sexta-feira, 4 de agosto de 2017

CSJD movimenta estudantes no Dia Nacional da Saúde

Nesta sexta-feira, Dia Nacional da Saúde, os nossos alunos foram recebidos com uma aula motivacional contendo vídeos explicativos, dinâmicas, lanche saudável com degustação de frutas, vitaminas e sucos e aeróbica da saúde.

Entendendo que o cuidado com a saúde é um ato que todos devemos ter, nossos alunos foram incentivados a se cuidar cada vez mais, para que tenham saúde, liberdade e felicidade.

Também foi mostrada a importância desse dia tão importante, por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, o qual erradicou e combateu as epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil.

Colégio Santa Joana D'Arc





MATRÍCULAS ABERTAS NA UNOPAR GARANHUNS

As matrículas continuam abertas, venha crescer profissionalmente com a líder em Ead.

Mais informações: (87) 9 9612-3055 / 9 8134-5825 / 9 9939-0183

MAIS PRÓXIMA, PARA VOCÊ IR MAIS LONGE!



Paulo Câmara anuncia conjunto de ações e fortalece agropecuária de Pernambuco

As medidas anunciadas pelo governador, nesta quinta-feira (04), irão aumentar a segurança e a qualidade da produção avícola, estimular a bacia leiteira e reestruturar a Adagro



SÃO BENTO DO UNA - Empenhado em fortalecer a agropecuária de Pernambuco, o governador Paulo Câmara anunciou, nesta quinta-feira (03.08), um pacote de ações durante a abertura da II Feira da Avicultura do Nordeste, neste município, Agreste Meridional. Entre os investimentos do Governo do Estado estão reestruturação da Agência Estadual de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Adagro); assinatura do decreto de operação da rastreabilidade do ovo; abertura de seleção temporária para contratação de 74 técnicos de defesa agropecuária; concurso público para contratação de 50 fiscais agropecuários; e entrega de equipamentos.

“Temos que estar muito junto no campo e nos arranjos produtivos, buscando gerar emprego e renda, fazendo com que a produção avícola de Pernambuco continue a crescer, a se desenvolver e a nos orgulhar. Nesse sentido, a Adagro tem um papel fundamental: o de orientar, de fiscalizar e fazer parcerias em favor de uma agropecuária de qualidade, que proteja as pessoas que adquirem os produtos e, ao mesmo tempo, dê boas condições de trabalho aos fornecedores”, afirmou o governador Paulo Câmara, frisando que Pernambuco é o maior produtor de ovos do Nordeste e que este novo sistema de rastreabilidade é pioneiro no Brasil. Durante o evento, o chefe do Executivo estadual visitou os estandes, cumprimentou os expositores da feira e os participantes da Corrida das Galinhas.

Com o decreto, assinado pelo governador Paulo Câmara, será possível organizar e regulamentar o trânsito e o comércio de ovos e derivados no Estado, para fins de fiscalização e controle sanitário, melhorando a qualidade dos produtos e possibilitando a rastreabilidade desde a procedência até a comercialização. “O consumidor vai poder identificar de onde veio o ovo e a data em que ele foi produzido, melhorando a questão da segurança”, destacou a presidente da Adagro, Erivânia Camelo, acrescentando que os produtores pernambucanos terão 90 dias para aderirem à nova regra.

Com relação à reestruturação da Adagro, Erivânia pontuou que a medida vai aumentar o poder de atuação de fiscalização no Estado e os benefícios para os produtores. “Hoje, estamos com um quadro bastante reduzido de fiscais. Então, com a seleção temporária e o concurso público, vamos melhorar a fiscalização para que os registros dos produtos fiquem mais rápidos”, esclareceu.

A seleção temporária para 74 técnicos agropecuários será realizada este semestre e tem contratação prevista para o primeiro trimestre de 2018. Já o concurso público para contratação de 50 fiscais agropecuários (nível superior) deve ocorrer ainda este ano, com contratação para o primeiro trimestre de 2018. Do total de vagas, 40 serão para o cargo de médico veterinário (Defesa Animal) e 10 para engenheiros agrônomos (Defesa Vegetal). Na ocasião, o governador também entregou 22 ensiladeiras, beneficiando 20 municípios do Agreste e Sertão, além de uma moto e de 11 kits de inseminação artificial. Os equipamentos promovem a inclusão produtiva, melhoria da renda e das condições de sobrevivência do homem do campo, com foco na bacia leiteira do Estado.

Para o secretário de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), Nilton Mota, a avicultura de Pernambuco vive um grande momento com as ações anunciadas pelo governador Paulo Câmara. “Assim como a educação, somos referência na avicultura no Norte e no Nordeste do País. Sabemos que o Brasil não vive um bom momento, mas os atos assinados pelo governador trazem um novo momento para Pernambuco no segmento avícola”, pontuou Mota.

Prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida agradeceu ao governador e assegurou que, hoje, a avicultura respira com mais tranquilidade. “O segmento vem crescendo muito com esse empenho do Governo do Estado. O governador Paulo Câmara sempre muito atencioso com o povo de São Bento do Una”, afirmou a prefeita. 

Também estiveram presentes o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; o chefe de gabinete, João Campos; o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel; os deputados estaduais Claudiano Filho e Romário Dias; e prefeitos da região.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

CARUARU DEVE ECONOMIZAR ÁGUA



Depois de participar, na manhã desta sexta-feira (4), em Bezerros, da audiência pública da Compesa para esclarecimentos sobre a adutora de Serro Azul, a deputada Laura Gomes concluiu que a população de Caruaru precisa continuar economizando água, mesmo com a barragem do Prata acumulando, neste momento, sua capacidade total de 42 milhões de metros cúbicos.

A advertência da parlamentar socialista tem a ver com o prazo de construção da adutora de Serro Azul, que representará uma solução duradoura para o abastecimento de Caruaru e região. Será superior a um ano o período de obras e, mesmo com o reforço do sistema do Pirangi, não se pode prever com segurança como a maior cidade do interior atravessará o próximo verão.

TCE responde consulta sobre remuneração de vereadores



Em atendimento a uma consulta formulada pelo presidente da Câmara Municipal de Sanharó, Paulo José Oliveira Batista, sobre remuneração de vereadores, o TCE respondeu que os limites para a fixação dos subsídios estão previstos nos artigos 29 e 29-A da Constituição Federal e que eles deverão ser fixados em cada legislatura para vigorar na subseqüente.

A consulta foi formulada nos seguintes termos: “Caso a norma que regulamentou a matéria tenha fixado o subsídio do vereador em montante inferior aos limites previstos na Constituição Federal, quais sejam, 30% do subsídio do deputado estadual, 5% da receita do ano anterior e 70% do duodécimo, pode a Câmara majorá-lo no curso do mandato, para vigorar na mesma legislatura, para que ele alcance os limites previstos?”

A conselheira e relatora do processo TC nº 1723759-2, Teresa Duere, elaborou a resposta ao consulente com base em parecer do Ministério Público de Contas e da jurisprudência da Casa. Segundo ela, a Constituição estabeleceu o limite máximo para fixação do subsídio do vereador, mas nada impede que ele possa ser fixado em percentuais menores, obedecido o princípio da anterioridade, ou seja, aprovado numa legislatura para vigorar na legislatura seguinte. O seu voto foi aprovado por unanimidade na sessão do Pleno da última quarta-feira (02). 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 03/08/2017

ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ACONTECE EM GARANHUNS. INSCREVA-SE!




A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional de Pernambuco realizará entre os dias 02 e 04 de novembro de 2017, a sétima edição do Encontro Pernambucano de Educação Matemática (VII EPEM), na cidade de Garanhuns-PE. O evento será promovido em parceria com Universidades, Programas de Pós-Graduação e Grupos de Pesquisa ligados à Educação Matemática. A opção pela cidade de Garanhuns deve-se ao fato de buscarmos a interiorização das ações da SBEM-PE. 

A SBEM é uma sociedade científica sem fins lucrativos, mantida exclusivamente pelas anuidades dos sócios, neste sentido a Diretoria da SBEM-PE (gestão 2017-2020), busca construir parcerias com Prefeituras e Secretarias de Educação do Estado de Pernambuco para viabilizar a realização o evento. O último Encontro Pernambucano de Educação Matemática ocorreu em Caruaru, 11 anos atrás. O evento visa, entre outros aspectos, constituir um espaço de intercâmbio de experiências docentes e de pesquisas em Educação Matemática, realizadas no âmbito do estado de Pernambuco e de outras regiões do país, bem como estimular o desenvolvimento da Educação Matemática em Pernambuco, comprometida com uma intervenção pedagógica qualificada em todos os níveis e modalidades de ensino. 

A programação constará de palestras e mesas redondas, com pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente. Além disso, serão oferecidas muitas oficinas que versarão sobre temas de interesse para professores, estudantes e pesquisadores. Será um espaço para compartilhamento de conhecimentos construídos na academia e também na prática escolar sobre Educação Matemática, através da apresentação de Comunicações Orais, Relatos e Experiência e Exposição de Pôsteres. A programação também contará com exposição permanente de livros e materiais didáticos; lançamento de livros, reunião de grupos de estudo e atividades culturais.



GARANHUNS RECEBE EVENTO DA EMBRAPA PARA PRODUÇÃO DE VINHO NO AGRESTE



A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) realiza em Garanhuns, nesta sexta-feira (04), um evento sobre o potencial de produção de vinhos de altitude na região do agreste pernambucano.

Na ocasião, serão apresentados os resultados da implantação e avaliação de cultivares de uvas viníferas na cidade de Brejão-PE, realizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). 

O dia de Campo “Vinhos de altitude no Agreste Pernambucano: A aptidão de uvas Viníferas na Região de Garanhuns” contará com uma palestra intitulada “Comportamento Agronômico e potencial Enológico de Uvas Viníferas na Região de Garanhuns”, que irá trazer os dados sobre a adaptação das cultivares às condições da região, apresentados pela pesquisadora da Embrapa Patrícia Coelho de Souza Leão e pelo professor da UFRPE Mairon Moura da Silva. 

A palestra também contará com a participação da pesquisadora da Embrapa Aline Telles Biasoto Marques, que irá apresentar dados sobre o processamento e a qualidade dos vinhos elaborados a partir das uvas produzidas na área experimental, em Brejão-PE. Ao final, será realizada uma degustação dos primeiros vinhos da região, que foram elaborados no Laboratório de Enologia da Embrapa Semiárido.

O público do evento é formado por representantes das secretarias estaduais e municipais de turismo e de agricultura, empresas de assistência técnica, empreendedores e setor financeiro. 

Reebemos o convite e estaremos presentes para conferir esta que se trata como uma interessante alternativa, não só agrícola, mas também para o desenvolvimento do enoturismo na região.

O evento acontece às 16h30 na Chácara Vale das Colinas, em Garanhuns, entrando no Km 98 da BR-424, depois seguindo as placas.

Estarei lá, depois conto pra vocês.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.