domingo, 30 de julho de 2017

O Guia do FIG 2017 é sucesso!

Recorde de acesso, o App Guia do FIG se consagrou pela sua 6ª edição como o melhor aplicativo do Festival de Inverno de Garanhuns. O sucesso é tão grande que temos uma média de avaliação de 4,8 estrelas nas lojas de aplicativos. 




O aplicativo para celulares Guia do FIG chegou ao mercado e logo agradou ao público em 2012. Os números comprovam o sucesso atingido pelo aplicativo. Em apenas duas semanas de lançamento do produto, o Guia do FIG registrou milhares de acessos. 

O gosto do público pelo aplicativo repercutiu em mídias sociais extremamente conhecidas, como o Instagram. Os usuários, animados com as novidades do aplicativo, postaram no Instagram várias menções através de comentários e curtidas. Para ficarem por dentro de toda a programação do Festival de Inverno de Garanhuns, o aplicativo deixou em evidência a aba programação. Em um breve acesso nesse campo, todos os interessados conseguiram acessar o conteúdo completo previsto para acontecer durante o festival, bem como localidade específica e horário reservado para a programação. 

Como todos estavam totalmente envolvidos com o festival, a aba "Hoje tem" teve milhares de acessos. Para os que estavam preocupados em encontrarem um bom lugar para fazer as refeições e uma loja para fazerem as suas compras, o aplicativo exibia de forma simples todos os pontos da cidade através dos campos “Onde Comer & Beber” e “Onde Comprar”, que tiveram uma aceitação muito grande do público, com um relevante número de acessos. 

As pessoas satisfeitas com o aplicativo do Guia do FIG resolveram se manifestar e teceram interessantes comentários na loja de aplicativos Google Play. Foram algumas centenas de pessoas que comentaram positivamente, elogiando o Aplicativo. 

O sucesso do aplicativo só foi possível graças aos parceiros locais, como o BLOG DO RONALDO CESAR e, também, os patrocinadores. O aplicativo Guia do FIG foi inovador. O Guia do FIG foi o primeiro app em toda história do Festival de Inverno de Garanhuns que ofereceu ao seu público um guia virtual completo para facilitar o passeio e o acesso a serviços considerados básicos. 

O projeto do aplicativo Guia do FIG foi desenvolvido pela Arretada Comunicação no ano de 2012, em um trabalho que mostrou excelente profissionalismo, além de conhecimento real da região de Garanhuns e do público que procura o Festival de Inverno.

Equipe do App Guia do FIG
Arretada Comunicação

Já deu saudade do Festival de Inverno de Garanhuns. Que venha 2018!



Acabou a 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, e neste momento a sensação é a mesma de todos os anos, de vazio, (de ressaca), de tristeza porque acabou e de saudade dos tantos eventos, polos, pessoas, coisas, artes, cortejos, tribos... que passaram por nossas vidas durante estes 10 dias. É uma experiência tão mágica, única, de integração e cultura, que não dá para descrever!

Os realizadores do grande evento continuam apostando na descentralização, e este ano muito mais, com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, ampliação de polos, nomes conceituados em cada área... Assim, pudemos ter Sérgio Mamberti, Renato Borghetti, Marina Lima, Yamandú Costa, Som na Rural, Sá Grama, Edson Cordeiro... E muitos outros, não necessariamente na Praça Mestre Dominguinhos.

E na Praça, se não foi a maior programação de todos os tempos, como sempre esperamos a cada ano, cumpriu à risca o que se espera de uma boa programação, bons shows, gente nova que pode estourar no showbizz nacional, artistas com mídia nas TV´s e nomes consagrados da história da Música Popular Brasileira. Uma programação que em nove dias ofereceu, de graça, Zeca Pagodinho, MPB4, Mart´nália, Lucy Alves, Chico César, Fernanda Abreu, Fafá, Baby, BaianaSystem, Geraldo Azevedo, entre tantos outros, e ainda shows impactantes como foram Zé Ricardo e Mariene de Castro, maravilhosos, sem contar ainda os tributos a Belchior e os 70 Anos da Asa Branca de Luiz Gonzaga, que contou com Waldonys e Chambinho (que fez Luiz Gonzaga no cinema), entre outros.

O público compareceu bem em todos os polos, e a discussão apareceu na Praça Mestre Dominguinhos no sábado de Baby do Brasil e principalmente na madrugada de segunda-feira, quando MPB4 deu um showzaço para pouco público. Infelizmente também, a política e o desejo que algo desse errado prejudicou a divulgação do evento, que finalizou com bom público e a vontade que o próximo chegue logo, como sempre. Na maioria das vezes, só reclama quem não entende a pluralidade do evento, e quer artistas populares na praça. E até concordo que faltaram artistas rotulados de brega e românticos este ano. Mas não foi a tragédia que tentaram alarmar. Se fosse dar nota: entre 7 e 8, ou seja, passando pela média, em um momento de crise que todos estão acompanhando.

Em uma avaliação geral, tivemos um bom Festival, pois o caixa do estado não permite aquele investimento do passado, os tempos são outros, e ainda assim, Garanhuns recebe mais que outros grandes eventos consolidados no estado, e dentro da possibilidade do governo, quando tantos estados não conseguem nem pagar salários e fornecedores, em Pernambuco ainda se investe em cultura. E com recursos próprios, ainda se valoriza a cultura de verdade que esteve presente em Garanhuns em todas as suas linguagens!

Um grande Festival, que precisa ser analisado em vários pontos, para melhorar, corrigir falhas, para continuar grandioso, como sempre foi!

Que chegue 2018!

QUAIS OS MELHORES SHOWS DO FIG 2017? (VOTE NA ENQUETE DO BLOG)





Listamos abaixo os shows considerados nacionais da Praça Mestre Dominguinhos no Festival de Inverno de Garanhuns 2017. Abrimos uma exceção para colocar também Marina Lima, que se apresentou no Palco Pop. Agora escolham os cinco melhores shows do ano na opinião de vocês, ou pelo que ouviram dos amigos que assistiram estes artistas da música brasileira! (Outros também poderiam estar na lista, mas selecionamos os de maior repercussão).

QUAIS OS MELHORES SHOWS DO FIG 2017? 


(MARQUE CINCO OPÇÕES)

Baby do Brasil
BaianaSystem
Chico César
Fafá de Belém
Fernanda Abreu
Geraldo Azevedo
Lucy Alves
Mariene de Castro
Marina Lima
Mart'nália
MPB4
Setenta com Sete, com Waldonys, Chambinho e outros
Zé Ricardo
Zeca Pagodinho

Mais de 7 mil pessoas estiveram nos espetáculos do Circo no FIG




O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) já é conhecido por atrair uma grande quantidade de turistas à cidade durante o mês de julho. Na 27ª edição, não poderia ser diferente. Diversos polos ofereceram lazer e cultura para todos os tipos de públicos. Um deles foi o circo, localizado no Parque Euclides Dourado. O espaço recebe grande quantidade de crianças, que vão com suas famílias conferir o picadeiro.

Segundo a produtora executiva da Fundarpe, Carminha Lins, mais de 7 mil pessoas passaram pelo local, sendo 60% do público formado por crianças. “O circo tem a capacidade de aglutinação. Ele traz o lúdico com a figura do palhaço. Quem é adulto vira criança e quem é criança tem o acesso a essa emoção do real, principalmente na época da tecnologia, onde isso é raro”, explicou Carminha.

Neste sábado (29), foi apresentado pela companhia pernambucana "2 em Cena", o espetáculo “Do nariz ao vestido”, que trabalha a temática do clown, o palhaço tradicional do circo. Sucesso!

Foto: Nichole de Andrade - Secom PMG

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.