quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Governo de Pernambuco faz convênio com Senai e Senac para reeducandos do Sistema Penitenciário



Detentos do Sistema Prisional ganham novas oportunidades de qualificação profissional a partir de setembro. O Termo de Cooperação Técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi assinado, na tarde desta quarta (30/08), pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e o Executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues.

Estiveram presentes também na cerimônia, na sede da SJDH, o gestor do Senai/Caruaru, Edson Simões, o presidente regional do Senac, Josias Silva de Albuquerque, além da superintendente de Capacitação e Ressocialização, Valéria Fernandes, e a gerente de Educação e Qualificação Profissional, Edvany Oliveira, ambas da Seres. Secretários executivos da SJDH e demais representantes das duas instituições marcaram presença.

“Para nós é muito importante porque nós entendemos que a ressocialização só é eficiente e só se realiza efetivamente se tivermos formação de mão de obra porque o reeducando deixando o sistema vai ter que se preparar para o mundo”, afirma o secretário Pedro Eurico. A ação beneficiará 760 detentos, sendo 340 do Senac e 420 do Senai, em diversos cursos profissionalizantes como formação de garçom, artesanato de sandálias, preparação de bolos e tortas clássicas, produção de derivados de leite/queijo, bombeiro hidráulico, cultivo de plantas medicinais e design de sobrancelhas.

“Nós precisamos vencer essa situação através de um trabalho conjunto. O governo está disposto a promover a mudança e nós a colaborar”, informa o presidente Josias. Os cursos do Senac ocorrerão na região Metropolitana do Recife e o Senai impulsionará a ressocialização nas unidades do Interior do Estado.

Fotos: Fernando Portto/SJDH

GUIA PRÁTICO PARA DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS

As cervejas populares no Brasil são, em sua maioria, da categoria pilsen, mais suaves e de baixo teor alcoólico, como argumento vale o fato de sermos um país tropical, e a cerveja é feita para refrescar e ser bebida sem moderação (rsrsrs).

Com a chegada cada vez maior de rótulos de cervejas de qualidade de fabricação europeia ou americana, e a disseminação de produção de cervejas artesanais, inclusive em Garanhuns, melhora o paladar dos consumidores e a busca por mais informações. É praticamente uma ciência secular que vai além das latinhas nos supermercados. Há um mundo de informações e de técnicas de fabricação, inclusive com cursos para Mestres Cervejeiros.

As marcas nacionais, atentas a esta pluralização do consumo, estão colocando cada vez mais produtos diferenciados no mercado, inclusive patrocinando sites especializados em degustação, clubes e vendas de cervejas especiais.

Catamos na internet um guia básico para entender as categorias e a harmonização com acompanhamentos. 


VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DA PRIVATIZAÇÃO DA CHESF? VOTE NA ENQUETE.





VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DA PRIVATIZAÇÃO DA CHESF?

CONTRA
A FAVOR


Comercial Ramos leva você pra Argentina


Mais escolas do Agreste Meridional entre os destaques do Prêmio IDEPE




O clima era de expectativa entre gestores, professores e prefeitos de alguns municípios do Estado para o anúncio dos destaques do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2016. Os resultados foram divulgados na manhã de ontem (28) pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estadual de Educação. A solenidade de premiação aconteceu na Sala das Bandeiras, no Palácio do Campo das Princesas.

Considerado o evento mais importante do calendário da educação pública de Pernambuco, o IDEPE visa valorizar o trabalho das escolas, Gerências Regionais de Educação (GRE) e municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais no Estado. Divulgado anualmente, a realização da solenidade de premiação do IDEPE entrou no calendário do Governo do Estado em 2015, e desde então, é um momento esperado por todos os gestores estaduais e municipais de Pernambuco. O IDEPE 2016 premiou seis municípios, seis Gerências Regionais de Educação (GRE) e doze escolas. 

Dentre elas, a Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, de Garanhuns. A unidade de ensino conquistou a 2º colocação nos IDEPEs dos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio entre as escolas estaduais em parceria. Também do Agreste Meridional, o município de Jupi é o primeiro colocado no Estado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. De Canhotinho, a Escola Padre Callou de Alencar foi citada entre as melhores do Ensino Fundamental Anos Finais de Pernambuco.


CSJD e Sistema Positivo, promovem Formação Continuada para os educadores




Professores motivados, alunos engajados.

A experiência em sala de aula é o momento mais importante dentre as ações escolares.

Nossos educadores recebem constantemente Formação Continuada em prol do enriquecimento e fortalecimento do aprendizado dos nossos alunos.

Ser CSJD é ser mais que especial!

Promotor entra com Ação Civil Pública contra Prefeito Izaías Regis

O ex-candidato a vereador Johny Albino, e irmão do gerente da Casa Civil, Sivaldo Albino, continua fazendo um trabalho de oposição em Garanhuns. Buscando informações sobre o governo municipal, e enviando para a imprensa com suas observações. Agora o destaque vai para a abertura de Ação Civil Pública por parte do Ministério Público diretamente contra o prefeito Izaías Régis. Confiram:

Johny Albino
"Após editar três recomendações e não ser atendido pela Administração Municipal , o Promotor da Cidadania Dr. Domingos Sávio entrou com uma Ação Civil Pública contra o Prefeito Izaias Régis por violação aos Princípios Administrativos na questão dos Professores. 

O Processo nº 0002764-52.2017.8.17.2640 está tramitando na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Garanhuns.

Sempre questionei que o Projeto de Lei 012/2017 estava irregular, pois não seguia o PCCR. 

Apesar de muitos defensores da Administração ter usados redes sociais e a imprensa para informar que o Projeto de Lei 012/2017 de autoria do Executivo aprovados por maioria na Câmara não iria causar prejuízos aos Professores, a realidade é totalmente diferente.

Os Professores tiveram salários reduzidos, cargas horárias reduzidas o que tem prejudicado os alunos que passaram em algumas escolas ficar um dia sem aula.

Precisamos nesse momento apoiar os Professores e cobrar para que essa injustiça que o Governo Municipal vem fazendo seja reparada e que todos os seus direitos sejam garantidos! 

Johny Albino"

Escola de Aplicação da UPE Garanhuns, de novo, entre as melhores do estado!

Adelma Elias (GRE Agreste Meridional), Pedro Falcão (Reitor da UPE) e Vânia Rodrigues (diretora da Escola de Aplicação da UPE Garanhuns) comemoram resultado do IDEPE


As Escolas de Aplicação da Universidade de Pernambuco (UPE) no Recife (Escola do Recife), na Mata Norte, em Garanhuns e em Petrolina foram destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) no ano de 2016. Para marcar o feito, o governador do Estado, Paulo Câmara, comandou solenidade, ontem (28/08) no Palácio do Campo das Princesas, quando agraciou seis municípios, 12 escolas e seis gerências regionais que obtiveram os melhores resultados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A nota média do Idepe para 2016 foi de 4,1, ultrapassando o índice nacional (Ideb) que é 3,5.

“Estamos satisfeitos com os resultados alcançados, mas cientes de que precisamos continuar a melhora, a avançar. O que foi apresentado aqui, mostra uma evolução muito importante de todas as regiões. E todas essas conquistas são frutos de uma construção que tem dado resultados, que tem mostrado ano a ano a melhoria do ensino público em Pernambuco”, pontuou. Paulo ainda defendeu que a educação integra a agenda do futuro. “Nós não poderemos resolver a agenda do presente sem pensar e desenvolver a educação. É com a educação que vamos transformar o futuro das próximas gerações”, reforçou.

O secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio, defendeu que os índices pernambucanos vêm, cada vez mais, se destacando nacionalmente. “Hoje é um dia de muita comemoração para a educação do nosso Estado. Pernambuco é o primeiro Estado do Brasil que começa a ter desempenho acima de nota quatro nas escolas públicas da Rede Estadual. Nós já somos oficialmente, pelo MEC, o Estado que tem o melhor desempenho nacional. Mas o que nós mais comemoramos não é apenas a nota, é a evolução. Nós somos o único Estado no Brasil que, nos últimos dez anos, evoluiu todos os anos. E isso é um trabalho que tem que envolver toda a rede. Isso envolve um trabalho muito grande dos professores, dos gestores das escolas, dos estudantes e das famílias, que estão cada vez mais acreditando no nosso trabalho”, ressaltou.

IDEPE - Realizado anualmente, o ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco acompanha o desempenho da educação pública no Estado e considera dois critérios, os mesmos usados para o cálculo do índice nacional (Ideb). São eles: fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio.

Rede Estadual

Escolas parceiras (Anos Finais do Ensino Fundamental)

1º Lugar: Escola de Aplicação do Recife - UPE (IDEPE 7,91)
2º Lugar: Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra - UPE - Garanhuns (IDEPE 7,03)
3º Lugar: Colégio da Polícia Militar - Petrolina (IDEPE 6,71)

Escolas parceiras (Ensino Médio)

1º Lugar: Escola de Aplicação do Recife - UPE (IDEPE 7,28)
2º Lugar: Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra - UPE – Garanhuns (IDEPE 5,88)
2º Lugar: Escola de Aplicação Professor Chaves - UPE – Nazaré da Mata (IDEPE 5,88)


Com informações da SEI / Imprensa da Universidade de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.