novas vagas para a tropa especializada e com gratificações próprias, em função da atividade específica. “O BOPE ampliará e qualificará a atuação da CIOE, com mais pessoal, estrutura e recurso financeiro. O efetivo contará com armamento de grosso calibre e helicópteros, investimentos já anunciados pelo Plano de Segurança", explicou o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.

Os policiais que farão parte da unidade passarão por um teste rigoroso e, antes de ingressar, farão uma capacitação com profissionais de alta qualificação no combate ao crime organizado. Entre outras atuações dessa tropa, estão: intervenção em incidentes críticos, como negociações com reféns e sequestros; combate ao tráfico de drogas; e operações especiais no meio urbano.

AGRESTE SETENTRIONAL - Atendendo a uma demanda solicitada durante o Pernambuco em Ação, o governador Paulo Câmara recebeu, nesta terça-feira (06.06), no Palácio do Campo das Princesas, integrantes do Consórcio Intermunicipal do Agreste e Fronteiras de Pernambuco para compactuar ações preventivas e operacionais de segurança pública para a região. A audiência contou com a presença dos prefeitos dos seis municípios atendidos pelo 24º Batalhão da Polícia Militar, são eles: Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Taquaritinga do Norte e Vertentes.

“Essa reunião foi muito importante porque pudemos interceder pelas nossas cidades, através do Consórcio, na questão do reforço na segurança. Saímos daqui com a garantia do governador de que os nossos municípios serão contemplados com o aumento do efetivo, já neste segundo semestre, assim como na aquisição de novas viaturas para o 24º Batalhão”, avaliou o presidente do Consórcio e prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira.

OPERAÇÃO PRONTIDÃO - Na oportunidade, Paulo solicitou aos prefeitos presentes que reforcem com a população de seus municípios a importância da doação de donativos para os municípios atingidos da Mata Sul, principalmente os itens de maior demanda, como fraldas e peças íntimas.

Participaram da audiência ainda o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni; o Chefe de Gabinete, João Campos; o secretário interino da Casa Civil, Marcelo Canuto; o Chefe da Casa Militar, coronel Eduardo Pereira; o Comandante da Polícia Militar, coronel Vanildo Maranhão; e o Chefe da Polícia Civil, Joselito Amaral. Estiveram presentes também os prefeitos Hilário Paulo (Brejo da Madre de Deus), Antonio de Roque (Jataúba), Lero (Taquaritinga do Norte), Edilson Tavares (Toritama) e Romero Leal (Vertentes).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.