sexta-feira, 6 de outubro de 2017

ELEIÇÃO PARA DEPUTADO: Grupo de Izaías (quase) fechado com Álvaro Porto






O deputado estadual Álvaro Porto (PSD) almoçou nesta sexta-feira (06.10) com o vice-prefeito de Garanhuns Haroldo Vicente, vereadores, ex-vereadores, secretários e e outras lideranças. Em comum, a maioria absoluta faz parte do grupo político do prefeito Izaías Régis, que parece ter liberado seu grupo para apoiar Álvaro. Portanto, fica praticamente afastada a possibilidade do prefeito repetir 2014 e lançar um nome que represente sua gestão na campanha para deputado em 2018.

Além de Haroldo Vicente (PSC), estiveram presentes os secretários Mewitton Araújo (Governo, Articulação Política e Ouvidoria), Glauco Brasileiro (Controladoria Geral), José Gundes (Infraestrutura) e Bruno Gomes (Administração) e ainda os vereadores Luzia da Saúde (PTB), Alcindo Correia (PCdoB), Ary Júnior (PTB), Professor Márcio (PHS), Daniel da Saúde (PSC) e a presidente da Câmara, Carla de Zé de Vilaço (PTB). Também estiveram presentes os ex-vereadores Zé de Vilaço e Diretora Nelma e o médico Ulisses Pereira, presidente do Lions Clube de Garanhuns.

Segundo a nota que recebemos, no almoço, não foi fechado nenhum compromisso ou esboço de aliança com o grupo do prefeito Izaías Régis (PTB). "Afinal, falta um ano para eleição, rearrumações ainda acontecerão e muitos cenários serão definidos. No entanto, os canais de conversa foram fortalecidos."

Mas está tudo encaminhado, quase fechado, e só não pode divulgar porque, de fato, ainda está um pouco longe, e muitos acertos ainda serão feitos, mas dificilmente mudará alguma coisa daí. Álvaro teve por volta de quatro mil votos em 2014, e com estes apoios de secretários e vereadores ligados à prefeitura, pode mais que triplicar no próximo ano.

Um encontro desse não aconteceria sem o consentimento do prefeito, que não estará presente em momentos assim para evitar as críticas, mas deve apoiar seu candidato com força, para fazê-lo majoritário em Garanhuns. E hoje, seria Álvaro Porto, ex-prefeito de Canhotinho e principal deputado da oposição estadual, como o almoço desta sexta-feira já deixou bem claro.

OAB Pernambuco repudia o vultoso valor destinado ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha



A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco repudia veementemente o vultoso valor destinado ao Fundo Especial de Financiamento Campanha criado pelo Senado Federal por meio da aprovação naquela casa em primeiro turno do Projeto de Lei Nº 8.703/17 e atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados em regime de urgência.

Em momento de grave crise econômica, onde o Governo Federal sequer possui recursos para pagar suas despesas de custeio, e estando em curso a discussão de reformas que, à guisa de diminuir o déficit público, retiram direitos do cidadão, a aprovação do fundo em valores próximos a R$ 2 bilhões de reais representa um verdadeiro despropósito e um acinte à população brasileira.

A OAB-PE, ao passo que repudia esta tentativa de apropriação dos recursos da nação, que deveriam estar sendo investidos nas necessidades mais básicas do cidadão, pugna por uma real reforma política que traga em seu bojo a diminuição dos gastos de campanha, o combate ao caixa 2, o fortalecimento dos partidos políticos e o aperfeiçoamento democrático no processo de escolha dos detentores de cargos eletivos no Brasil.

Ordem dos Advogados do Brasil 
Seccional Pernambuco

CÂOMALEHOMEM Adelmo Camilo lança livro em Garanhuns



O professor e poeta Adelmo Camilo lança nesta sexta-feira (06), seu primeiro livros de poesias "Cãomalehomem". A noite de autógrafos acontece às 19:30h, no Auditório do Colégio Diocesano de Garanhuns.

Adelmo é mais um dos nossos confrades da União Brasileira de Escritores.

Estaremos lá.

Leitor reclama da paralisação das obras de asfalto em Garanhuns







Bom dia, como morador e cidadão que paga seus impostos em dia, gostaria de esclarecimentos por parte da prefeitura do município sobre as obras de asfalto que estão há mais de 8 meses de atraso, a prefeitura informa que está esperando as melhoria das chuvas para dar continuidade, o que já está acontecendo e até agora o que vemos são obras paradas e descaso com os moradores e motoristas.

Como podem ver nas imagens que enviei em anexo as ruas estão cheias de buracos enormes, o matagal já está cobrindo a passagem, são galerias de esgotos abertas, correndo o risco de alguém cair em um desses imensos buracos a qualquer momento, isso sem falar na insegurança em transitar por esses caminhos com tantos matagais e ser surpreendido por algum marginal escondido, além dos inúmeros focos de vazamentos de água que podemos encontrar pelas ruas, e o esgoto a céu aberto, o incômodo e indignação é geral, queremos uma atitude urgente da gestão do município para essa situação lamentável! 

As ruas mais afetadas são Ministro Marcos Freire (Av. Tupi), Rua Othoniel Furtado Gueiros e Trav. Presidente Costa e Silva, que são ruas próximas a Vila do Quartel. Peço que divulgue para tentarmos chamar a atenção e obtermos respostas dos responsáveis.

Agradeço desde já ao portal por darem voz à população da cidade!

Leitor do Blog"

PROUPE TERÁ MUDANÇAS EM 2018


Os alunos candidatos a bolsas do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe) vão ter novas regras a partir de 2018. O Projeto de Lei que requalifica o programa foi aprovado, nesta quinta-feira (05), pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e seguirá para a sanção do governador.

Para 2017, os critérios de seleção de bolsistas serão os mesmos aplicadas no ano passado. Já para 2018, as principais mudanças serão em relação à nota mínima no Enem, ao percentual de bolsas e ao percentual de aproveitamento do aluno durante todo o curso. As alterações foram realizadas após consenso entre as propostas das instituições de ensino, estudantes e parlamentares e constam no substitutivo ao projeto original apresentado pelo deputado estadual Romário Dias (PSD). O relatório do parlamentar foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Alepe, em entendimento entre governo e oposição.

Deputado Romário Dias
Reivindicação tanto de estudantes quando dos representantes das autarquias municipais, a nota mínima no Enem como critério de seleção para os bolsistas, em 2018, será de 350, subindo para 450 a partir de 2019. No projeto original, a nota era 450 já em 2018.

Ainda pelo relatório apresentado por Dias, a destinação das bolsas aos estudantes será de 60%, em 2018, e 70% a partir de 2020, para os alunos dos cursos de Matemática, Física, Química, Biologia e afins; Engenharias, Informática e Estatística e cursos de Tecnólogo nessas áreas do conhecimento. Já os estudantes dos demais cursos de nível superior ficarão com 40% das bolsas em 2018 e 30% a partir de 2020.

Outro pedido atendido foi em relação ao aproveitamento do aluno para a manutenção do benefício, que será de 85%. Pelo projeto original, os estudantes, para seguir com as bolsas, não poderiam ter reprovações durante todo o curso.

Para Dias, o projeto é extremamente importante para os alunos do interior do Estado. “São 13 Autarquias Municipais de Ensino Superior no Estado, que atendem mais de oito mil alunos. Sem o auxílio, esses jovens não teriam oportunidade de estar no Ensino Superior. As alterações que fizemos ao projeto, acredito, contribuem para aperfeiçoar o Proupe”, explicou o deputado.

Ainda segundo Dias, todas as mudanças projeto foram debatidas com a secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, Lúcia Melo. “Recebi emendas formalmente apresentadas da deputada Socorro Pimentel (PSL) e diversas sugestões de alteração do projeto por parte das deputadas Priscila Krause (DEM) e Teresa Leitão (PT), além das propostas da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) e da Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco (Assiespe). Debati todas as alterações com a secretaria, que foi bastante solícita em nos atender”, detalhou.

GRE orienta municípios e escolas estaduais sobre legislação educacional


Cerca de 80 profissionais, entre técnicos de Secretarias Municipais de Educação e Secretários de escolas estaduais do Agreste Meridional, participaram da formação sobre Escrituração e Legislação Educacional, promovida pela Célula de Normatização do Sistema Educacional (CNS) da GRE, nos últimos dias 02 e 04 de outubro.

Dividida em 12 subtemas, a formação realizou alinhamentos com os profissionais de educação, sob a luz da legislação vigente, com vistas ao fortalecimento do trabalho das instituições em educação em atendimento aos estudantes e seus direitos.

Neste sentido, foram debatidos assuntos como classificação e reclassificação; permanência do estudante na escola; registro de nome social nos documentos escolares; atestados médicos, licenças para gestantes e atividades domiciliares; além de abordagens específicas à escrituração escolar, como a emissão adequada do histórico escolar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.