terça-feira, 5 de dezembro de 2017

GARANHUNS, Campo do Parque já era para ter sido reinaugurado há quase quatro anos!

Dentre tantas obras paradas em Garanhuns, uma delas veio à baila esta semana: O campo do Parque Euclides Dourado. Vejam na imagem abaixo como ele deveria estar agora. O projeto foi apresentado em fevereiro de 2014 pelo então secretário Fernando Nunes, tempo fértil de bons projetos em nossa cidade, infelizmente a grande maioria não saiu do papel, e outros tantos começaram e pararam!

Todos viram os projetos das Reformas do Centro da Cidade, Mercado Público, Ceaga, Centro Administrativo, Upa24h, Creches, Colégios... Todos eles apresentados à imprensa e às instituições da sociedade, que não cobram as conclusões.



Coração pulsante do Parque Euclides Dourado, o campo de futebol era utilizado por centenas de desportistas de Garanhuns, amadores e até profissionais, mas vem fechado há uns quatro anos, quando a prefeitura aprovou um projeto para fazer ali um novo espaço esportivo, com muros, telas, arquibancadas, vestiário e até grama sintética, muito mais do que pediam os futebolistas da cidade. O projeto ficou grandioso, caro, e seria financiado com recursos do estado, através do Fundo dos Municípios, o FEM.

A obra começou bem, mas parou, há bastante tempo, nem sei precisar quando.

A prefeitura vive culpando o estado pela falta de repasses para a conclusão, e o estado alegou irregularidades nas medições para a pausa no dinheiro. Parece que agora a prefeitura teria regularizado a situação, e o estado iria continuar o envio das verbas para a conclusão, mas para surpresa de todos, a prefeitura rescindiu o contrato com a construtora. Ou seja, vai ter que abrir nova licitação, o que deve levar mais tempo para terminar, e pior, encarecer o valor inicial, que já não era baixo, de mais de meio milhão de reais. Ouvi dizer que a prefeitura pensa em privatizar o campo quando estiver pronto, aí vai dar ruim, pois está sendo feito com recursos públicos, para depois alguém ganhar dinheiro, cobrando, claro, dos atletas da cidade. Tomara que não! Situação parecida a prefeitura pensa para a CEAGA.

Marcos Cardoso falou esta semana sobre esta situação do campo do parque, pois ninguém se pronuncia, fica aquilo ali parado e as pessoas não sabem de nada. Prefeitura e estado fazem de conta que está tudo certo, enquanto isso, a obra que era prevista para ser inaugurada em 2015, portanto há quase quatro anos, não serve pra nada no momento, deixou de ser um espaço recreativo para os desportistas, que já não têm espaços de lazer na periferia da cidade, e nem tem sido aproveitado para projetos sociais com crianças e adolescentes.

Johny Albino enviou aos meios de comunicação, no final da semana passada, uma informação importante:


A obra do Campo do Parque Euclides Dourado, orçada em R$ 582 mil reais, e prevista para ser entregue em 2015 até o momento continua parada. Essa obra é realizada com recursos do FEM do Governo do Estado, que repassa para Prefeitura executar a obra. Após liberar 60% dos recursos, técnicos do Governo do Estado estiveram fiscalizando a execução e encontraram algumas irregularidades, notificando a Prefeitura para os ajustes.

No dia 22 de setembro de 2017, através do meu irmão Sivaldo Albino, consegui uma audiência na Secretária de Planejamento do Estado de Pernambuco, e conversei com o Secretário Executivo Adilson Gomes Filho, afim de tentarmos juntos resolver as pendências do FEM para Garanhuns. Com relação ao Campo do Parque fui informado que as irregularidades na obra haviam sido sanadas segundo informações da Prefeitura, e que só faltava a equipe da Secretária do Estado ir a Garanhuns para realizar a vistoria. Após alguns dias entrei em contato com João Guido, funcionário da Secretária de Planejamento, que me informou que a equipe veio e realizou a vistoria e que as irregularidades estavam sanadas.

Após resolverem todos os problemas, acreditei que agora a obra iria ser concluída, mas para minha surpresa foi publicado na quinta-feira (30/11/2017) no site da AMUPE um Termo de Rescisão Unilateral do Contrato da Prefeitura de Garanhuns em desfavor da Empresa JCR Construção E Incorporação LTDA.

Agora, como será a conclusão desta obra? haverá uma nova licitação? Com certeza os custos da obra irão aumentar e a população de Garanhuns é que irá pagar essa conta!

Continua a sina desse atual Governo de Garanhuns, ou será melhor dizer, desse Desgoverno, mais uma Obra inacabada!

Precisamos ficar de olho

Johny Albino"

Pernambuco recebe primeiro encontro de capacitação do Selo UNICEF para 123 municípios

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) dá início, na próxima semana, ao 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF – Edição 2017-2020 para os municípios da Paraíba. Equipes do UNICEF e parceiros estarão reunidos em três municípios-polo com gestores públicos dos 123 municípios pernambucanos participantes desta edição do Selo UNICEF.

Serão 29 municípios no polo de Salgueiro, em 12/12, 31 em Arcoverde, em 13/12, 29 em Caruaru, em 14/12, e, por último, 34 municípios, também em Caruaru, em 15/12. Os encontros terão a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e dos profissionais indicados por cada município como articulador(a) municipal do Selo UNICEF e mobilizador(a) de adolescentes e jovens. 

A atual edição foi lançada em maio e cerca de 1.900 municípios de 18 estados se inscreveram até o início de setembro. Agora, este primeiro encontro dá início à fase de implementação, com a apresentação da metodologia que será utilizada e do caminho a ser percorrido pelos municípios participantes em direção à certificação. A agenda inclui ainda apresentação da situação da infância e adolescência no Semiárido, o processo de monitoramento de indicadores sociais e a forma como os municípios participantes serão avaliados, além de sessão de debates e espaço para dúvidas.

Agenda:

12/12 – Salgueiro (Com representantes de 29 municípios)
Local: Salgueiro Plaza Hotel
Endereço: Av. Cel. Veremundo Soares, 551 - Nossa Sra. Aparecida
Horário: Das 8h às 13h

13/12 – Arcoverde (Com representantes de 31 municípios)
Local: Hotel Cruzeiro
Endereço: Av. Osvaldo Cruz, 1740 - Cel. Siqueira Campos
Horário: Das 8h às 13h

14/12 – Caruaru (Com representantes de 29 municípios)
Local: Caruaru Park Hotel
Endereço: BR-232, Km 128 - Cidade Alta
Horário: Das 8h às 13h

15/12 – Caruaru (Com representantes de 34 municípios)
Local: Caruaru Park Hotel
Endereço: BR-232, Km 128 - Cidade Alta
Horário: Das 8h às 13h

O Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição. A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Evidências Pré-Históricas nas Furnas do Estrago, Agreste de Pernambuco




Evidências pré-histórias proporcionam construção de um passado escondido no Agreste para estudantes das redes pública e particular de ensino de Pernambuco, a partir de pesquisas e estudos de campo realizados em sítio arqueológico localizado em Brejo da Madre de Deus, município do agreste do estado, localizado a cerca de 190 km da capital. “No Brejo da Madre de Deus, temos esse abrigo arqueológico na qual encontramos evidência de resquícios de produção humana, onde temos objetos deixados pelos povos do passado que ali viveram. A partir de fotografias e de objetos encontrados no sítio arqueológico de Furnas do Estrago foi possível construir uma história sobre a presença desta pré-história humana. E quando falamos de pré-história humana, pensa-se inicialmente que o passado está fadado a uma cultura ignorante, mas comprovamos através das análises científicas que os nossos pensamentos primários estão errados”, destaca o professor, historiador e pesquisador Severino Ribeiro da Silva, também mestre em Arqueologia, que juntamente com uma equipe de produtores buscou entender melhor a importância desta construção histórica da civilização da região ainda pouco conhecido pela maioria dos alunos e do povo pernambucanos.

Este projeto bacana tem dado à classe estudantil a oportunidade de conhecer mais a fundo a história e a vida de povos pré-históricos que deixaram suas marcas no local que vem sendo pesquisado por instituições universitárias (como a UFPE e a Unicap), desde a década de 1970, quando começaram os trabalhos de identificação no sítio arqueológico. “Furnas é um abrigo sobre rochas com afloramento rochoso lavado onde povos viveram há muitos séculos. Os povos que viveram na área tinham sensibilidades, inclusive musicais com a identificação de flautas e artísticas com as artes com pinturas nas pedras. E encontramos nessa área vestígios desse passado humano”, destaca Severino, que produziu com suas investigações na área um manual, intitulado “História do Brejo da Madre de Deus: A Vida nas Furnas do Estrago”. A publicação desenvolvida com incentivo do Funcultura detalha um pouco este importante levantamento naquela região do agreste pernambucano, a partir de pesquisa e de análise realizadas durante vários meses deste ano.

A iniciativa possibilitou a investigação de documentos pré-realizada pelas instituições universitárias e pesquisa em campo dos abrigos no sítio arqueológico, que trouxe algumas considerações sobre os achados e as evidências analisadas desses povos que existiram naquela região há mais de nove mil anos. Essas informações compiladas são as mais diversas e proporcionam maior conhecimento sobre o local, situado a 1,5km oeste do centro urbano do distrito-sede do Brejo da Madre de Deus, na qual foram encontrados vestígios de sepultamentos humanos e registros de pinturas rupestres. E resultado desse amplo trabalho traz as mais variadas considerações sobre o local (que conta com os abrigos o Furna do Letreiro e o Furna Cemitério), que tem sido compartilhadas desde agosto com a distribuição do manual. “Com este trabalho, podemos levar conhecimento a um número maior de pessoas sobre o que acontecia com aquelas civilizações e entender os povos do passado e sua formação. Temos vestígios dessa povoação há 11 mil anos no estado, com marcas de diversos fenômenos através das pinturas rupestres, que funcionam como forma de comunicação. E o estudo de Furnas do Estrago traz essas diversas informações sobre a alimentação e história dessa sobrevivência tão antiga”, destaca Severino.

Secretaria de Saúde do Estado implanta Núcleo Estadual de Segurança do Paciente


Com o intuito de promover e estimular o debate sobre a segurança do paciente em todas as unidades de saúde do Estado, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), implanta, nesta terça-feira (05/12) às 8h30, o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESPPE) para orientar os serviços, oferecer cooperação técnica e ampliar o número de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), promovendo maior humanização no atendimento aos usuários do SUS no Estado. O lançamento e a discussão sobre o tema será feita durante o II Fórum Estadual de Segurança do Paciente, no auditório da SES, no bairro do Bongi. O encontro terá como tema Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente e terá palestras, debates e mesas redondas com a participação de especialistas, profissionais e gestores.

A meta é que até o final de 2018, todas as unidades da rede estadual - hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) - desenvolvam seus Núcleos a fim de buscar a melhoria da qualidade na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e diminuir ou eliminar riscos que podem causar danos ao paciente. 

"Sabendo da importância da Segurança do Paciente, a Secretaria Estadual de Saúde publicou em julho deste ano a Portaria SES Nº 319 que institui o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente de Pernambuco (NESPPE). O Núcleo tem o objetivo de Apoiar a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente e a implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente nas unidades de Saúde do Estado de Pernambuco. Os Núcleos de Segurança possuem papel fundamental na melhoria da qualidade e segurança nos serviços de saúde. Além disso, o II Fórum de Segurança do Paciente contribuirá para a disseminação do tema, trazendo informações e estratégias para práticas assistenciais seguras” pontua Erika Patrícia Lopes da Silva, coordenadora de Qualidade e Segurança do Paciente da SES.

A programação tem início com apresentação do cenário nacional da segurança do paciente, pela especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ana Clara Ribeiro. Também serão abordadas medidas de prevenção no controle das infecções relacionada à assistência à saúde pela médica infectologista Martha Maria Romeiro Figueiroa; e o Protocolo de Sepse será detalhado pela professora titular do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sylvia Hinrichsen. 

O tema “Segurança na assistência farmacêutica: medicamentos de alta vigilância” será debatido pela médica Tatiana da Silva Francelino, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo e ainda haverá a participação da enfermeira Rosa Amélia Magalhães Leal, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), abordando Motivação X Segurança do Paciente: o engajamento da equipe multiprofissional. A médica do Hospital das Clínicas (HC), Adélia Cristina Monteiro, trará o assunto Eventos Adversos: gerenciando os riscos. A enfermeira Sandra Moura, do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), irá expor como implantar Núcleo de Segurança do Paciente. O tema “Lesão por Pressão: indicador de qualidade na assistência” será debatido pela médica Ladjane Maria de Souza, do Hospital dos Servidores do Estado.

Azul todo o ano, UPAE Garanhuns oferece exames para diagnosticar o Câncer de Próstata




A UPAE Garanhuns oferece gratuitamente diversos exames específicos para saúde do homem, que durante o mês passado contou com reforço na divulgação devido ao "Novembro Azul", campanha mundial de alerta para prevenção do Câncer de Próstata. Os pacientes da unidade são encaminhados pelas Secretarias de Saúde dos 21 municípios que compõem a V Regional de Saúde, após consulta com os clínicos nas unidades mais próximas de suas residências. 

Sendo uma Unidade de Atendimento Especializado, a UPAE Garanhuns oferece a consulta ambulatorial, com os urologistas, Dr. Guilherme Agra, Dr. Marcos André e Dr. Danilo Guerra, e com o proctologista Dr. Mateus Albuquerque. No setor de exames, a UPAE conta com a Dra. Roberta Ferraz, especialista em ultrassonografia.

Além dos exames laboratoriais, a exemplo do PSA, a UPAE Garanhuns oferece exames mais complexos, como Ultrassom de Próstata, Cistoscopia, Urodinâmica, Uroflexometria e Biópsia Prostática Guiada por Ultrassom.

"Em Novembro tivemos uma programação voltada para a informação aos pacientes e acompanhantes, mas na UPAE o ano todo o é azul, pois oferecemos consultas, exames e até cirurgias de baixa complexidade na área de saúde do homem" - afirma o gestor da unidade, Gustavo Amorim.

GARANHUNS, Feira de Oportunidades no Agronegócio acontece nesta quarta, 06

Evento promovido pelo Sebrae será realizado das 9h às 16h, no Parque Euclides Dourado


Palestras, painéis, orientações profissionais e rodadas técnicas com especialistas e produtores estão entre os atrativos da primeira edição da Feira de Oportunidades no Agronegócio, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE), por meio da Unidade Agreste Meridional, no município de Garanhuns. 

O evento acontece nesta quarta-feira (04), das 9h às 16h, no Parque Euclides Dourado e tem como público-alvo produtores rurais, técnicos, estudantes e empresários.

Na programação da manhã (9h30min às 12h30), estarão sendo disponibilizadas informações sobre as melhores maneiras de cultivar alimentos com potencial na agricultura local, como: pitaia, uva, castanha, caju, maracujá, graviola, pinha, flores, hortaliças, leite de cabra e palma. 

À tarde (das 13h30min às 16h), as atividades continuam, com foco na pecuária serão trabalhados os seguintes itens: produção de forragens, polpa de frutas, codorna, suinocultura e criação de bezerros com dieta a grão inteiro.

O analista do projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial do Sebrae, Moshe Dayan Fernandes, enfatiza a importância da feira no incentivo à produção agrícola em todos os municípios da região e ressalta que a ocasião proporcionará novos negócios. "A ideia é levar conhecimento, troca de experiências entre os produtores, além de proporcionar o ambiente para a criação de negócios, podendo assim, a atividade se tornar fonte de renda, seja por meio da fruticultura ou da criação de animais", destaca.

A I Feira de Oportunidades no Agronegócio é uma realização do Sebrae/PE com o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Prefeitura de Garanhuns. Outras informações podem ser obtidas pelos contatos 0800 570 0800 ou (87) 3221 3333.

COMPESA recebe seminário nacional sobre responsabilidade socioambiental do setor de saneamento



As metodologias de trabalhos socioambientais aplicadas nos serviços, investimentos e obras de saneamento no Brasil, na perspectiva de promover diferentes práticas de responsabilidade social, serão apresentadas e discutidas por profissionais da área de responsabilidade socioambiental de companhias de todo o Brasil durante o I Seminário de Educação e Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Saneamento. O evento será realizado no Recife, na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no bairro de Santo Amaro, de amanhã (5) até quinta-feira (7). A proposta é provocar uma reflexão acerca dos desafios regionais e nacionais e elaborar um documento de referência sobre a responsabilidade socioambiental no contexto da política de saneamento.

No seminário, haverá uma exposição sobre as ações, projetos e programas de responsabilidade socioambiental desenvolvidos pelas empresas de saneamento, buscando integrar os profissionais da área e compartilhar as boas práticas e experiências. A programação prevê palestras com a socióloga Andréa Santini Henriques, pesquisadora da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro - e gestora do Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social – e com o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes), o engenheiro Roberval Tavares, atual Superintendente da Sabesp. Outros palestrantes são o jornalista Ricardo Voltolini, diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável e criador da Plataforma Liderança Sustentável, e o ambientalista, educador popular, dramaturgo, cordelista e engenheiro Rodolfo Cascão, que coordena o Grupo Parangolé Arte Mobilização e é consultor em mobilização social e arte educação. A abertura acontece amanhã, a partir das 18h.

SERVIÇO:

I Seminário de Educação e Responsabilidade Socioambiental das empresas de Saneamento
Quando: de 5 a 7 de dezembro de 2017
Onde: Centro Administrativo Governador Eduardo Campos 
(Avenida Doutor Jayme da Fonte, S/N, Santo Amaro – Recife/PE

GARANHUNS, Homem que espera água encanada em sua casa há 91 anos, está perto de realizar seu sonho





Pode parecer algo banal, principalmente para aquela parcela da sociedade garanhuense, que conta com o serviço “desde sempre”; o fato de puder contar com água encanada em sua residência. Não tão normal e cotidiano, é para o senhor Ivanildo Mendes, de 91 anos (foto), que reside na comunidade quilombola do Castainho, área rural aqui da cidade, que integra as comunidades negras, descendentes diretos de escravos. Mesmo antes de seu Ivanildo, seus pais, e familiares aguardam a chegada do serviço, que agora, está mais perto de se tornar realidade.

Para se ter uma ideia do tempo que aquela comunidade aguarda água encanada, considerando as idades dos pais e avôs do senhor Ivanildo, obtivemos a marca dos quase 130 anos, aguardando o acolhimento daquela demanda, por parte do órgão competente. No caso específico do Castainho, fazendo uma ponte com a história do Brasil, podemos dizer, aquela população aguarda água antes mesmo do processo político que desencadeou a República Brasileira, em 1889, pelo então marechal, Manuel Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro daquele mesmo ano.

Passados quase 130 anos, quis o destino, e ele assim convocou, já em 2017; o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Mário Faustino, à desenvolver um projeto que buscasse justamente a resolução para essa contrariedade; que tem apenas a idade da República. Na última terça-feira (28), Mário convocou uma reunião junto a representantes de classes rurais e urbanas de Garanhuns, e com a presença do Gerente de Unidade de Negócios Regional Agreste Meridional, da Companhia Pernambucana de Saneamento Básico (Compesa), Igor Galindo, tiveram início as tratativas que se encarregarão de viabilizar, na prática, a execução do projeto de Faustino, que levará água encanada àquelas residências quilombolas.

“Imaginar que essas pessoas esperam por isso há tento tempo, nos leva a considerar que temos muito, e por vezes não reconhecemos. Nós na cidade, digo na área urbana, quando precisamos desse líquido precioso nas torneiras, e não o temos por um dia, já demonstramos certa afobação, imaginem um espera de cerca de 130 anos. Já há um certo tempo, estou em sintonia com esses moradores, ouvindo, colhendo informações e desenvolvendo ações dirigidas a eles, mas confesso, que de momento, essa me parece de longe, uma das missões mais importantes, que espero: irei cumprir. Água é vida, e diante disso, esse povo tão alegre e humilde, cortes e amigo, merece tê-la em abundância, e vou mais além, através das torneiras”, registra, emocionado, o ex-vereador Mário Faustino.

Sendo identificada a viabilidade da chegada de água encanada ao Castainho, além do Sítio Estivas, assim como outras comunidades quilombolas, ou ainda rurais da municipalidade, vale dizer, a obra será executada através da Compesa, sob autorização e determinação oriunda do atual Governador Paulo Câmara, do PSB. “Paulo (governador de Pernambuco), já tomou conhecimento do tamanho e da importância histórica, cultural e social de tornar possível e real essa obra no Castainho e na nossa zona rural. Sendo assim, nós conduziremos daqui pra frente, um processo que considero, talvez seja o mais difícil, mas que acredito, sairemos bem sucedidos: o de trânsito e articulação política, para que nosso projeto, se torne ação de gestão. A obra é muito maior do que eu, ou que todos nós, por isso, já temos, inclusive, informação, que o Governador Paulo Câmara é sensível a essa questão. O que isso significa? Que em breve, poderemos ter a autorização para execução de uma obra histórica”, finaliza Faustino.

Assessoria de Comunicação do Partido Socialista Brasileiro em Garanhuns
Fotos: Divulgação

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.