quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Álvaro Porto comemora FBC na oposição estadual


O presidente do PMDB de Canhotinho, Álvaro Porto, enviou mensagem ao blog em que comemora a filiação do senador Fernando Bezerra Coelho aos quadros do partido. Para ele, a chegada de um quadro do peso de FBC reforça a legenda e indica que a oposição marchará unida contra a reeleição do governador Paulo Câmara em 2018.

Garanhuns recebe IX Mostra de Artes Marcos Freitas



Até o dia 30 de setembro, o Sesc Garanhuns realiza mais uma edição da “Mostra de Artes Marcos Freitas – Território de Artes”, ação multicultural que promove o acesso da população às múltiplas linguagens artísticas. Exposições, exibição de filmes, ações formativas, lançamento de livro, apresentações no campo audiovisual, oficinas, cursos e manifestações artísticas estão entre as atividades que serão promovidas em diversos locais da cidade. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio das secretarias de Turismo e Cultura e de Educação.

Durante o período, as atividades se dividem entre Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, Biblioteca Casa da Gente, o Parque Ruber Van Der Linden, unidade do Sesc Garanhuns, Espaço Cultural Luís Jardim e algumas praças públicas e feiras livres. Na Galeria de Artes Ronaldo White e no Centro de Produção Cultural- CPC do Sesc Garanhuns, as exposições “Incerteza Viva”, que faz parte da 32ª Bienal de São Paulo, e “Relicário – Mostra Acervo Josevaldo Araújo de Melo” estarão em cartaz.

No Centro Cultural Alfredo Cavalcanti, acontece o Cine Sesc com exibição dos filmes “Uma Viagem Extraoridinária”, “Aquarius”, “O Homem da Lua”, “A História da Eternidade”, “O Mundo dos Pequeninos” e “Tatuagem”. Na sala de teatro do Sesc, acontecem vivências artísticas/ pedagógicas com os grupos de Teatro do Sesc Garanhuns e Arcoverde. Sessões de curtas e um encontro de poetas do Agreste serão realizados na Aldeia Tear. O Parque Ruber Van Der Linden reunirá em duas edições grupos de contadores de histórias. Além disso, o “Curso de Interpretação para Teatro: Cinco Teóricos e Todas as Práticas” será ministrado por Breno Fittipaldi, dos dias 11 a 15 de setembro. Outras formações nas áreas de teatro e contação de histórias também serão disponibilizadas.

Já no salão de eventos da unidade, a Mostra Conexões de Música Autoral – Compositores de Pernambuco acontece de 12 a 16 de setembro, valorizando nomes do cenário artístico regional como Alexandre Revoredo, Maurilo Matos, Gido Silva, Juliano Holanda, Thiago Martins, Gabi da Pele Preta, Adiel Luna, Riá Oliveira, Jorge Riba, entre outros. A programação ainda oferece seminários, intervenções e debates, fomentando a cultura da região com a proposta de discutir as relações entre os territórios e suas artes.

A mostra é uma homenagem ao encenador e dramaturgo garanhuense Marcos Freitas. Com uma vida dedicada ao teatro, ele contribuiu com a formação artística de crianças, jovens e adultos em várias cidades, estados e instituições.

UPAE Garanhuns não abre nesta sexta-feira, 08/09. Atendimentos foram reagendados



O Governo do Estado de Pernambuco decretou ponto facultativo na sexta-feira, 08 de setembro. Cumprindo a determinação, a UPAE Garanhuns estará fechada nesta data, contudo, informa a população em geral que todas as consultas e demais procedimentos agendados para este dia foram remarcados para novas datas, ainda neste mês de setembro, não havendo assim, qualquer prejuízo ou perda de consultas dos nossos usuários para este mês.

GOVERNADORES DO NORDESTE ENVIAM CARTA A MICHEL TEMER

Documento, encaminhado ao presidente por Paulo Câmara, alerta que mudança em gestação acarretará em aumento da conta de luz dos brasileiros



O governador Paulo Câmara enviou ao presidente Michel Temer, no final da manhã desta terça-feira (05.09), Carta dos Governadores do Nordeste sobre a reestruturação do setor elétrico brasileiro. Paulo foi designado pelos Chefes de Executivo dos Estados nordestinos a encaminhar o documento ao presidente. Na carta, os governadores deixam claro que são contra a privatização da Eletrobras e das empresas a ela vinculadas. E solicitam esclarecimentos ao Governo Federal sobre as mudanças em gestação no setor elétrico, bem como se colocam à disposição para o debate. Segundo amplamente divulgado nos meios de comunicação, as mudanças preveem a revisão do Marco Legal do setor; descotização do mercado energético; e privatização da Eletrobras. 

"O Nordeste não pode ficar calado diante de um assunto de tamanha relevância, que pode afetar a vida do povo, seja com o aumento da conta de energia, seja pelo uso do Rio Francisco nos próximos 30 anos. O Brasil precisa de uma agenda estratégica, em detrimento da atual agenda apenas financeira", declarou Paulo Câmara. Além do governador de Pernambuco, a carta é assinada pelos governadores Renan Calheiros Filho (Alagoas), Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Flávio Dino (Maranhão), Ricardo Coutinho (Paraíba), Wellington Araújo (Piauí), Robinson Faria (Rio Grande do Norte) e Jackson Barreto (Sergipe). 

No documento, os chefes do Executivo Estadual reconhecem a "desafiadora conjuntura econômica". Porém, pontuam um alerta no item "Privatização da Eletrobras": "Entendemos que esforços extraordinários precisam ser feitos por todos em todas as esferas. Mas uma política que drene recursos da economia para o Estado via aumento da tarifa energética terá efeitos colaterais que neutralizarão qualquer resultado positivo buscado. Como se não bastasse, configuraria uma tributação adicional encoberta que é ilegal e inaceitável". 

Os governadores destacam também o histórico de privatizações brasileiras, "que, prometendo sempre melhorar a qualidade e baratear as tarifas, costumam levar a resultados insatisfatórios, como podem verificar os clientes de operadoras de telefonia celular, extremamente deficientes". 

CHESF - A Carta dos Governadores traz contribuições visando o amplo debate e buscando o melhor andamento possível deste serviço essencial à vida e à economia do País. E propõe, entre outros pontos, excluir a Chesf do grupo Eletrobras, transformando-a numa empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional. E sugere ainda a manutenção do contrato de concessão das usinas cotizadas. Os gestores nordestinos finalizam o documento aguardando a "oportunidade de detalhar e debater as propostas" descritas.

MEXEU COM PERNAMBUCO, MEXEU COMIGO. União contra privatização da CHESF. SAIBA MAIS!




A audiência pública realizada, nesta segunda-feira (04.09), na Assembleia Legislativa, sobre a privatização da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), foi marcada pela pluralidade de parlamentares dos mais diversos partidos (PSB, PC do B, PP, PT, PSDB e PMDB) que não aprovam a possibilidade de privatização da empresa, anunciada pelo Governo Federal. O evento foi uma realização conjunta das Comissões de Constituição, Legislação e Justiça, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e foi presidida pelo deputado Waldemar Borges (PSB). A solicitação partiu da deputada Laura Gomes (PSB), por meio do Requerimento n° 3680/2017. O representante do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico, João Paulo Aguiar, fez uma apresentação detalhada sobre a Chesf e falou do compromisso social da empresa.

Além de Waldemar Borges e Laura Gomes, participaram também da audiência, o senador Humberto Costa (PT); os deputados federais Danilo Cabral (PSB) – presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, Luciana Santos (PC do B), Tadeu Alencar (PSB) e Severino Ninho (PSB); os deputados estaduais Aluísio Lessa (PSB), Zé Maurício (PP), Lucas Ramos (PSB), Tereza Leitão (PT), Teresinha Nunes (PSDB), Tony Gel (PMDB), Isaltino Nascimento (PSB) e Odacy Amorim (PT); o ex-deputado federal, Fernando Ferro (PT); o vereador do Recife, Chico Kiko (PP); o ex-vereador Jurandir Liberal (PT); o representante da Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste, Raimundo Lucena Maciel; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de PE (Sindurb-PE), José Gomes Barbosa Filho; e o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senger - PE); Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiro (Fisenge), Fernando Rodrigues de Freitas; e a diretora da União dos Estudantes de Pernambuco, Manuela Mirela.

“Essa audiência é fruto da compreensão que as bancadas federal e estadual de Pernambuco têm da necessidade de aprofundar o debate sobre um tema tão relevante e que de forma alguma pode ser decidido a toque de caixa. A pluralidade dos que aqui estiveram dão bem a idéia de que essa preocupação não é de nenhum partido, mas do conjunto deles e da sociedade como um todo”, ressalta Waldemar Borges.

Ao final da audiência, foi lançado o manifesto “Mexeu com Pernambuco, Mexeu Comigo!”, que diz que os pernambucanos nunca se curvaram diante do arbítrio e que mais uma vez, são convocados a lutar por Pernambuco. “Nos últimos tempos, vemos projetos de alta relevância para o Estado ser sistematicamente paralisados ou esvaziados... Nenhuma destas decisões serve a Pernambuco. Do contrário, serve apenas aos que militam contra Pernambuco e trabalham contra o desenvolvimento do Estado e o progresso dos pernambucanos. Reagir a tudo isso é um dever de todos, independentemente de campo político ou de filiação partidária. Pernambuco precisa da consciência e da força de cada um - nas ruas, nas fábricas, nas escolas, nas igrejas... É o momento de resgatar os seus valores, em defesa da liberdade, da justiça social e da independência do jugo do colonizador”, diz o manifesto.

BOA VISÃO: UPAE Garanhuns passa a atender estudantes da Rede Pública Estadual





Em junho, o Projeto Boa Visão realizou mutirão oftalmológico em Garanhuns, atendendo mais de 5,5 mil estudantes e entregando, gratuitamente, 3,2 mil óculos para esse público, oriundo dos 21 municípios da V Gerência Regional de Saúde (Geres). Agora, a iniciativa será realizada de rotina na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Garanhuns.

Os primeiros 45 atendimentos foram realizados na última quinta-feira (31.08) no período da manhã, a estudantes da Escola Simoa Gomes, localizada na Cohab II, em Garanhuns. A partir de outubro, serão 180 consultas mensais voltadas para os alunos da rede estadual de educação da região. O Boa Visão é um programa do Governo de Pernambuco, gestado pelas secretarias estaduais de Saúde e Educação e criado em 2012. O Projeto busca melhorar o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar e dos profissionais da educação, contribuindo para aumentar o rendimento em sala de aula, evitando a evasão escolar. 

As coordenações da UPAE Garanhuns recepcionaram os estudantes, que chegaram com supervisão de servidores da escola, representantes da GRE-Agreste Meridional, V GERES e da coordenadora do Projeto Boa Visão da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mayra Ramos.

Os estudantes Everton, Tatiane e Diogo foram dos primeiros da fila. O trio cursa o 9º ano do fundamental, moram no mesmo bairro da escola e relataram a importância e agilidade para fazer a consulta. O coordenador da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, acompanhou todo o processo de recepção até a consulta. "Trata-se de uma grande ação social. Geralmente dependia dos pais estas consultas e muitas vezes só se percebia de forma tardia a necessidade dos óculos. Agora o próprio governo, desde as escolas, passando por GRE, GERES e UPAE, até chegar no Lafepe, vai usar sua rede de assistência em saúde e educação para proporcionar o transporte, a consulta e os óculos a todos que precisarem. É de fato uma grande ação que gera de imediato uma melhora no rendimento escolar mas também na qualidade de vida destes jovens" - afirma o gestor.

SAIBA MAIS: Antes da consulta na UPAE, os pacientes passam por uma triagem prévia na própria escola. Essa triagem é feita pelos profissionais de cada unidade, que são capacitados para verificar os estudantes que aparentam ter algum problema ocular. Na UPAE, os alunos serão vistos por um especialista e realizarão exames complementares. Caso seja indicado, os óculos são entregues, gratuitamente, pelo Lafepe.

Leopoldo Raposo assume o Governo de Pernambuco até domingo

Paulo Câmara estará em missão oficial na Espanha durante o período




O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Leopoldo Raposo, assume, nesta quarta-feira(06.09), o Governo de Pernambuco. O desembargador fica no cargo até o próximo domingo (10.09), quando o governador Paulo Câmara retornará de missão oficial à Espanha. A transmissão do cargo ocorreu nesta terça-feira (05.09), durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, área Central do Recife.

“Pernambuco estará em boas mãos. É o Poder Executivo e o Judiciário atuando de maneira ainda mais integrada. Nesses dias que estarei em missão, o desembargador Leopoldo Raposo terá apoio de toda a equipe 24 horas. Equipe que tenho uma satisfação enorme por ser muito determinada, profissional e com vontade de ajudar Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara.

O chefe do Executivo estadual explicou como será a missão oficial de quatro dias na Espanha. "Nessa missão na Espanha, vamos fechar, junto a uma companhia aérea internacional, dois voos Recife-Madri, que terão frequências semanais. Ao mesmo tempo, vamos divulgar o turismo de Pernambuco, que é uma ação que gera emprego e renda e é muito importante para o nosso Estado", pontuou.

Leopoldo Raposo destacou como será seu trabalho à frente do Executivo no período. “A nossa missão durante esses dias é manter a regularidade institucional do Estado. Naquilo que for necessário, estarei pronto para desenvolver e dar continuidade ao trabalho competente que vem sendo desenvolvido pelo governador Paulo Câmara”, frisou.

Fotos: Roberto Pereira/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.