quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Nota da CDL Garanhuns

Uma cidade com quase 150 mil habitantes não pode deixar que pensamentos retrógrados e provincianos a ponha no passado, fazendo com que o seu desenvolvimento econômico e social fiquem estagnados. O comércio de Garanhuns foi, é e sempre será muito importante para uma Região que congrega uma população aproximada de 500 mil habitantes das 21 cidades da região do Agreste Meridional e até mesmo de cidades do Estado de Alagoas, como Arapiraca e Palmeira dos Índios que convergem para nossa Cidade e se utilizam de alguma forma dos nossos serviços e fazem a roda do desenvolvimento girar a “favor do vento”.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns – CDL é uma instituição que foi criada há aproximadamente 35 anos e congrega todo o setor empresarial com 364 associados sendo que apenas 15 destes são empresas de médio ou grande porte. O restante é composto por micro e pequenos empresários que, em sua maioria, tem seus funcionários como grandes colaboradores do desenvolvimento e que, em muitas vezes, tornam-se parceiros neste processo.

Demonstra-se por sua representatividade e atuação que a CDL Garanhuns não é uma parte (como alguns desavisados insistem em afirmar) e sim uma Instituição séria, filiada à Federação das CDL´s de todo o País e que busca preservar o poder de concorrência e crescimento do comércio local, contribuindo para a geração de emprego e promovendo um desenvolvimento sustentável duradouro e consistente.

Neste momento em que os parlamentares garanhuenses discutem um projeto que valoriza a memória e a história da Cidade, o entendimento da CDL Garanhuns é que se deve apreciar a dignidade e força dos nossos trabalhadores que lutam diariamente e que ao longo de todo este tempo fizeram de nosso comércio um referencial para que a Cidade pudesse se consolidar como um marco do desenvolvimento de todo o Agreste Meridional. Trata-se de uma classe que esteve sempre empenhada e comprometida, antes de tudo, com o fortalecimento das famílias garanhuenses que contribuíram e continuam colaborando para o seu crescimento.

Segundo dados apresentados pelo Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, embasados por documentos que foram demonstrados, inclusive, na própria Câmara de Vereadores, a data da criação do Município é 10 de março de 1822 e, portanto, não há sentido em comemorarmos o aniversário de Garanhuns em 4 de fevereiro como querem algumas pessoas que buscam fantasiar o momento iludindo o cidadão com declarações equivocadas e inverídicas. Além disto, desde que foi instituída esta data, não houve, seja por parte do poder público, da classe empresarial ou até mesmo dos nobres legisladores garanhuenses uma comemoração adequada que justifique um feriado. 

Ressaltamos, porém, que este assunto não deve ser tratado como uma briga política de quem é favor ou contra o cidadão garanhuense, mesmo que algumas pessoas utilizem-se de um discurso falso e calunioso com o intuito de herdar dividendos para uma eleição que se aproxima. Trata-se de uma adequação às realidades econômicas para que o comércio de Garanhuns possa permanecer pujante e gerador da principal fonte econômica da Região. 

É hora de unirmos os pensamentos e nos posicionarmos a favor do crescimento econômico e financeiro e sustentabilidade dos empregos da população do nosso Município apoiando o segmento que gera emprego, garante a renda da família garanhuense e traz benefícios enormes para a sociedade. 

Fernando do Couto Soares
Presidente da CDL Garanhuns

Vem aí o I Encontrão de Manifestações Culturais das Escolas Municipais de Garanhuns



A Secretaria de Educação de Garanhuns, com o Núcleo de Ensino e Coordenação Municipal do Programa Mais Educação promove o I Encontrão de Manifestações Culturais das Escolas Municipais de Garanhuns, no dia 26 de novembro. O evento será realizado no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, das 8h às 17h e será aberto ao público.

A intenção do evento é contemplar todas as atividades desenvolvidas pelo “Mais Educação” nas escolas da rede municipal de ensino como apresentações de banda, canto coral, capoeira, danças, hip-hop, iniciação musical de instrumentos de cordas, iniciação musical por meio da flauta doce, percussão, práticas circenses e teatro, conforme seleção a ser realizada após as inscrições das escolas.

As inscrições para o I Encontrão de Manifestações Culturais das Escolas Municipais de Garanhuns serão realizadas no período de 31 de outubro a 14 de novembro.

ENQUETE: Torcedores de Sport e Santa Cruz estão confiantes


Aquela história da faca e o queijo na mão serve para tricolores e rubronegros. Ambos estão bem, embora ainda haja uma certa desconfiança por parte da torcida do Leão, que tem sido irregular, mas o certo é que está na terceira colocação e os seus adversários diretos também estão tropeçando. 

Melhor ainda está o tricolor, só falta um jogo para comemorar a volta à Série B nacional, último passo para voltar à elite. O Santa amargou o inferno da Série D, última divisão nacional, e vem em uma crescente nos últimos anos. Além do tricampeonato pernambucano, sobre o arquirival, chegou à Série C, e agora está por um empate, no Arruda, contra o inexpressivo Betim de Minas Gerais. Mas não se pode menosprezar, pois o clube mineiro, que já foi Ipatinga e tem média de público de 128 torcedores por partida, passou sete jogos sem perder na reta final da fase de classificação, desbancando clubes mais tradicionais como Mogi Mirim e Guarani.

Se depender das torcidas, Santa e Sport já estão lá. Aliás, espera-se para o próximo domingo, 60 mil torcedores no Arruda.

Vale lembrar que o Salgueiro subiu para a Série C e o Náutico já está com o destino selado na Série B. Há a possibilidade de termos os três grandes de Pernambuco na segunda divisão nacional em 2014, mas é claro que os rubronegros estão mirando o acesso, pois estão no G4.

Perguntamos aqui no blog:

Com relação a Sport e Santa Cruz, o que vc acha?

Ambos sobem. Sport na Série A e o Tricolor na B - 73 (46%)
Sport fica e Santa sobe. Estarão na Série B - 56 votos (35%)
O Sport sobe e o Santa permanece na Série C. - 29 (18%)

Reeducandos do Sistema Prisional pernambucano são inseridos no mercado de trabalho


Em dezembro de 2012, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) iniciou os trabalhos do Patronato Penitenciário de Pernambuco. O órgão é coordenado pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) substituindo e ampliando as atividades da antiga Chefia de Egressos e Liberados (CAEL).

O Patronato Penitenciário de Pernambuco foi criado pelo Projeto de Lei, nº 643/2011, e aprovado pelo Governador Eduardo Campos no dia 07 de dezembro de 2012. No início de suas atividades, o órgão assumiu cerca de 4.000 reeducandos, homens e mulheres, que cumprem pena no Regime Aberto ou estão sob benefício do Livramento Condicional, oferecendo a eles cursos profissionalizantes, atividades remuneradas com empresas parceiras, orientações vocacionais para inclusão no mercado de trabalho, carteira de habilitação, além de atendimento psicossocial e pedagógico.

Atualmente o Patronato tem parceria com 19 empresas entre públicas e privadas, que emprega aproximadamente cerca de 300 reeducandos.

O poeta Wilson China

Do Pajeú trago a sina
De ser poeta cantador
Como simples versejador
Desenvolvo meu empenho
E moendo meu engenho
Na arte de improvisar
Por isso quero mostrar
Que é grande o meu talento
E onde quer que seja o evento
Compareço, sou artista popular!

Autor: Wilson China
Lajedo 30/10/2013
Cordel Improvisado

Vídeo - ARQUIVO PÚBLICO DE PERNAMBUCO TEM O MAIOR ACERVO DE JORNAIS E PERIÓDICOS DO BRASIL‏



Criado em 1945 para armazenar os documentos oficiais do governo, o Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, de Pernambuco, é hoje um dos maiores acervos brasileiros não só de documentos e obras raras, como também dispõe da maior coleção de jornais e periódicos da América Latina. São 12 mil títulos de publicações da imprensa pernambucana, brasileira e de outros países, constituindo, assim, uma preciosa fonte de pesquisa para historiadores, pesquisadores e estudantes.

Funcionando em dois grandes prédios (um na Rua do Imperador, bairro de São José, outro na Rua Imperial, em Afogados, Recife), o Arquivo Público Estadual fica aberto ao público de segunda à sexta, das 08h às 17h e as consultas são gratuitas. De acordo com o seu coordenador-geral, jornalista Pedro Moura, o Arquivo atende a uma média de 100 pesquisadores/mês só na Hemeroteca, ou seja, no setor onde estão arquivados jornais e outras publicações periódicas.

O mais antigo exemplar de jornal da coleção do Arquivo Público Jordão Emerenciano é a edição nº 01 da Aurora Pernambucana, de 27 de março de 1821. Outra raridade é a primeira edição do Diário de Pernambuco, publicada dia 07 de novembro de 1825. Entre os livros raros, a mais antiga obra é uma edição de 1586 do livro “História da Navegação no Brasil”, de Jean de Léry, escrito em latim e ricamente ilustrado com desenhos a bico de pena.

O Arquivo Público de Pernambuco está dividido em quatro grandes setores: 1- Arquivo Permanente, contendo documentos manuscritos dos séc. XVII a XIX e documentos impressos entre os séc. XX e XXI, além do acervo iconográfico e cartográfico; 2 – Arquivos Intermediários, compostos de documentos recolhidos das secretarias, órgãos e autarquias do Estado; 3 – Hemeroteca, jornais e periódicos das séc. XIX a XXI; 4 – Biblioteca de Apoio, obras dos séc. XVI a XXI.

Confira, no vídeo, um pouco da história e do rico acervo do Arquivo Público de Pernambuco.

LIV MORAES, parentes e amigos fazem homenagem a Dominguinhos nesta sexta-feira em Garanhuns


A cantora Liv Moraes realiza nesta sexta-feira (01), uma homenagem intimista ao seu pai, Dominguinhos, memorável compositor e sanfoneiro pernambucano. Junto com sua mãe, Guadalupe, e os cantores e compositores caruaruenses Almério e Valdi Santos, os músicos se reunirão no Cemitério São Miguel, em Garanhuns, em frente ao túmulo de Dominguinhos. 

No repertório para homenagear o sanfoneiro, clássicos como Tenho sede, Abri a porta, Eu só quero um xodó, Pedras que cantam e Lamento sertanejo. Quem também deve chegar para embalar os suaves acordes de sanfona, são os músicos Savinho do Acordeon e o sanfoneiro Sergipano, Mestrinho. “Todas as vezes que eu puder homenagear meu pai, eu vou fazer”, sintetiza Liv Moraes.

O momento no cemitério será às 10h30. Na programação da visita dos familiares de Dominguinhos a Garanhuns, estão sendo programadas outras atividades.


Morre Piães

Falta perto da área, mas podia ser longe também, pois para o chute poderoso de Piães não tinha distância. O juiz apitou e é falta direta, a torcida gritava: "Piães!".

Zagueiro da AGA e do Sete de Setembro no início dos anos 80, o soldado do exército José Rodrigues da Silva, mais conhecido como Piães, era um dos mais queridos de sua época em Garanhuns, uma figura de muitas amizades. Uma época áurea do nosso futebol.

Infelizmente, Piães, casado e pai de família, faleceu no último dia 28.

Sua história foi rememorada na Câmara Municipal na última sessão, sendo objeto de um voto de pesar por parte do vereador Gil PM, acompanhado dos demais parlamentares.

Há poucos dias, Garanhuns perdeu Heleno, um grande amigo e outro grande jogador, de toque refinado. Um craque como poucos!


Sivaldo quer saber sobre o corte dos eucaliptos

O vereador Sivaldo Albino levou o problema da derrubada dos eucaliptos no Parque Euclides Dourado.para a Câmara Municipal, onde requereu um pedido de informações por parte da prefeitura, entretanto o requerimento foi rejeitado, diante das explicações enviadas pelo Secretário Epaminondas Borges e lidas em plenário pelo líder de governo, Sílvio Sabino Filho, que aliás, já haviam sido publicadas aqui no blog.

Entretanto Sivaldo Albino não ficou satisfeito, enviou para todos os meios de comunicação suas dúvidas. O vereador requer a cópia dos laudos de todas as árvores derrubadas, valores que estão sendo pagos a empresa que efetuou o serviço, a destinação dos troncos dos eucaliptos e a ordem dos órgãos consultados. 

O assunto ainda vai dar muito o que falar. A prefeitura está iniciando o plantio das mudas, segundo informações, serão 300 novos eucaliptos, substituindo os 80 que foram derrubados. Em entrevista na Rádio Jornal, o prefeito Izaías Régis ratificou a confiança na secretaria e a necessidade das ações preventivas.

Sivaldo prometeu levar o caso ao Ministério Público.

Outra questão. Um dos argumentos utilizados sempre contra os eucaliptos é que eles não são árvores urbanas, que não permitem crescer outras árvores e vegetações menores ao seu redor, que têm sempre o perigo de cair e causar prejuízos, inclusive mortes. Que não são árvores nativas. Etc. Então porque continuar plantando eucaliptos?

DIEESE: Taxa de desemprego varia positivamente na Região Metropolitana do Recife

No mês de setembro, a taxa de desemprego total da Região Metropolitana do Recife (RMR) registrou aumento de 0,3 ponto percentual ao passar de 14,2% em agosto, para os atuais 14,5%. Os dados divulgados nesta quarta-feira (30), pela Agência Condepe/Fidem, em parceria com o Dieese e a Fundação Seade, integram a Pesquisa Emprego Desemprego (PED). 

A taxa de participação – indicador que expressa à proporção de pessoas com 10 anos ou mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – cresceu 0,6 ponto percentual e atingiu 57,0%, no mês de análise, sendo esta a maior taxa de participação já registrada em toda a série histórica, iniciada em novembro de 1997. A População Economicamente Ativa (PEA) foi estimada em 1.893 mil pessoas.

Em setembro, o nível de ocupação na RMR aumentou 0,8% e o contingente de ocupados da Região foi estimado em 1.619 mil pessoas. Dos setores de atividade econômica analisados pela PED, houve crescimento na Construção Civil (1,5% ou 2 mil postos de trabalho), no Comércio e reparação de veículos (0,6%, ou 2 mil) e no setor de Serviços (0,9%, ou 9 mil), seguido de relativa estabilidade na Indústria de Transformação (-0,7%, ou -1 mil).

Quanto a posição na ocupação, houve retração dos trabalhadores autônomos (-2,6%) e aumento do contingente de assalariados (1,4%), empregados domésticos (1,7%) e dos classificados nas demais posições (3,4%). Entre os meses de julho e agosto, foi registrada queda salário dos ocupados (-2,4%), assalariados (-2,0%) e autônomos (-3,1%). Em termos monetários, tais rendimentos passaram a corresponder a R$ 1.179, R$ 1.253 e R$ 908, respectivamente. 

De acordo com o coordenador da PED pelo Dieese, Jairo Santiago, o aumento da taxa já era esperado. "O comportamento dos últimos 15 anos apresentou oito variações positivas e sete negativas, então esse movimento está dentro da média já registrada para o período. No mês de outubro, devido a tipicidade do momento, a taxa de desemprego deverá recuar, em consequência do aumento das vagas temporárias", salientou.

Atendendo vereadora de Garanhuns, Perpart providencia escrituras para casas de Cohab‏

Vereadora Nelma Carvalho
No mês de março de 2013 a Vereadora Nelma Carvalho (PR) apresentou requerimento na Reunião Plenária da Câmara de Vereadores de Garanhuns solicitando que a Perpart (Pernambuco Participações e Investimentos) enviasse uma equipe para viabilizar a entregar das escrituras das casas das Cohabs de Garanhuns.

Em resposta ao requerimento, no mês de maio, o Superintendente Imobiliário da Perpart, Celso Severo, encaminhou oficio ao gabinete da vereadora, comunicando que enviaria uma equipe itinerante no mês de outubro para realizar os trabalhos relativos à área imobiliária ( imóveis da antiga COHAB) , voltados para o
esclarecimento de dúvidas, recepção de documentos, atendimento jurídico e entrega de escrituras definitivas dos imóveis.

A ação da Perpart está acontecendo em Garanhuns desde a terça-feira, 29, e segue até a sexta (01/11), na Escola Estadual Aderbal Jurema, na rua Padre Agobar Valença – Heliópolis, próximo ao Detran. das 9h às 12h e das 13h às 16h. Na sexta-feira o atendimento será até o meio-dia.

A parlamentar destaca a importância dos moradores regularizarem a situação de suas residências.¨ Um imóvel com escritura se valoriza, permite ao morador o acesso às cartas de crédito e às fontes de financiamento para reforma. Além da segurança familiar e do patrimônio, muitas vezes construído ao longo da vida. Por isto estamos incentivando as pessoas que busquem as escrituras de seus imóveis" - Finalizou a Vereadora Diretora Nelma.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.