quarta-feira, 23 de maio de 2018

Chegou a vez de Garanhuns receber a Caravana da Educação





Circuito de atividades é promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco e vai movimentar os estudantes da região nesta quinta-feira (24)

Após movimentar as cidades de Limoeiro, Timbaúba, Paulista, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e São José do Egito, a comitiva da Secretaria de Educação do Estado chega, nesta quinta-feira (24), ao município de Garanhuns para mais uma reunião de Pactuação de Metas 2018. O encontro vai contemplar todas as escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional e chega acompanhada da Caravana da Educação. Esta ação é a grande novidade deste ano e consiste em um circuito de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes que acontece paralelamente à reunião de pactuação. A Caravana surge com o objetivo de aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual.

Divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central – as ações da Caravana envolvem centenas de estudantes da rede, além de contar com o apoio e participação da comunidade escolar. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, oficinas, recitais e atividades de leituras movimentarão os Polos Esportivo e Cultural. Em Garanhuns, o polo esportivo será na Escola Simoa Gomes, no período da manhã. Já as atividades dos polos cultural e central serão concentradas na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Jerônimo Gueiros, nos turnos manhã e tarde, respectivamente.

À tarde, a partir das 14h30, os estudantes terceiranistas das escolas da regional participam do Polo Central. Lá, haverá apresentação dos projetos Enem, Tá Ligado?, com foco na preparação para o Enem, e do PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.

Já a Pactuação de Metas, que acontece pela manhã, é um importante momento de discussão de metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG), para que todas conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). O encontro, que, nesta quinta-feira, acontece na EREM Francisco Madeiros, é comandada pelo secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, e envolve gestores de todas as 48 unidades de ensino jurisdicionadas à gerência regional.

“A Pactuação de Metas é um momento muito importante do trabalho que a Secretaria de Educação realiza junto às Gerências Regionais. Mas, sentíamos a necessidade de envolver toda a comunidade escolar nesse processo todo. Então, a Caravana da Educação surgiu com essa expectativa de mobilizar escolas e estudantes neste dia voltado para a educação. Já passamos por várias cidades e é muito gratificante ver a animação e a entrega de todos eles. Toda essa ação conjunta de Pactuação e Caravana têm se tornado um dia muito bonito para a nossa educação. Aqui no Agreste não será diferente: será mais um grande dia para a educação pernambucana”, pontua o secretário Fred Amancio.

SERVIÇO
Caravana da Educação e Pactuação de Metas

Locais: Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Jerônimo Gueiros, Escola Simoa Gomes, EREM Francisco Madeiros

Data: quinta-feira, 24 de maio de 2018
Horário: 8h às 16h30

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.