quarta-feira, 7 de março de 2018

IML de Garanhuns vai funcionar já em abril. Mas podia ser em outro local


O Governo do Estado está implantando em Garanhuns uma unidade da Polícia Científica, que deve inaugurar ainda agora no mês de março, e também o Instituto de Medicina Legal - IML - que deve funcionar 24h, e atender os municípios do Agreste, a partir de abril.

Para este investimento, o Estado solicitou à prefeitura de Garanhuns o local para abrigar o IML, em convênio firmado entre os governos, ficando a estrutura do prédio por responsabilidade do município.

Um amigo do blog fez uma análise interessante, discordando do local que a prefeitura dispôs para funcionamento do IML em Garanhuns, uma parte da antiga Casa de Saúde Santa Terezinha, onde atualmente está o SAMU, ao lado do Parque Euclides Dourado, o maior ponto de visitação turística e de lazer de Garanhuns.

Faltou sensibilidade e análise melhor do perfil do entorno do parque na escolha do local. Sei que tem o Hospital Dom Moura e até uma funerária ali vizinho, mas o IML vai gerar um impacto negativo na visão turística do nosso visitante, e um mal estar desnecessário ao usuário do parque. A antiga Casa de Saúde tem mais visibilidade, faz esquina com a Av. Julio Brasileiro, uma das mais movimentadas da cidade, alternativa à Av. Rui Barbosa. É grande o fluxo de pedestres que estarão, praticamente, todos os dias, vendo entrar e sair corpos do instituto.

Quem gosta de passar na frente de um IML?

O IML funcionará 24h, recebendo a demanda de todo o Agreste, o que deve gerar também muita movimentação de veículos e necessidade de local para estacionar, até mesmo pros veículos oficiais. Lembrando que tem comércios, posto de gasolina, hotel, colégio e o Forum, que praticamente ocupam as vagas para os carros nas proximidades, somados aos usuários do parque.

Será muito positivo para Garanhuns receber a Polícia Científica e o IML, mas o local poderia ter sido melhor analisado pela prefeitura, pois temos certeza que outros locais também poderiam sediar o investimento do Governo Estadual em Garanhuns.

Acho que ainda dá tempo de repensar no local. 

Colégio Santa Joana D'Arc debate Revolução Pernambucana com estudantes


Os alunos do CSJD participaram de um momento histórico juntamente com os professores de história e geografia Helder Francisco e Fernando José respectivamente.

"O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país."

Os alunos participaram com muito entusiasmo e na ocasião assistiram documentários, entenderam o verdadeiro significado do hino de Pernambuco, foram propostos desafios dentro do tema histórico trabalhado e finalizaram cantando em homenagem e respeito ao nosso estado o hino de Pernambuco.

Aprender é uma viagem e ensinar é oferecer instrumentos aos estudantes para que essa viagem vá o mais longe possível viabilizando os caminhos futuros na vida profissional e acadêmica.

No CSJD a educação vem em primeiro lugar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.