terça-feira, 4 de julho de 2017

EDUCAÇÃO: Governo de Pernambuco implanta modelo integral em escola do Ensino Fundamental

Índices do Ensino Médio, baixa evasão, Programa Ganhe o Mundo (em várias modalidades), Escolas Técnicas, Universidade de Pernambuco e agora o investimento em ensino integral já no fundamental fazem de Pernambuco o melhor estado em educação pública do país há alguns anos 




Os alunos da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Creusa Barreto Dornelas Câmara, localizada no bairro da Torre, no Recife, receberam, na manhã desta sexta-feira (30.06), o governador Paulo Câmara para uma visita às instalações da unidade.

O equipamento é o primeiro da rede estadual a oferecer o modelo de tempo integral e de referência do Ensino Fundamental II. A implantação da nova modalidade será realizada de forma gradual e contempla, inicialmente, as turmas do 6º ano.

“A educação é que vai transformar Pernambuco. Não tem outro caminho. Essa é a grande agenda do futuro. É essencial cuidar das outras áreas, que também são muito importantes, mas o futuro do nosso Estado depende da atenção que a gente dá às nossas crianças, aos nossos jovens. E, hoje, a gente vem aqui para mostrar que queremos desenvolver também no Ensino Fundamental a qualidade do modelo integral, que já trouxe excelentes resultados para Pernambuco no Ensino Médio. Porque Essa fórmula que a gente iniciou é o caminho que a gente acredita que pode transformar a vida das pessoas”, ressaltou Paulo Câmara.

A iniciativa tem como objetivo melhorar os índices do Ensino Fundamental implantando e desenvolvendo o Programa de Educação Integral nessas escolas, além de incentivar as redes municipais a também implantar essa modalidade em suas redes. A primeira iniciativa de fortalecimento do Ensino Integral na rede municipal foi através do Programa Educação Integrada, lançado em 2016. A ação é uma parceria entre Estado e municípios e conta com 15 escolas municipais beneficiadas no projeto-piloto.

Para o secretário estadual da Educação, Frederico Amâncio, a unidade será um modelo do sistema no Estado. "Na prática, o que nós queremos com esse projeto é poder vivenciar essa experiência também com os nossos alunos do Fundamental e incentivar os municípios a implantar essa modalidade. O Estado já vem avançando muito com as escolas de tempo integral e nós queremos dar o apoio necessário para que os municípios avancem também nesse sentido. E é por isso que a gente vai usar essa escola como modelo para incentivar que outros municípios se sintam animados e percebam o quanto isso traz de impacto positivo para a melhoria do desempenho dos estudantes e nos resultados da unidade", destacou.

Na última quarta-feira (28), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou lei que amplia do programa de ensino em tempo integral para as escolas do Fundamental. Antes dessa lei, o Programa de Educação Integral beneficiava exclusivamente o Ensino Médio.

Matriculada na primeira turma contemplada, a aluna Alefe Pereira, de 11 anos, disse que o novo desafio já está contribuindo para a melhoria do seu aprendizado. "Nós, agora, temos aulas diferentes que não tínhamos no outro colégio. Estamos aprendendo coisas novas e isso é muito bom”, pontuou. O mesmo sentimento de satisfação e expectativa é compartilhado pelo aluno Valdekson Junior, da mesma turma. "Conseguimos interagir mais e a aula é mais interessante", afirmou.

Fotos: Wagner Ramos/SEI

REDE SUSTENTABILIDADE DE GARANHUNS REALIZA CONVERSA COM SIMPATIZANTES


GARANHUNS: Defensoria Pública da União faz atendimento especial gratuito de quinta a sábado




A partir da quinta-feira (06) até o sábado (0​8​) cidadãos que tiverem questões judiciais a resolver junto ao Governo Federal poderão ser atendidos gratuitamente por defensores públicos em ação realizada na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. 

Entre as causas que poderão ser demandadas estão problemas com Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, financiamentos estudantis, benefícios rurais, aposentadorias, benefícios de saúde, LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) e atendimento especial a grupos sociais vulneráveis a exemplo de mulheres, comunidade LGBT, quilombolas, pessoas em situação de rua, indígenas, transgêneros e travestis. Os horários de atendimento serão das 8h às 12h e das 13h às 16h na quinta e sexta-feira e das 8h às 12h no sábado. Em Garanhuns, a ação ocorre por meio de uma parceria entre a Defensoria Pública da União e a Prefeitura Municipal.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, onde serão realizados os atendimentos, fica localizada na Rua Joaquim Távora, s/n, Heliópolis, no Centro Administrativo I. Também será montado um posto de atendimento simultâneo na terça (04) e quinta-feira das 13h às 16h para a população quilombola do município no CRAS da Comunidade Castainho.​

PT de Lula vai se afastando de Armando Monteiro, e vice-versa!



Enquanto Armando Monteiro comemora a eleição de Belo Jardim, com a vitória de Hélio dos Terrenos, sendo a 18ª prefeitura do seu partido no estado, o PT vai se afastando, buscando um projeto próprio que pode ter a vereadora recifense Marília Arraes como candidata a governadora. Neste final de semana, Marília e o senador Humberto Costa estiveram com o ex-presidente Lula, certamente pedindo apoio e debatendo a conjuntura local, na qual Armando Monteiro está conversando nos bastidores com adversários históricos do PT, a exemplo dos ministros Mendonça Filho, do Democratas, e Bruno Araújo, do PSDB.

Neste momento, Armando está mais para o PSDB e o governo Temer que para o PT de Humberto e Lula, e lógico, de Marília, que espera assumir a condição de principal opositora do PSB, com sua candidatura-solo.

Pouco conhecida no interior do estado, Marília aposta na força do sobrenome e de Lula para conquistar o eleitorado. A vereadora deixou o PSB ainda sob a liderança de Eduardo Campos.

Com a força de Lula, demonstrada nas recentes eleições em Pernambuco, e pelos institutos de pesquisa que o coloca bem à frente dos rivais na corrida presidencial, o PT vai se recolocando como força política, que havia deixado para trás ao virar coadjuvante de Armando. O resultado foi não ter eleito nenhum deputado federal na última campanha e ter visto reduzir a bancada na Assembleia Estadual.

Caso Lula consiga ser o grande cabo eleitoral de Marília, e tiver segundo turno em Pernambuco, a coisa ficaria ruim para Armando, contudo, se houver este crescimento, pode haver segundo turno, o que seria bom para a oposição.

Quanto a Belo Jardim, publicamos artigo de Noélia Brito em que ela credita a vitória de Hélio dos Terrenos a Lula, e não a Armando, assim como o resultado de Célia Sales no Ipojuca. Se Armando perde Lula em seu palanque, pode ficar isolado em uma campanha estadual, pois até os deputados Sílvio Costa e Sílvio Costa Filho têm dado mostras que preferem seguir com Lula.

O PTB tem 18 prefeituras, o PSB tem 70 e o PT fez sete prefeitos em 2016. PR (19), PSD (17), PMDB (16) e PSDB (13), PT (7), PDT (6), DEM e PP (4), e outros partidos menores ficaram com as demais prefeituras.

AGORA É OFICIAL, GOVERNO FEDERAL FAZ HOMENAGEM A DOMINGUINHOS. Saiba Mais!




Paulo Câmara fortalece agricultura familiar com entrega de veículos e novas contratações

Governador anunciou, nesta segunda-feira, o investimento de R$ 1,5 milhões na aquisição de 30 automóveis e a nomeação de 113 novos profissionais para reforçar os serviços de assistência técnica e extensão rural no Estado





Para garantir o fortalecimento e o desenvolvimento da agricultura familiar em Pernambuco, o governador Paulo Câmara autorizou, nesta segunda-feira (03.07), a contratação de 113 novos extensionistas e entregou 30 novos veículo que vão dar mais agilidade aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). As ações irão beneficiar, também, os povos indígenas, comunidades quilombolas e pescadores, atuando em 182 municípios pernambucanos. O anúncio foi realizado nesta manhã, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

“Nós temos em Pernambuco quase 300 mil estabelecimentos da agricultura familiar que precisam de um olhar, de uma atenção maior do Governo. E essa ação de hoje mostra nossa preocupação com essas pessoas que trabalham na sua terra e buscam nela a renda necessária para o sustento da família. O segmento no Estado é bastante expressivo, então, precisamos apoiar e dar condições para que ele se desenvolva”, destacou o governador, completando.

O chefe do Executivo estadual frisou que aquisição dos veículo contou com o apoio do Governo Federal. “Junto com a União, conseguimos entregar esses novos veículos que vão oferecer a assistência técnica necessária a quem trabalha e vive da agricultura familiar, além da contratação dos novos profissionais que, junto com o quadro existente, vão dar um reforço importante no trabalho realizado”, destacou o governador.

Os novos extensionistas irão passar a compor o quadro já existente da equipe multidisciplinar, formado por, entre outros profissionais, Engenheiros Agrônomos, Médicos Veterinários, Economistas Domésticos, Engenheiros de Pesca, Assistente Social, Engenheiro de Produção, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Técnicos em Agropecuária e Técnicos em Agroecologia. A contratação dos profissionais irá contemplar todas as regiões do Estado. A nova equipe passará ainda por uma capacitação com o objetivo de repassar procedimentos, normas e informações sobre ações, programas e trabalho em campo.

Para o secretário especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Rodrigo Almeida, o ato representa a eficácia das parcerias regionais firmadas em prol do fortalecimento do setor. “A agricultura familiar corresponde, hoje, a quase 60% dos itens da cesta básica do Brasil. E, por isso, precisamos sempre estar reforçando as parcerias regionais para que possamos manter nossos agricultores no campo e garantir o desenvolvimento da produção”, pontuou.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.