quinta-feira, 20 de julho de 2017

Além de Zeca Pagodinho, FIG 2017 tem mais artistas chegando! CONFIRA



O Festival de Inverno de Garanhuns anunciou o cantor Zeca Pagodinho na programação deste domingo, 23 de julho. Ele chega ao palco principal do FIG em ritmo de comemoração, após receber na quarta-feira (19) o Prêmio da Música Brasileira como melhor cantor de samba, com o álbum Quintal do Pagodinho, volume 3. Zeca substitui o show de Tom Zé, que fecharia a programação do domingo e teve que ser cancelado por conta de problemas de documentação para a contratação do artista.

Já nesta sexta-feira (21), a estrela da MPB Angela Ro Ro entra no lugar de Vanusa no Tributo a Belchior no palco Mestre Dominguinhos. A afinação livre e performance poderosa da cantora também poderão ser apreciadas no Som na Rural, em um show solo às 22h30 deste sábado (22). Sucessos como "Fogueira" e "Amor, meu grande amor" fazem parte do repertório da cantora.

Outras mudanças – A cantora, atriz e pianista Cida Moreira também é novidade na programação deste sábado. O espetáculo “Cabaret Brecht, canções de Kurt Weill e Bertolt Brecht” acontece às 17h no Teatro Luiz Souto Dourado, com participações especiais da atriz Maeve Jinkings e do ator Arilson Lopes recitando poesias do dramaturgo.

Para o outro fim de semana, duas novidades. A cantora Sandra de Sá fará uma participação especial no show de Zé Ricardo, na noite de encerramento do festival (29), substituindo Tony Garrido. 

O Maestro Forró também foi confirmado na programação do FIG, levando a força do frevo ao Palco Instrumental, no dia 28 de julho.

Confira a programação completa e atualizada no site oficial: www.cultura.pe.gov.br/fig2017.

Bienal de São Paulo abre exposição no SESC Garanhuns. SAIBA MAIS!


Garanhuns vai receber, de 20 de julho a 22 de setembro, a 32º Bienal São Paulo. O município é o único do estado de Pernambuco a receber as obras de artistas nacionais e internacionais, que vão explorar o tema “Incerteza Viva”. A bienal vai acontecer na Galeria de Artes Ronaldo White e no Centro de Produção Cultural do Sesc.

O evento também faz parte da programação do 27º Festival de Inverno de Garanhuns e a entrada será gratuita. A abertura oficial acontece nesta quinta, 20, às 17h.

Segundo os organizadores da bienal, a exposição foi construída especialmente para Garanhuns e vai reunir trabalhos de nove artistas, como Bárbara Wagner, Cristiano Lenhardt, Ebony G. Patterson, entre outros.

TUDO SOBRE as oficinas gratuitas de formação cultural no FIG 2017




Um dos principais eventos culturais do país, o 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) oferece diversas opções de formação cultural para os moradores e turistas, que podem se inscrever gratuitamente na Secretaria de Turismo e Cultura do município. As atividades promovidas pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e parceiros ajudam a estimular novos talentos e fortalecem a economia criativa.

Um dos oficineiros brinca com o clima frio da região. “Garanhuns vai ‘tá’ quente, vai passar uma semana quente”, prevê o músico Paulinho Suprema sobre a oficina de percussão “Tambores Furiosos”, que ocorrerá no Casarão dos Pontos de Cultura. “Poderemos mostrar um pouquinho do que vem sendo produzido em nosso Ponto de Cultura, as técnicas que a gente vem utilizando, vindas da ancestralidade”, afirma o Ogan do Afoxé Ará Odé e um dos responsáveis pelo batuque da Noite dos Tambores Silenciosos, durante o carnaval do Recife.

Os cursos são oferecidos em vários espaços da cidade. A Praça da Palavra contará com oficinas de ilustração, marcadores de livro e confecção de bonecas africanas para as crianças que visitarem o espaço, situado na linda praça da fonte luminosa. Já os artistas e produtores culturais têm mais uma oportunidade de assistir um minicurso de elaboração de projetos e prestação de contas para o Funcultura, na Faculdade AESGA.

Para Gustavo Duarte, Superintendente de Gestão do Funcultura, a capacitação é um momento muito importante de interação com os técnicos e técnicas do Fundo, para que os artistas, produtores e fazedores de cultura possam obter as informações necessárias para a elaboração de um bom projeto. “Esta é uma grande oportunidade. Em mais um ano, o Funcultura está presente no FIG e contamos com a presença de todos da região, numa mobilização em prol do desenvolvimento e da realização dos projetos culturais em Pernambuco”.

A instituição também receberá as atividades promovidas pela Prefeitura do Município nas áreas de fotografia e audiovisual. Uma novidade neste ano são os workshops promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Garanhuns nas áreas de moda e culinária. As vagas já foram preenchidas.

PROJETOS SOCIAIS – A maior parte das atividades têm inscrições abertas ao público em geral, crianças, jovens e idosos. Mas algumas oficinas são destinadas ao público atendido por projetos sociais como o Programa Mãe Coruja, criado para reduzir a mortalidade infantil e oferecer atenção integral às usuárias do SUS e bebês. As gestantes e nutrizes poderão participar da oficina de contação de histórias “Narradores de Histórias: memórias e poesia”.

Já os adolescentes em conflito com a lei e que cumprem medidas socioeducativas na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) terão contato com o universo do Hip Hop na formação de Dança de Rua e Rima.

INSCRIÇÕES – Os interessados devem se inscrever presencialmente até o dia 21 de julho, das 8h às 14h, na sede da Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns (Centro Administrativo Municipal Arlinda da Mota Valença – Rua Joaquim Távora, S/N – Heliópolis, ao lado da Câmara dos Vereadores). As vagas disponíveis para cada oficina serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada.

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS OFICINAS
AESGA – Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns
Av. Caruaru, 508 – São José
LISTA DAS OFICINAS DE FORMAÇÃO CULTURAL
Confira as atividades que têm inscrições abertas ao público:

Em Garanhuns, Paulo entrega 510 títulos de posse de terra e prestigia abertura do FIG 2017



O governador Paulo Câmara entrega, nesta quinta-feira (20.07), em Garanhuns, 510 títulos de terra - sendo 403 títulos de propriedade e 107 títulos de Concessão de Direito Real de Uso da Terra. Com um investimento de R$ 510 mil, a ação beneficiará mais de 2.500 pessoas de 19 municípios da região. 

Com os documentos em mãos, os agricultores rurais são beneficiados em diversos aspectos, entre elas, com a garantia da segurança jurídica de suas famílias, o acesso a crédito e a políticas públicas que repercutem no bem estar social e na qualidade de vida no meio rural, como o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

16h30 - Entrega de Títulos de Posse do Agreste Meridional
Local: Sede da CODEAM - Rua Capitão Pedro Rodrigues, 920, Magno, Garanhuns–PE

19h - Abertura do Festival de Inverno de Garanhuns
Local: Teatro Alfredo Leite - Praça Dom Moura, s/n, Garanhuns-PE

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.