sábado, 8 de julho de 2017

EDUARDO CUNHA VAI DELATAR O FUTURO PRESIDENTE RODRIGO MAIA

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia é o primeiro na linha sucessória no pós-Temer, mas já assumiria a Presidência da República sob investigação



FOLHA DE PERNAMBUCO

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) citará o sucessor, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na delação premiada que tenta fechar com o Ministério Público Federal, conforme adiantou a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna no jornal "Folha de S.Paulo".

De acordo com pessoa familiarizada com as negociações, Cunha poderá falar da atuação parlamentar de Maia em benefício de setores empresariais e de recursos não contabilizados que ele teria recebido para campanhas eleitorais.

As informações não teriam, no entanto, potencial de ser a "bala de prata" para inviabilizar uma eventual candidatura de Maia à Presidência da República.

Leia mais:
Delação de Cunha já tem mais de cem anexos e atinge Temer
Delação de Cunha será 'casada' com a do operador Funaro

O atual presidente da Câmara admitiu a colegas que já esperava ser citado por Cunha, mas "por vingança" do ex-parlamentar, já que Maia presidiu a sessão em que ele foi cassado.

O peemedebista não poderia ter nenhuma grande revelação a fazer já que os dois nunca foram do mesmo grupo político e até militavam em campos adversários no Rio de Janeiro.

Conforme a coluna revelou, Cunha já rascunhou mais de cem anexos de sua delação, que ainda está em negociação.


TELEXFREE: Prejudicados podem buscar seus direitos



Pessoas que foram prejudicadas pelo esquema de pirâmide financeira praticado pela empresa Telexfree podem requerer participação na ação civil pública movida pelo Ministério Público do Acre. Em comunicado, a juíza da 2ª Vara Cível de Rio Branco, Thais de Oliveira Abou Khalil, afirma que as solicitações devem ser feitas através de petições eletrônicas. A iniciativa é essencial para que a Justiça decida posteriormente quem poderá ser ressarcido. Segundo estimativas do MP do Estado, a empresa chegou a associar cerca de um milhão de pessoas.

Juízes e Promotores de Pernambuco pedem abertura de processo criminal contra Temer



A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público de Pernambuco (Frentas/PE) - por meio da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (AMEPE), da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), e da Associação dos Magistrados do Trabalho da 6ª Região (AMATRA VI) - lançou nesta quinta-feira (6), carta aberta dirigida aos deputados federais do Estado, solicitando voto a favor da autorização da abertura de processo criminal contra o presidente da República, Michel Temer. O documento foi encaminhado na tarde de hoje, tanto em meio físico quanto virtual, aos referidos parlamentares.

“O que a Frentas-PE pede neste momento aos deputados federais pernambucanos que irão participar da votação no plenário daquela casa é que autorizem sim o processo, dando oportunidade ao presidente Temer de se defender amplamente e provar sua inocência. Existem fortes elementos contidos na denúncia proposta pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que possui atribuição constitucional de processar o presidente do País. Também é importante que a sociedade acompanhe de perto esse momento e que não paire nenhuma dúvida, seja ele inocente ou culpado”, afirmou o presidente da AMEPE, Emanuel Bonfim. 

Confira abaixo o inteiro teor da carta:

Senhor(a) Deputado(a),

Ciente do compromisso de Vossa Excelência em bem representar o povo pernambucano, a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público em Pernambuco, integrada pelas entidades subscritoras, solicita exame acurado na definição do voto por ocasião da apreciação da autorização para abertura de processo criminal contra o senhor Presidente da República.

Observamos que os fatos narrados na peça de acusação apresentada pela Procuradoria-Geral da República são gravíssimos e de conhecimento público. A denúncia encontra-se devidamente lastreada em farto material probatório, conforme amplamente divulgado pela imprensa. O imputado, em pronunciamento à nação, confessou que manteve encontro às escondidas com o empresário Joesley Batista do grupo JBS, sendo tudo gravado e periciado pela Polícia Federal. Na sequência, prova da materialidade foi colhida em ação controlada, com filmagem de corréu recebendo mala de dinheiro.

Se mais nada tivesse sido colhido pela PGR, o que não é caso, o singelo relato acima produzido seria mais que suficiente para concluir pela viabilidade da ação penal. Lembramos da previsão legal segundo a qual para abertura de processo criminal basta a prova da materialidade e indícios de autoria, requisitos que sobejam no caso concreto.

Bem compreendemos a natureza jurídico-política das manifestação do Parlamento. Sabemos, igualmente, não se tratar de exame de mérito da culpabilidade do denunciado, esta de exclusiva responsabilidade do Supremo Tribunal Federal e que somente ocorrerá após o regular exercício do direito de defesa em sua plenitude, caso ultrapassada a fase de admissibilidade na Câmara dos Deputados. Contudo, as entidades de classe da Magistratura e do Ministério Público em nosso Estado sentem-se na obrigação de externar a preocupação de nossos associados diante do singular momento histórico, notadamente quando se anuncia nos meios de comunicação que o governo do acusado estaria negociando a liberação de emendas parlamentares ou a manutenção de cargos na estrutura do Poder Executivo em troca de apoio na referida votação. A história de bravura do povo pernambucano é incompatível com o conluio para impedir o funcionamento das instituições, não sendo válido o argumento do pragmatismo econômico, pois a ética e a honestidade precedem qualquer análise.

De outro lado, a eventual ausência na sessão deliberativa da matéria, com todo o respeito que merecem os parlamentares, será compreendida pela sociedade como movimento de apoio ao trancamento das investigações, com o gravame da falta de coragem em externar a posição.

Por fim, reiteramos a confiança em Vossa Excelência, mas não nos furtaremos de afirmar que eventual negativa da autorização para que o Supremo Tribunal Federal proceda com a análise técnica acerca do recebimento ou não da denúncia não passará incólume aos olhos daqueles que desejam, de fato, uma nação melhor e que efetivamente trate a todos de forma isonômica. Nunca é demais repetir: ninguém, absolutamente ninguém, está acima da lei em uma República.

Recife, 6 de julho de 2017.

Roberto Brayner
Presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE)

Emanuel Bonfim
Presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (AMEPE)

José Adelmy Acioli
Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (AMATRA VI)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.