segunda-feira, 14 de abril de 2014

FOTOREPORTAGEM: Pedro Falcão assume secretaria executiva de Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Texto: Assessoria de Imprensa da SECTEC
Fotos: Jornal DAC / David Melo


Auditório da SECTEC lotado para a posse de Pedro Falcão

Reitor da UPE Carlos Calado e o ex-Secretário C&T Marcelino Granja

Clovis Gomes, Ivan Rodrigues e Zé Mário com Pedro Falcão


O professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Henrique de Barros Falcão, assumiu hoje a secretaria executiva de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. A solenidade, realizada no auditório da SECTEC, contou com a presença do ex-secretário de C&T Marcelino Granja, do atual secretário, José Antônio Bertotti, do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, do reitor da UPE, Carlos Calado, além dos diretores dos órgãos vinculados a Sectec e vice-reitores e professores da UPE.

Pedro com a esposa, a filha e o amigo Sebastião da UPE
Diversos amigos e autoridades de Garanhuns estiveram presentes, a exemplod e Wanderley Lopes, representando a Prefeitura de Garanhuns, Luis Carlos Andrade, CDL, Clóvis Gomes e Fábio Formiga da UPE Garanhuns, Ivan Rodrigues, Secretário Executivo de Articulação do Governo do Estado, Zé Mário Correia da Avesso Comunicação, David Melo, do Jornal DAC, e inúmeros professores da UPE (Arine, Henrique, Antônio, Josevaldo, etc.)

A cerimônia também contou com outro momento solene. Na ocasião, a foto de Marcelino Granja foi afixada na galeria de fotos dos ex-secretários de C&T de Pernambuco.

Pedro Falcão deixou a pró-reitoria administrativa da UPE para assumir a secretaria executiva da Sectec, o que demonstra o interesse do Governo em integrar a UPE aos processos decisórios da política de Ciência e Tecnologia do Estado. Durante a posse dos secretários, no início deste mês de abril, o governador João Lyra Neto destacou a sua intenção em levar as ações do Porto Digital ao interior e a experiência de Pedro Falcão será de grande importância, uma vez que ele foi um dos grandes responsáveis pela interiorização da UPE.

Com David Melo, estivemos na solenidade de posse
“Acredito que Pernambuco irá avançar ainda mais ao promover, de forma pioneira, a interiorização da tecnologia e da inovação, aliada a uma economia criativa, fortalecendo assim os arranjos produtivos locais, gerando novos empregos, dando mais oportunidades para os nossos jovens e reparando as nossas desigualdades”, disse Pedro Falcão.

O secretário de Ciência e Tecnologia, José Antônio Bertotti, deu as boas vindas ao seu adjunto e indicou de que forma a sua gestão deverá atuar nos próximos nove meses de Governo. “Como bem disse o nosso governador, João Lyra Neto, esse governo assume a responsabilidade de novos desafios, mas dando continuidade ao que já foi feito em Pernambuco nos últimos sete anos e três meses. Vamos consolidar o sistema de C&T do Estado e ampliar ainda mais nossas ações para o interior”, disse.

Wanderley Lopes representou a prefeitura de Garanhuns.
Audálio Filho, prefeito interino, ligou para Pedro Falcão.
Já o ex-secretário Marcelino Granja destacou a importância do Brasil e Pernambuco continuarem seu ciclo de progresso e desenvolvimento. “O País está novamente nos trilhos. Precisamos consolidar o que conquistamos e seguir em frente. Vamos ajudar o Brasil a dar um passo adiante em seu desenvolvimento e diminuição das desigualdades regionais e intrarregionais”, comentou.

BIOGRAFIA

Natural de São João/PE, Pedro Falcão é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco, ele já foi presidente do Conselho Regional de Biologia da 5° Região. Também foi vice-diretor em dois mandatos da unidade da UPE em Garanhuns, 1997 a 2001 e 2001 a 2005. Diretor por dois mandatos das unidades de Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, 2005 a 2009 e 2009 a 2013, Pedro Falcão foi uma das pessoas responsáveis por implantar as unidades da UPE em Arcoverde e Serra Talhada. Em 2014, ele assumiu a pró-reitoria de Administração da Universidade.

PT Garanhuns divulga Nota Oficial sobre pré-candidatura de Rosa Quidute


O Partido dos Trabalhadores esclarece que a indicação do nome de Rosa Quidute é resultado de um processo democrático de discussão interna do Diretório Municipal de Garanhuns e lideranças petistas do agreste meridional que desejam ter representação na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco.

Prefeito Izaías (PTB) com lideranças petistas
Além da vice-prefeita, haviam outros nomes como o de Luiz Aroldo do PT de Águas Belas, Superintendente do INCRA e Chico Alencar, Gerente do INSS de Garanhuns. A definição por Rosa foi unânime, considerando o destaque que a mesma tem na região, sendo a primeira mulher a assumir o cargo de prefeita em Garanhuns.

A proposta do Diretório Municipal teve ampla aceitação do Diretório Estadual, sendo subscrita por lideranças como Teresa Leitão, Pedro Eugênio, Isabel Cristina, Humberto Costa, entre outros, pois a candidatura representa todo o Agreste Meridional, onde não há outra pré-candidatura do PT para Deputado Estadual.

Todas as providências foram tomadas pelo PT de Garanhuns para que fossem atendidos os prazos legais, sendo que na quinta-feira, quando antes do registro do Termo de Compromisso do Candidato Petista, o presidente do PT de Garanhuns, Chico Alencar e a vice prefeita Rosa Quidute comunicaram ao prefeito Izaías Régis tal decisão do PT.

O nome da vice-prefeita, Rosa Quidute, é o melhor de toda a região do Agreste Meridional para a coligação PTB/PT, daí porque o PT acredita que o prefeito Izaías Régis ainda possa rever a sua posição de não apoiar a candidatura, declaração feita na posse do presidente da Câmara, Audálio Ramos Machado Filho, sexta passada, sob forte emoção por ter sido surpreendido pela definição do PT sem lhe ouvir sobre o assunto, mas que o PT entende que não caberia a ninguém senão ao próprio PT definir quem é o candidato do partido, ou se o partido deveria lançar candidato na nossa região.

Assim, com o nome de Rosa Quidute, como pré-candidata do Partido dos Trabalhadores, Garanhuns poderá ter um assento na Assembleia Legislativa.

FRANCISCO ALENCAR
Presidente do PT Garanhuns

Prefeito em exercício de Garanhuns acompanha projeto que muda traçado da BR-423

Audálio Filho confere projeto que muda a rota da duplicação da BR-423

Em seu primeiro dia útil, como prefeito em exercício, Audálio Ramos Filho, recebeu algumas visitas na manhã de hoje, no Palácio Celso Galvão. Vereadores, amigos, secretários e parentes passaram pelo Gabinete.

O secretário de Planejamento, Fernando Nunes, apresentou alguns projetos em andamento. O que despertou mais interesse no Prefeito em Exercício foi sobre a mudança na rota da duplicação da BR-423, o projeto elaborado pelo Governo Municipal de Garanhuns, sugere ao DNIT, que a duplicação passe por fora da cidade, diferentemente do projeto inicial. “A rodovia desperta o interesse de toda essa região e de Garanhuns principalmente. Com esse projeto, o custo da obra cai, bem como o prazo para a execução”, comentou Audálio Filho. O projeto foi entregue ao DNIT em Pernambuco e em Brasília e segue em análise.

O prefeito em exercício, ainda recebeu a visita do pai, o ex-vereador Audálio Ramos Machado e de colegas legisladores, como a vereadora Nelma Carvalho.

SECOM GARANHUNS

A PESQUISA PARA GOVERNADOR que todo mundo gostou


Armando Monteiro cresceu e Paulo Câmara apareceu. Todos gostaram.

A definição do nome de Paulo Câmara tirou os outros nomes da Frente Popular da relação dos possíveis candidatos. Do outro lado, também saíram as probabilidades petistas, assim, polarizou, entre Armando e Paulo. Sobraram números percentuais para poucos candidatos agora.

Armando gostou porque ultrapassou os 30%, chegando quase à faixa dos 40%. Deu-se porque seu principal opositor ainda é desconhecido. Paulo gostou porque começou a campanha com números superiores aos que tinham Eduardo Campos e Geraldo Júlio, no começo de suas campanhas vitoriosas. Para quem tem altíssimo percentual de desconhecimento por parte da população, tende a crescer nas próximas pesquisas.

E Michelle Collins também deve ter gostado. É lógico, e sem querer desmerecer a pré-candidata, a sua candidatura não terá a estrutura para que possa enfrentar em igualdade de condições Armando e Paulo Câmara, mas esses 3%, com algum fermento que possa conseguir, e mais alguns outras candidaturas menores, podem forçar um segundo turno. Será?

Para ser o fiel da balança. O PP também deve ter gostado.

Parece que Dilma e Organizações Globo não se entenderam




Na última terça-feira, um encontro fora da agenda, noticiado em primeira mão pelo 247 (leia aqui), agitou os meios políticos. João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, empresa recentemente autuada pela Receita Federal, foi recebido pela presidente Dilma Rousseff. Dois dias depois, circulou a versão de que Dilma teria questionado João Roberto sobre o noticiário carregado da emissora, do seu jornal O Globo e também da revista Época, que pertence ao grupo (relembre aqui).

Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania e colunista do 247, foi o primeiro a notar que, se algum pedido aconteceu, ele não foi atendido (leia aqui sua coluna). E se havia ainda alguma ponta de dúvida sobre a postura da Globo, a resposta veio no editorial da revista Época deste fim de semana, assinado pelo jornalista Helio Gurovitz. Segundo ele, a tragédia que se abate neste momento sobre o Brasil – um país com pleno emprego e mais de US$ 350 bilhões em reservas – é comparável às pragas do Egito.

''Um clima de desencanto se espalhou pelo país com a enxurrada de más notícias que se abatem sobre o país, como as pragas do Egito. Alta na inflação, falta d'água, risco de apagão, atraso nas obras da Copa, intervenção na Olimpíada, corrupção na Petrobras e em tantas outras esferas de governo – a situação realmente não está fácil'', diz ele, no mesmo editorial, em que sugere que, com o voto, o eleitor mude os rumos de um país em situação tão trágica e desesperadora. (Do portal BR 247)

Pesquisa diz que Eduardo Campos tem o maior potencial de crescimento



Há grande probabilidade de fracasso numa eventual tentativa dos marqueteiros de Dilma Rousseff em persuadir a classe média tradicional das grandes cidades, especialmente as do Sudeste. Isso porque a maioria dos eleitores escolarizados e de renda acima da média integra o grupo dos “causa perdida” quando o assunto é apoio à reeleição dela.

Mais chances de obter novos adeptos teriam se dirigissem a comunicação aos menos escolarizados e aos que residem em municípios de até 200 mil habitantes, perfil com participação acima da média no estrato de “potencial” para ascensão da petista.

Isso, sem esquecer de manter em seu eleitorado os mais jovens e as mulheres, segmentos que integram de forma expressiva o subconjunto “volúvel” do eleitorado da presidente, simpáticos a Eduardo Campos (PSB), especialmente no caso dos mais jovens, e a Aécio Neves (PSDB) no das mulheres.

Para continuar lendo... Blog do Jamildo

Mauro Paulino
Diretor geral do Datafolha

E alessandro Janoni
Diretor de pesquisas

Ator da Globo critica Dilma, Lula e o PT por não defenderem Zé Dirceu


O ator José de Abreu ameaça deixar o PT caso a presidenta Dilma, o ex-presidente Lula e o comando do partido não “tomem uma atitude enérgica” em defesa do ex-ministro José Dirceu, que cumpre pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, após ter sido condenado no processo do mensalão. Amigo de Dirceu desde 1967, quando militavam juntos no movimento estudantil em São Paulo, Zé de Abreu diz que o governo e o partido abandonaram o petista que, segundo ele, foi o grande responsável pela chegada deles ao poder.

“Se o PT não assumir uma defesa intransigente do Dirceu mostrará que é um partidinho de merda, como os outros”, escreveu. Em uma série de mensagens publicadas ontem (12) à noite em sua conta no Twitter, Zé de Abreu acusou Lula e Dilma de omissão e cobrou deles o lançamento de uma campanha nacional em defesa do ex-ministro da Casa Civil, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a sete anos e 11 meses de prisão, em regime semiaberto, pelo crime de corrupção ativa.

“Como confiar num líder que abandona seu companheiro numa prisão injusta? Lula e Dilma têm que se manifestar urgentemente! Temos que fazer uma campanha nacional liderada por Lula e Dilma contra a injustiça a que Dirceu está submetido. Temos que exigir de Lula uma postura condizente com o que Dirceu significou para ele. Começo agora uma campanha solitária. Quem quiser que me siga. Meu compromisso é com o povo brasileiro, não com Lula, Dilma ou PT”, desabafou.

Filiado desde o ano passado ao Partido dos Trabalhadores, o ator chegou a ensaiar uma pré-candidatura a deputado federal, mas desistiu da ideia, após ser dissuadido por familiares e amigos, como o próprio Dirceu, conforme contou em entrevista exclusiva à Revista Congresso em Foco. Nos últimos anos, o artista comprou brigas nas redes sociais ao assumir a defesa de Dirceu e outros petistas, principalmente durante o julgamento do mensalão.

PARA CONTINUAR LENDO...CONGRESSO EM FOCO

Dilma em Pernambuco

Fotos da visita anterior da presidente, com todos no mesmo palanque.


Apesar de os aliados da presidente Dilma Rousseff (PT) afirmarem que a visita da petista a Pernambuco é apenas administrativa, nos bastidores sabe-se que a presença presidencial será marcada por simbolismo político. Coincidência ou não, ela virá ao Estado no mesmo dia em que Eduardo Campos (PSB) lança a candidatura à presidência da República, em Brasília.

Em Serra Talhada, o evento acontece nesta segunda (14), às 15h, no pátio da antiga Estação Ferroviária da cidade, no bairro São Cristóvão. Antes, agora pela manhã, Dilma vai a Suape batizar e lançar o navio Dragão do Mar, construído pelo Estaleiro Atlântico Sul. A cerimônia terá início às 10h30, e contará com a presença da presidenta, da presidente da Petrobras, Graça Foster, e do presidente da Transpetro, Sergio Machado.

João Lyra acompanhará a presidente Dilma nos encontros oficiais em Suape e em Serra Talhada. A coincidência dos horários inviabilizou a ida do governador João Lyra Neto (PSB).

Do Blog do Jamildo, que acompanha as visitas

PESQUISA PARA PRESIDENTE: Eduardo está na frente em Pernambuco

Para saber mais, acesse o Blog do Jamildo.




O Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau aponta que Eduardo Campos tem 38% das intenções de voto. Dilma aparece logo depois, com 35%. A situação é de empate técnico entre os dois.

O mineiro Aécio Neves tem apenas 3%, apesar de já ter anunciado desde o ano passado a pré-candidatura nestas eleições. Outros, 1%. Brancos, nulos ou nenhum destes soma 16% das intenções, enquanto outros 8% não souberam ou não responderam.

Briga por regiões

A situação de equilíbrio reflete-se nas seis regiões do Estado pesquisadas pelo instituto. Eduardo Campos vence em três e Dilma vence em outras três. A vantagem da petista ocorre nos rincões, possivelmente em função da política assistencialista do governo Federal.

O socialista vence no Recife (39% a 36%), Região Metropolitana (46% a 23%) e Agreste (45% a 33%).
A petista bate Eduardo na Zona da Mata (38% a 32%), no Sertão (53% a 19%) e São Francisco (47% a 22%)

Aécio luta contra o desconhecimento. De acordo com os dados da pesquisa, 40% dos entrevistados pernambucanos nunca ouviu falar do mineiro. Só 1% nunca ouviu falar de Dilma, enquanto 4% nunca ouviu falar no socialista, depois de oito anos de governo.

PEDRO FALCÃO toma posse na Secretaria-Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado



O professor Pedro Henrique Falcão tomará posse nesta segunda-feira, 14, às 11h30, como novo Secretário-Executivo de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. A solenidade acontece no Auditório da SECTEC, e deve ser prestigiada por personalidades do mundo acadêmico estadual, além de amigos e autoridades de Garanhuns e São João, sua terra natal.

Estaremos presentes, trazendo informações deste momento que reforça a participação da região no Governo do Estado. Pedro tem muitos amigos e parceiros de trabalho, e se trata de uma grande conquista também para a secretaria, pelo que representa o ex-diretor da UPE Garanhuns, e que estava com trabalho elogiado na Pró-Reitoria da Administração da Universidade, o que o credencia, inclusive, para a disputa da própria Reitoria este ano.

Muitas presenças confirmadas de seus amigos. Na ocasião, Marcelino granja terá sua foto aposta na Galeria dos ex-gestores da SECTEC.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.