GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

BLOG DO RONALDO CESAR

CLIQUE AGORA NA IMAGEM PARA SABER MAIS

GASTROMED GARANHUNS

DESTAQUES DO BLOG

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Galo da Madrugada comemora 40 Anos com multidão nas ruas do centro do Recife

Governador dedicou este Sábado de Zé Pereira para prestigiar a folia do maior e mais irreverente bloco de rua do planeta 
 







Minha cunhada Wilk Vader e a jornalista Bianka Carvalho

Estivemos curtindo mais um ano, como folião, o maior e melhor bloco do mundo, o Galo da Madrugada. Há 40 anos atraindo a presença e os olhares do Brasil e do mundo, o tradicional e grandioso bloco desfilou, neste Sábado de Zé Pereira (10.02), pelas ruas do Centro do Recife. E assim como a multidão que acompanha, todos os anos, o tradicional e irreverente desfile, o governador Paulo Câmara, ao lado da primeira-dama Ana Luiza, também esteve presente para prestigiar a festa e cumprimentar os foliões. 

Com o tema "Galo 40 anos, promovendo o folclore e a cultura de Pernambuco", a 41º edição da agremiação homenageou o jornalista Francisco José, que cobre o evento, ininterruptamente, desde 1978.

"Vamos fazer o melhor Carnaval do Brasil, mais uma vez. Estamos nos 40 anos do Galo e, com certeza, fizemos um desfile emocionante, como todos os anos é. Estamos prontos, com tudo estruturado. O policiamento esteve e vai estar nas ruas, devidamente aparelhados. Mas o que mais nos emociona é ver as pessoas nas ruas, o pessoal fantasiado. Porque o Carnaval de Pernambuco quem faz é o povo nas ruas, com suas fantasias, com sua alegria e, acima de tudo, com sua vontade de representar bem a cultura do Estado e receber bem os turistas. Então, a população está de parabéns. Está sendo um grande desfile, que completa 40 anos emocionando Pernambuco, o Brasil e o mundo", destacou o governador, que esteve acompanhado do prefeito Geraldo Julio, de secretários de Governo e parlamentares. 

Como de costume, no início do dia, Paulo e comitiva participaram do tradicional café da manhã no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José. Logo em seguida, o gestor seguiu para a sede do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), no mesmo bairro, onde se reuniu com os chefes de todos os órgãos envolvidos com a segurança pública estadual, incluindo secretários estaduais, comandantes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros. 

O anfitrião do bloco, o prefeito Geraldo Julio, comemorou mais um ano de sucesso da tradicional agremiação. "Todos os anos, o Galo tem crescido, tem atraído cada vez mais gente. A gente preparou a infraestrutura necessária, no ponto de vista da saúde, do controle do trânsito. A gente tem visto muita gente na rua neste ano. E a gente espera que as pessoas continuem assim, saindo de casa com o espírito de paz, pra brincar e se divertir com tranquilidade, que a festa continua", declarou. 

REFORÇO NA SEGURANÇA – A principal agremiação do Carnaval de Pernambuco contou com um total de 5.047 policiais e bombeiros, que reforçaram o esquema de segurança. Foram 3.662 PMs, 835 bombeiros militares, 492 delegados e policiais civis, além de 58 servidores da Polícia Científica ao longo de todo o percurso do bloco, representando um aumento de 18% em relação ao efetivo do Carnaval 2017. O Bairro do Recife também conta com uma Plataforma de Observação Elevada (POE) para videomonitoramento, além de dois helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Já para atender todo o Estado, o reforço de segurança no Carnaval será 32% maior do que em 2017. Ao todo, serão 41.147 postos de trabalho empregados do Sábado de Zé Pereira à Quarta-Feira de Cinzas, com o auxílio de 482 câmeras de videomonitoramento espalhadas em Pernambuco, para apoio no trabalho preventivo e ostensivo das forças de segurança.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.