quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O que pensa alguém que vem a Garanhuns pela primeira vez no Festival de Inverno?


O sentimento de descoberta que alguém sente quando conhece um novo lugar, aliás, apaixonante como é Garanhuns, ainda mais com o clima surpreendentemente frio e uma programação cultural nos mais diversos segmentos artísticos, com grandes nomes da música nacional. É isto que nos conta o Blog Amavelmente Irônica, que descobrimos na Net.

Mas o interessante é que o relato não fala da programação do Festival, busca descobrir os encantos da cidade, que são comuns e fazem parte do cotidiano, independente da festa. Assim, seu olhar foca a estrada que traz para a Suíça Pernambucana, o frio e nossas flores. A jovem também vê as ruas, os parques, o chocolate quente e pontos turísticos.

Fica encantada!

A blogueira conta a experiência de vir passar um final de semana em Garanhuns em pleno Festival de Inverno, e disparou a fotografar a simplicidade maravilhosa de nossas flores. Suas imagens já captam desde a saída de Recife, e ao chegar em próximo em Garanhuns, verifica o clima de montanha, registrando a topografia da altitude.

Seu nome: Milena Fernandes, e vale muito a pena conhecer seu relato. Clique no link do blog abaixo:




Este relato mostra um olhar de fora para Garanhuns e é bom para que entendermos que a cidade continua além do FIG, da política, e tudo mais.

Tem muita gente que esquece a maravilha que é este lugar e começa a ver somente seus defeitos, e precisa vir alguém de fora para dizer mais uma vez, como já foi dito há um século - "Eu moraria aí!".

Garanhuns continua oferecendo qualidade de vida, pra quem abre mão de ganhar mais dinheiro nos grandes centros urbanos, e quer uma vida saudável, aprazível, com bons serviços e (comparada com outras cidades) tranquilidade e segurança.

Temos uma cidade privilegiada!

Obrigado Milena!
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

PS. Recebemos um comentário da autora:

Nossa, que legal ver meu textinho por aqui!
Recebi alguns comentários de retorno, legal saber que a opinião das pessoas sobre meus relatos. Obrigada mesmo!
Milena.

Por nada Milena, você que acaba de prestar um grande serviço a Garanhuns, fazendo-nos orgulhar mais uma vez da bela cidade que temos!

Jucepe chama concursados

Está no Diário Oficial de hoje (8) a lista com a nomeação dos primeiros 40 concursados classificados no último Concurso Público realizado pela Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe). Desse total, nove aprovados foram nomeados para os escritórios regionais das cidades de Petrolina, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Salgueiro, Araripina, Serra Talhada, Palmares e Caruaru, no interior do Estado.

A posse dos aprovados está agendada para o dia 17 de agosto.

Com a realização desse concurso, a Jucepe selecionou 100 candidatos para ocupar as vagas disponíveis em suas unidades localizadas em sete municípios do Estado. Desse total, 30 foram para o cargo de nível superior de analista de registro do comércio e 70 para o cargo de nível médio de assistente de registro do comércio.
 
Dos 40 primeiros nomeados, 20 são de nível médio e 20 de nível superior.

Campanha de Garanhuns está esquentando


O que antes era paz e amor, e que vença o melhor, agora vai começando a esquentar, e o clima não aponta para algo bom. Mas estávamos mesmo estranhando tudo muito parado, pouco material nas ruas, panfletos, e até carros de som, por incrível que pareça. Até as caminhadas parecem ainda estarem mornas.

Ninguém tem falado ou mostrado o que pretende fazer pela cidade, ao menos não de uma forma que tenha impactado a população. Será que estão esperando o guia eleitoral no rádio?

Mas esta quarta-feira parece marcar um novo momento na campanha de Garanhuns.

Panfletos apócrifos distribuídos em bairros da cidade, acusam Silvino Duarte de ficha suja, e ainda afirmam que o mesmo está impugnado pelo TRE. Na verdade, o candidato aguarda a decisão do órgão colegiado em Pernambuco.

No facebook, uma defesa mais acalorada de um assessor do deputado Izaías Régis acabou gerando uma repercussão negativa para o candidato, que acabou divulgando uma nota descredenciando qualquer um que fale em seu nome nas redes sociais. O assessor chegou a ameaçar a internauta. Não sabemos direito o teor dos comentários pois já foram devidamente deletados. A nota de Izaías acabou elogiada pelos seus seguidores, mas momentos assim devem e podem ser evitados, pois podem prejudicar qualquer campanha.

Aliás, é justamente em sua assessoria que Izaías tem sido criticado ao longo dos anos.

Silvino divulgou também uma imagem em que se dizia atacado, e na imagem de seus adversários, uma figura parecia com o diabo.

São ainda pequenos ataques, um pouco mais diretos agora, mas que em dois meses de campanha tendem a ficar mais quentes.

Pelo andar da carruagem, os fantasmas de todos os candidatos ainda voltarão a amedrontá-los.

Para que não tenhamos uma campanha de baixo nível, seria de bom alvitre que os meios de comunicação e as entidades em nossa cidade provocassem o debate. Quanto mais debate para conhecermos as propostas dos candidatos, melhor pra cidade!

Festival Mundial da Paz convida crianças de todo o Brasil a falarem sobre paz‏

A UNIPAZ - Universidade Internacional da Paz lança a campanha “Paz pra mim é...”, criada para divulgar o III Festival Mundial da Paz, organizado pela instituição e que será realizado entre 6 e 9 de setembro.

Com o objetivo de reunir as diferentes visões sobre o tema, a campanha incentiva crianças e adolescentes do Brasil a darem depoimentos sobre seus conceitos e visões de paz. “São as crianças e jovens que mais tem a nos falar sobre a paz, pois são os herdeiros do futuro, aqueles que estão tecendo o novo tempo da humanidade", diz Lucila Camargo, responsável pela Comunicação do III Festival Mundial da Paz e uma das idealizadoras da campanha.

Para integrar a campanha, os participantes (pessoas físicas residentes e domiciliadas no Brasil, com 18 anos ou mais, responsáveis pelos menores) devem gravar vídeos de até um minuto, respondendo a pergunta “O que é paz para você?”. Após leitura do regulamento, os trabalhos devem ser postados em seu Facebook pessoal e compartilhados com a página www.facebook/IIIfestpaz.

Sobre o III Festival Mundial da Paz

Criado com o objetivo de estimular manifestações simultâneas em várias cidades do País e do mundo, visando à construção de uma teia global de consciência, o III Festival Mundial da Paz é um evento integrador e multicultural. Ao todo, são mais de 600 atividades paralelas realizadas no Parque do Ibirapuera de 6 a 9 de setembro, incluindo meditação, jogos cooperativos, palestras, oficinas de arte, dança, música, teatro, encontro de povos, carrinhada de bebês pela paz, doulas e parteiras, entre outras.

Simultaneamente, ocorrerão manifestações de paz em todas as nações do planeta, inclusive as nações não territoriais como as indígenas, ciganas e espirituais de várias tradições.

MAIS UMA VEZ: Desportistas de Garanhuns são destaque pelo Nordeste

Carlos Eugênio Cavalcanti
Confirmando o favoritismo da equipe garanhuense de atletismo em provas pelo Nordeste, mais uma vez os desportistas da Cidade das Flores foram destaque e subiram ao pódio na Meia Maratona de João Pessoa, capital Paraibana, no último domingo, dia 5 de agosto.

A prova que apresentou um percurso de 21 Km, foi realizada em comemoração ao aniversário da cidade de João Pessoa e premiou os atletas: Cícero Vieira, Enio Kleiton e Marcos Antônio em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. Simultaneamente aconteceu a prova de 7 Km que teve como grande vencedor Gilmar de Oliveira.

JOGOS ESCOLARES DE PERNAMBUCO – Outra desportista que vem obtendo destaque no atletismo local é a jovem Denise da Silva. No último final de semana a atleta, que representa a Escola Municipal José Brasileiro Vila Nova, bem como o Agreste Meridional, foi a 1ª colocada no atletismo, na prova dos mil metros, quando participou da 53ª edição dos Jogos Escolares de Pernambuco.

Depois desta nova conquista, Denise pelo 3º ano consecutivo irá representar o Estado de Pernambuco na Olimpíada Nacional, a qual acontecerá no próximo mês de setembro, desta vez na cidade de Poços de Caldas em Minas Gerais.
.
AGORA COMIGO: Os ótimos resultados dos atletas de Garanhuns, em várias modalidades, têm a participação direta e o incentivo da prefeitura, através da Secretaria de Esportes, e claro, de Carlos Eugênio. Este incentivo tem sido um dos acertos do governo municipal. A cidade tem recebido mídia positiva e espontânea devido às conquistas desses atletas em várias cidades do Nordeste, no sul do país e até em competições internacionais.

Faça pós-graduação em Gestão de Comunicação e Eventos



Vila do Quartel e Cohab 2 terão Academia das Cidades


Mesmo sendo oposição, o Vereador Sivaldo Albino continua conseguindo investimentos do Governo do Estado para nossa cidade. Após ter sido atendido com Expresso Cidadão que já está em funcionamento e a UPAE - Unidade de Pronto Atendimento Especializado que está em construção, agora o Governador do Estado de Pernambuco atendendo solicitação do Vereador Sivaldo Albino autorizou a construção de duas unidades de Academia das Cidades. O vereador já solicitou cinco academias e teve duas aprovadas para as comunidades da Vila do Quartel e Cohab 2.

Técnicos da Secretaria das Cidades estiveram em Garanhuns na última quinta feira, o Engenheiro Elias e sua equipe para analisar duas áreas solicitadas por Sivaldo Albino para instalação das Academia das Cidades.

O programa é voltado para as pessoas de todas as idades e camadas sociais, dando prioridade aos núcleos mais vulneráveis da população. A finalidade maior é colocar os cidadãos e cidadãs pernambucanos em movimento, com o objetivo de promover a saúde e a formação de estilos de vida saudáveis, gerando também oportunidades para exercício da liberdade de expressão, de criação e convivência fraterna. Com isso, busca, como principal ideal, gerar o desenvolvimento social equilibrado e a melhoria das condições de vida do povo pernambucano.

A área na Vila do Quartel fica entre as Ruas São João, Rua Brejão, e Travessa Mariano Filho próximo a Buchada do Gago e ao Mercadinho de Sr. Fernando.

Na Cohab 2 a área pretendida fica entre as Ruas Waldir Mansur, Rua Prof. Manoel Lustosa, Rua Euclides Mauricio da Silva, Rua Mons. Pedro Magno Godoy, Rua Ver. Magno Godoy e Rua Eduardo Magalhães.

O Projeto compreende quadras de volei, basquete, futebol de salão, equipamentos de musculação, e tudo monitorado com professores de educação física e fisioterapeutas.
.
com informações do blog do vereador.

HOMENAGENS: Emoção e Poesia no sepultamento de Vavá Machado

Caravanas de amigos e fãs prestaram a última homenagem ao grande poeta

Meu caro, Ronaldo César.

Quero contar aos seus leitores um pouquinho do sepultamento de Ademar Teles de Carvalho, o Vavá Machado ontem em Lagoa do Ouro. Muitos momentos emocionantes em homenagem ao grande poeta popular.

Quem foi a seu sepultamento assistiu a cenas inéditas e atípicas, antes e durante todo o dia, e no acompanhamento do cortejo fúnebre.

A prefeitura colocou dois carros de som à disposição para tocar as músicas de Vavá Machado, aliás, um pedido feito por ele em vida - " quando eu morrer não quero tristeza, é só alegria".

Infelizmente o seu tio João Bernardino da Porciúncula, passou mal quando os carros de som passaram a tocar em frente ao velório Jardim das Colinas as canções e os versos de Vavá Machado dizendo assim: "o homem morto, e um som tocando forró pé de serra" e saiu chorando. Entretanto foram os próprios filhos de Vavá Machado, Luciano e Luciana que pediram que tocassem as músicas, atendendo o pedido do pai falecido.

Durante todo dia, aboiadores, cantores e poetas estiveram entoando músicas do mestre, dentre eles: Zé de Almeida, Lé Costa, Arlindo Marcolino, Flor do Gado, Zé Marcolino, Arrepiado (irmão de cara veia), Olavo Silva, Cicero Cordeiro, Antônio Aboiador, Mano Walter, Cláudio Rios, Basto Peroba e tantos outros.

A Rádio FM Sete Colinas de Garanhuns transmitiu ao vivo todo o cortejo fúnebre entrevistando os seus admiradores e discípulos, muitos deles chorando, que vieram prestar as últimas homenagens a Vavá Machado.

Sem dúvida alguma, foi a maior homenagem póstuma prestada a um homem em toda a existência do município de Lagoa do Ouro, imagino ser uma das maiores do estado de Pernambuco. Pela beleza, espontaneidade e respeito artístico ao grande poeta. Mostrando o tamanho da perda que tivemos!

Milhares de pessoas acompanharam o seu sepultamento. Caravanas vieram do estado de Alagoas, principalmente de Major Izidório, onde reside a maioria da família Machado, e de Olho d’Água das Flores, Minador do Negrão, Santana do Ipanema, Chã Preta, Santana do Mundaú, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Maceió, Arapiraca, Paulo Jacinto, Penedo, entre outros municípios. De Pernambuco estavam presentes amigos e fãs de Garanhuns, Brejão, Afogados da Ingazeira, Correntes, Palmeirina, Bom Conselho, Saloá, Águas Belas e de cidades do sertão do estado.

Foi marcante também a presença de uma representação do Exército Brasileiro, com militares do 71BI, tendo em vista que Vavá foi o maior corneteiro do exército na época do governador Paulo Pessoa Guerra, que chamou o menino para tocar em várias solenidades no estado.

Portanto, vai-se o homem, mas fica todo um legado, uma história do maior aboiador, repentista, poeta e improvisador de todos os tempos, segundo os depoimentos de seus discípulos, Vavá Machado.

O seu sobrinho, Mário Jorge Barros, delegado da polícia civil, em seu discurso, disse ter todas as músicas de Vavá Machado e que fará uma doação à Secretaria de Cultura de Lagoa do Ouro para serem colocadas em um museu em sua homenagem.

Esta, finalmente, foram as últimas notícias que colhemos aqui em Lagoa do Ouro, que fez uma grande homenagem ao filho ilustre, e que fiz questão de transmití-las em seu blog para ficar na história, haja vista que todas as rádios de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraiba, Bahia, Rio do Grande do Norte, Maranhão e São Paulo, anunciaram sua morte e tocaram suas músicas neste dia triste para a poesia popular.

Quero agradecer ao blogueiro Ronaldo César, por ter dado um enfoque especial sobre a morte de Vavá Machado, da dupla “Os Bridões de Ouro” que marcou época ao lado de Marcolino.

Em nome de todos nós lagoadourenses, e seus familiares agradecemos pela atenção dispensada e pelo apoio.

Professor Zeca Barbosa

Humberto e João Paulo realizam grande encontro com blogueiros


Mostrando mais uma vez a importância da internet e dos blogueiros no mundo moderno da informação, e principalmente no atual momento eleitoral, os candidatos do PT na capital, Humberto Costa e João Paulo,  realizarão um grande encontro para conversar os blogueiros.

Humberto e João Paulo largam na frente e mostram porque anda difícil de derrubar a dupla da liderança nas pesquisas. Ao mesmo tempo que dão importância às comunidades, com visitas quase diárias, buscam também os formadores de opinião.

 O evento acontece nesta quinta-feira (9 de agosto), quando os blogueiros poderão debater com os candidatos petistas os problemas da cidade e as propostas para fazer o Recife seguir em frente. A expectativa é que cerca de quarenta representantes de blogs participem do encontro, que será realizado a partir das 18h, no Hotel Jangadeiro.

O objetivo do evento é dar voz a estes internautas, que falam, discutem e vivem o dia a dia da capital pernambucana.

Pode até acontecer outro encontro antes da eleição.
Este blogueiro foi convidado para o encontro pelo jornalista Thiago Marinho (ex-Diário de Pernambuco), que faz parte da Assessoria de Imprensa de Humberto Costa, assim como a jornalista Natália Kozmhinsky.

Há pouco mais de dois anos o então Secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, e presidente de SUAPE, Ferrnando Bezerra, também deu voz aos blogueiros pernambucanos, em um encontro que marcou o início de uma profissionalização em Pernambuco, a Rede BloggerPE, coordenada pelo jornalista Ivan Maurício. Infelizmente ficou por ali, e os blogs ainda não são entendidos como um meio de comunicação pelo Governo do Estado, embora fiquemos com a caixa de entrada de e-mails abarrotada com releases oficiais das mais diversas secretarias.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.