quarta-feira, 25 de abril de 2018

Município de Itaíba é exemplo no encaminhamento de pacientes para UPAE Garanhuns

A UPAE Garanhuns ofertou 9.623 atendimentos no mês de março a pacientes de 21 municípios da Regional de Saúde. Deste total, 7.300 foram de consultas médicas. A unidade de atendimento especializado tem gestão IMIP e faz parte da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Estado de Pernambuco.

Secretário de Saúde de Itaíba, Pedro Teotônio, com pacientes do município na UPAE Garanhuns


A distância para Garanhuns e a extensa área rural, maior que a sede do município, não têm sido obstáculos para a Secretaria de Saúde de Itaíba, Agreste do estado, divisa com Alagoas, dar um exemplo no encaminhamento de seus pacientes para consultas com médicos especialistas na UPAE Garanhuns. 

Secretário de Saúde de Itaíba, Pedro Teotônio,
na entrada da UPAE Garanhuns
Segundo dados da V Gerência Regional de Saúde, Itaíba tem sido o município com menor evasão de pacientes nas consultas agendadas. Somente na UPAE Garanhuns foram 408 consultas ambulatoriais realizadas no mês de março de 2018, a grande maioria com suporte do município.

O secretário de saúde de Itaíba, Pedro Teotônio, esteve nesta terça-feira (10) visitando os coordenadores da UPAE, Gustavo Amorim (Geral) e Antônio (administrativo), aproveitando para acompanhar alguns dos pacientes do município em atendimento. "Buscamos ao máximo não perder consultas. Desde as marcações na regulação, informação aos pacientes e as consultas, exames e retornos, acompanhamos tudo de perto. A prefeitura dispõe até de um ônibus, para ida e volta a Garanhuns, diariamente e gratuitamente para os pacientes. Temos até fila de espera aguardando remanejamentos de vagas que não tenham sido aproveitadas por outros municípios." - Revela o secretário.

Coordenadores da UPAE Garanhuns, Antônio e Gustavo Amorim,
com o Secretário de Saúde de Itaíba, Pedro Teotônio
O percentual de execução das consultas dos pacientes de Itaíba na Regional de Saúde são superiores a 90%, fruto de um bom trabalho desenvolvido pela regulação municipal, a busca ativa feita por agentes comunitários de saúde e demais servidores da saúde com trabalho voltado para esta iniciativa exitosa. "Sabemos que é importante para a saúde municipal, e é uma prioridade de nossa prefeita Regina Cunha", registra o secretário.

Sobre a UPAE Garanhuns, Pedro Teotônio não tem dúvidas: "Trata-se de um grande investimento em saúde e uma instituição de gerenciamento exemplar. A sistematização, a gestão, o atendimento humanizado, a estrutura... Por isto precisamos aproveitar todo este potencial a serviço da população".

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.