quinta-feira, 13 de julho de 2017

PESQUISA: Avaliação do Governo Izaías em Garanhuns. Comparamos a 2015. SAIBA MAIS

O jornalista Roberto Almeida e o blog VeC Garanhuns trouxeram números de uma pesquisa realizada em Garanhuns, onde a população avalia o segundo Governo Izaías Régis. 

Há um mês, mais ou menos, fizemos uma enquete onde as pessoas compararam as duas gestões, e mostrou uma reprovação geral, com nossos e-leitores dizendo que a segunda gestão está pior que a primeira, que teve grande aprovação popular.

O Instituto Analysis Pesquisa e Mercado ouviu 400 moradores da cidade. 




Vamos aos números:

Instituto Analysis (2017)
Ótimo: 22,9%
Bom: 35,1%
Regular: 25,4%
Ruim: 5,2%
Péssimo: 10%
? - 1,4%

Em 2015, no auge da primeira gestão, o Instituto DatAgreste, do economista e vereador Audálio Filho, também ouviu a população, e o resultado foi este:


Instituto Datagreste (2015)

Ótimo: 24,5%
Bom: 38,2%
Regular: 29%
Ruim: 3,2%
Péssimo: 3,8% 
Não sabem ou não responderam: 1,3% 


AGORA COMIGO: Com algumas mudanças que seriam consideradas dentro da margem de erro, vemos um quadro atual um pouco pior, embora ainda positivo, da gestão municipal. 

Observem os números. Há uma perda da aprovação e aumento na reprovação. Quem está fazendo este caminho? Em nossa avaliação é a classe média. A periferia ainda está feliz com o asfalto, e a inquietação vem de segmentos da sociedade. Portanto, com potencial para continuar o êxodo. Por isto, alguém tem que fazer a leitura crítica da pesquisa.

A coincidência com a nossa enquete vem numa segunda pauta. Nós questionamos fazendo a comparação entre as duas gestões de Izaías, e o Instituto Analysis também, ou seja, para verificar se nossos números espelhavam (ou não) a realidade. E foram muito diferentes.

ENQUETE DO BLOG: Como você avalia o segundo governo Izaías em relação à primeira gestão?

Melhorou bastante! 2.30% (16 votos)
Está melhor! 1.01% (7 votos)
A mesma coisa! 6.19% (43 votos)
Mudou pra pior! 66.04% (459 votos)
O governo acabou, ou seja, péssimo! 24.46% (170 votos)
Total: 695 votos

PESQUISA DO INSTITUTO ANALYSIS

Está muito melhor: 19,2%
Está melhor: 21,1%
Está a mesma coisa: 36,6%
Está pior: 15,7%
Está muito pior: 7,7%
Total de 400 questionários

Assim, na pesquisa do Instituto Analysis, da qual não tivemos acesso, 40,3% da população acha que este segundo mandato de Izaías está melhor que o primeiro, e somente 23,4% acha que está pior. 

Perdoem o blogueiro discordar. Até se compararmos as duas pesquisas divulgadas em 2015 e 2017, esquecendo nossa enquete, vêem-se números que mostram queda na avaliação. Não combinam com as pessoas afirmarem que temos um segundo governo melhor que o primeiro. Mesmo assim, na pesquisa atual, 1/4 da população acha que o governo está pior, e 15% acham que está ruim ou péssimo, onde antes eram apenas 7%. Quem está reprovando a gestão? É preciso saber, e entender se tem tendência de crescimento, pois só temos seis meses de governo, e outros também foram reeleitos e tiveram queda de aprovação na segunda gestão, até chegar à impopularidade. Conselho: Comemorar, mas ligar o alerta.

Fiquem à vontade para formarem suas opiniões. A nossa enquete não tem valor científico, e não temos maiores informações sobre o instituto que realizou a pesquisa atual. 

CONVITE: EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS BELEZAS DE GARANHUNS

Socorrinho Gueiros recebe Wando Pontes em exposição na Galeria Kadichari


Os artistas plásticos garanhuenses Socorrinho Gueiros e Wando Pontes estarão promovendo juntos o vernissage da exposição “Belezas de Garanhuns”, que acontecerá no dia 13 de julho, às 20h, na Galeria Kadichari, em Garanhuns.

Será uma noite de arte e música, que contará com as presenças dos instrumentistas Danúbio Melo (Flauta Transversal), Gido Silva (Violão, Viola Caipira e Viola de Dez) e Fabrício Vasconcelos (Percussão).

SERVIÇO:

Exposição de Artes Plásticas “Beleza de Garanhuns”
Onde: Galeria Kadichari | Av. Simôa Gomes, 701, Heliópolis | Garanhuns
Data: Quinta-feira, 13 de julho de 2017
Hora: 20h
Visitação aberta ao público: 14 à 30/07 | 14h às 18h

O jornalista e editor do blog Saullo Paes é quem assinará o cerimonial e assessoria de imprensa do evento. Vai ser um momento único e incrível! Prestigiem!!

HIPER TODODIA INAUGURA EM GARANHUNS. SAIBA TUDO AQUI!

Garanhuns recebe a 4ª loja do Hiper TodoDia em Pernambuco, inauguração aconteceu nesta quinta-feira, dia 13. A nova loja também atende o consumidor que busca economia comprando em grandes quantidades. O Hiper oferece outros serviços como Posto de Gasolina, Farmácia e até um posto de correspondente da Caixa Econômica






Nesta quinta-feira, dia 13/7, o Walmart Brasil inaugurou aqui em Garanhuns, em Pernambuco, a sua quarta loja do Hiper TodoDia no Estado. Trata-se de um formato único do varejo alimentar do Brasil, pensado para tornar o processo de compras mais simples, ágil e econômico. O novo empreendimento é fruto de um investimento de R$ 20 milhões e será responsável por gerar cerca de 100 empregos diretos e mais de 300 indiretos. As instalações seguem um projeto arquitetônico simples e agradável, que contempla iniciativas sustentáveis sem abrir mão do conforto dos clientes. Tudo isso aliado à estratégia de reunir um mix de produtos regionais, marcas nacionais e serviços que solucionam as necessidades do consumidor em um único local, oferecendo os menores preços do mercado em todo o sortimento da loja.

Formato do Hiper TodoDia foi apresentado à imprensa de Garanhuns
A nova loja possui 3 mil m2 de área de vendas, seis vezes o tamanho de uma unidade tradicional do TodoDia. “Não se trata de uma loja menor em relação a um hipermercado ou atacarejo. Mas de um novo conceito que simplifica e agiliza o processo de compra. Para cada loja, há um estudo minucioso e estratégico para pensar em um mix que contemple as preferências regionais e atenda as expectativas e necessidades dos consumidores locais”, detalha José León, vice-presidente do formato TodoDia. Além de Garanhuns, o Hiper TodoDia também está presente nas cidades pernambucanas de Paulista, Vitória de Santo Antão e São Lourenço da Mata.

A loja de Garanhuns conta com um sortimento de 10 mil itens, pensados para satisfazer as mais diversas necessidades de compra dos clientes num único lugar. Além de alimentos e itens de higiene e beleza, o Hiper TodoDia possui seções como utilidades do lar, têxtil, eletroeletrônicos, brinquedos, telefonia, informática, entre outros. “A partir de agora, a população de Garanhuns e de todo Agreste Meridional poderá resolver todas suas necessidades de compras em um único local”, complementa León.

O blogueiro com José León, vice-presidente Walmart para rede TodoDia
O Hiper TodoDia de Garanhuns também privilegia os produtos fabricados na região, abastecidos por cerca de 100 fornecedores regionais. Ainda conta com padaria, açougue, farmácia, serviços de recarga de celular, vale-gás, além de uma galeria comercial. Em breve, também terá posto de combustível.

As instalações do novo Hiper TodoDia foram projetadas para garantir uma experiência de compra agradável. “Os clientes desta loja terão à disposição todo o conforto necessário, incluindo ar condicionado e amplo espaço de circulação entre os corredores”, enfatiza León, ressaltando que o projeto também contempla iniciativas sustentáveis, como iluminação LED nas áreas internas e externas, balcões refrigerados com portas para economizar energia e estação própria de tratamento de esgoto.

GREAT VALEU: Mix de produtos de marca própria Walmart
A busca por mais eficiência na operação faz parte da estratégia do TodoDia de oferecer o Preço Baixo Todo Dia, modelo de negócio por meio do qual os clientes encontram preços mais baixos no total da cesta de compras e não apenas em promoções pontuais válidas por um dia. “A nova loja também atende o consumidor que busca economia comprando em grandes quantidades. O Hiper TodoDia Garanhuns oferecerá vantagens para compras acima de 3 unidades, possibilitando uma economia ainda maior”, explica León. Em caso de uma promoção pontual da concorrência, o TodoDia iguala o preço no caixa, na hora, sem burocracia, mediante a apresentação, pelo cliente, do anúncio publicado.

Serviço
Hiper TodoDia de Garanhuns
Endereço: Rua Dr. José Mariano, 610, Sto Antônio, Garanhuns
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 7h às 24h e domingo das 7h às 20h

Walmart no Brasil

Presente no país desde 1995, o Walmart Brasil opera hoje com 480 unidades e cerca de 65 mil funcionários em 18 estados, além do Distrito Federal. São 9 bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s) e lojas de vizinhança (TodoDia). Em 2016, o faturamento da empresa no Brasil foi de R$ 29,4 bilhões.

No Nordeste, o Walmart está presente com as bandeiras Bompreço, TodoDia, Sam’s Club e Maxxi Atacado. São 237 lojas e mais de 24 mil funcionários. Em Pernambuco, são 66 lojas (14 lojas Bompreço; 09 Hiper Bompreço; 2 Maxxi Atacado; 1 Sam’s Club e 39 TodoDia e 4HiperTodoDia), somando mais de 7.500 funcionários.

BOPE DE PERNAMBUCO ENTRA EM AÇÃO AINDA ESTE ANO

Governador conheceu modelo de treinamento dos profissionais especializados 
que atuarão em incidentes críticos e no combate ao crime organizado




O governador Paulo Câmara visitou, na manhã desta quinta-feira (13.07), as instalações da sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), localizada no Parque do Jiquiá, no Recife. Ao lado do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, e do comandante da Polícia Militar, Vanildo Maranhão, o chefe do Executivo estadual conferiu um pouco do treinamento aplicado no Curso de Formação do BOPE. Ao final desse processo de preparação, 300 profissionais especializados estarão aptos para reforçar as ações da PM no combate à violência, sobretudo em incidentes críticos e na luta contra o crime organizado em todo o Estado. 

"Temos buscado, de todas as formas, trabalhar por um Estado mais seguro, com mais paz. E dentro da estratégia do nosso Plano de Segurança, quando anunciamos um investimento de R$ 290 milhões , estava a criação do BOPE. A gente quer que esse batalhão cada vez mais se consolide e ajude a salvar vidas, que é o nosso grande intuito", destacou Paulo Câmara. A criação do BOPE, que foi efetivada após a aprovação e sanção da Lei que transformou a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) na atual estrutura, é uma das primeiras ações do Plano de Segurança de Pernambuco, anunciado em abril deste ano. 

A expectativa é que os novos profissionais especializados comecem a atuar efetivamente ainda neste segundo semestre. Dividido em quatro módulos, com duração de quatro meses e meio de aulas teóricas e práticas, o Curso de Formação do BOPE desenvolve desde competências técnicas, como orientações de navegação, montanhismo, trato e conhecimento de animais peçonhentos, explosivos e transposição de obstáculos, até conhecimentos em operações e inteligência em segurança pública. Atualmente, o BOPE conta com 120 homens integrados à sua corporação. 

Os policiais que fazem parte da unidade passam por um rigoroso teste antes de integrar o batalhão. Além disso, os aprovados realizam uma capacitação com profissionais de alta qualificação no combate ao crime organizado. Entre outras atuações em que a tropa será alocada, estão: negociações com sequestros com reféns; combate ao tráfico de drogas; e operações especiais no meio urbano.

Durante a visita, Paulo Câmara fez questão de ressaltar a sua confiança no comprometimento dos homens e mulheres que atuam na Polícia Militar. "A confiança é enorme! A confiança do Governo de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social e da Polícia Militar de Pernambuco, que tem história, tradição, e vem formando, ao longo de quase 200 anos, profissionais que têm dado conta do recado", afirmou. 

Coordenador do Curso de Formação do BOPE, o coronel Alexandre Bezerra frisou que a qualidade da formação dos profissionais especializados da PMPE transformou Pernambuco em "exportador" de policiais para atuação em outros Estados. "Principalmente em áreas do Norte, Nordeste e Centro-oeste. Nós temos divulgado muito a nossa doutrina para outros lugares, através de representantes que chegam aqui para fazer o nosso curso e replicam os conhecimentos obtidos conosco. Atualmente, em nosso curso, temos representantes de oito estados brasileiros: Amazonas, Amapá, Tocantins, Maranhão, Rio grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso e Espírito Santo", detalhou. 

O secretário Antônio de Pádua frisou o empenho do Governo do Estado em colocar à disposição da SDS a estrutura necessária para reforçar as ações de segurança. "O Governo do Estado tem se preocupado com toda a cadeia de comando, desde as Operações Especiais até o pessoal que trabalha na ponta. Recentemente, adquirimos mais de 700 motos que foram colocadas à disposição da Polícia Militar para a ronda ostensiva nas ruas. Além disso, temos a expectativa do recebimento das novas viaturas que também serão empregadas nas ruas e teremos a chegada de mais de 1.500 policiais - agora em um primeiro momento -, e, logo mais, de outros 1.300 homens até o começo do ano que vem", concluiu. 

PLANO DE SEGURANÇA - Além da criação do BOPE, o Plano de Segurança de Pernambuco anunciou outras ações, como a renovação e ampliação da frota de viaturas para as Polícias Militar e Civil de Pernambuco e para o Corpo de Bombeiros, com a entrega de 61 veículos; entrega de caminhonetes 4x4; criação do 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp), em Caruaru; a promoção de oficiais, subtenentes e sargentos da PMPE e a criação da 9ª Companhia Independente da PM em Araripina, que atuará no policiamento ostensivo do município. Ao todo, o Plano prevê um investimento de R$ R$ 290,8 milhões para o setor.

AÇÕES SOCIAIS - O governador Paulo Câmara aproveitou a visita à sede do BOPE para conhecer o Dojô instalado no local, onde as crianças das áreas próximas ao Batalhão podem ser treinadas na arte do Jiu Jitsu. De acordo com o coronel do BOPE, Antônio Menezes, "a ação que acontece no local é essencial para evitar que as crianças carentes da região acabem cedendo ao crime ou as drogas".

Fotos: Wagner Ramos/SEI

Ministério da Saúde pode esvaziar Hemobrás de Pernambuco para investir no Paraná

Hemobrás, em Goiana, Mata Norte, já contou com investimentos superiores a R$ 1 bilhão 


Depois de ter se reunido com o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), para cobrar dele explicações sobre a ideia de construir uma fábrica de hemoderivados em Maringá (PR), seu reduto eleitoral, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), foi até o Tribunal de Contas da União (TCU), na noite desta quarta-feira (12), para pedir que o órgão investigue a iniciativa idealizada por Barros. 

A reunião, organizada pela bancada parlamentar de Pernambuco no Congresso Nacional, contou com a participação do presidente da Corte, Raimundo Carreiro, dos ministros Augusto Nardes, Ana Arraes e José Mucio e também da área técnica da Casa. 

Humberto demonstrou preocupação com o projeto apresentado pelo ministro da Saúde porque considera que se trata de uma retaliação política a Pernambuco, pois vai causar o esvaziamento do funcionamento da unidade de produção da Hemobras em Goiana, na Mata Norte, na qual já foi investido mais de R$ 1 bilhão.

“Vemos que a unidade perdeu prioridade para o governo de Temer. Quem está de olho nessa movimentação é o Ministério Público junto ao TCU, que, preocupado com a negociação no Ministério da Saúde que prevê a construção da unidade em Maringá, fez um pedido formal de esclarecimentos ao ministro da Saúde para apresentar as justificativas legais, técnicas e as vantagens econômicas do acordo”, afirmou. 

De acordo com a proposta da pasta, um consórcio seria formado entre os laboratórios públicos estaduais Butantã (SP), Tecpar (PR), a Hemobrás e a empresa suíça Octapharma. “Diante desse cenário nebuloso, temos de defender a fábrica pernambucana, que é um patrimônio, gera empregos e renda ao nosso povo. Por isso, a bancada do Estado está unida para saber qual o objetivo da construção de uma unidade no Sul do país e a quais interesses essa movimentação atende”, disse. 

A fábrica em Goiana está localizada em uma área de cerca de 48 mil metros quadrados e tem a gestão do plasma como um dos carros-chefes da empresa. A Hemobras, estatal do sangue Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, foi criada em 2004 na gestão de Humberto como ministro da Saúde do presidente Lula com o objetivo é garantir a autossuficiência em derivados de sangue no Brasil.

ARROCHA O NÓ: Quinta do forró na Budega de Zé



Não passe frio, venha se esquentar na Budega de Zé com um forró de primeira qualidade, Arrocha o Nó, e aproveite nossas promoções: Cerveja Itaipava 1,99; Cerveja Devassa 2,50; Beats 3,50; Whisky Black White 60,00; Arrumadinho de Churrasco 20,00; Clone de Caldinho e Clone de Caipirinha... Universitários têm entrada free a noite toda...

Curtam nossa página.

UPE lança seu Processo de Ingresso 2018. É SUA OPORTUNIDADE!



Nesta quarta-feira (12/07) a Universidade de Pernambuco divulgou as novidades e todos os detalhes do seu processo de ingresso 2018, em entrevista coletiva para os jornalistas na Reitoria da instituição, com a presença do reitor da UPE, profº Pedro Falcão.

No próximo dia 17/07 já começam as inscrições para as três fases do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e seguem até o dia 18 de agosto, exclusivamente pela internet, através do endereço abaixo:

A taxa de inscrição custa R$ 95,00. É obrigatório que o candidato possua CPF próprio e conta de e-mail válida.

O número de vagas ofertadas não mudou, a UPE oferece 3.460 vagas, distribuídas em 11 campi da instituição, para 55 cursos de graduação, sendo: 1.730 no SSA e 1.730 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (Mec). Nos dois processos de ingresso está reservada 20% das vagas para o sistema de cotas da UPE. Os cursos estão distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.

A novidade para este ano foi a criação do curso de Física de Materiais, com a oferta de 20 vagas, sendo 10 para o SSA e 10 para o Sisu. Não houve aumento de vagas, apenas aconteceu um remanejamento para o curso citado.

Os candidatos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, em período definido no calendário do manual do candidato.

Maiores informações:
Telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791

PERÍODO DE INSCRIÇÕES:
SSA: 17/07 a 18/08/2017
Solicitação de isenção (candidatos com NIS): de 17 a 21/07/2017
Taxa: R$ 95,00

CALENDÁRIO DE PROVAS:
ENEM: 05 e 12 novembro de 2017 (para ingresso pelo Sisu)
SSA 3: 19 e 20 de novembro de 2017 (manhã)
SSA 1: 03 e 04 de dezembro de 2017 (manhã)
SSA 2: 03 e 04 de dezembro de 2017 (tarde)

Instituições se unem em Garanhuns para combater consumo de álcool e drogas por jovens



Coibir o consumo de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas, por crianças, adolescentes e jovens nos espaços públicos de Garanhuns. Com esse objetivo foi criada uma Câmara Técnica, composta por membros de diversos órgãos instalados no Município.

O grupo, formado a partir de uma convocação do Ministério Público de Pernambuco e que inclusive gerou o Termo de Compromisso nº 01/2017, é composto por membros do Governo Municipal de Garanhuns, através do Caps AD e das Secretarias de Educação; Assistência Social e Juventude; Polícia Militar; Polícia Civil; Conselho Tutelar; Guarda Municipal; Liberdade Assistida e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

“Tivemos na terça-feira, dia 11, na sede do Ministério Público, a primeira reunião dessa Câmara Técnica após sua formação. Planejamos promover ações educativas, preventivas e repressivas, bem como estabelecer metas que garantam a proteção integral da infância e da juventude do município, sobretudo nos espaços públicos. Todos devem colaborar dentro das suas atribuições”, registra Carlos Eugênio, secretário de Juventude de Garanhuns, pasta que coordena a câmara técnica.

Os poderes judiciário e legislativo também deverão passar a integrar a câmara técnica de atenção ao uso bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas por crianças, adolescentes e jovens de Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.