quarta-feira, 21 de junho de 2017

PROGRAMAÇÃO FIG 2017: Estado acerta em homenagem a Belchior no Festival de Inverno de Garanhuns

FIG 2017 será tributo a Belchior e prestará homenagens 
a Hermilo Borba Filho e Ariano Suassuna



27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns acontece de 20 a 29 de julho

O homenageado desta edição será o cantor cearense Belchior, falecido no último mês de abril. A escolha se deu pela poética que traduz nossos anseios contemporâneos e a esperança que muitos brasileiros precisam vivenciar no Brasil de hoje. A poesia de Belchior vai estampar a decoração da cidade, durante o evento.

Um concerto em homenagem a Belchior vai marcar a abertura oficial do FIG que, pelo segundo ano consecutivo, acontecerá na Catedral de Santo Antônio. A partir do dia 21/7, a programação tomará os demais palcos e espaços do festival, nos moldes da edição anterior.

Outros dois espaços do FIG também prestarão homenagens a artistas nordestinos. A Praça da Palavra vai lembrar o centenário de Hermilo Borba Filho; e o Palco de Cultura Popular, a partir deste ano, passa a se chamar Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna, marcando o 90º aniversário do escritor.

O edital nacional do FIG 2017 habilitou centenas de propostas de programação, nas mais diversas linguagens artísticas, que passaram por análise de comissões especializadas. A programação seraá anunciada em breve.



Fetape reivindica apoio do Governo do Estado na quitação das dívidas de crédito de agricultores familiares atingidos pelas enchentes


Imprensa Fetape

A Fetape realizou uma reunião, na tarde de hoje, com o secretário de Agricultura e Reforma Agrário, Nilton Mota. Na pauta, a reivindicação de que o Governo do Estado adote instrumentos legais, conforme regras estabelecidas na Lei 13.340/16, para disponibilizar recursos, no sentido de arca com os custos financeiros de quitação das dívidas de crédito rural das famílias agricultoras dos municípios da Zona da Mata e do Agreste, que perderam sua produção, por causa das enchentes ocorridas em maio. O gestor se comprometeu em estudar as possibilidades existentes para o atendimento da demanda.

Apesar de serem desencadeadas várias iniciativas pelo Governo, voltadas especialmente para o meio urbano, visando amenizar o sofrimento das vítimas das inundações, diversos agricultores e agricultoras familiares, que além de prejuízos materiais, tiveram perdas de rebanho e lavoura (milho, inhame macaxeira, cana de açúcar, banana, bata doce, entre outras), afetando a produção e a segurança alimentar da população dessas regiões, ficaram impossibilitados, entre outras coisas, de cumprir com seus compromissos junto aos agentes financeiros. 

Segundo dados do Banco do Nordeste e Banco do Brasil, nos 27 municípios em estado de emergência, existem 19.773 operações de crédito enquadráveis na Lei 13.340. “ A nossa grande preocupação é porque, caso não ocorra a quitação dos débitos em atraso, os agricultores e agricultoras familiares atingidos pelas enchentes não terão como acessar novos créditos para a retomada da produção e para que continuem a contribuir com o desenvolvimento do estado, como sempre fizeram”, destaca o presidente da Fetape, Doriel Barros.

O diretor de Meio Ambiente, Antônio Francisco da Silva, pontua, também, que o “Governo precisa considerar que esse segmento vem sendo afetado desde 2010 por essas enchentes, sem contar o longo período de seca (iniciada em 2011), o que vem gerando um acúmulo de prejuízos”.

Já o diretor de Política Agrícola da Fetape, Adimilson Nunis, lembra que “diversos gestores municipais do Sertão, a exemplo de Petrolina, num esforço conjunto com o Legislativo e com as instituições financeiras, adotaram instrumentos legais que deram conta de disponibilizar os recursos necessários à quitação de dívidas do crédito rural, viabilizando, assim, o acesso de novos créditos para as famílias atingidas, na região, pela estiagem”. 

A Federação se colocou à disposição do Governo do Estado para participar das discussões, que visem encontrar as formas de efetivação dessa reivindicação.

Estagiários da educação recebem em Garanhuns


Ronaldo,

Passando para informar que os estagiários da Secretaria de Educação receberam o pagamento de suas bolsas.

Agradecemos,

Leitor do blog.

Baixe agora o App Guia do FIG 2017, e confira tudo sobre a Programação do Festival de Inverno de Garanhuns

6ª edição do aplicativo vem repleta de novidades e funcionalidades 
para os usuários e turistas que vão curtir o Festival de Inverno de Garanhuns. 



O App Guia do FIG já é sucesso, neste ano chegamos à mais uma edição do aplicativo, que está repleta de novidades e funcionalidades para os usuários e turistas que vão curtir o Festival. O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é um dos eventos mais importantes do estado de Pernambuco e preparamos tudo nos mínimos detalhes para você aproveitar. 

Com o App Guia do FIG 2017, você não perde mais nenhuma informação e fica conectado com todas as atualizações do evento. 

Entre as funcionalidades do App Guia do FIG estão todas as informações sobre a Programação dividida por polo de animação, uma área na qual os usuários podem ver todas as atualizações do FIG publicadas nas Redes Sociais, guia comercial com lojas e serviços em Garanhuns e uma área exclusiva, a "Nossa Escolha", com destaque para as melhores lojas e serviços e os melhores bares, restaurantes e lanchonetes selecionados pelo App. 

Tratando-se de um guia completo para quem vai participar do FIG 2017, o App Guia do FIG é ideal, também, para os turistas, que podem conferir uma lista completa com as melhores dicas sobre hotéis e pousadas em Garanhuns, disponível na opção "Onde Ficar", enquanto a “Onde Ir" apresenta uma seleção com pontos turísticos e locais de entretenimento para o público já ir se esquentando. 

O App já está disponível para baixar ele vai te ajudar a se programar com o evento e saber tudo o que precisa para ter os melhores dias em Garanhuns. Com disponibilidade para os sistemas Android e iOS, o App apresenta uma interface bem simples, com botões fáceis e todas as informações organizadas em seções. Com poucos cliques, você fica sabendo tudo! 

Quer saber tudo sobre o FIG 2017? Então, baixe na App Store ou na Google Play, é grátis. 

Para mais informações acesse www.guiadofig.com

UPAE Garanhuns alerta população sobre os cuidados para evitar queimaduras na época junina



Em virtude das festividades juninas da nossa região, período onde se registra aumento no atendimento a pacientes com queimaduras nos hospitais, geralmente devido a fogos e fogueiras, a UPAE Garanhuns realizou nesta segunda-feira (19) uma ação educativa sobre prevenção e cuidados a pacientes com queimaduras, voltado para os usuários e acompanhantes das recepções da unidade de saúde.

A ação foi realizada pelo setor de Educação Permanente da unidade em conjunto com o serviço social. Também foram entregues panfletos educativos. "Tivemos excelente participação dos nossos pacientes, que fizeram perguntas, e inclusive contaram experiências de pessoas que conhecem que já sofreram queimaduras" - explica a enfermeira de Educação Permanente da UPAE Garanhuns, Michelle Torres.

A assistente social Valderês Barbosa também falou com os pacientes e acompanhantes, reforçando os cuidados com fogos e fogueiras.



Programa MedioTec oferece 4.520 vagas para cursos técnicos



Começaram ontem (19), e seguem até o dia 30 deste mês, as inscrições para seleção de 4.520 vagas nos cursos técnicos no âmbito do Programa MedioTec, do Ministério da Educação (MEC). Dessas vagas, 2.635 são destinadas exclusivamente a estudantes da rede estadual de educação. As demais vagas são distribuídas para estudantes vinculados a instituições federais e privadas.

Para participar, os interessados devem ter idade entre 15 a 19 anos, estar cursando, em 2017, o 2º (segundo) ano do Ensino Médio nas escolas com jornadas regular, integral e semi-integral da rede estadual. O sistema de inscrição e o edital estão disponíveis no site da Secretaria Estadual de Educação. As matrículas dos aprovados serão realizas no período de 27 de julho a 1° de agosto.

As vagas são para 35 cursos, em 66 escolas de 22 municípios do Estado, sendo dois deles localizados no Agreste Meridional: Lajedo e São Bento do Una. Em âmbito estadual, os cursos oferecidos são: administração, agenciamento de viagem, agronegócio, alimentos, automação industrial, canto, comunicação visual, dança, desenvolvimento de sistemas, edificações, eletroeletrônica, eletrônica, eletrotécnica, eventos, guia de turismo, hospedagem, informática, instrumento musical, lazer, manutenção e suporte em informática, mecânica, mecatrônica, meio ambiente, museologia, paisagismo, produção de áudio e vídeo, produção de moda, programação de jogos digitais, qualidade, redes de computadores, restaurante e bar, saúde bucal, segurança do trabalho, teatro e vendas.

Fonte: SEE

Papa nomeia Padre Francisco como novo bispo para a diocese vacante de Campo Maior, no Piauí

A Diocese e os fiéis de Garanhuns estão em festa. É com alegria que nossa região recebe a notícia de que Padre Francisco foi nomeado Bispo da Diocese de Campo Maior - PI.



Direto do site da CNBB

"A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 21 de junho, a decisão do papa Francisco em nomear novo bispo para a diocese vacante de Campo Maior, no Estado do Piauí. Trata-se do reverendo padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos, C.Ss.R, atualmente vice provincial dos Redendoristas em Recife e pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE).

Nascido em 05 de fevereiro de 1968, em Esperança (PB), padre Francisco de Assis foi ordenado como sacerdote dia 22 de julho de 2000, em Esperança (PB). O religioso concluiu licenciatura em filosofia, em 1994, pelo Instituo Teológico e Pastoral e bacharelado em teologia, em 1999, pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma.

Padre Francisco também formou-se jornalista, em 2010, pela Universidade Católica de Pernambuco. O religioso produziu programas de rádio, entre eles, o “Caminhos da Fé”, da Rádio Olinda (PE) e a publicação Dom Helder Abrindo Caminhos.

PARA CARUARU E ARCOVERDE >> Principal rota capital-interior está passando por manutenção



Setenta homens trabalham em horário integral, com equipamentos pesados, ao longo da BR-232, principal rota que leva aos tradicionais polos juninos do interior do Estado. Apenas no segmento localizado no bairro do Curado, zona Oeste da Região Metropolitana do Recife (RMR), mais de 40 mil veículos deverão circular nos dias de tráfego intenso, na ida e volta do feriado.

O trecho de 130 quilômetros da BR-232, entre Recife e Caruaru, recebe reforço nas ações de conservação, visando melhorar as condições de trafegabilidade e reforçar a segurança dos motoristas e pedestres, principalmente durante os festejos juninos, quando a rodovia deverá ter um acréscimo aproximado de 40% no fluxo de veículos nos horários mais movimentados.

A ação, que é realizada pela Secretaria Estadual de Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), contempla serviços de roço, capinação, limpeza dos dispositivos de drenagem, dos acostamentos e do canteiro central, além da operação tapa-buraco. Também serão realizadas as pinturas das faixas de pedestres, do meio-fio e das barreiras de concreto nos trechos dos perímetros urbanos da rodovia. 

O maior movimento de veículos acontece até Caruaru, mas muita gente também segue viagem para brincar o São João em outros municípios, como Arcoverde, Afogados da Ingazeira. Serra Talhada e Triunfo, no Sertão pernambucano.

Passadas as festividades, o DER manterá a conservação viária da BR-232 - Recife a Capital do Agreste- com duas turmas que continuarão atuando permanente, em horário integral. Além disso, outras importantes rodovias e corredores de transportes da Região Metropolitana do Recife (RMR), que levam aos principais polos de animação durante o período junino também estão recebendo essas ações do Governo do Estado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.