segunda-feira, 12 de junho de 2017

FERIADOS DE JUNHO EM GARANHUNS



A Prefeitura de Garanhuns informa que serão feriados os dias 13, 15 e 24 deste mês. No dia 13 de junho (terça-feira) comemora-se o Dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade, sendo assim um feriado municipal. 

No dia 15 de junho (quinta-feira), é celebrado pela Igreja Católica o Corpus Christi com a realização de celebrações religiosas e a confecção de um imenso tapete, com cenas bíblicas retratadas pelos fiéis com pó-de-serra, na Avenida Santo Antônio, principal via do centro da cidade. Já no sábado (24 de junho) é comemorado o Dia de São João, também de tradição católica, considerado uma das maiores festas juninas, principalmente no Nordeste. 

Desta forma, nos dias úteis que são feriados, não haverá aula na rede municipal, nem atendimento nos prédios públicos. Serviços de SAMU e limpeza urbana funcionam normalmente.

NEM TUDO FECHA

A UPAE funciona normalmente nesta terça-feira (13), fechando na quinta e na sexta-feira.

Lojas do centro da cidade, a exemplo de Ferreira Costa, também abrem nesta terça-feira.




Ensino técnico encurta caminho para mercado de trabalho, no Agreste. SAIBA MAIS!

Cursos em Escolas Técnicas têm facilitado o ingresso de jovens ao mercado de trabalho

Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos, em Santa Cruz do Capibaribe, foi oficialmente inaugurada em 2015. O Governo do Estado está iniciando a construção da ETE em Garanhuns, no antigo Parque de Exposições.
Foto: Alyne Pinheiro/Divulgação

Por: Larissa Lins - Diario de Pernambuco

O curso técnico em administração não esteve sempre nos planos de Ewerton Lira, de 18 anos, mas foi o bastante para que o garoto se tornasse peça essencial no hotel da família, em Santa Cruz do Capibaribe. Caruaruense radicado desde a infância na cidade do Agreste pernambucano, ele descobriu o curso quando estava à procura de vaga no 1º ano do Ensino Médio na rede pública da região, ainda em 2014. Decidiu abraçar a oportunidade e se submeteu ao processo seletivo da Escola Técnica Estadual (ETE) José Nivaldo Pereira Ramos, em que o curso é ministrado em paralelo ao ensino médio regular. Foi o terceiro colocado entre 46 nomes selecionados e distribuídos nas duas turmas de estreia da unidade de ensino.

As aulas dos cursos técnicos são ministradas em paralelo à grade curricular obrigatória do Ensino Médio. Foto: Alyne Pinheiro/Divulgação

“Foi uma fase de muito aprendizado. Entendi conceitos que vou levar para qualquer trabalho, como os princípios básicos da organização. Se hoje mantenho meu material de trabalho em ordem, minha mesa, minha papelada, foi no curso técnico que descobri a importância disso”, lembra Ewerton, que comemora o primeiro emprego com carteira assinada. Filho da cozinheira Erenilza Lira e do serralheiro Severino Lira, o rapaz assumiu a recepção do hotel Santa Cruz Charm Hotel, empreendimento inaugurado em fevereiro de 2017 por sua tia, Maria Aparecida Lira, numa das principais avenidas da área central do município. 

Antes disso, a ajudou a calcular os custos operacionais do novo investimento, estabelecer valores para as diárias, estimar o lucro possível no ramo e desenvolver estratégias de marketing. “Não teria conseguido ajudá-la nesse ponto de partida, nem teria conseguido o emprego, se não tivesse a formação técnica no currículo”, observa.

O jovem gerencia as entradas e saídas de hóspedes em hotel
recém-inaugurado em Santa Cruz, no Agreste do estado,
põe em prática o que aprendeu no curso de administração.
Foto: Rafael Martins/DP
Durante os estudos, Ewerton dividiu a sala com estudantes de municípios próximos, como Toritama, Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus e Jataúba. Orçada em R$ 7,4 milhões, a Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos foi oficialmente inaugurada em 2015 e hoje oferece também os cursos técnicos em logística e rede de computadores. “A dinâmica das aulas é um ponto interessante. Entre uma aula de biologia e matemática, disciplinas comuns do ensino médio regular, tínhamos aula de gestão, organização, economia...”, explica. No trato com os visitantes, a maioria envolvida em negócios nos setores de móveis e vestuário, o rapaz até recebeu novas propostas. “Estou em contato com um empresário do ramo da constrição civil de outro estado. Ele me convidou para representar a marca na região, administrar as coisas para ele no município. A formação técnica me dá segurança para dizer que eu topo”. 

Como Ewerton, mais de 1,2 mil estão em formação na ETE José Nivaldo Pereira Ramos, engrossando a lista de jovens qualificados com uma formação técnica a chegarem aptos ao mercado de trabalho até 2018. Ao todo, 12 ETEs como a de Santa Cruz do Capibaribe foram inauguradas nos últimos quatro anos. Entre as 37 escolas técnicas estaduais ativas, mais de 20 mil anos são beneficiados em 42 opções de cursos, como análises clínicas, agropecuária, edificações, mecatrônica, prótese dentária, programação de jogos digitais. Segundo dados da Secretarial Estadual de Educação, foram investidos cerca de R$ 7,4 milhões na construção e equipagem da Escola Técnica José Nivaldo Pereira Ramos, custo que se reflete não apenas no primeiro emprego, mas na manutenção de pequenas empresas familiares. “Alguns colegas de curso estudam para tentar o ensino superior, enquanto outros vão poder assumir os empreendimentos dos pais na cidade”, garante Lira. 

Conselhos dos professores, que costumavam compartilhar suas experiências de mercado, foram determinantes para que ele se envolvesse com a profissão e agora, Ewerton Lira pretende seguir na área administrativa e associá-la a outros sonhos, como ir à universidade na área de saúde. Gerir um hotel próprio é outro objetivo, estimulado pela rotina na recepção do hotel, onde gerencia as entradas e saídas de hóspedes, manutenção do espaço e jornada de funcionários. “Quero fazer faculdade em medicina veterinária. Depois, somar meus conhecimentos e construir uma carreira com a soma do ensino técnico e superior”.

CONFIRA O VÍDEO ABAIXO



Projeto Boa Visão do Governo de Pernambuco oferece exames e óculos de graça a alunos e professores da Rede Estadual de Educação. SAIBA COMO ACONTECE ESTA GRANDE AÇÃO!
Clique no vídeo acima!

AGRESTE: Mais de 5000 estudantes passarão por exames oftalmológicos e podem ganhar seus óculos em Garanhuns e região




Mais de 6000 estudantes das redes estadual e municipal de educação receberão avaliação oftalmológica, e, se for o caso, ganharão seus óculos. Toda a estrutura de clínica e fábrica de óculos será montada na AGA, em Garanhuns. Desde a sexta-feira (09), uma equipe de estrangeiros já se encontra na GRE-Agreste Meridional, realizando o inventários das lentes e armações que serão utilizadas durante o projeto. A solenidade de abertura acontece na Câmara de Vereadores, às 17h30.

Durante a ação, os alunos da rede estadual com necessidade de óculos recebem em 24h seus óculos na própria unidade educacional, já os alunos das redes municipais (21 cidades) receberão no dia 21/06 seus óculos na AGA.

A ação ocorrerá durante o período de 12 à 22/06/2017, com meta diária de 600 atendimentos e contará com uma equipe multiprofissional mobilizada pela FAV e Fundação Onesight formada por médicos oftalmologistas, oftalmopediatras, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos em exames, assistentes oftalmológicos, recepcionistas e tradutores, além de intercâmbio com 40 voluntários estrangeiros de várias nacionalidades (Estados Unidos, Itália, Peru, China, Inglaterra, México, Canadá e Brasil) responsáveis pela fabricação dos óculos.

PROJETO ONESIGHT NO AGRESTE MERIDIONAL

A V Gerência Regional de Saúde e a GRE - Agreste Meridional, juntamente à Fundação Altino Ventura, habilitada pelo Sistema Único de Saúde e prestadora de serviços oftalmológicos no Estado de Pernambuco, realizam avaliação oftalmológica a partir desta segunda-feira (12), em mais de 50.000 alunos de várias Escolas da Rede Pública em parceria com a Fundação OneSight, norte-americana do Grupo Luxottica, uma família de programas beneficentes de cuidados da visão dedicados a melhorar a visão de pessoas no mundo por meio de extensão, pesquisa e educação que fará a doação dos óculos. Toda a ação acontece na AGA, com o deslocamento dos estudantes feitos pelas secretarias municipais, parceiras da ação.

A iniciativa do Governo do Estado, atendendo os alunos através do Programa Boa Visão e também de 21 municípios da Regional de Saúde beneficia também alunos das Redes Municipais de Educação objetivando avaliar a acuidade visual das crianças e estudantes. Esta aliança entre o Governo e os municípios garantem a vinda da Caravana do Projeto OneSight, instituição filantrópica braço da líder mundial em fabricação de óculos Luxottica, que resultará em 5.000 atendimentos médicos oftalmológicos e uma fábrica de óculos na ação. 

Tal projeto tem como objetivo geral contribuir para a melhoria da saúde ocular, rendimento e bem-estar escolar de alunos do ensino público com idade inicial de 6 anos, todos oriundos das Escolas da Rede Pública de Ensino com enfoque para a melhoria da acuidade visual, controle, diagnóstico e acompanhamento de doenças oftalmológicas. Além disso, também pretende deflagrar campanha educativa sobre prevenção e saúde ocular, prevenir problemas oftalmológicos através de triagem e exames oftalmológicos, encaminhar para atendimento médico-oftalmológico de referência os portadores de patologias mais graves detectadas, que necessitem de acompanhamento especializado e disponibilizar óculos conforme prescrição em exame oftalmológico. 

Os estudantes que não forem atendidos pelo projeto serão encaminhados à oftalmologia da UPAE Garanhuns.

UNOPAR GARANHUNS TEM PÓS-GRADUAÇÃO SEMIPRESENCIAL




Pós-graduação semipresencial: Mobilidade e conectividade, o MELHOR do ensino a distância e do ensino presencial. 

A Pós-graduação é garantia de crescimento profissional, maior remuneração e ampliação de seus conhecimentos técnicos, que o aproxima da realidade do mercado.

Quer dar mais um passo na evolução de sua carreira? Venha para Unopar!

MAIS PRÓXIMA, PARA VOCÊ IR MAIS LONGE!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.