sábado, 2 de setembro de 2017

UPE FORMA PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE MEDICINA EM GARANHUNS. Confira as palavras do Reitor Pedro Falcão.



Na última quinta-feira (31), a Universidade de Pernambuco (UPE) e Garanhuns viveram um momento histórico: A formatura da primeira turma do curso de Medicina. Marco de um investimento feito por ex-governador Eduardo Campos na interiorização da universidade. Tive a felicidade de assistir as duas Aulas Magnas que trouxeram o curso de medicina pro Agreste e Sertão. Em Garanhuns com Dilma Rousseff e Eduardo Campos, e em Serra Talhada, com uma fala histórica e emocionada de Eduardo, onde se dirigiu aos pais dos estudantes. Em ambos os cursos, Pedro Falcão teve atuação fundamental para a consolidação dos projetos de extensão da UPE pelo interior do estado, que chegou também a Arcoverde, Salgueiro, Caruaru e Palmares.

A Colação de Grau da primeira turma de Medicina da UPE Garanhuns aconteceu na AGA, e o Reitor Pedro Falcão esteve presente para a solenidade. Conseguimos seu discurso e publicamos agora aqui no blog.

DISCURSO DO REITOR DA UPE, PROFº PEDRO FALCÃO, NA COLAÇÃO DE GRAU DA PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE MEDICINA DO MULTICAMPI GARANHUNS, 31/08/2017


Saudando com muito carinho a Profa. Rosangela Estevam Falcão Diretora do Mulcampi Garanhuns, saúdo também os demais componentes da mesa;

Comunidade Acadêmica da Universidade de Pernambuco,
Senhores Pais, senhoras Mães e demais Familiares presentes,
Minhas Senhoras e Meus Senhores,
Queridas e Queridos Formandos, 

Eis que chega o dia da colação de grau! 

O que parecia um sonho para muitos, impossível para outros, hoje se torna realidade, a realização de uma colação de grau de um curso de medicina de uma Universidade Pública no interior do Estado de Pernambuco.

Momento de muita felicidade a ser compartilhado com todos os familiares e amigos. Momento onde a sensação de vitória de cada um, de cada uma, fica estampado nos sorrisos...

Foi uma longa jornada! Desde o momento de toda preparação para ingressar na Universidade, até chegar o dia de hoje. 

Vários momentos são lembrados aqui: seu nome na lista dos aprovados, a dúvida onde era a cidade de Garanhuns para os que moravam em outras cidades e até se o curso realmente existia.

Em seguida: a matrícula, a Aula Magna com a presença da Presidenta Dilma Rousseff e por falar nisso, esta aula aconteceu há exatos seis anos, dia 30 de agosto de 2011. Chega o primeiro dia de aula, os espaços sendo desbravados, novos colegas, os professores, os problemas do início do curso, os adiamentos das aulas, as avaliações, as noites mal dormidas, e cada etapa sendo vencida para que vocês pudessem estar presentes nesta solenidade.

Para nós, envolvidos na gestão da Universidade, também foram momentos muito difíceis, tensos, de muita luta, coragem e perseverança. 

Durante esse período nunca tive dúvida por um segundo que fosse, que essa solenidade de hoje iria deixar de acontecer. Sempre quando procurado por nossos estudantes por seus Pais, da época sempre dizia, tenham calma, todo início é difícil e confiem que vamos resolver.

Foram muitas mãos envolvidas durante este período, a iniciar pela decisão política do ex governador do Estado, o saudoso Eduardo Campos, do Secretário de Ciência e Tecnologia da época Marcelino Granja (atualmente na Secretaria de Cultura), do Secretário de Saúde Dr. Antônio Carlos Figueira (atual Secretário da Casa Civil), do Reitor Carlos Calado e de sua equipe. Dos professores da Faculdade de Ciências Médicas, Enfermagem e do Instituto de Ciências Biológicas da UPE: Dione Maciel, Rivaldo Albuquerque, Olímpio Morais, Arinaldo Alencar, Júlio Brando, Izabel Avelar, Itamar Lages, Anália Garcia, Socorro Cavalcante (atualmente vice–reitora). Da equipe da Gestão da UPE do campus Garanhuns na nossa gestão, em seguida do Prof. Clovis Gomes, que nos deixou tão precocemente e atualmente da Profa. Rosângela.

Onde aproveito para agradecer pelo empenho, e ao mesmo tempo, na qualidade de Reitor da UPE, parabenizar a todos e todas.

Agradeço todo o apoio do governador Paulo Câmara, que atendeu às demandas levadas pela Universidade dos Pernambucanos, e aos seus secretários sempre simpáticos aos pleitos, o que tem proporcionado este crescimento em infraestrutura e humano pelo interior do estado.

A instituição universitária, face a sua natureza, possui luz própria e, justamente por isso, pode operar com liberdade em relação às circunstâncias histórico-sociais que lhe estão na base, apesar dos problemas do dia-a-dia, dos entraves e da burocracia administrativa, da instabilidade gerada pela dependência externa de recursos, do impacto das novidades tecnológicas sucessivas, das incertezas e das inseguranças.

Formandos:

A UPE, assim como vocês, é uma universidade jovem. É a única instituição de ensino superior pública do nosso estado.

É uma universidade multicampi desde de sua criação, presente em todas as regiões do Estado, do litoral ao sertão, atualmente uma universidade bimodal, o que significa que possui cursos na modalidade presencial e à distância. Presente na Região Metropolitana do Recife, além de Nazaré da Mata, de Petrolina e aqui em Garanhuns. E mais recentemente, em Palmares, Caruaru, Arcoverde, Serra Talhada e Salgueiro. Além das unidades de ensino, a UPE conta com um complexo hospitalar de três grandes hospitais universitários: o HOUC, o CISAM e o PROCAPE.

É uma universidade comprometida com a garantia do acesso à educação para todos. Fomos pioneiros, no estado, na instituição de políticas afirmativas no ensino superior. 

A solidez da nossa universidade, seu impacto no desenvolvimento nacional, nossa crescente participação na produção científica e a qualificação da formação proporcionada por nossas unidades devem ser creditadas como marco da nossa atuação na comunidade acadêmica.

O campus da Universidade de Pernambuco de Garanhuns, sem dúvidas, orgulha nosso estado. Sempre se projetou no cenário educacional com reconhecida importância e elevado conceito. Dinâmica nos seus métodos pedagógicos, seu corpo acadêmico busca a excelência de seus estudantes.

Meus Caros Formandos:

Estudar numa universidade pública, no curso de medicina, é coroamento de uma grande jornada que vocês tiveram no ensino fundamental e médio, foram anos de dedicação, persistência e vontade inabalável de serem médicos. Estudar numa UNIVERSIDADE PÚBLICA, custeada com os recursos públicos, oriundos dos impostos cobrados aos cidadãos, cria em todos nós maiores responsabilidades e compromissos com esta população.

Esperamos que vocês possam, de fato, ter compreendido, apreendido, a importância do COMPROMISSO que cada um de vocês tem com cada pessoa, e assim, com a humanidade.

Apesar da atual situação política e econômica do país apontar para um futuro incerto, sabemos que nossa população ainda carece de educação e saúde, e os governantes devem assumir suas responsabilidades nessa assistência. Mas, como profissionais, devemos perseverar na responsabilidade com a sociedade. Como disse Sócrates: “O homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar.”

Hoje a sociedade pernambucana encontra-se de parabéns por ser presenteada pela Universidade de Pernambuco com 35 médicos. Vocês são os primeiros médicos formados pela UPE no interior do Estado de Pernambuco, e a sociedade os espera, na certeza de que são profissionais de elevada competência. 

E que a partir de agora, OS SENHORES E AS SENHORAS, possam atuar na sociedade de forma RESPONSÁVEL, COMPROMETIDA E ÉTICA.

É fundamental que entendam que o título ora outorgado-lhes, aumenta, e muito, a responsabilidade de vocês.

Muito me honra poder ter sido o diretor da unidade na época de criação do curso e atualmente estar Reitor e ser o Paraninfo da turma nesse momento histórico da Universidade e do Estado!

Ainda, gostaria de dizer uma frase dita na colação de Grau da Turma 97 da Faculdade de Ciências Medicas, pelo meu Amigo, Professor e Medico da Universidade de Pernambuco, Rivaldo Albuquerque, que gostei muito:

“SEJAM MÉDICOS sempre, conforme demonstraram nestes últimos anos de preparação, se emocionem, com um nascimento, com a cura de um enfermo, com um muito obrigado de quem não tem nada a oferecer, somente algumas palavras e/ou um sorriso; se emocionem quando a morte levar alguém, sejam sempre GENTE. Sorrir, gritar, esbravejar, abraçar, agradecer, lutar, contestar, pesquisar, descobrir, repensar, compartilhar, refazer, amar e perdoar todas estas coisas são coisas de gente, e nunca esqueçam, MÉDICO É GENTE".

Somos conscientes de não termos lhes oferecido tudo o que gostaríamos. Temos, como todos aqueles envolvidos na educação, certas limitações que independem do nosso desejo. Sabemos o quanto é difícil sermos perfeitos, mas, defenderemos sempre o direito e o desejo de tentarmos acertar, em parceria com todos.

Agradeço a honraria em ter sido escolhido para ser o paraninfo da turma, diante de tantos merecedores. Essa homenagem vai ficar gravada em minha memória e no meu coração para sempre. 

Parabenizo a todas e todos os formandos, a seus familiares, aos meus colegas professores e funcionários da UPE, que de alguma forma lutaram para que vocês pudessem vislumbrar seus horizontes profissionais.

Muito obrigado, meus amigos Médicos Formados pela UPE.

Profº Pedro Henrique de Barros Falcão
Magnífico Reitor da Universidade de Pernambuco

ALBUM DE FOTOS







RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.