sábado, 22 de julho de 2017

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS - PRAÇA MESTRE DOMINGUINHOS




PALCO MESTRE DOMINGUINHOS

Dia Domingo, 23
20h: Cafuringa e Banda
21h: Donas
22h: Zé Brown
23h: Ifá (BA)
0h30: Zeca Pagodinho (RJ)

Dia 24
21h: Still Living
22h: Herbert Lucena
23h: Cantoria Agreste
0h30: MPB4 (RJ)

Dia 25
21h: Lucas Santana (BA)
22h: Banda Eddie, com participação da Orquestra Henrique Dias
0h30: Baiana System (BA)

Dia 26
20h: Belinha Lisboa
21h: Arthur Spindolla (PA)
22h: Lia Sophia e Pinduca (PA)
23h30: Fafá de Belém (PA)

Dia 27
20h: Mourinha do Forró
21h: Projeto Setenta com Sete (PE) – Waldonys (CE), Chambinho (SP), Meninão (RJ), Adelson Viana (CE), Agostinho do Acordeon (PE), Mahatma (PE) e Terezinha do Acordeon (PE)
22h20: Lucy Alves (PB)
23h30: Chico César (PB)

Dia 28
20h: Kiara Ribeiro
21h: Grupo Terra
22h: Gerlane Lops
23h: Marienne de Castro (BA)
0h30: Mart’nália (RJ)

Dia 29
20h:  Andrea Amorim
21h: Jr. Black
22h: Spok Frevo Orquestra
23h: Zé Ricardo (RJ), com participação especial de Sandra de Sá
0h30: Fernanda Abreu (RJ)

Garanhuns perde Iran Pessoa, Gente Fina de Primeiríssima Qualidade!

De muitos amigos e histórias, Iran Pessoa era um livro vivo da história da comunicação em Garanhuns. História que ia além do rádio, principalmente a Difusora e a Sete Colinas, mas de outras emissoras de Pernambuco e Alagoas. E também a Nari Propaganda, com seu estúdio e carro de som, que passeava com seus clientes pelas ruas de Garanhuns. Nas emissoras de Garanhuns estava em casa, e na sua última emissora, Sete Colinas FM, sempre foi tratado com o respeito e carinho que merecia.

Lembro do seu "Amanhecer Sertanejo" na Rádio Difusora, começava às quatro da manhã, e minha vó que acordava sempre cedo, fazia do programa a trilha sonora do despertar de todos nós. As andorinhas sempre voltavam. Era um tempo que apareciam as duplas mais modernas, e Iran selecionava as melhores para tocar junto com os grandes e verdadeiros nomes da música caipira. Sempre teve bom gosto e tocava o que realmente prestava. Da época também, lembro seu carro na Av. Santo Antônio, tocando músicas, publicidades e mensagens de natal, marcando o final de ano na cidade. 

Tenho Iran Pessoa como um dos grandes ídolos do rádio, daqueles nomes que marcaram época, e Garanhuns tem uma série deles, a maioria recepcionando seu Iran no céu. O radialista criou seu estilo e foi fiel a ele durante toda sua história profissional, seja em rádio ou em qualquer outra atividade na área.

Quando gravei meu primeiro CD, o estúdio foi de o Iran, ali, pertinho do SESC, que Roberto Lima alugava na época. Durante alguns dias pude conversar com aquele senhor que tinha tantas histórias. Simples, cordial e responsável, Iran era a imagem que eu tinha feito em minha infância.

Com mais de 80 anos, não deixou seu ofício, pois era seu trabalho e seu prazer.

Soubemos de sua morte na noite desta sexta-feira (21). A comunicação regional, e do interior do estado fica mais pobre, muito mais pobre. Perdemos um profissional competente e compromissado com seu trabalho e as emissoras pelas quais passou. Deixa um legado.

Hoje o amanhecer não foi sertanejo nem teve animação, não teve o abraço carinhoso nem aquelas citações que sempre fazia. Garanhuns está em silêncio.

O velório acontece na Funerária Suíssa, e o féretro acontece às 16h.

Registramos aqui os sentimentos da minha família, e creio que de toda uma legião de amigos e fãs de Iran Pessoa. Como bem lembrou Carlos Eugênio, um dos bordões do radialista, "Gente Fina de Primeiríssima Qualidade!".

Vai fazer uma falta danada! Olha o vídeo que Edcarlos Garotinho filmou e Carlos Eugênio publicou em seu blog. Vejam como era elegante, responsável e apaixonado pelo rádio o nosso Iran Pessoa!


Produtor do Rock in Rio participa de debate sobre negócios da música no FIG 2017

Encontro no FIG abre espaço para novos negócios na área de música 
Iniciativa reunirá bandas do estado e produtores de todo o país com a proposta de atrair novas parcerias que impulsionem a cadeia produtiva local




Um encontro inédito e voltado ao fomento de novos negócios na música fará parte da programação do 27º Festival de Inverno de Garanhuns. Nos dias 26 e 27 de julho, será realizada a Plataforma FIG, evento que busca reunir através de debates e speed meetings (encontros de até 5 minutos) importantes nomes do empreendedorismo do segmento musical no Brasil, desde realizadores de festivais consagrados, como o Rock In Rio, até gravadoras e distribuidoras físicas ou digitais. A inscrição pode ser feita por e-mail e é aberta para bandas e produtores culturais interessados.

De acordo com Andreza Portella, coordenadora de Música da Secretaria de Cultura de Pernambuco e uma das realizadoras da ação, a Plataforma FIG será um grande momento para os artistas locais conhecerem mais sobre o mercado. “Este encontro tem a proposta de criar um diálogo entre os realizadores, gravadoras, distribuidoras e artistas, tanto os que participam desta edição do FIG como os que estão nas festas alternativas ou até mesmo curtindo o festival. Vai ser uma oportunidade muito rica para troca de ideias e surgimento de novos negócios na música”, ressalta.

A produtora Melina Hickson, do Porto Musical, será a mediadora da mesa “A importância dos festivais pernambucanos na cena independente da música nacional”

Com curadoria e produção de Priscila Melo e Heloísa Aidar, a programação conta com três mesas de debates, apresentação de uma startup e um rodada de conversas com os realizadores de vários festivais.“Destacando o papel de alguns eventos de Pernambuco no fortalecimento da cadeia produtiva da música do estado, a mesa A importância dos festivais pernambucanos na cena independente da música nacional apresenta no dia 26 de julho um panorama da produção local, com participação de Melina Hickson (Porto Musical) na mediação, além de Paulo André (Abril Pró Rock), Gutie (Rec Beat) e Jarmeson Lima (Coquetel Molotov)”, explica a coordenadora de Música da Secult-PE.

A apresentação da startup Musicle, que participa do Programa de Incubação do Armazém da Criatividade, subsidiária do Porto Digital em Caruaru, encerra a programação do dia 26. A iniciativa promove uma plataforma online que conectará bandas e contratantes, sejam eles produtores de evento, noivos, donos de bares e empresas interessadas em realizar festas ou confraternizações.

"No dia 27, a mesa Chegamos no digital, consumindo mais vinil inicia os debates com uma discussão sobre o consumo de música, com a participação de importantes gravadoras e distribuidoras do país", destaca Andreza. Mediado por Rafael Cortes (Assustados Discos), o debate terá a presença de Heloisa Aidar (Pommelo, Brisa), Fábio Silveira (Alfafonte) e Pablo Rocha (Noize Record Club).

O músico e produtor Zé Ricardo, do Rock In Rio,
participa da Plataforma FIG
Já o encontro Circuito de Festivais, como fazer parte? busca trazer uma discussão sobre os principais festivais nacionais, como o Rock In Rio, Bananada e Maloca Dragão. O encontro terá mediação de Fabrício Nobre (Bananada), além das presenças de Paola Wescher (Popload), Zé Ricardo (Rock in Rio) e Márcio Caetano (Maloca Dragão).

O músico e produtor Zé Ricardo, do Rock In Rio, também participa da programação da Plataforma FIG

O evento encerra com speed meetings com diversos produtores nacionais, nomes como Fernando Zugno (Festival POA em Cena – POA), Antônio Amaral (Revista Rolling Stones), Eduardo Porto (Festival Contato), Renata Simões (Jornalista) e um representante do SESC.

Inscrições para os Speed Meetings - Para participar dos encontros rápidos, os interessados devem se inscrever até a próxima segunda (24) através do e-mail plataformafig@gmail.com, enviando fotos, release e link do áudio. Os selecionados deverão ter participado de, pelo menos, uma mesa de debate. Serão selecionados até 20 artistas ou bandas.

Serviço
Plataforma FIG
26 a 27 de julho
Garanhuns Palace Hotel (Av. Rui Barbosa, 626, Heliópolis)
Gratuito | Inscrições para o Speed Meeting pelo e-mail plataformafig@gmail.com até o dia 24 de julho

PROGRAMAÇÃO 

26 de julho

14h às 15h30
Mesa “A importância dos festivais Pernambucanos na cena independente da música nacional”
Mediação: Melina Hickson (Porto Musical)
Paulo André (Abril Pro Rock)
Gutie (Rec Beat)
Jarmeson Lima (Coquetel Molotov)

16h às 17h30
Apresentação da startup Musicle (parceria com o Portomídia)

27 de julho

11h às 12h30
Mesa “Circuito de festivais, como fazer parte”
Mediação: Fabricio Nobre (Bananada - GO)
Convidados:
- Paola Wescher (Popload - SP)
- Zé Ricardo (Rock in Rio)
- Márcio Caetano (Dragão do Mar-CE)

14h às 15h30
Mesa "Chegamos no digital, consumindo mais vinil”
Mediação: Rafael Cortes (Assustados Discos)
Convidados:
- Heloisa Aidar Pripas (Pommelo, Brisa) | Distribuição física e edição
- Fábio Silveira (Alfafonte) | Distribuição digital
- Pablo Rocha (Noize Record Club)

16h às 18h
Speed Meetings
Com: Fernando Zugno (Festival POA em Cena – POA) | Antônio Amaral (Revista Rolling Stones) | Eduardo Porto (Festival Contato) | Renata Simões (Jornalista) | Representante do SESC

Casa do Artesão vai expor mais de 500 peças durante 27º FIG



A Casa do Artesão está se preparando para receber o grande número de público durante a 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, que começa amanhã (20), e vai até o sábado (29). Mais de 500 artigos de venda estão sendo expostos no local, confeccionados por cerca de 30 artistas que participam da Associação da Casa do Artesão. Almofadas, bolsas, esculturas, blusas, cachecóis, canecas e outros tipos de artesanatos são vendidos no local.

Segundo a vice-presidente da Casa, Maria José Alencar, a expectativa é que as vendas aumentem cerca de 30% em relação ao primeiro trimestre do ano. As peças variam de R$ 0,50 à R$ 200,00 e são produzidas com os mais diversos materiais, como palha de milho, papel machê, fios de cobre, filtro de café, madeira, barro, materiais recicláveis e outros tipos de matéria-prima.

Este ano, 30 peças do artesão garanhuense Mestre Fida, que expôs na Fenearte 2017, estão sendo expostas. O artista Genival Rufino também está apresentando peças, entre elas o “Dragão”, produzida com couro e material reciclado. Durante o FIG, o espaço estará aberto das 9h às 17h. A casa está localizada na Rua Treze de Maio, no bairro Santo Antônio. 

Texto e Fotos: Daniela Batista - Secom/PMG

Prefeitos do Agreste são recebidos pelo governador Paulo Câmara




Com articulação do deputado federal Danilo Cabral (PSB), o governador Paulo Câmara recebeu os prefeitos Dannilo Godoy, de Bom Conselho, e Ricardo Alves, de Saloá, na manhã da quinta-feira (20). 

Os prefeitos trataram sobre parcerias entre seus municípios e o governo do estado, como a liberação de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e celebração de convênios. Também conversaram sobre a realização de uma agenda do governador nas cidades nas próximas semanas.

Fotos: Roberto Pereira/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.