segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Governo de Pernambuco inicia formação de 300 novos homens e mulheres do CBMPE

Os soldados passarão a integrar a corporação já no primeiro semestre de 2018





O governador Paulo Câmara comandou, em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (13.11), no Centro de Convenções, a aula inaugural do Curso de Formação e Habilitação de Praças Bombeiro Militar (CFHP BM) para 300 novos homens e mulheres, aprovados em concurso realizado em maio deste ano. Após conclusão dessa que é a última etapa de preparação, os novos soldados serão empregados nas diversas áreas de atuação da corporação. Na oportunidade, Paulo fez questão de destacar a importância da ação dos futuros servidores no atendimento de ocorrências e no salvamento de vidas. "Tenho certeza que esses novos alunos vão se integrar a uma corporação séria, que vai nos ajudar muito a ser um Estado mais igual, justo, e, acima de tudo, um Estado onde os Bombeiros Militares vão estar sempre prontos para atender à população sempre que chamados, preservando a vida, o próximo, e, principalmente, a cidadania e a qualidade de vida das pessoas", ressaltou.

A nobreza da função e a qualidade do Curso de Formação também foram frisadas pelo governador Paulo Câmara. "Essa formação vai mostrar valores importantes, que vão marcar as vidas dos alunos. Valores que, acima de tudo, vão representar o que é tão importante, que é servir ao público. Nunca, em nenhum momento, podemos desviar desse foco, dessa trajetória e desse caminho, de servir e se dedicar. Pernambuco é um povo muito grato, um povo que reconhece trabalho, as pessoas e as corporações", concluiu.

Com previsão de término para maio de 2018, o curso terá 1.184 horas/aula e duração de seis meses. As aulas ocorrerão, em sua maioria, na Academia de Bombeiros Militar dos Guararapes (ABMG), no bairro do Curado. Entretanto, os novos alunos também terão treinamento em locais de piscina, mar, edificações elevadas, entre outros cenários que se assemelham às diversas áreas de atuações que os Bombeiros Militares enfrentam no dia a dia. Dentre aulas teóricas e de práticas operacionais, o curso contemplará 50 disciplinas.

Durante as aulas, os soldados aprenderão noções de formação militar; gestão de segurança pública; violência, crime e controle social; direitos humanos; conhecimentos jurídicos; gestão de conflitos; valorização profissional; comunicação e tecnologia da informação; cultura e cidadania; salvamento aquático, terrestre e em alturas; atendimento pré-hospitalar; combate a incêndio; vistoria técnica; entre outros. Durante os seis meses do curso, os alunos receberão uma bolsa no valor de R$ 996,00 reais.
O comandante geral do CBMPE, Coronel Manoel Cunha, falou dos desafios que os alunos enfrentarão no curso e da responsabilidade que a profissão exige. "Hoje, recebemos aqui 300 jovens para a última e mais difícil etapa da seleção, que é a formação profissional. Será um período de provações, sacrifícios físicos e psicológicos, testando os limites máximos de cada um em busca da perfeição no desempenho dos procedimentos e protocolos técnicos inerentes às atividades da corporação. No início dessa caminhada, o maior e melhor sentimento que cultivaremos em nossa formação como bombeiro militar é o lema do nosso hino: ‘Vida alheia e riquezas salvar’. Pernambuco há de ser grande, e cabe a cada um de vocês uma parcela dessa responsabilidade a partir de agora", exaltou.

HISTÓRICO – Esta é a primeira turma que será formada na gestão Paulo Câmara. No entanto, desde 2007, ainda na gestão de Eduardo Campos, o Governo do Estado dá indícios do seu alinhamento com as políticas de segurança pública do Estado. Em relação ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, em dez anos, são mais de 1.550 soldados formados pelo do Curso de Formação e Habilitação de Praças Bombeiro Militar. 

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

9° BPM E AMSTT AJUSTAM SEGURANÇA AO TURISTA EM GARANHUNS







Na manhã desta segunda-feira  (13/11/17), o Comandante do 9°BPM se reuniu com representante da AMSTT a fim de planejar ações de segurança nos pontos turísticos de Garanhuns as quais serão implantadas a partir desta data.
As ações serão implementadas nos seguintes locais:
Cristo, Relógio das Flores, Parque Euclides Dourado,  Parque Rubem Van Der Linden, Mãe Rainha, Columinho, Pólo Heliópolis e demais locais que se fizerem necessário a presença da Segurança dessas instituições, a exemplo da Magia do Natal.
Ficou acordado que no Cristo teremos segurança todos os dias da semana, onde no horário da manhã (08h às 13h) a cobertura se dará por parte da AMSTT e à tarde (13h às 17h) ficará por parte da Polícia Militar, garantindo  aos turistas o acesso a visitação do local.
A Operação denominada de OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO AO TURISTA conta uma Viatura específica para atendimento aos turísticas, adquirida através do Plano de Ação do comando do 9°BPM, com o apoio da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos/PMPE junto à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.
Essa guarnição está sendo composta pelos policiais recém chegados ao 9°BPM. Esses novos policiais militares também estão sendo empregados no recobrimento dos setores comerciais e bancários, nos pontos turísticos (já citados), nas Patrulhas Maria da Penha e Escolar, e nas Blitzes e bloqueios operacionaluzados na cidade.

Ten Cel PM Paulo Cesar
Comandante do 9°BPM

CASSINOS, Avançam conversas para legalizar o jogo no Brasil



Para o deputado federal Tadeu Alencar, a proposta de legalização dos jogos no Brasil para financiar um fundo de segurança pública precisa ser tratado com todo o cuidado. Os Presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, receberam governadores de pelo menos 15 estados para tratar do assunto.

“O Fórum de Governadores e o Congresso Nacional precisam discutir isto com muita profundidade. Este é um debate que a gente tem que ter muito cuidado para, no afã de discutir segurança pública, não terminar misturando assuntos diversa”, pondera.

Tadeu sugere uma discussão, por exemplo, sobre a possibilidade da autorização dos jogos ficar circunscrita às regiões balneárias, de perfil turístico, com um controle rígido do Estado. “Porque não existindo este controle a legalização dos jogos pode derivar para uma aproximação potencial com a criminalidade”, alerta.

Luciano Huck decide até dezembro entre o programa da TV Globo e a campanha para Presidente

Loucura, loucura, loucura!



O apresentador e empresário Luciano Huck tem dado passos importantes para se tornar candidato a presidente em 2018. Na semana passada teve mais uma reunião com o PPS do Ministro Raul Jungmann e o presidente da legenda, Roberto Freire. Correligionários falam da empolgação de Huck em ser candidato.

Esta decisão tem prazo: Dezembro.

A TV Globo quer esta resposta rápido, pois trabalha sempre com antecedência e não gostaria de um candidato usando a emissora como trampolim. Se Huck será candidato, tem que sair do ar o quanto antes.

Foi este prazo que o apresentador deu ao partido.

Luciano Huck é um dos mais importantes apresentadores da televisão, porém sua imagem ainda é ligada ao público adolescente, festivo. É um empresário de sucesso. Seu nome na corrida presidencial supreendeu muita gente, e o resultado na última pesquisa do IBOPE foi bom. Mesmo sem estar em campanha, apareceu com 5%, o mesmo patamar de nomes como Alckmin e Ciro Gomes, que são políticos e estão se apresentando como pré-candidatos.

Será que Huck vai trocar o mundo da diversão e dos negócios pela política? 

A MAGIA DO NATAL DE GARANHUNS - Foto de Hilton Marques



RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA é tema de Audiência Pública na Assembleia Legislativa. MEC RECEBE CRÍTICAS



Nesta segunda-feira (13), às 10h, a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa promoverá uma audiência pública sobre um decreto do MEC (Ministério da Educação) que cria uma nova política de formação de professores e a chamada “residência pedagógica” ainda durante a graduação e sem regras claras de funcionamento. A autoria da reunião é da deputada estadual e presidenta do colegiado Teresa Leitão (PT).

Ministro quer criar Residência Pedagógica
Estudantes de pedagogia e outros cursos relacionados com a educação prometem lotar o auditório da Assembleia Legislativa para tecer duras críticas ao decreto do MEC, assim como fazer propostas de modificações no texto legislativo.

Respeitadas organizações acadêmicas e sindicais já se posicionaram contrárias ao decreto. A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), entidade representativa de mais de 4,5 milhões de trabalhadores que atuam nas escolas públicas do país, afirmou que o MEC "se aproveita em parte de políticas implementadas na última década e, em outros aspectos, impõe retrocessos a direitos conquistados" pelos professores e pela sociedade.

Audiência Pública sobre a Política Nacional de Formação de Professores e PIBID (Programa de Bolsa de Iniciação à Docência)
Hoje, segunda-feira, 13/11
Horário: 10h
Auditório da Assembleia Legislativa

Ministério Público debate Transporte Público Escolar na região de Garanhuns. CONFIRA OS MUNICÍPIOS!



No próximo 28 de novembro, no auditório da Sede da Promotorias de Justiça de Garanhuns, será realizado o Encontro sobre Transporte Público Escolar (TPE), que contemplará os municípios de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Terezinha, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jupi, Jucati, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Saloá, Paranatama e São João. O objetivo é treinar membros e servidores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para as rotinas de inspeção e autorização do serviço de TPE.

Com a medida, atende-se o Termo de Acordo Operacional firmado com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), além de sensibilizar para efetivação do serviço de fiscalização de prestação do serviço de transporte público escolar, contribuindo assim para o aprimoramento dos mecanismos de responsabilização do poder público pela prestação do TPE e sistematizar os serviços de vistoria, autorização e fiscalização do serviço do transporte público escolar.

O público-alvo são promotores de Justiça, servidores do MPPE, funcionário do Detran, secretários de Educação dos municípios, coordenadores das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), representantes das Câmaras de Vereadores e Comandos dos Batalhões Municipais.

As inscrições podem ser realizadas no seguinte link: http://bit.ly/2zow9uB

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.